Europa

Migrações

Luigi Di Maio diz que Macron é "arrogante"

O vice-presidente do conselho de ministros de Itália deixou um aviso: "Macron arrisca-se a transformar o seu país no inimigo número 1 de Itália" no que diz respeito às políticas de migração.
União Europeia

As democracias estão em declínio. E a nossa? /premium

A principal ameaça à qualidade da nossa democracia vem de grupos de interesse organizados defenderem acerrimamente e com sucesso os seus interesses particulares ignorando o interesse público.
Imigração

Os “anti-fascistas” histéricos /premium

Sendo a imigração o maior problema da Europa, desafio os “anti-fascistas” de pacotilha a olhar para as políticas anti-imigração de Macron antes de chamarem fascistas a Salvini e ao chanceler austríaco
Vaticano

Padre pedófilo condenado a 5 anos de prisão

O sacerdote Carlos Alberto Capella, ex-conselheiro da Nunciatura de Washington, foi condenado por posse e troca de material pornográfico infantil pelo Tribunal do Vaticano.
Áustria

Áustria pondera reintroduzir controlo fronteiriço

O chanceler austríaco Sebastian Kurz disse que o seu país vai reintroduzir os controlos na fronteira com a Itália caso a Alemanha devolva migrantes através da sua fronteira com os transalpinos.
Migração

Itália apoia Líbia a travar fluxos migratórios

A ministra da Defesa de Itália, Elisabetta Trenta, afirmou que o seu país está preparado para "proporcionar recursos adicionais" à guarda costeira da Líbia para conseguirem controlar as suas águas.
Cinema

Iraniano fez filme em Espanha para se desafiar

O realizador iraniano Asghar Farhadi disse que o novo filme, "Todos lo Saben", foi realizado em Espanha porque precisava de se "desafiar, testar o gosto e as capacidades".
Imigrantes

800 imigrantes resgatados nas costas espanholas

298 pessoas divididas por 17 embarcações, no estreito de Gibraltar. 342 imigrantes em sete embarcações no mar de Alborán. Nas Ilhas Canárias, 129 pessoas foram resgatadas de uma única embarcação.
Emmanuel Macron

Macron a favor de sancionar quem recusar migrantes

O Presidente francês mostrou-se a favor de sanções económicas contra os países da União Europeia que se recusam receber os migrantes, numa conferência com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez.
Brexit

Milhares em Londres pedem segundo referendo

167
Milhares de pessoas estão a manifestar-se no centro de Londres pedindo um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), dois anos depois da primeira consulta.
Elétricos

A Europa vai ou não acordar para a ameaça chinesa?

A Europa captou 3,2 mil milhões de euros para o investimento na produção de veículos eléctricos. Sete vezes menos do que a China! Um quarto dos empregos na indústria está em risco, se a UE nada fizer.
Reino Unido

Governo britânico insiste na saída completa da UE 

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, insistiu numa saída "completa" da União Europeia (UE), dois anos depois do referendo que deu vitória ao 'brexit'.
Crónica

Os portugueses e a vergonha de torcer por Portugal /premium

847
Se há um país onde as cores deveriam tomar as ruas, escolas e bares, era Portugal, tão verde e tão vermelho. Se há um país que não deveria ter vergonha da sua camisa, esse país era Portugal.
Futuro da Grécia

Tsipras veste gravata para festejar adeus à troika

O primeiro-ministro grego prometeu pôr uma gravata pela primeira vez num ato público quando a Grécia saísse do resgate. Ministros das Finanças do euro obrigaram Tsipras a cumprir promessa.
Crise dos Refugiados

Uma cimeira cuja vitória será acontecer

Ninguém está de acordo. Nem quanto à abordagem, nem quanto às soluções, nem sequer sobre a retórica. Quando os líderes se reunirem domingo em Bruxelas para discutir a imigração, falarem já é vitória.
Alemanha

