Europa
Itália

Maré baixa em Veneza. Florença e Pisa em alerta

A cidade de Veneza voltou a registar uma maré alta, mas de menor magnitude. As chuvas intensas que afetam Itália levaram as autoridades a lançar alertas vermelhos para as cidades de Florença e Pisa.
França

"Coletes amarelos". 20 detidos em Paris

A principal ação surpresa dos “coletes amarelos” foi a ocupação por dezenas de pessoas dos armazéns Galerias Lafayette, que a convocação nas redes sociais classificava de “um templo do consumo”.
Bielorrússia

Oposição denuncia infrações eleitorais em massa

A oposição na Bielorrússia denunciou infrações em massa nas eleições legislativas que decorrem este domingo nesta ex-república soviética, dirigida por Alexandre Lukashenko desde 1994.
Itália

Veneza enfrenta mais uma maré excecional

Os venezianos estão a preparar-se para a perspetiva de mais uma maré excecional, numa época que a cidade italiana está a atingir recordes de cheias.
União Europeia

Fronteira e tecnologia, nova sabedoria dos limites

Doravante a política da UE será puro equilíbrio de poderes e a sua governabilidade incluirá uma pluralidade crescente de protagonistas: Estados-regiões nacionais, cidades-estado, cidades-região, etc.
Espanha

O PSOE abriu as portas do governo ao Vox /premium

Ninguém julgue que as coligações com partidos populistas e radicais é um exclusivo da esquerda. Hoje é o Unidas Podemos; amanhã será o Vox. Sánchez acabou de abrir a porta do governo espanhol ao Vox,
Fact Check

Imigração provocou queda do QI dos franceses?

Uma página de Facebook publicou uma notícia que referia que a queda do QI em França se deve à imigração. Não só essa notícia é falsa, como deturpa o estudo em que a notícia original se baseia.
Ambiente

Europa deixa de financiar combustíveis fósseis

371
Depois de ter financiado projectos que envolvem combustíveis fósseis em 13,4 mil milhões de euros, só nos últimos seis anos, a União Europeia decidiu suspender todas as ajudas a partir de 2021.
Catalunha

Puigdemont. Independência "seria devastadora"

122
Numa troca de mensagens em outubro de 2017, quando ainda era presidente da Generalitat, Puigdemont reconhecia que declarar independência da Catalunha "seria devastador".
Alemanha

Verdes alemãs reelegem dupla de líderes

Os Verdes alemães, reunidos em congresso em Bielefeld, reelegeram a dupla formada por Annalena Baerbock e Robert Habeck e afirmaram a ambição de se posicionar como partido de governo.
Paris

Carros incendiados no regresso de Coletes Amarelos

No fim de semana em que se assinala um ano desde as primeiras manifestações dos coletes amarelos em Paris, os manifestantes voltam às ruas. Há barricadas e carros incendiados e ataques a bombeiros.
Futebol

Euro2020. Suécia garante lugar na fase final

A Suécia foi a 12.ª seleção, de 24, a garantir um lugar na fase final do Europeu de futebol de 2020, ao vencer na Roménia por 2-0. Na classificação do Grupo F, os suecos garantiram o segundo lugar.
Manifestações

Coletes amarelos com ações surpresa no sábado

"Não posso falar do que se vai passar, mas vão-se passar muitas coisas", revelou Jerome Rodrigues, uma das principais figuras do movimento. Milhares já confirmaram presença no protesto de sábado.
Futebol

Finlândia faz história apura-se para Euro2020

A Finlândia qualificou-se esta sexta-feira pela primeira vez para a fase final de uma grande competição, ao vencer o Liechtenstein por 3-0, ocupando o segundo lugar na classificação do Grupo J.
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Portugal 2020

Portugal 2020. Bruxelas pagou quase 10 mil milhões

Bruxelas transferiu para Portugal 9.704 milhões de euros, na sequência das operações financiados pelos fundos europeus do programa Portugal 2020. A Comissão já transferiu um terço do valor programado.
BCP

Trichet: Portugal é "história de sucesso"

"Portugal é uma das histórias de sucesso", disse o antigo presidente do BCE, apontando que há trabalho a fazer, sendo o principal desafio o aumento da produtividade do país.
União Europeia

Costa admite novas taxas europeias

Novas taxas europeias, nomeadamente uma sobre os plásticos, é a solução de António Costa para as divergências no Orçamento da União Europeia. O primeiro-ministro está em visita oficial a Estocolmo.
Bactérias

Pouco progresso no combate a "superbactérias"

O Tribunal Europeu de Contas revela que apesar dos progressos no setor animal, esta ameaça para a saúde continua a ser um desafio para a União Europeia.
Inundações

Veneza. Nova inundação fecha praça de São Marcos

260
"Sou obrigado a fechar a praça de São Marcos para proteger os cidadãos", indicou o presidente da Câmara de Veneza. As inundações de terça-feira provocaram dois mortos.
Futebol

