Europa

Reino Unido

Moçambicanos lançam petição contra bancos

O FMO defende que a acusação contra Manuel Chang, os gestores seniores do Credit Suisse e um intermediário da empresa Privinvest "oferece evidências suficientemente sólidas" de procedimentos ilícitos.
França

Evasão fiscal. Banco UBS condenado a multa recorde

O banco UBS terá de pagar 3,7 mil milhões de euros. Esta é a multa mais pesada aplicada pela justiça francesa num caso de evasão fiscal. O banco já anunciou que vai recorrer da decisão.
Suíça

Suíça. Um morto em avalancha na estância

No total, quatro pessoas foram apanhadas pela avalancha. As vítimas foram socorridas de imediato, mas o cidadão francês não resistiu aos ferimentos. As buscas encontram-se suspensas.
Reino Unido

Três deputadas conservadoras abandonam partido

Atualizado
Anna Soubry, Sarah Wollaston e Heidi Allen juntam-se aos oito deputados do Labour que saíram do partido para formar Grupo Independente. Brexit está na origem da decisão.
Moçambique

Pesca. UE acusada de falta de transparência

Ministro moçambicano diz que a UE rejeitou uma cláusula sobre fiscalização da captura feita pelas embarcações e que esse ponto tem travado um novo acordo desde 2015.
Violência Doméstica

Portuguesa morta pelo ex-namorado na Alemanha

636
Inês Terrahe tinha terminado a relação em setembro mas o ex-companheiro nunca aceitou a separação. É a 12ª portuguesa vítima de violência doméstica este ano.
Empresas

Portugal a meio do pelotão no equilíbrio de género

Estudo sobre a representação feminina em posições de liderança nas empresas situa Portugal à frente de Espanha e Itália, mas na cauda da Europa em termos da presença de mulheres em órgãos de gestão.
Partido Trabalhista

Sobe para oito o número de baixas no Labour 

Joan Ryan é a oitava deputada britânica a deixar o Partido Trabalhista. O grupo independente, que ganha agora mais um reforço, pretende transformar-se em partido.
País

Portugal é o 4º país em pobreza energética

Os "baixos rendimentos, edifícios ineficientes sem isolamento e com janelas simples" e equipamentos pouco eficientes, como "lareiras e aquecedores individuais" são algumas das razções diz a ZERO.
Arábia Saudita

Khashoggi. Noiva pede defesa dos valores humanos

A noiva do jornalista assassinado considerou insuficientes as sanções impostas ao reino saudita pela morte do seu namorado. Cengiz pede diálogo entre UE e países árabes.
Migrantes

Polícia Marítima portuguesa resgata 27 migrantes

A bordo do barco estavam 27 migrantes, dos quais 11 crianças, dez homens e seis mulheres, segundo o comunicado da Autoridade Marítima Nacional. A embarcação intercetada em frente ao Cabo Karoka.
Monumentos

Stonehenge. Pedras terão sido transportadas 200 km

130
Novo estudo revela que algumas das pedras do monumento terão sido levadas para Salisbury não por mar, mas por terra. Distância é superior ao habitual noutros monumentos megalíticos.
PS

O terrível regresso da "Europa da troika" /premium

132
Nas eleições europeias, o PS é contra a "Europa da troika", contra a "Europa dos populistas" e contra a "Europa do Brexit". Ou seja: é uma soma de confusões, contradições e baralhações.
França

Ex-colaborador de Macron em preventiva

Gravações divulgadas por site de investigação mostram que Benalla terá violado medidas de coação. Antigo colaborador do Presidente francês está a ser investigado por agressão a manifestantes.
Brexit

Sete respostas sobre os dissidentes do Labour /premium

A primeira cisão no Partido Trabalhista em quase 40 anos não é assunto menor. Mas irá ser um rombo assim tão forte na liderança de Jeremy Corbyn? E qual o papel do Brexit nisto?
Reino Unido

Londres tira cidadania a britânica que integrou EI

1.001
O advogado de defesa diz que a "família está "muito desiludida com a intenção do Ministério do Interior" e acrescenta que está a "considerar todos os meios legais para contestar essa decisão".
Sporting

