O Museu Nacional do Prado, em Madrid, Espanha, vai celebrar o seu bicentenário em novembro, com uma programação especial que inclui uma exposição e atividades em mais de 30 cidades do país.

De acordo com o sítio ´online´ do museu, a exposição comemorativa terá como título “Museu do Prado – Um Lugar de Memória – 1819-2019” e estará patente de 19 de novembro deste ano a 10 de março de 2019.

O edifício que acolhe o Prado foi desenhado por Juan de Villanueva em 1785, por ordem de Carlos III, para acolher o Gabinete de Ciências Naturais, mas foi o seu neto Fernando VII, “impulsionado pela mulher, a rainha Maria Isabel de Bragança, quem tomou a decisão de destinar o edifício à criação de um Real Museu de Pintura e Escultura”, como recorda a página da instituição.

Já enquanto Museu Nacional do Prado, aquele espaço abriu ao público a 19 de novembro de 1819, com 311 pinturas da Coleção Real, todas de autores espanhóis, embora tivesse já em sua posse 1.510 obras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As valiosíssimas Coleções Reais, gérmen da coleção do atual Museu do Prado, começaram a ganhar forma no século XVI, sob os auspícios do imperador Carlos V e foram sucessivamente enriquecidas por todos os monarcas que se seguiram. A eles se devem os tesouros mais emblemáticos que se podem contemplar hoje no Prado”, acrescenta a história do museu, que salienta a presença de obras como “O Jardim das Delícias”, de Bosch, “As Meninas”, de Velasquez, entre outras.

A exposição comemorativa vai percorrer os 200 anos do museu, assinalando o diálogo com a sociedade, a política patrimonial espanhola, e as tendências da criação das várias coleções que detém.

O Prado é o museu mais visitado em Espanha, com cerca de 2,7 milhões de visitantes anuais, e um dos mais visitados do mundo.

Os programas “De passeio por Espanha”, “O Prado nas ruas” e “Hoje toca o Prado” irão levar o património artístico e os recursos educativos da instituição a 30 cidades de todo o território espanhol.

Quanto ao programa de exposições temporárias para 2019, vai incluir nomes como Velasquez, Rembrandt, Goya, Fra Angelico, Sofonisba Anguisola e Lavinia Fontana, duas das artistas mulheres referenciadas com destaque na História da Arte ocidental.

Também serão festejados os 150 anos da nacionalização das coleções reais e o 80.º aniversário da recuperação das obras que foram retiradas durante a Guerra Civil de Espanha.

No âmbito das comemorações, o Prado irá apresentar a exposição “Vozes do Prado. Uma história oral”, com os testemunhos daqueles que colaboraram com o museu desde os anos 1940 até à atualidade.

Outra iniciativa – também a inaugurar a 19 de novembro – é a mostra “Memória audiovisual do Museu do Prado”, com uma seleção dos registros fílmicos mais relevantes realizados no Museu do Prado sobre as suas coleções, desde 1907 até à atualidade.