Beijou jornalista em direto. Agora, pede desculpa

Aposta com amigos acabou em vídeo viral e acusações de assédio sexual. Russo beijou uma jornalista da Deutsche Welle à força e tocou-lhe no peito. Quis falar com ela para lhe pedir desculpas.
Catalunha

Separatistas cortam laços formais com monarquia

103
O presidente do governo catalão, Quim Torra, afirmou que nem ele, "nem nenhum outro membro" do executivo regional assistirá a quaisquer atos oficiais organizado pela monarquia espanhola.
Espanha

Três membros de La Manada já saíram da prisão

Três dos cinco homens condenados a nove anos de prisão por abuso sexual de uma jovem nas festas de São Firmino saíram da prisão, sob fiança. Estiveram dois anos em prisão preventiva.
Presidente Trump

Trump ameaça Europa com taxa de 20% sobre carros

132
Não é a primeira vez que Trump ameaça com uma taxa de 20% sobre todos os carros vendidos para os EUA. Taxa seria aplicada ao abrigo da segurança nacional, mas os prejudicados seriam apenas aliados.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Espanha

El Manada. Governo surpreso com libertação  

Executivo de Pedro Sánchez pondera integrar a defesa da vítima, abusada sexualmente por cinco homens em 2016, e que ficaram em liberdade condicional após dois meses de detenção.
Migrações

Ministro italiano: Malta deve aceitar migrantes

Matteo Salvini, que criticou, durante a campanha eleitoral, os navios de resgate de ONG's, disse esta sexta-feira que Malta devia permitir a entrada dos migrantes no seu território.
União Europeia

Conselho adota instrumentos contra fraude no IVA

As novas medidas destinam-se a reforçar a confiança entre os Estados-Membros, para que possam trocar mais informações e promover a cooperação entre as autoridades fiscais e as autoridades nacionais.
Migrações

Aquarius: 28 menores fugiram, 16 foram localizados

Um total de 28 menores da África subsaariana, que chegaram a Espanha no navio Aquarius, fugiram hoje de manhã do local onde foram acolhidos em Alicante: 16 foram localizados.
Brexit

Brexit. Airbus ameaça sair não houver acordo.

O fabricante aeronáutico europeu Airbus ameaçou reconsiderar os seus investimentos e a sua presença no Reino Unido se o país deixar a União Europeia no próximo ano sem um acordo.
Mário Centeno

"Final dos últimos resquícios da crise do euro"

O presidente do Eurogrupo considera que o acordo alcançado na madrugada de sexta-feira no Luxemburgo sobre o programa de assistência à Grécia marca "o final dos últimos resquícios da crise do euro".
Angola

Bancos recebem 350 milhões para vender moedas

O Banco Nacional de Angola injetou quase 350 milhões de euros em divisas nos bancos comerciais para colmatar as dificuldades de acesso a divisas.
Crise dos Refugiados

Migrações: 16 líderes confirmados para reunião

Pelo menos 16 líderes da União Europeia vão participar, no domingo, na reunião informal convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para debater o problema das migrações.
Espanha

As razões da libertação dos membros de La Manada

Tribunal decretou a liberdade condicional dos membros de La Manada e descreve as justificações num auto, que se escuda no facto de viverem a 500 km de distância da vítima. Manifestações voltaram.
Mundial 2018

Drama argentino e recorde francês: os golos em 3D

O primeiro da Croácia foi quase oferecido por Caballero, que teve uma noite dramática, o único da França foi feito pelo mais jovem e na Dinamarca festejou-se um golaço. Veja os golos em 3D.
Londres

Londres. Detido homem que anunciou ter uma bomba

Esta sexta-feira, a polícia britânica prendeu um homem que dizia ter consigo uma bomba na estação de Charing Cross. A detenção ocorreu cerca das 7h30 e a estação foi encerrada por precaução.
Impostos

UE responde a EUA com impostos sobre produtos

A lista dos produtos que estão agora sujeitos a impostos adicionais por parte dos europeus, em geral 25%, foi publicada na quinta-feira no jornal oficial da União Europeia.
Eurogrupo