Griezmann, a (sobre)viver numa sombra constante 

O avançado francês reconheceu que "já sabia" que a adaptação ao Barcelona "ia ser difícil". Griezmann leva quatro golos em 15 jogos e ainda não conseguiu justificar os 120 milhões que custou no verão.
Espanha

Especialista defende caudal mínimo permanente

"Nem me passa pela cabeça dizer que Espanha lançou menos água do que devia", diz especialista. "O que eu acho que é errado é que não deveria estabelecer volumes, mas um caudal mínimo permanente".
Inflação

Portugal tem 3ª menor taxa de inflação na UE

São dados relativos ao mês de outubro, em que a taxa de inflação nacional para valores negativos de -0,1%. Mais baixas só as da Gérecia com -0,3% e Chipre com -0,5%.
França

Filósofo francês apela: "Violem as mulheres"

389
Durante um debate sobre a liberdade de expressão, Alain Finkielkraut criticou a generalização do termo "violação" e afirmou: "Digo aos homens: violem as mulheres. Eu violo a minha todas as noites!"
Rio Tejo

Tejo. Seca pode isentar Espanha de cumprir caudais

222
Espanha tem de enviar 2.700 hectómetros cúbicos de água para Portugal no caudal do Tejo. Mas, se for declarada a condição de exceção devido à falta de chuva, o país fica isento dos valores mínimos.
União Europeia

Portugal é moderado e construtivo no Orçamento

António Costa reuniu-se esta quinta-feira na Suécia com o seu homólogo e defendeu que Portugal é construtivo e moderado na discussão do Orçamento Europeu.
Itália

Itália decreta estado de emergência em Veneza

O estado de emergência em Veneza estava a ser preparado durante a tarde e acabou mesmo por avançar. São as piores inundações que a cidade já viu desde 1966.
Futebol

Sterling não esteve mas Wembley chamou por ele

Turquia, França, Inglaterra e Rep. Checa. Mais quatro seleções garantiram a presença no Euro 2020 e em Wembley, na goleada inglesa a Montenegro, os adeptos chamaram por Sterling e assobiaram Gomez.
Tesla

Brexit “tirou” a fábrica da Tesla a Inglaterra

256
Elon Musk já anunciou onde a Tesla vai instalar a sua nova fábrica europeia. Não se conhecem os motivos que afastou a fábrica de Portugal mas, em relação ao Reino Unido, foi o medo do Brexit.
Itália

Veneza. Governo prepara estado de emergência

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, descreve "um golpe no coração de Itália" com as cheias em Veneza e, depois de uma noite na cidade, está a preparar uma declaração de estado de emergência.
Reino Unido

Campanha no Reino Unido terá hospitais e imigração

Estes são dois dos temas sobre os quais se devem debruçar as campanhas eleitorais para as próximas eleições legislativas no Reino Unido, que decorrem a 12 de dezembro.
Web Summit

Brexit, empreendedorismo e um passeio por Lisboa

Durante a Web Summit, o Reino Unido teve um autocarro de dois andares a passear por Lisboa com empreendedores. No evento, Shalini Khemka, do governo britânico, explicou: "Queremos manter relações".
Brexit

Bruxelas abre processo de infração ao Reino Unido

A União Europeia abriu um processo ao Reino Unido por não ter nomeado um comissário representante do país. Foi dado o prazo de uma semana para uma resposta, já que a Comissão tem que entrar em funções
Bolívia

UE pede "firme rejeição da violência" na Bolívia

Federica Mogherini pediu a "firme rejeição da violência" na Bolívia que atravessa uma crise política e uma onda de violentas manifestações, após Evo Morales ter renunciado ao cargo de Presidente.
Rússia-Ucrânia

Novas provas do caso voo MH17

A equipa que investigou a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia revelou que novas provas apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas ucranianos.
Comissão Europeia

Comissão inicia funções sem comissário britânico 

Apesar do Reino Unido não apontar um comissário antes das eleições nacionais de 12 de dezembro, a presidente eleita mantém objetivo que nova Comissão entre em funções no primeiro dia do próximo mês.
Espanha

Sánchez diz ser única alternativa para a Catalunha

Pedro Sánchez relembrou aos independentistas catalães que a coligação que lidera é a única disposta a dialogar — tudo por uma abstenção que o pode nomear primeiro-ministro à primeira volta.
Conversas à Quinta

O Muro caiu, mas afinal a História não acabou

30 anos depois a Alemanha está menos reunificada do que se imaginaria. E se o trauma do comunismo ainda marca os dias na Europa Central e do Leste, o triunfo da democracia liberal continua incompleto.
Futebol

RTVE não vai transmitir Supercopa de Espanha

A RTVE renunciou aos direitos de transmissão da Supercopa de Espanha que será disputada na Arábia Saudita, devido ao historial de violação dos direitos humanos do país árabe.
Parlamento Europeu

Eurodeputado do PSD perde imunidade

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade a José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD. Em causa está um eventual crime de prevaricação.
Reino Unido