Sporting. Wendel nos convocados com Villarreal

Fora da lista de convocados para o jogo com o Villareal está o argentino Marcos Acuña, castigado, e Rodrigo Battaglia, Jéremy Mathieu e Bruno Gaspar, que estão lesionados.
Futebol

Icardi faz 26 anos com polémicas para desembrulhar

A mulher e agente do jogador está a negociar uma difícil renovação com o Inter. Fãs do clube apedrejaram o carro da família. Luciano Spalletti tem deixado Mauro Icardi fora das convocatórias.
França

Marselha. Atacante baleado pela polícia 

326
Um homem atacou quatro pessoas com uma arma branca no centro de Marselha. O atacante acabou por ser baleado pelas autoridades. As autoridades estão a pedir às pessoas para evitarem a área.
Suíça

Avalancha na Suíça deixa várias pessoas soterradas

468
Uma avalancha na estância de esqui de Crans-Montana, deixou esta terça-feira várias pessoas soterradas. O alerta foi dado pelas 14h15 (hora local) e pelo menos quatro pessoas foram regatadas.
Segurança

Culpado mas sem castigo. Príncipe não é processado

295
O bebé escapou, mas as duas mulheres que seguiam a bordo do carro onde o marido da rainha Isabel bateu foram parar ao hospital. Porém, a polícia não vai processar o príncipe Philip. Vítima revolta-se.
Comissão Europeia

Fake News: Bruxelas acusa Hungria 

A Hungria está a distorcer informações sobre a distribuição dos migrantes na União Europeia, diz a Comissão avisando que não vai tolerar a desinformação: "Os húngaros merecem factos e não ficção".
França

França. Profanadas sepulturas em cemitério judeu

379
Sepulturas foram profanadas no dia em que haverá protestos em França contra o antissemitismo. Fotógrafo diz que túmulos foram marcados com suásticas e uma inscrição relativa a grupo autonomista.
Catalunha

Catalunha. Rajoy testemunha a 26 de fevereiro

Mariano Rajoy interveio diretamente na administração da Catalunha, quando era chefe de governo, demitindo o executivo regional. Agora será testemunha no julgamento do processo independentista catalão.
França

"Pai" e "Mãe" nas fichas escolares posto em causa

1.247
Deputados do República Em Marcha, de Macron, quiseram tirar "Pai" e "Mãe" das opções a preencher nas fichas escolares. O uso de "Encarregado 1" e "Encarregado 2" foi aprovado, mas depois afastado.
Futebol

Clube que perdeu por 20-0 foi expulso da Serie C

Com o plantel em greve, o Pro Piacenza jogou com 7 adolescentes para evitar uma despromoção por falta de comparência. Perdeu 20-0 e a terceira liga italiana expulsou o clube no dia seguinte.
Zona Euro

Centeno defende orçamento complementar ao da UE

Mário Centeno pretende criar um instrumento próprio para a zona euro e, por isso, defende um orçamento complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da UE.
Espanha

Sánchez estende a mão a todos mas ninguém a aperta

118
O líder socialista espanhol disse que não fecha a porta a acordos com independentistas, nem com o PP ou o Ciudadanos. "Nós, democratas, temos de nos respeitar e reconhecer mutuamente", disse.
Roma

Aeroporto de Roma encerrado devido a incêndio

Um incêndio atingiu o aeroporto Ciampino, em Roma. O acidente obrigou ao encerramento do aeroporto, e todos os voos estão suspensos. A informação foi dada pela companhia aérea "low cost" Ryanair.
Catalunha

Puigdemont: Bruxelas é "marioneta" da direita

Após ter sido impedido de falar no Parlamento Europeu, Puigdemont acusou aquela câmara de ser uma "marioneta" da direita espanhola. Em conferência de imprensa, insistiu em num referendo à escocesa.
União Europeia

UE disponível para ajudar 'jihadistas' a regressar

265
Federica Mogherini disse que a União Europeia está disponível para coordenar uma resposta conjunta em relação ao regresso dos europeus que combateram com o grupo Estado Islâmico.
Futebol

