As minifiguras da Lego fazem esta quarta-feira 40 anos. Sim, os blocos de plástico colorido fazem as maravilhas das crianças (e também de adultos) desde os anos 40, mas a verdade é que as pequenas figuras a representar pessoas só começaram a ser comercializadas em 1978: antes disso, a empresa dinamarquesa já tinha tentado representar seres humanos por duas vezes. Primeiro, em 1974, apareceram as maxifiguras, que tinham penteados engraçados, sorrisos e braços que dobravam, mas não tinham pernas. No ano seguinte, surgia outra tentativa. Desta vez, as figuras já eram mais pequenas, tinham pernas que não mexiam, caras sem expressões faciais e braços desenhados no torso.

Até que, em 1978, surgiram aquelas que ficaram conhecidas como minifiguras – minifigures, em inglês. Desta vez, os pequenos brinquedos tinham braços que mexiam a partir do ombro, mãos abertas que podiam agarrar acessórios, um grande sorriso e pernas que dobravam na cintura de forma a sentar as figuras: ou seja, o design que ainda hoje se mantém. Entre as primeiras minifiguras estava um médico, um bombeiro, um polícia, um cavaleiro e um astronauta.

Hoje em dia, existem milhares de minifiguras diferentes que representam desde profissões normais e do dia-a-dia como atores e cantores e até personagens de filmes e séries. Reveja na fotogaleria algumas das minifiguras mais memoráveis, como Donald Trump, Freddie Mercury, as quatro Tartarugas Ninja ou as personagens da série “Guerra dos Tronos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR