293kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Empresas

PCP

PCP culpa UE e Governo pela situação na aviação

204
Após a insolvência da Groundforce, "o PCP responsabiliza a ação do capital, a intervenção da União Europeia e não pode deixar de responsabilizar o Governo pela atual desestabilização do setor aéreo".
Coronavírus

Governo apoia no aumento do salário mínimo

115
"Os pagamentos da compensação à atualização do salário mínimo nacional já foram processados, abrangendo 80.407 empresas, num total superior a 33 milhões de euros", adiantou o Ministério da Economia.
Economia

Adidas passa de prejuízo a lucro de 955 milhões

199
Adidas acredita que o facto da faturação ter crescido 33,8% na primeira metade deste ano se deve ao aumento das vendas que tinham sido penalizadas pelas medidas tomadas contra a pandemia de Covid-19.
Groundforce

Groundforce e TAP em conflito sobre voos noturnos

A Groundforce diz que a TAP lhe deve cerca de 2,5 milhões de euros, relativos a faturas de 2018, 2019, 2020 e 2021, por voos reagendados para o horário noturno. Companhia aérea não reconhece dívida.
E o vencedor é...

"Portugal dos grandes desígnios e do faz de conta"

183
Governo assinou “acordo histórico” para formação profissional. Pequeno problema: só 16% cumpre atualmente e poucas são as advertências. E melhor: ainda queremos premiar quem se limita a cumprir a lei.
Resposta Pronta

Groundforce "Contratos de trabalho assegurados"

214
O dirigente da Comissão de Trabalhadores da Groundforce, Erasmo Vasconcelos, adianta que os funcionários da empresa de handling foram informados que, para já, não há alterações aos vínculos laborais.
Resposta Pronta

Siza Vieira defende apertar o "crivo" nas ajudas

O ministro da Economia defende que a TAP é estratégica para o país deixando entender que o mesmo não se aplica à Dielmar. Siza Vieira defende critérios apertados nas ajudas do Estado às empresas.
Economia

É preciso ter "mais critério" ao ajudar empresas /premium

197
Ministro da Economia diz que o Estado tem de ter "uma perspetiva mais crítica" antes de decidir ajudar uma empresa. É preciso que seja viável. Ou então que seja estratégica, como a TAP.
Greve

Super Bock acusada de pressão sobre trabalhadores

Sindicato volta a acusar a Super Bock de pressionar os seus trabalhadores a não aderirem à greve de seis dias que reclama aumento de salários e mais dias de férias.
Groundforce

Tribunal decreta insolvência da Groundforce

TAP garante que a declaração de insolvência "não determina, por si" a cessação dos contratos de trabalho. Maior acionista da Groundforce diz que decisão "deve ser objeto de recurso".
Comida

Portugal já vende produtos com insetos comestíveis

718
Estes produtos utilizam sobretudo farinha de inseto na sua composição. Continente é a primeira marca de retalho nacional a comercializar estes produtos em no país.
Açores

PSAçores diz haver atrasos no programa de emprego

"Os atrasos na aprovação dos apoios e incentivos condicionam o normal funcionamento da atividade empresarial", afirma Carlos Silva, deputado socialista.
E o vencedor é...

Parabéns. Já somos todos donos da TAP

142
Estado passará a ser único acionista. UE não está convencida sobre a viabilidade da TAP. E porque será? Cuidadores informais só receberam 8% dos apoios. Já agora, "a direita que diga qualquer coisa".
Empresas

Compliance laboral e tecnológico

136
Em plena quarta revolução industrial, terá de ser a lei a obrigar as empresas a um mínimo de horas de investimento em capital humano? A falta de investimento em formação não sairá mais cara?
Insolvências

As "cambalhotas" da Dielmar até à insolvência /premium

195
A Dielmar, que entrou agora em processo de insolvência, teve fortes ajudas do Estado e foi palco de discursos de vários governantes e chefes de Estado ao longo da última década. Não foi suficiente.
Corticeira Amorim

Lucros da Corticeira Amorim cresceram 15,1%

A empresa Corticeira Amorim encerrou o primeiro semestre com um resultado líquido de 39,4 milhões de euros, um aumento de 15,1% face ao mesmo período de 2020.
Ambiente