Eleições no Reino Unido: partidos sob pressão

Partidos a favor e contra o Brexit estão igualmente pressionados a unir-se em torno dos nomes com maior probabilidade de ganhar nos respetivos círculos uninominais.
António Costa

Costa encontra-se com homólogo sueco

O orçamento comunitário 2020, a presidência portuguesa da União Europeia, a Comissão Europeia e o novo ciclo institucional serão os temas da reunião, segundo fonte diplomática nacional.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa perante Academia Francesa

O Presidente da República irá discursar esta tarde de quinta-feira perante os 35 membros da Academia Francesa, em Paris, "para destacar a riqueza" das línguas portuguesa e francesa.
Ténis de Mesa

Marcos Freitas no quadro principal na Áustria

O atleta de ténis de mesa garantiu a passagem à próxima fase do Open da Áustria em ténis de mesa depois de uma vitória por 4-1 ao alemão Ricardo Walther. O próximo encontro é com Chun Ting Wong.
Ambiente

Limite na auto-estrada baixa de 130 para 100 km/h

560
Para reduzir as emissões poluentes, o Governo holandês vai reduzir para apenas 100 km/h a velocidade máxima. Mas só durante o dia, por estranho que pareça.
Futebol

David Abraham suspenso por sete semanas

O defesa central do Eintracht Frankfurt foi esta quarta-feira suspenso durante sete semanas por ter derrubado durante o jogo com o Friburgo o treinador adversário. O Eintracht perdeu por 1-0.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Educação, pobreza e economia são desafios

162
Educação, pobreza e economia são desafios para o país — foi a conclusão a que chegou Marcelo Rebelo de Sousa num discurso em Itália, em que pintou a situação atual de Portugal.
Seleção Nacional

Lituânia afirma-se bem organizada defensivamente

O treinador da Lituânia fez esta quarta-feira a antevisão à partida frente a Portugal e disse que uma boa organização defensiva será determinante para travar Portugal.
Futebol

Sam queria a Europa e o Chelsea ganhou a corrida

Sam Kerr é uma das grandes goleadoras da atualidade e finalista à Bola de Ouro e queria viajar para a Europa: entre os tubarões, o Chelsea ganhou a corrida pela capitã da seleção australiana.
Imigração Ilegal

Alemanha e Reino Unido com mais imigrantes ilegais

É uma conclusão do Pew Research Center, que analisou os 28 estados membros da União Europeia, da Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein. Existem também dados dos Estados Unidos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "A minha paixão é a universidade"

Marcelo Rebelo de Sousa foi distinguido na Universidade de Bolonha com o "Sigillum Magnum", uma homenagem ao país mas também uma honra pessoal por uma carreira como professor de direito.
Donald Trump

A audiência de impeachment de Trump em 3 pontos

O telefonema que indicia que Trump usou relações diplomáticas para atacar adversários, os tweets que contradizem a despreocupação e o que falta saber. O primeiro dia de audiências para o impeachment.
União Europeia

Bruxelas saúda intenção de BEI ser mais "verde"

O Conselho de Administração do BEI vai discutir, na quinta-feira, uma proposta para deixar de financiar, progressivamente, projetos que incluam combustíveis fósseis.
Comércio

Não há alerta no armazenamento de azeite

O mercado do azeite sofreu um rombo pela quebra nos preços em Portugal e Espanha e a Comissão Europeia adoptou uma medida excecional para o armazenamento, mas "sem alerta" para Portugal.
União Europeia

Von der Leyen aceita alterações às pastas

Ursula von der Leyen aceitou alterar os títulos de algumas pastas do seu futuro colégio, incluindo a do "modo de vida europeu", que Bruxelas passa a querer "promover" e não "defender".
Espanha

Espanha vai exumar 31 corpos do Vale dos Caídos

Depois da exumação de Franco, 31 famílias pediram que se exumassem também os corpos dos seu familiares sepultados no Vale dos Caídos. O Governo espanhol vai avaliar a situação e tentar a exumação.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Itália

Veneza. Imagens das piores inundações em 53 anos

328
Veneza acordou inundada como há muito não se via na manhã desta quarta-feira. A subida das águas já levou o presidente da câmara a declarar estado de emergência.
Tesla

Musk decidiu: Gigafactory europeia será em Berlim

A Gigafactory europeia da Tesla será erguida em Berlim, Alemanha. Além de baterias, produzirá o Model 3 e o Model Y. Musk anunciou ainda a criação de um centro de engenharia e design na capital alemã.
Futebol

Tweet vale jogo de castigo e multa a Bernardo

1658
A FA decidiu penalizar Bernardo Silva com um jogo de castigo e uma multa de 58 mil euros na sequência do tweet sobre Mendy. O jogador vai ainda ter de assistir a um curso educacional.
Holanda

Holanda vai baixar velocidade máxima nas estradas

Velocidade máxima vai passar de 130 km/hora para 100 km/hora em muitas das autoestradas. O objetivo é travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono.
Eslováquia

