Jogou Final Fantasy VII ou Tekken 3 na primeira consola Playstation  na década de 1990? Agora, a Sony, seguindo as pisadas da Nintendo vai relançar versões mini das primeiras consolas de jogos, tal como a marca nipónica. A Playstation Classic é um revivalismo retro a pensar nos adultos que querem combater a nostalgia de tardes a jogar Playstation e crianças que querem saber onde nasceram os jogos da atual PS4.

À semelhança das Mini NES e SNES lançadas pela Nintendo, em 2016 e 2017, a Playstation Classic vem com 20 jogos pré-instalados — sem possibilidade de instalar mais — e liga-se aos ecrãs modernos por cabo HDMI. A consola vai estar disponível com dois comandos sem analógicos, porque os primeiros não tinham estes botões (mas já tinham as atuais teclas quadrado, triângulo, bola e cruz).

5 fotos

A Playstation original foi das primeiras consolas com cd’s físicos e a ter gráficos 3D. Saiu no Japão a 3 de dezembro 1994. Em honra desta data, a PlayStation Classic chega ao mercado — incluindo Portugal — a 3 de dezembro de 2018 (24 anos depois) com um preço de 100 euros (pode ser mais moderna que a nostalgia vendida pela Nintendo, mas também fica mais cara). Os jogos já anunciados são o Final Fantasy VII, Jumping Flash!, R4 Ridge Racer Type 4, Tekken 3 e Wild Arms.