Este saco para lavar roupa evita poluição marinha

231
A startup Skizo criou um saco para lavar a roupa que evita o envio de pequenos pedaços de plástico para os rios e oceanos. Tem como objetivo progredir no combate à poluição marinha.
Séries

Série "O Senhor dos Anéis" estreia-se em 2022

267
A série produzida pelos Amazon Studios vai estrear a 2 de setembro de 2022 em exclusivo na Prime Video em mais de 240 países e territórios. Estúdios divulgaram a primeira imagem.
Ministério da Economia

Administração da Dielmar teve apoios mas falhou

116
O Ministério diz que as dificuldades são anteriores à Covid-19 que os apoios de milhões de euros recebidos pela empresa têxtil pressupunham medidas de restruturação que a administração não completou.
Ministério da Economia

Estado não salva Dielmar, mas ajuda trabalhadores

Pedro Siza Vieira afirma que o Estado não está disposto a continuar a investir na empresa -- que já recebeu 8 milhões de euros públicos -- mas pretende assegurar destino para os 300 trabalhadores.
Portuguese Women in Tech

Captar mulheres para o mundo das tecnologias

Captar mulheres para o mundo das TI é mostrar às mulheres que todos os setores não têm sexo. É um preconceito achar que ainda existem setores profissionais que devem ser para mulheres ou para homens.
Comentário

"Bruxelas duvida que a TAP consiga voar sozinha"

106
Vice-presidente da Comissão Europeia desconfia do plano de reestruturação e mostra dúvidas sobre quando é que a TAP voltará a ser viável. Análise de Ana Suspiro, jornalista de Economia do Observador.
Insolvências

Dielmar. Trabalhadores marcam protesto para dia 9

A empresa Dielmar, com cerca de 300 trabalhadores, pediu insolvência após 56 anos. Os trabalhadores concentrar-se-ão no dia 9 de agosto em Castelo Branco, pela salvaguarda dos seus postos de trabalho.
TAP

Porque desconfia Bruxelas do plano da TAP  /premium

123
Carta da vice-presidente da Comissão mostra dúvidas sobre quando a TAP voltará a ser viável e se precisará de mais apoio. Esforço de financiadores é pouco, não há privados e sugere corte de slots.
A Anunciar o Futuro

“O desenvolvimento sustentável está nas pessoas”

O que é o Marketing sustentável? E o que devem as empresas ter como bússolas? Falámos com Susana de Carvalho, fundadora da Earth Watchers, para descobrir a sua visão sobre estes temas.
PME

PME mais sustentáveis e digitais? Esta é a solução

Para que sejam inovadoras e competitivas, as pequenas e médias empresas precisam de apoio, até para serem mais sustentáveis e digitais. A pensar nisso, a AEP criou o projeto EcoEconomy 4.0.
Resposta Pronta

Insolvência da Dielmar. Autarca pede reunião 

José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, fala numa situação trágica e quer encontro com ministro da Economia. Pedido de insolvência já deu entrada: 300 empregos em risco.
EDP

Manuel Pinho: "Empobreci muito na política"

170
O antigo ministro da Economia, arguido no caso EDP, divulgou a declaração que fez no DCIAP, afirmando que esteve “confinado” durante os 9 anos que dura o inquérito. E anuncia que vai lançar um livro.
Tecnologia

Será que os bancos devem recear as GAFAM?

As GAFAM colocam uma questão de fundo na mudança económica e numérica: a da transformação das profissões, da flexibilidade e da agilidade que os Neobancos souberam utilizar para se adaptarem ao futuro
Apps

Streaming. O “perigo” das renovações automáticas /premium

Testámos o cancelamento do serviço em cinco plataformas e nem sempre é fácil. Dá para fazê-lo, mas há alçapões e becos sem saída. Explicamos como escapar e o que tem de ter em atenção.
Comida

A NoMenu agora é Please. O que mudou? /premium

A primeira e maior mudança: o nome. A NoMenu agora é Please e tem toda uma nova imagem cor de rosa. A empresa começou em 1998 com apenas 10 restaurantes, menus em folhetos e pedidos por telefone.
Sonae

Sonae vende 24,99% da Modelo Continente a um fundo

Quase um quarto da Modelo Continente vai passar para as mãos de um fundo luxemburguês em troca de 528 milhões de euros e o pagamento de um contigente de 63 milhões. Negócio fechado em agosto.
CTT