Eslováquia. Pelo menos 13 mortos em acidente 

Pelos menos 13 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um autocarro e um camião na Eslováquia. Autoridades locais alertam para a possível subida do número de mortos.
Espanha

El Chicle: "Bati-lhe na cara, mas não se mexia"

Em tribunal, El Chicle manteve a versão de que a morte de Diana Quer foi acidental. "Não me dei conta da pressão que estava a fazer. Quando me apercebi, ela estava morta."
Futebol

Villa, outra luz que se apaga na geração de ouro

181
Das seleções espanholas que ganharam dois Europeus e um Mundial, só cinco jogadores ainda estão no ativo. David Villa, maior goleador da história de Espanha, foi o último a deixar os relvados.
Itália

Veneza. "Será necessário recomeçar do zero"

507
Duas pessoas morreram na Pellestrina; presidente da Câmara de Veneza fala em "situação dramática" e declarou estado de emergência. Marca da água atingiu 1,87 metros, o nível mais alto desde 1966.
Economia

Economistas antecipam expansão de 2% do PIB

"Atualmente, depois do crescimento de 2,1% no primeiro trimestre e de 1,9% no segundo trimestre, a meta de crescimento do Governo é perfeitamente exequível", afirmou um dos economistas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Bolonha é o último destino da visita de Estado

Marcelo Rebelo de Sousa será distinguido pela mais antiga universidade da Europa, com um Sigillum Magnum, num dia que será dedicado à educação.
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Europa

Marcelo pede para se honrar mandato de Draghi

Marcelo apelou à defesa e aprofundamento do projeto da União Económica e Monetária iniciado por Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu entre 2014 e o mês passado.
Espanha

A previsibilidade do erro /premium

Sinalizou-se a diferença para pior: o futuro espanhol não terá a consistência nem a decência de uma aliança com valores e objectivos comuns. Essa trivialidade está a cair em desuso.
Racismo

Polícia procura adeptos racistas contra Taison

A polícia ucraniana está a tentar identificar os adeptos que insultaram Taison no jogo contra o Dinamo de Kiev e que levaram à sua saída do relvado em lágrimas após um cartão vermelho.
Arquitetura

Veneza. Portugal está na Bienal de Arquitetura

Portugal está representado na Bienal de Arquitetura de Veneza 2020 pelo projeto "In Conflict", do coletivo depA. O projeto foi escolhido na edição em que o tema é "Como vamos viver juntos?".
Londres

Londres. Dois homens detidos por terrorismo

284
Um dos detidos é suspeito de preparar um ataque terrorista, enquanto o segundo homem é suspeito de encorajar e disseminar mensagens terroristas. Polícia continua buscas.
Manifestações

Espanha. Protestos seguem para fronteira basca

O protesto foi convocado pelo "Tsunami Democrático", movimento que tem coordenado ações de desobediência civil na Catalunha. O grupo bloqueou estação de Girona e move-se para a fronteira do País Basco
Emmanuel Macron

Macron alerta para "crise sem precedentes"

Macron salienta nesta crise do sistema multilateral o "princípio da não cooperação" e o nacionalismo como algumas das causas e problemas que destruíram o que foi construido nos últimos anos.
Emigrantes

Portugal é o país com mais remessas de emigrantes

Portugal é o país europeu com maior saldo das remessas dos seus emigrantes (3,604 mil milhões de euros) e é o que registou também o maior excedente de 3,071 mil milhões de euros.
Jeremy Corbyn

Novo ataque cibernético ao Partido Trabalhista

"Foi um ataque cibernético muito grave", revelou o líder do Partido Trabalhista britânico, adiantando que foi repelido pelo sistema interno, que terá impedido o acesso à informação do partido.
Rússia

Hillary Clinton condena governo britânico

Em causa está um relatório da Comissão Parlamentar de Informações e Segurança. O governo alegou necessitar de mais tempo para o analisar antes de o divulgar publicamente.
Comissão Europeia

Aprovados comissários de Hungria, Roménia e França

A comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu aprovou para comissários o húngaro Olivér Várhelyi, a romena Adina Valean e o francês Thierry Breton.
Migrações

Migrações. Chefes de Estado defendem posição comum

"Itália e Portugal estão de acordo no essencial: é preciso que a Europa tenha uma posição comum sobre migrações", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. Sergio Mattarella disse partilhar da mesma opinião.
Comissão Europeia

Comissão volta a pedir a Londres um candidato

A presidente eleita da Comissão Europeia voltou a instar o primeiro-ministro britânico a sugerir um nome para comissário europeu até ao final da semana.
Espanha

Espanha. Sánchez e Iglesias chegam a pré-acordo 

761
Pedro Sánchez e Pablo Iglesias chegaram a um pré-acordo para formarem um governo de coligação em Espanha. Os pormenores só serão divulgados depois da investidura.
Economia

PIB só tem de crescer 0,4% para alcançar meta

Basta que a economia tenha crescido 0,3% entre julho e setembro, face aos meses anteriores, e avance 0,1% nos últimos três meses do ano para que a meta do Governo, de 1,9% do PIB, seja alcançada.
António Guterres