Roma derrota Bolonha para Liga italiana

Do lado do Roma, o sérvio Aleksandar Kolarov fez o 1-0, aos 55 minutos, e aos 73 o argentino Federico Fazio ampliou. O Bolonha ainda reduziu, aos 84, com o golo de Nicola Sansone.
Vaticano

Vaticano tem normas para padres com filhos

É um documento interno, secreto, que define a forma como a Igreja deve atuar em casos de padres que quebram o celibato e têm filhos. Informação foi confirmada pelo porta-voz do Vaticano.
Mundo

O poder mobilizador da rejeição /premium

Um discurso negativo, de rejeição de alguma coisa, independentemente de ser factual ou inventado, tem muito mais impacto junto das populações que um discurso positivo, construtivo ou inclusivo.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
Desporto

Tenista Djokovic e ginasta Simone Biles premiados

O tenista sérvio Novak Djokovic e a ginasta norte-americana Simone Biles foram distinguidos no Mónaco como atletas do ano (2018) nos Prémios Laureus, considerados os óscares do desporto mundial.
Holanda

Holanda. 3 portugueses morrem em acidente de carro

240
Os portugueses, um homem e duas mulheres com cerca de 20 anos, morreram depois de a viatura em que seguiam se ter despistado em Rosmalen. O veículo ter-se-á incendiado após o acidente.
PCP

Jornadas do PCP arrancam sem ações de rua

O PCP não parece apostado em entrar já em campanha. Pelo menos na forma. Em ano eleitoral, as jornadas parlamentares do partido deixaram de lado as ações de rua.
Abusos na Igreja

Bispos têm "obrigação moral" de denunciar abusos /premium

153
Hans Zollner, o jesuíta que o Papa Francisco encarregou de preparar o inédito encontro no Vaticano sobre os abusos sexuais, diz em entrevista ao Observador que "a Igreja tem de respeitar a lei".
União Europeia

União Europeia admite novas sanções à Rússia

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, admite que a UE pode impor novas sanções à Rússia "nas próximas duas semanas", devido à tensão entre Moscovo e a Ucrânia, no mar de Azov.
Abusos na Igreja

Igreja. Cimeira sobre abusos é "ponto de viragem" 

O arcebispo de Chicago afirma que encontro sobre os abusos a crianças cometidos pelo clero será "um momento crucial" para a Igreja tome consciência da sua responsabilidade.
Eleições Europeias

Europeias. Centro em queda, extremos "contidos"

Projeções do Parlamento Europeu para a nova configuração do hemiciclo mostra socialistas e conservadores em queda, mas tal não se traduz num disparar da extrema-direita. Liberais crescem.
Crise dos Refugiados

Morreu o padeiro que ajudava refugiados na Grécia

436
Dionisis Avranitakis cozia e distribuía pães de graça aos refugiados que chegavam a Kos, mesmo antes de que o Governo grego tivesse tempo de reagir e arranjar abrigos para aquelas pessoas.
Futebol

Pro Piacenza joga com 7 e perde 20-0 na Serie C

Pro Piacenza jogou com seis jovens da formação, o massagista e sem treinador. O plantel profissional está de greve por não receber salários. Se a equipa não jogasse, seria desqualificada da Serie C.
Pedro Sánchez

Espanha. Sanchez revela bastidores da política

O primeiro-ministro conta como lidou com Rajoy no referendo na Catalunha e quando aplicou o artigo 155 que mantém a tutela de Madrid sobre a região. Diz que não o viu "com grande ânsia em fazê-lo".
Estado Islâmico

ISIS. Jovem britânica deu à luz e quer regressar

329
Jovem que fugiu do Reino Unido para ir para a Síria juntar-se ao Estado Islâmico teve um filho e apela ao governo britânico que a deixe regressar. O ministro da Administração Interna está irredutível.
Espanha

Caso Julen: dono de terreno já foi detido 6 vezes

No registo criminal de David Serrano Alcaide, o tio do bebé de dois anos que caiu em Málaga num poço e morreu, são indicadas seis prisões decretadas por crimes como maus tratos e tráfico de drogas.
Reino Unido