Arcos de Valdevez e Ponte da Barca sem cartas

Pela falta de contratação de carteiros da CTT, a população de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca está sem receber correspondência há várias semanas. Os profissionais afetos prometem greve.
Governo

Governo acusado de falhar prazos de pagamentos

Documento do Compromisso Pagamento Pontual acusa o Governo de falhar pagamentos a horas. "O Estado penaliza as empresas com pagamentos a mais de 90 dias de atraso (mais de 665 milhões de euros)".
Crédito

Moratórias prorrogadas para empresas da Madeira

O projeto visa "assegurar que um banco promocional de apoio ao investimento produtivo, ao tecido empresarial nacional, estenda a sua ação a todo o território, incluindo as regiões autónomas".
Amazon

Amazon multada 746 milhões de euros no Luxemburgo 

A comissão luxemburguesa para a proteção de dados (CNPD) afirma que "o tratamento de dados pela Amazon não respeitou os regulamentos de proteção de dados da União Europeia".
Matosinhos

Fecho de refinaria reflete "tragédia social"

A CCT da Petrogal afirma que o relatório de fecho da refinaria de Matosinhos se reflete numa tragédia social "a que ninguém pode ficar indiferente, sobretudo a governação nacional e local".
EDP

Pinho de "consciência tranquila", após audição

É a quarta tentativa para ouvir o ex-ministro da Economia desde 2017. Suspeito de ter sido corrompido por António Mexia e Ricardo Salgado, Pinho esteve mais de seis horas a ser interrogado no DCIAP.
Greve

Agosto. Greve na CP poderá perturbar circulação 

A CP alertou para possíveis perturbações entre 1 de 31 de agosto devido à greve de horas extraordinárias e feriados, convocada pelo Sindicado Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário.
REN

Dono da Zara compra 12% da REN à Oman Oil

Empresa controlada por Amancio Ortega comprou participação de 12% da Redes Energéticas Nacionais à Oman Oil. Dono da Zara passa a ser segundo maior acionista da gestora da rede elétrica.
Empresas

Mais de metade das empresas regista quebra em 2020

"Os setores mais expostos aos efeitos das restrições na circulação e atividade das empresas tiveram uma maior percentagem de empresas com uma descida significativa do volume de negócios", em 2020.
Emprego

Governo negoceia pagamento de licença para estudar

Licença sabática para trabalhadores que queiram apostar na melhoria das qualificações deverá ser paga pelos fundos europeus que ajudam a cumprir uma das promessas eleitorais feitas pelos socialistas.
Coronavírus

Governo prolonga indefinidamente apoio à retoma

Apoio à retoma progressiva, que estava previsto terminar em setembro, vai afinal vigorar "enquanto existirem restrições associadas à pandemia". Empresas ficam proibidas de despedir por 90 dias.
Resposta Pronta

"Personalidade de Jorge Fonseca atrai as marcas"

Judoca português ironizou com Adidas e Puma. "Futebol absorve quase todo o espaço mediático que existe", lembra Daniel Sá, diretor-executivo do IPAM e especialista em marketing desportivo.
Sonae

Sonae passa de prejuízo a lucro de 62 milhões

Sonae passa de um resultado líquido negativo de 76 milhões de euros no primeiro semestre de 2020 para 62 milhões de euros de lucro no primeiro semestre de 2021.
Resposta Pronta

"É a medida necessária para podermos melhorar"

Lurdes Fonseca, da União de Associações do Comércio e Serviços de LVT, fala de uma "janela de oportunidade" para a retoma do setor, mas pede a continuação dos apoios às pequenas e médias empresas.
EDP

EDP lucra 342 milhões até junho

O lucro da EDP cresceu no primeiro semestre 9%, atingindo 343 milhões de euros. Sem efeitos extraordinários, o resultado cai 15%, penalizado pela subida do custo da compra de energia.
Livros

Penguin e 20|20 criam novo grupo editorial

A fusão entre a 20|20 Editora e a Penguin Random House resulta no nascimento de uma nova empresa, que quer publicar 650 títulos por ano e ser "um grupo editorial e cultural de referência absoluta".
PlayStation