Guterres. "Um mundo de fraturas não é sustentável"

"Acabámos de viver o mês de outubro mais quente de sempre, com recordes de temperatura batidos por todo o lado este ano, incluindo aqui em Paris", afirmou António Guterres.
Espanha

Encontradas 5 mil fotos da Guerra Civil espanhola

Foi o neto de Antoni Campañà quem encontrou o material fotográfico na garagem da casa do avô, trinta anos depois da sua morte. Imagens ilustram "a vida quotidiana" entre 1935 e 1940.
Espanha

Independentistas votam moção de autodeterminação

A moção sobre o direito à autodeterminação recebeu os votos favoráveis dos três partidos independentistas. PSC, Ciudadanos e PPC recusaram-se a votar.
Cristiano Ronaldo

Três passos: como a Juve vai fechar o caso Ronaldo

164
O jogador português não vai ser multado por ter deixado o estádio antes do final do jogo com o AC Milan mas terá de pedir desculpa aos colegas. O plano da Juventus para fechar o caso dentro de portas.
Paris

Paris. Fórum da Paz arranca esta terça-feira

Iniciativa recebe chefes de Estado de todo o Mundo e organizações internacionais que trabalham no terreno para executar soluções inovadoras para a paz. Paz e ambiente são dois dos temas a debater.
Catalunha

Polícia desaloja independentistas da autoestrada

Os manifestantes independentistas catalães expulsos da autoestrada AP-7 que liga Espanha a França pelos Mossos d'Esquadra voltaram a reagrupar-se na povoação de Salt.
Espanha

Que diferença faz hoje um governo? /premium

As finanças dos países do euro são controladas pela UE; as suas fronteiras, no que diz respeito a migrações, são guardadas pela Turquia e pelas milícias líbias; a sua defesa depende dos EUA.
Espanha

Espanha: o Bloco Central como inevitabilidade

O Bloco Central é, de momento, a única saída para manter a unidade territorial de Espanha, controlar o avanço do populismo e repensar, com equilíbrio, a questão das autonomias regionais.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo encontrou-se com Lourenço em Roma

Os presidentes de ambos os países encontraram-se no Vaticano onde João Lourenço está em visita oficial. Marcelo, por seu lado, cumpre o primeiro dia de visita de Estado a Itália.
País

Pedro Gadanho à frente de candidatura europeia

O arquiteto e designer é o novo diretor-executivo da candidatura que pretende levar Guarda a Capital Europeia da Cultura, posto que cabia ao antigo secretário de Estado da Cultura José Amaral Lopes.
Espanha

"Pedro Sánchez é responsável pela subida do Vox" /premium

Ao Observador, o conselheiro de Ação Exterior da Catalunha culpa Sánchez pela explosão do Vox. Sobre o Tsunami Democràtic, que cortou a fronteira com França, defende o direito à manifestação.
Economia

Zona Euro mais perto da recessão

Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, adiantou que a Zona Euro não está perto da recessão, mas que as probabilidades aumentaram "significativamente" já que o crescimento abrandou.
Mundo

Grécia ao lado da China na Rota da Seda

Os líderes dos dois governos encontraram-se para discutir o projeto chinês da "Nova Rota da Seda" e um total de 16 acordos que passarão pelo setor bancário, agricultura, energia e expedição comercial.
Futebol

Proxima Supertaça espanhola na Arábia Saudita

Na verdade serão as próximas três edições, a começar já com a de 2020. A prova vai ter um novo formato, ainda por anunciar, e a "final four" será disputada na Arábia Saudita.
Espanha

"O Vox vai ser uma barreira contra o separatismo"

188
Depois de o Vox duplicar o número de deputados, Santiago Abascal garantiu que o partido fará oposição ao governo do PSOE e que será "uma autêntica barreira de contenção contra o separatismo".
Comissão Europeia

Macron vai à guerra, dá e leva

O presidente francês diz que a Europa tem de garantir a sua defesa e que a Nato está em morte cerebral. O resto da Europa reagiu. O Café Europa também. 
Sismo

Sismo de magnitude 5,4 em França faz 4 feridos

443
O sismo teve epicentro a 11 quilómetros de Montélimar e foi sentido em Lyon. Quatro pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.
Espanha

PSOE fecha a porta a coligação com PP

123
Pedro Sánchez "vai sondar" os líderes políticos nas próximas horas para começar as negociações. "Prometemos que Espanha terá um governo o mais rápido possível", afirmou dirigente do PSOE.
Nigel Farage

Partido do Brexit recua nas eleições legislativas

Nigel Farage não vai apresentar candidatos às legislativas britânicas de 12 de dezembro em quase metade dos círculos. "O que vamos fazer é concentrar os nossos esforços", afirma.
Direitos Humanos

Gâmbia acusa Myanmar de "conduta genocida"

O Gâmbia abriu um processo acusando Myanmar de genocídio durante a campanha contra a minoria muçulmana rohingya, pedindo ao Tribunal Internacional de Justiça que tome medidas.
Reino Unido