Homem mais rico "foge" do Brexit para poupar 

9.795
Jim Ratcliffe, fundador da empresa de produtos químicos Ineos e o empresário mais rico do Reino Unido, que defendeu a saída do país da UE, muda a empresa para economizar em impostos. Não é o único.
Síria

Curdos sírios pedem ajuda a Europa

"Se os países europeus e os Estados Unidos, não fizerem nada, seremos forçados a entender-nos com o regime (sírio) para enviar as suas forças militares para as fronteiras e protegê-las" dos turcos.
Reino Unido

Sete baixas no Partido Trabalhista contra Corbyn

Sete deputados do Partido Trabalhista britânico bateram com a porta em protesto contra a posição do líder Jeremy Corbyn sobre o Brexit e contra a sua aproximação ao anti-semitismo.
Prémios e Galardões

Realizadoras portuguesas nomeadas para os Césares

A curta de animação "Entre Sombras", mistura as técnicas de pixilação e 'stop motion' com atores reais. A curta foi exibida em festivais nacionais e internacionais.
Venezuela

Eurodeputados expulsos acusados de conspiração

Delegação do Parlamento Europeu que ia visitar o autoproclamado Presidente interino viu os seus passaportes serem confiscados. MNE venezuelano acusa eurodeputados de terem "fins conspirativos".
Winston Churchill

A arrogância da ignorância /premium

159
Como devemos interpretar que um dirigente do segundo maior partido britânico venha dizer em público que o líder do mundo livre durante a II Guerra, Winston Churchill, foi um “vilão”?
Tech Auto

França: 700 milhões de euros para bater chineses

214
Emmanuel Macron anunciou um investimento de 700 milhões de euros na indústria das baterias para os automóveis. Tudo para combater o domínio chinês e manter em França a produção automóvel do futuro.
Catalunha

Manifestação em Bruxelas a favor da Catalunha

Cerca de 50 pessoas juntaram-se em Bruxelas para reivindicar o direito à autodeterminação da Catalunhar. Presidente do governo regional defendeu que "Espanha não pode governar contra a Catalunha".
França

Franceses contra protestos dos 'coletes amarelos'

201
A maioria dos franceses defende que devem parar os protestos nas ruas dos "coletes amarelos", três meses após o início das primeiras manifestações, revela sondagem.
Brexit

Companhia aérea britânica declara falência

617
A companhia aérea regional britânica Flybmi cancelou todos os voos por ter entrado em bancarrota devido à subida dos preços dos combustíveis e as incertezas criadas pelo 'Brexit'.
Brexit

May faz apelo a deputados conservadores

A primeira-ministra britânica pediu aos deputados conservadores para deixarem de lado as "preferências pessoais" e unirem-se no apoio a um acordo sobre a retirada do Reino Unido da União Europeia.
Estados Unidos da América

Trump pede à Europa para julgar os seus jihadistas

164
O presidente dos Estados Unidos desafiou os países europeus a repatriarem e julgarem os seus combatentes do Estado Islâmico, feitos prisioneiros na Síria.
CDS-PP

O governo merece uma censura /premium

298
Se o Presidente, o PM e os partidos parlamentares fossem responsáveis e se preocupassem com o estado do país, as eleições legislativas seriam no mesmo dia das eleições europeias, no fim de Maio.
Pedro Marques

Um ajudante de pedreiro a caminho de Bruxelas /premium

2.146
É o mais novo cabeça-de-lista do PS às europeias e chegar a Bruxelas é, afinal, um passo previsível de uma carreira pública com mais de 20 anos. Quando se instalar, vai direto à Casa do Benfica.
Londres

Sepultura de Karl Marx vandalizada por duas vezes

1.073
"Doutrina de Ódio" e "Arquiteto do Genocídio" foram algumas das expressões que foram pintadas a vermelho no célebre monumento. A polícia ainda não tem qualquer pista sobre quem possa ter sido o autor.
França

Menos manifestantes na rua contra Macron

Milhares de "coletes amarelos" participaram em pelo menos vinte cidades de toda a França -- no décimo quarto fim de semana consecutivo de protestos dirigidos contra a política do presidente Macron.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)