Já foram vendidas 10 milhões de consolas PS5

Nem uma crise mundial de escassez de chips ou uma pandemia evitaram que a PlayStation 5 se tornasse a consola da Sony mais rapidamente vendida.
Tecnologia

Empresas tecnológicas obtêm lucros recorde

As principais empresas tecnológicas do mundo estão a apresentar resultados extremamente positivos relativamente ao segundo trimestre de 2021.
Greve

Greve da IP não causa perturbações na CP

Com uma adesão aquém das expectativas à greve parcial da Infraestruturas de Portugal, os comboios circularam esta quarta-feira sem quaisquer perturbações.
Combustível

Combustíveis. O que podia ser feito (mas não foi) /premium

Propostas da Autoridade da Concorrência de 2018 para elevar concorrência ficaram na gaveta. Governo quer intervir nas margens, mas reguladores dizem que o problema é a logística e alertam para riscos.
Coronavírus

Micro e pequenas empresas com apoio de 100 milhões

A dotação, que pode ser aumentada até 750 milhões, juntando outras linhas de apoio às micro e pequenas empresas, vem com um atraso de três meses face ao que consta no Orçamento do Estado para 2021.
Noticiário

9h. Linha de Sintra. Avaria pára comboios

Uma avaria nos comandos e na sinalização da Infraestruturas Portugal condicionou a circulação na linha de Sintra na manhã desta quarta feira. Metro do Porto parado devido à greve dos maquinistas.
Greve

Greve na CP pode perturbar circulação de comboios 

A CP-Comboios de Portugal anuncia que devido à greve na empresa e Infraestruturas de Portugal, poderão existir perturbações na circulação dos comboios a partir desta quarta-feira.
Matosinhos

Câmara quer parcela de terrenos da refinaria Galp

Foi aprovada a criação de um Centro Tecnológico naquelas instalações, seguindo a proposta que consta num estudo da Universidade do Porto sobre o impacto do encerramento do equipamento.
Energia

EDP Renováveis assegura novo contrato nos EUA

O projeto solar localiza-se no estado do Arizona e a subsidiária prevê que entre em operação em 2023. A EDPR tem agora 2,5 gigawatts de capacidade solar assegurada para instalar até esse ano.
TAP

Sindicatos tentam travar despedimento coletivo

Sindicatos revelam que, após várias tentativas de negociação direta, as conversas serão agora transferidas para os tribunais através de ações legais para travar o despedimento coletivo.
Mulher

UMAR questiona eventual discriminação na TAP

As mulheres representam 15% dos pilotos que vão ser despedidos e são "apenas 4,4% do total da frota". Há homens com menos tempo de antiguidade na TAP não incluídos.
Greve

Greve. CP prevê perturbações em todos os serviços

Os trabalhadores da IP iniciam na quarta-feira uma greve parcial de quatro horas por dia, que deverá afetar a circulação de comboios de longo curso e regional.
TAP

Despedimentos "cegos" levam sindicato a acusar TAP

"A cegueira do algoritmo é tanta que esta gestão sem qualquer sentido social coloca no desemprego no mesmo dia marido e mulher", nos despedimentos do processo de reestruturação da TAP.
CP

Governo autoriza CP a comprar 22 comboios até 2028

O investimento para a aquisição deste material circulante já tinha sido aprovado há mais de dois anos, justificando-se a reprogramação e atualização com o atraso provocado por uma impugnação judicial.
Empresas

Robôs para cidades verdes são made in Portugal

Na primeira emissão do programa "O Regresso da Indústria", da Rádio Observador, Catarina Selada e Luís de Matos analisaram o presente e o futuro das tecnologias que vão ajudar a criar "smart cities".
Angola

BestFly alcança 30 mil passageiros em dois meses

A companhia aérea BestFly transportou mais de 30 mil passageiros nos primeiros dois meses do serviço público de transporte em Cabo Verde, e prevê crescer para 500 voos este mês.
Eletricidade

EDP Brasil lucra 137,5 milhões de euros

O presidente da EDP Brasil frisou que a distribuição de energia teve um desempenho positivo "fundamentalmente pelo aumento de energia distribuída, que acaba por ter um impacto sempre vantajoso".
Matosinhos

Galp estuda transição energética em Matosinhos

Câmara de Matosinhos vai avaliar os impactos socioeconómicos do fecho do complexo petroquímico no concelho por forma a estudar a criação de uma nova plataforma.
Porto