Eurogrupo. Há acordo para último resgate da Grécia

Na reunião do Eurogrupo de quinta-feira chgeou-se a acordo sobre as modalidades da saída da Grécia do terceiro programa de assistência. A saída deverá consumar-se a 20 de agosto.
Espanha

Membros de La Manada saem em liberdade condicional

Os cinco homens condenados a nove anos de prisão por abuso sexual de uma jovem nas festas de São Firmino acabam de ser libertados a duas semanas de atingirem limite legal de prisão preventiva.
Consumidores

Confiança dos consumidores recua em maio

Em junho, o indicador que mede a confiança dos consumidores recuou 0,7 pontos na zona euro e 1,2 pontos na União Europeia (UE), segundo dados divulgados pela Comissão Europeia.
Ucrânia

Poroshenko pede libertação dos presos ucranianos

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, "apelou à libertação dos reféns ucranianos mantidos em prisões russas em territórios ocupados" por Moscovo,
Crise dos Refugiados

"Carne humana". Salvini proíbe barco de refugiados

427
O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, proibiu a entrada de mais um barco com refugiados em portos de Itália. Diz que os migrantes são "carne humana" e manda-os para outros países.
BCE

Sindicatos deviam empenhar-se em tornar bolo maior /premium

A economista alemã defende, em entrevista, que os sindicatos têm de procurar o consenso na negociação coletiva: "devem empenhar-se mais em tornar o bolo maior, e menos em retirar o máximo do bolo."
Arte

1.500 pombos iluminados por LED sobrevoam rio

O artista Duke Riley produziu um espectacular baile no ar iluminado por 1.500 pombos com LED. O objetivo foi prestar homenagem ao esforço das aves na I Guerra Mundial.
Diplomacia

Alemanha concede 100 milhões à Jordânia

Berlim vai disponibilizar mais 100 milhões de dólares de empréstimo à Jordânia, a juntar aos 384 milhões de euros de ajuda bilateral registados em 2018. Angela Merkel fez a promessa esta quinta-feira.
Brexit

Como pedir residência depois do Brexit?

Os cidadãos europeus que vivam no Reino Unido há mais de cinco anos e sem antecedentes criminais podem pedir um visto de residência permanente e continuar a usufruir dos mesmos direitos.
Estados Unidos da América

Visita dos Reis de Espanha. Os erros de Melania

261
Melania Trump quebrou o protocolo durante a visita dos Reis de Espanha. Deu dois beijinhos a Letizia e cruzou as pernas. Como se não bastasse, na hora de posar para a foto houve uma pequena confusão.
NATO

NATO pode não sobreviver à tensão transatlântica

Referindo-se a um recente "enfraquecimento dos laços" entre os Estados Unidos, o secretário-geral da NATO afirmou que a Aliança pode não sobreviver à tensão transatlântica.
Mundial 2018

Os golos da Espanha e do Uruguai em 3D

De joelho ou a cinco metros da baliza, a Espanha e o Uruguai conseguiram três pontos com apenas um golo. Veja neste vídeo as imagens em 3D desses momentos.
Lifestyle

A estreia de Meghan no desfile de Ascot

115
Meghan Markle estreou-se, já como duquesa de Sussex, nas corridas de Ascot. Uma prova onde os chapéus extravagantes ganham em popularidade aos jóqueis e aos cavalos.
Direitos Humanos

Tribunal Europeu rejeita recurso de Breivik

Andreas Breivik, autor do massacre na Noruega em 2011, viu rejeitado mais um recurso do processo em que acusa o Estado norueguês de não respeitar os seus direitos básicos.
Zona Euro

Eurogrupo deverá tomar decisões cruciais

Mário Centeno considera a reunião desta quinta-feira do Eurogrupo muito importante porque deverão ser tomadas medidas cruciais tanto relativamente à Grécia como para a zona euro.
Doping

Doping. Vencedor da maratona de Madrid detido

Gizaw Bekele Megerssa, vencedor da maratona de Madrid, e outras cinco pessoas, foram detidos por suspeitas de doping. Entretanto, depois de serem interrogados, os suspeitos já foram libertados.
Diplomacia