Reino Unido cresce 0,3% no terceiro trimestre

O Reino Unido evitou entrar em recessão técnica ao crescer 0,3% no terceiro trimestre de 2019. Apesar da ligeira recuperação da economia durante o verão, o país tem crescido a um ritmo desacelerado.
Espanha

Espanha. Media internacionais destacam incerteza

"A Espanha mergulha numa nova incerteza", escreve o jornal Le Figaro. Já o New York Tomes escreve que a "extrema-direita espanhola ganha as eleições" e explica a duplicação dos assentos do Vox.
Espanha

Estrada que liga França e Espanha continua cortada

113
O movimento Tsunami Democrático cortou a estrada AP7 junto à fronteira entre a Catalunha e a França. O objetivo dos independentistas é "forçar a Espanha a negociar".
Espanha

Líder do Ciudadanos demite-se

Albert Rivera demitiu-se do cargo depois dos resultados eleitorais deste domingo em Espanha. Partido de centro-direita passou de 57 deputados em abril para apenas 10 nas eleições de domingo.
Noruega

Português é vice-presidente de câmara na Noruega

"Na Noruega as coisas funcionam de forma diferente, há respeito entre os partidos políticos e entre os políticos", afirma Nuno Marques, que garante que se fosse em Portugal não aceitaria o cargo.
Luís Marques Mendes

Mendes critica falta de tempo para novos partidos

231
Comentador da SIC considera que a decisão dos partidos de esquerda mostra "falta de respeito pela democracia, hipocrisia e medo". "É desta maneira que o populismo vai crescendo."
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega a Roma para visita de Estado

O Presidente da República chega esta segunda-feira à tarde a Roma para uma visita de Estado que visa o aprofundamento das relações políticas bilaterais entre Portugal e Itália.
Bulgária

Sófia. Vai ser criada Cátedra José Saramago

A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, que vai "refletir a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária".
Espanha

A noite eleitoral espanhola numa casa sem acordos /premium

O pai, Carlos, é unionista. O filho, Carles, é independentista. Com a televisão ligada e comida na mesa, discutem Espanha, Catalunha e muito mais. Este é o relato da noite eleitoral na casa dos Saez.
Espanha

Como os líderes reagiram na noite eleitoral

Se Pedro Sanchéz apelou ao fim do impasse no país, Santiago Abascal festejou a subida exponencial do Vox. Entre o crescimento do PP e a queda do Ciudadanos, estas são as reações às eleições espanholas
Espanha

7 opiniões rápidas sobre as eleições espanholas /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Manuel Villaverde Cabral, Diana Soller, Diogo Noivo e Filomena Martins analisam a curta vitória do PSOE, a subida do Vox e o novo bloqueio.
Espanha

Os vencedores e os vencidos da noite eleitoral /premium

O Vox duplica e os independentistas crescem. O PP recupera do desastre e assume-se como pivô. Do outro lado, o PSOE arriscou e perdeu, o Podemos não surpreendeu e o Ciudadanos estampou-se.
Brexit

Os perigos do não-Brexit

As discussões actuais na Europa são mais para dividir o “bolo” que sobra do Brexit do que para colocar a “pastelaria” a criar riqueza. Para Portugal uma UE centrada no eixo franco-alemão seria trágica
Espanha

Os 16 partidos que conseguiram eleger em Espanha

O Congresso dos Deputados espanhol recebe quatro novos partidos depois das eleições deste domingo. No total, são 16. É o parlamento mais fragmentado de sempre na história da democracia.
Espanha

Calculadora. Como se pode desbloquear Espanha?

A situação política espanhola era difícil, mas as eleições complicaram-na ainda mais. São poucas as possibilidades para o PSOE governar. Fizemos as contas às coligações possíveis (e às impossíveis).
30 anos Muro de Berlim

O ópio dos intelectuais: 30 anos do Muro de Berlim /premium

Por que motivo a moda intelectual do século XX foi o apoio ao despotismo comunista? Por que motivo outras culturas exóticas lhe opuseram “ditaduras anti-comunistas’?
Iraque

Explosão no Iraque feriu cinco militares italianos

O Ministério da Defesa italiano explicou que engenho explosivo artesanal deflagrou durante a passagem de um grupo das forças especiais italianas no Iraque.
Roménia

Conservador Klaus Iohannis vence 1ª volta

127
A primeira volta das eleições presidenciais na Roménia foram ganhas pelo conservador pró-europeu Klaus Iohannis, segundo duas sondagens feitas à boca das urnas.
Futebol

No jogo 1000, Ronaldo não marcou e voltou a sair

118
No dia em que chegou aos mil jogos, Cristiano Ronaldo fez apenas 55 minutos pela Juventus, não marcou e viu Dybala apontar o golo da vitória perante o AC Milan (1-0). A Juve segurou a liderança.
Angola

Presidente angolano visita o Vaticano

Antes de partir para o Vaticano, João Lourenço vai participar nas celebrações dos 44 anos da Independência Nacional, depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente, Agostinho Neto.
França