Contas consolidadas de 2020 aprovadas no Porto

O Relatório que engloba contas da Câmara Municipal, resultados das empresas municipais e participações em fundos, foi aprovado. PSD, PS e CDU consideraram os esforços da Câmara do Porto fracos.
MEO

Meo condenada a pagar a empregado suspenso

Por mostrar uma postura crítica e censurável perante assuntos do foro interno da empresa, um empregado da Meo foi suspenso por 10 dias. O tribunal declarou-o inocente e a empresa teve que pagar 449€.
Sonangol

Galp. Tribunal holandês decide a favor da Sonangol

O tribunal que avaliou o caso decidiu a favor da petrolífera angolana, que se tornará acionista única (100%) da Esperaza Holding BV. Sonangol foi declarada única proprietária do investimento na Galp.
EDP

Pinho ouvido no DCIAP. Será que à 4.ª é de vez? /premium

O ex-ministro da Economia foi notificado para prestar declarações enquanto arguido do caso EDP. Se a diligência se concretizar à quarta tentativa, será a primeira vez que Pinho prestará declarações.
TAP

Rui Moreira: "Preferimos que TAP não venha cá"

O autarca do Porto disse preferir que a TAP não voe para o Aeroporto Sá Carneiro, insistindo na entrega de uma parcela idêntica ou proporcional ao investido para suprir falhas do mercado.
Groundforce

Desconvocada greve do próximo fim de semana

Todos os sindicatos desconvocaram a greve na Groundforce agendada para o próximo fim de semana. O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal mantém greves nos dias 2 e 15 de agosto.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se para 7.060 milhões no 1º semestre

A receita fiscal do Estado sobe 2,4%, uma evolução justificada, nos impostos diretos, pelo IRC, IRS e pagamentos de autoliquidação. Já o excedente da Segurança Social sobe para 587 milhões de euros.
Groundforce

Groundforce diz garantir salários de julho 

Alfredo Casimiro adianta que "estão reunidas as condições que permitirão à Groundforce assegurar o pagamento atempado e integral dos salários de julho a todos os seus trabalhadores".
A Anunciar o Futuro

“Os jovens fazem do Ambiente uma causa”

O que mudou no que diz respeito à reciclagem? Conversámos com Ana Trigo de Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, para perceber a importância de sensibilizar para a proteção do Ambiente.
Galp

Galp diz que intervenção nos preços é negativa

Presidente executivo da Galp aponta erros a estudo de entidade pública que indica aumento de margens na venda de combustíveis. Andy Brown avisa que intervenção nos preços (do Governo) será negativa.
Explicador

Apagão. Governo descarta "autonomia energética"

Secretário de estado adjunto e da Energia, João Galamba, considera que "sistemas interligados são mais resilientes". Administrador da REN descarta que Portugal tenha uma "rede energética vulnerável".
Galp

Galp fecha 1º semestre com lucros de 166 milhões 

A Galp refere que o "cash flow" operacional ajustado (OCF) nos primeiros seis meses do ano aumentou 68% relativamente ao período homólogo, para 914 milhões de euros.
Energia

Fornecimento de energia elétrica já foi reposto

O fornecimento de energia elétrica já foi reposto em Portugal. Relatos de "apagão" sucederam-se no Norte, Lisboa ou Algarve.. Relatos semelhantes em Espanha e França.
Altice

Altice processa Ponta da Barca

Em causa estão chamadas telefónicas de valor acrescentado realizadas em setembro 2020, durante o concurso "7 Maravilhas de Portugal", transmitido pela RTP.
Espanha

Ryanair vai incorporar pilotos independentes 

A Ryanair comprometeu-se com o acordo a oferecer contratos diretos, segundo a legislação laboral espanhola, em três fases, integrando os pilotos empregados por conta própria através de uma agência.
Resposta Pronta

"TAP comprometeu-se a cumprir o pagamento"

Secretário-geral do SITAVA esteve reunido com a TAP. José Sousa diz que foi garantido o pagamento direto aos trabalhadores e por isso retira o pré-aviso de greve.
Groundforce