Pedro Sánchez reúne com Costa a 2 de julho

Pedro Sánchez vai reunir com António Costa em Lisboa a 2 de julho e não a 26 como a agência Efe tinha avançado. Antes vai estar em Paris e na Alemanha.
Apple

Apple mantém esquemas fiscais, revela estudo

A empresa norte-americana já reorganizou a sua estrutura depois das investigações às práticas de alegada fraude fiscal com o apoio do governo da Irlanda, mas os esquemas continuam, segundo um estudo.
Catalunha

Pedro Sánchez recebe presidente catalão

Pedro Sánchez quer normalizar o diálogo com a Catalunha dentro do âmbito do que está previsto na Constituição pelo que se vai reunir com o presidente regional a 9 de julho, em Madrid.
Berlim

Alemanha ganha 2,9 mil milhões com crise grega

Berlim ganhou indiretamente cerca de 2.900 milhões de euros com a crise grega, segundo se conclui da resposta do Governo alemão a uma pergunta formulada pelo grupo parlamentar alemão Os Verdes.
Euro

Bolsas europeias em alta esta quarta-feira

As principais bolsas europeias estavam em alta, esta quarta-feira, à espera da reunião dos ministros da Economia e das Finanças da zona euro no Luxemburgo.
Nicarágua

Nicarágua pede à UE que investigue violência

Morreram quase 200 pessoas em protestos contra o governo de Daniel Ortega na Nicarágua. O país já pediu à UE e a organizações de direitos humanos que investiguem a violência.
BCE

Na guerra que Trump acha fácil, todos perdem

Governadores dos bancos centrais que representam metade da economia mundial mostraram-se preocupados em Sintra. Mario Draghi preocupado com mudanças na ordem mundial. Todos vêem perdedores.
Crise dos Refugiados

Portugal vai receber mais mil refugiados até 2019

Em julho, uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai deslocar-se até ao Egito para entrevistar os primeiros candidatos a serem acolhidos. Portugal já recebeu 1.552 refugiados.
Espanha

Mariza e Concha Buika no Festival Flamenco e Fado

O 10.º Festival Flamenco e Fado de Badajoz, em Espanha, realiza-se entre 4 a 8 de julho. Mariza atua dia 6 no Auditório Ricardo Carapeto e Concha Buika sobe ao mesmo palco no dia seguinte.
Crise dos Refugiados

Hungria aprova lei contra quem ajuda migrantes

254
A lei que castiga com um ano de prisão quem ajudar migrantes em situação irregular foi aprovada esta quarta-feira. População da Hungria não pode ser modificada "mediante uma vontade externa".
Zona Euro

Draghi. Acordo Alemanha-França é bem-vindo

O documento é vago e faltam-lhe propostas concretas, mas para o presidente do BCE é "finalmente algo com que trabalhar depois de tanto tempo a discutir o aprofundamento do euro".
União Europeia

UE introduz taxas alfandegárias contra EUA

A comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, anunciou esta quarta-feira em Bruxelas que o valor esperado dos impostos alfandegários é de 2,8 mil milhões de euros,
Holanda

A homenagem emocionada da Rainha Máxima à irmã

104
Em visita a um centro oncológico, a rainha Máxima, da Holanda, falou sobre a luta da irmã que perdeu, "que não podia encontrar a felicidade". E agradeceu todo o apoio que recebeu nas últimas semanas.
Reino Unido

May. Imagens de crianças em celas são "chocantes"

"As imagens de crianças detidas no que parece serem jaulas são profundamente chocantes. É um erro, não estamos de acordo com isso, não é a abordagem britânica", declarou Theresa May.
União Europeia

UE lamenta saída dos EUA do conselho da ONU

A União Europeia lamentou, esta quarta-feira, que os Estados Unidos tenham abandonado o Conselho de Direitos Humanos da ONU e advertiu que essa decisão corre o risco de minar o papel de Washington.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)