França marcha contra a islamofobia

296
A noção de "islamofobia" e a identidade de certos signatários do protesto, levaram alguns partidos da esquerda, incluindo o Partido Socialista, a não se associarem à manifestação.
Presidente da República

Marcelo solidário com o Presidente italiano

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o Presidente italiano, Sergio Mattarella, tem promovido uma União Europeia unida.
Espanha

Os três gráficos que mostram como fica Espanha

229
Espanha ficou mais extremada: nenhum partido tem maioria absoluta, o Vox mais do que duplica o número deputados e os independentistas sobem. Veja com ficaram os resultados.
Futebol

Ucrânia. Shakhtar Donetsk vence Dínamo Kiev

O Shakhtar Donetsk, do português Luís Castro, venceu por 1-0 o Dínamo de Kiev. Em 14 jogos, a equipa só empatou um jogo e não teve nenhuma derrota.
Futebol

A lição de Klopp a Guardiola que alimenta o sonho

228
O Liverpool recebeu e venceu com estrondo o City (3-1) e abriu uma vantagem de nove pontos na liderança da Premier. Klopp, na pessoa de Fabinho, deu uma lição tática, técnica e pragmática a Guardiola.
Futebol

João Félix faz 20 anos e teve prenda de Morata

João Félix está lesionado e não festejou o 20.º aniversário no relvado mas teve prenda de Morata, que assistiu, marcou pelo sexto jogo seguido e valeu a vitória do Atl. Madrid contra o Espanyol (3-1).
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Roménia

Assembleias de voto nas presidenciais romenas

As assembleias de voto abriram este domingo na Roménia, para a primeira volta das eleições para eleger o Presidente do país para os próximos cinco anos.
Espanha

Eleições em Espanha. Continua bloqueio e divisão - como aconteceu

718
Com 99% dos votos contados, PSOE vence mas sem maioria. O PP fica em 2.º, mas também sem conseguir formar governo à direita. O Vox dispara. E os pequenos partidos independentistas entram no Congresso.
José Sócrates

O homem que precisava de vinte mil euros por mês /premium

2323
Neste país de pessoas remediadas que lutam com dificuldades para levar uma vida com dignidade, um antigo primeiro ministro tem o descaramento cruel de dizer que 20 mil euros não lhe eram suficientes.
México

Ativistas dão parte do Muro de Berlim a Trump

643
Um grupo de ativistas alemães viajou para os Estados Unidos na companhia de uma parte do Muro de Berlim com 2,7 toneladas. O mote é alertar para as consequências da construção de muros.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989 /premium

127
A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
30 anos Muro de Berlim

Marcelo esteve em Berlim durante a queda do muro

132
Recordando os momentos que viveu há 30 anos em Berlim, o Presidente da República disse que E foi em todo o mundo, e até em Portugal, existem muros que precisam de ser derrubados.
Catalunha

Manifestantes em Barcelona já dispersaram

Começaram por ser centenas de pessoas. Tentaram baralhar a polícia por estarem sempre em movimento. Mas foram sempre bloqueados e acabaram por dispersar.
Catalunha

Pedro Sánchez está nervoso (e tem razão para isso) /premium

O PSOE viu na repetição eleitoral uma hipótese, mas pode estar prestes a perder essa aposta. Após uma campanha difícil, nada é garantido e os apoiantes desesperam: "Está tudo muito complicado…”.
30 anos Muro de Berlim

Merkel lembra valores da democracia e liberdade

384
A Alemanha lembra este sábado os 30 anos da queda do muro com diversas iniciativas. "No futuro é necessário que se empenhem" para defender os valores da Europa, disse a chanceler alemã.
Brexit

Rating do Reino Unido cai devido ao Brexit

A agência de notação Moody's desceu a perspetiva do 'rating' do Reino Unido para 'negativa' devido à instabilidade política causada pela perspetiva da saída do país da União Europeia.
30 anos Muro de Berlim

Depois de Berlim, 24 muros que separam o mundo

3720
Nos EUA, o muro que Trump quer aumentar. Na Europa, as cercas que travam refugiados. No oriente, o cimento manchado de balas e sangue. O Muro de Berlim caiu há 30 anos. Outros permanecem de pé.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA /premium

257
Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
Elétricos

Alemanha aumenta em 50% ajudas aos eléctricos mas…

O Governo alemão decidiu aumentar em 50% as ajudas financeiras à aquisição de veículos eléctricos, aconselhadas pelos fabricantes. Mas eles vão suportar metade desses incentivos.
30 anos Muro de Berlim

Fugiram do plantel, viram a porta, fintaram o Muro

Uns meses após a morte do "desertor" Eigendorf, Dirk Schlegel e Falko Götz aproveitaram um jogo do Dínamo de Berlim na Taça dos Clubes Campeões Europeus para fintar o Muro com uma história de filme.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Futebol