Sitava desconvoca greve de 30 julho a 1 agosto

O Sitava considera "estarem reunidas as condições mínimas necessárias "para a suspensão das greves, após a reunião com Pedro Nuno Santos e a confirmação dos compromissos anunciados.
Empresas

Empresas que despeçam arriscam devolver benefícios

A observância da manutenção do nível de emprego decidirá se as empresas poderão usufruir de benefícios fiscais ou se, por outro lado, terão de devolver os que obtiveram durante este ano.
Empresas

Investidores em renováveis pedem regulação clara

Empresas dizem que ter um plano nacional é algo ambicioso, mas a regulação, num quadro estável e claro, "é o que dá, de verdade, segurança aos investidores".
Política

ACT fez 500 inspeções a empresas

Tem sido um "intenso trabalho inspetivo, com 500 processos inspetivos em 2020 e 2021, apenas nas empresas de outsourcing dos setores de vigilância, limpeza e alimentação", diz Miguel Cabrita.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A Economia Digital: mentalidade ou tecnologia? 

A fasquia não deve ser “recuperar o atraso”, mas “tomar a liderança''. O efeito sistémico pode multiplicar o crescimento do nosso PIB e já temos vários exemplos “nossos” inspiradores.
PAN

Aprovada lei que obriga empresas a doar alimentos 

As empresas com receitas superiores a 50 milhões de euros ou que empreguem 250 ou mais pessoas são obrigadas a doar os géneros alimentícios que tenham perdido a sua condição de comercialização.
Resposta Pronta

Greve Groundforce."Num ato de confiaça, recuamos"

Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos esteve reunido com o Governo e confia no pagamento dos subsídios até à "próxima semana", e por isso, foi desconvocado o "pré-aviso" de greve.
Groundforce

Três sindicatos desconvocam greve de 31 a 2 

Três sindicatos vão desconvocar a greve marcada para 31 de julho a 2 de agosto por "ato de confiança" ao Governo. No entanto, restantes deverão manter os pré-avisos de greve.
Empresas

21 milhões de euros. Broadvoice compra GoContact

A tecnológica norte-americana Broadvoice adquiriu a empresa aveirense GoContact por "21 milhões de euros". Fundadores da startup portuguesa vão manter cargos e liderar a expansão europeia.
Groundforce

TAP impõe empresa já com licenças europeias

Da reunião com sindicatos saíram pistas sobre o novo parceiro desejado para a Groundforce. Empresa, credível e já com licenças para operar na Europa.
Media

Media Capital reduz prejuízos para 8,5 milhões

De 14,4 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre de 2020, a Media Capital perdeu 8,5 milhões de euros no mesmo período de 2021. Os rendimentos operacionais cresceram em 32%.
Explicador

Groundforce. "É preciso mudar o acionista"

Paulo Neto Leite, ex-presidente da Comissão Executiva, pede "adultos" nas negociações e aplaude "plano B" do Governo. "Ter uma alternativa deve tranquilizar-nos", refere, mas é preciso "garantia".
Noticiário

10h. Groundforce. Ex-CEO pede "garantia" da TAP

Paulo Neto Leite diz que é preciso cumprir o anúncio de que a TAP vai assumir o pagamento de ordenados e subsídios em atraso. Ainda neste jornal, a reação da CONFAP ao relatório do Tribunal de Contas.
Economia

Greenvolt faz contrato de liquidez com CaixaBI

O contrato foi celebrado no dia 12 de julho e terá a duração de um ano, entrando em vigor na presente data, sendo renovado, automaticamente, por períodos sucessivos de três meses.
Altice

Altice. Anacom não se sente responsável 

O Sindicalista Jorge Félix considera que a Anacom cumpre com o seu dever "sem naturalmente desprezar aquilo que é rendimento da empresa".
Coronavírus

Ferraz da Costa: "Será difícil recuperar economia"

Ferraz da Costa criticou "a má gestão da pandemia", que classificou como um "travão" à recuperação económica e explica que sem uma política de saúde diferente "vai ser difícil" recuperar a economia.
Economia

Novo Banco muda-se para Tagus Park em 2022

O Tagus Park será a nova sede do banco e das empresas do grupo a partir de 2022. "A total operacionalidade do Campus está prevista para a primavera de 2023", segundo a mensagem do Novo Banco.
Presidente da República