Dez anos depois, Enke vive pela voz de Teresa

7753
A 10 de novembro de 2009, Enke pôs termo à própria vida. Dez anos depois, é a mulher, Teresa, que luta todos os dias para que a história sem final feliz do guarda-redes alemão não se repita.
Catalunha

Torra insiste em referendo na Catalunha

Em entrevista à Lusa, Joaquim Torra diz que vai insistir num referendo sobre a "autodeterminação" na Catalunha. Sobre as eleições espanholas, afirma que a campanha foi "muito curta".
Espanha

Espanha. Um país cheio de fascistas

202
Ridicularizar o Vox e os seus votantes como se fossem caricaturas bafientas só promove a sua consolidação. Já vimos isso no Brasil de Bolsonaro, na América de Trump ou na Inglaterra profunda de Farage
Refugiados

União Europeia de extrema direita e outras fábulas

271
Não se pode senão desonestamente repudiar a votação da proposta de resolução socialista, tendo rejeitado outras três que serviam o mesmo fim. Isso não serve para nada senão para manipular.
Parlamento Europeu

Polémica Mediterrâneo. O que está em causa?

A votação de quatro propostas no Parlamento Europeu sobre busca e salvamento no Mediterrâneo deu azo a uma acesa troca de acusações entre a esquerda e a direita. Mas quem tem razão?
Brexit

Von der Leyen: "Choque" do 'Brexit' reforçou a UE

A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou esta sexta-feira que o "choque do 'Brexit'" reforçou a União Europeia (UE).
Espanha

O PP está de volta. O problema será o que se segue /premium

Após o pior resultado eleitoral de sempre da história do partido, o PP surge agora reinventado, com um Pablo Casado moderado e presidenciável. As sondagens dizem que está a resultar. Mas até quando?
Espanha

O independentismo fez das vidas deles um pesadelo /premium

Fernando não pôde ir às aulas porque um grupo independentista se barricou na faculdade. Mariajo perdeu grande parte do seu negócio como guia turística — e está farta de que lhe chamem "facha".
Rádio Observador

18h. 30 anos depois, ainda restam muros em Berlim

Em honra do trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, Ingrid Miethe recorda o dia em que se uniram as alemanhas. Ao Observador, a ativista e docente admite que ainda restam muitas divisões.
Crime

4 portugueses detidos por agressão e sequestro 

Quatro jovens portugueses foram detidos em Espanha por agredirem motorista de um carro alugado em Portugal, para impedirem o regresso do mesmo. A vítima transportou os jovens do Porto até Vigo.
País

Um laboratório europeu na eurocidade do Guadiana

A ideia é criar um laboratório europeu para a governação transfronteiriça com o apoio do programa europeu de cooperação transfronteiriça INTERREG VA Espanha-Portugal.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Alemanha

Berlim fecha com arte os 30 anos da queda do muro

Na última semana, pelo menos 200 eventos tomaram conta de Berlim. Para celebrar os 30 anos da queda do muro, houve projeções e espetáculos artísticos. O ponto alto do festejo acontece neste sábado.
Reino Unido

Camião de Essex. Vários menores entre as vítimas

Após um longo processo de identificação de todos os cadáveres, a polícia de Essex divulgou esta sexta-feira as identidades dos 39 vietnamitas encontrados mortos num camião em outubro.
Crise dos Refugiados

Três rostos do protesto a favor dos refugiados

861
Lokas, Catarina e Raul estiveram no Mediterrâneo e vão sair à rua para pedir ao Parlamento Europeu que volte a tentar encontrar solução para a busca e o salvamento dos migrantes.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa na Academia francesa

Vai acontecer no dia 14 de novembro. A intervenção do Presidente português será sobre a riqueza da língua portuguesa e francesa, bem como as relações entre França e Portugal.
Alemanha

Resgatadas 35 pessoas encurraladas em mina alemã

113
Uma explosão encurralou 35 pessoas dentro de mina e feriu pelo menos duas. Os trabalhadores recuaram para um lugar seguro no interior e foram resgatados mais de um hora depois.
PCP

PCP critica "denominada queda do muro de Berlim"

1834
O Partido Comunista Português criticou a onda de revisionismo histórico que advém da queda do Muro de Berlim e aponta para um falso fim da história da Guerra Fria e revivalismo da extrema-direita.
30 anos Muro de Berlim

Berlim celebra 30 anos da queda do muro

248
São três décadas desde que se desmoronou o muro que separava Berlim em duas. A cidade vai celebrar em grande, com um espetáculo multimédia nas Portas de Brandemburgo e uma app.
Espanha

"Espanha esquecida" pede mais gente e trabalho

Mais investimentos, gente e trabalho, são estes os pedidos de San Martín del Pedroso, uma aldeia que parece esquecida pelos políticos "que vêm pouco aos povos pequenos", lamentam os moradores.
Alimentação

“Transgénicos” e GMO não são sinónimos

Para se falar num transgénico o organismo tem sempre de receber ADN externo de forma a adquirir nova caraterísticas. Mas há outros GMO que não implicam estas combinações de genes, antes "gene editing"
A página está a demorar muito tempo.