PR saúda "encaminhar de solução" para Groundforce

Presidente da República lembra que estava em causa um "bloqueamento numa empresa que bloqueava outra empresa", o que era uma "situação particularmente sensível" e que "bloqueava economia portuguesa".
Multas

Coima da KPMG reduzida para 450 mil euros 

O Tribunal da Concorrência Regulação e Supervisão condenou a revisora oficial de contas do BES a um total de 11 coimas, que resultaram na coima única de 450.000 euros.
Investimento

Só "um louco investe em Portugal"

A aposta em PME leva a uma "pobreza sistemática", considera Luís Todo Bom, acrescentando que só é possível ter empresas de grande dimensão em Portugal através do investimento estrangeiro.
TAP

Groundforce. TAP vai pagar salários e subsídios

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação considera que estão reunidas as condições para uma "resolução definitiva da instabilidade que se vive na empresa".
Greve

Altice. Adesão à greve "é inferior a 5%"

A adesão à greve na Altice Portugal contra o despedimento coletivo de mais de 200 trabalhadores "é inferior a 5%". Desta forma, todos os serviços estão a funcionar sem restrições.
Coronavírus

Johnson & Johnson aumenta lucro em 32%

A empresa norte-americana aumentou as vendas em 27,1% face ao período homólogo de 2020 e os lucros dispararam 73,1% para 6.278 milhões de dólares, cerca de 5.325 milhões de euros.
Empresas

Salesforce compra Slack por 27 mil milhões 

A tecnológica Salesforce concluiu a compra do concorrente do Microsoft Teams, o Slack. Operação de 27 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros) quer criar "futuro do software empresarial".
Explicador

Covid vs economia? "É preciso desconfinar cabeças"

Para o economista Luís Aguiar-Conraria, o "objetivo não pode ser risco zero", é preciso desconfinar. Já Pedro Pita Barros, economista em saúde, pede "mais ambição" para o sistema de saúde português.
Despedimentos

Altice em greve devido a despedimento coletivo

Trabalhadores do grupo Altice Portugal reúnem-se esta quarta-feira numa greve contra despedimento coletivo, em que dizem haver responsabilidade do Governo, de mais de 200 pessoas.
Coronavírus

Rede Global da Diáspora inicia reuniões atrasadas 

Adiados devido à pandemia de Covid-19, os encontros presenciais de negócios internacionais junto das comunidades empresariais mais representativas da diáspora vão realizar-se na Europa e na América.
Exploração Espacial

Palavras de emoção e objetos simbólicos no espaço /premium

A sensação de gravidade zero é algo natural, disse Jeff Bezos. Em quatro minutos, levitaram, rodopiaram e jogaram com uma bola. Agora querem mais, especialmente Wally Funk. E já.
Comunicação Social

Media Capital. Cofina anuncia revogação da OPA

A decisão tem como fundamento "o lançamento, pela Pluris Investments, S.A., de oferta pública de aquisição concorrente sobre as ações representativas do capital social" da Media Capital.
País

EDP. Mais 503 milhões com défice tarifário

A EDP anunciou a venda de 28,8% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por 503 milhões de euros. Em dezembro já tinha vendido 15,5%.
Ryanair

Ryanair ataca TAP, mas não paga imposto de lucros /premium

Companhia low-cost usa argumento de "contribuinte" para atacar ajuda pública à TAP. Paga taxas e outros impostos, mas não imposto sobre lucros. Fisco questionou prejuízos. Ryanair contestou.
Coronavírus

EMA inicia avaliação da vacina da Sanofi Pasteur 

Os resultados preliminares sugerem que a Vidprevtyn "desencadeia a produção de anticorpos que têm como alvo o SARS-CoV-2, o vírus que causa Covid-19 e pode ajudar a proteger contra a doença".
Bruxelas

Bruxelas questiona "eficiência" da Justiça lusa

As observações constam do capítulo dedicado a Portugal no relatório anual de 2021 sobre o Estado de direito na União Europeia, elaborado pela Comissão Europeia.
Emissão Especial

"O melhor dia de sempre". O voo de Bezos na rádio

Ouça aqui os 11 minutos de viagem espacial de Jeff Bezos numa emissão especial comentada pelo astrónomo José Augusto Matos. Voo acompanhado em direto na Rádio Observador.
Resposta Pronta

Selo de vacinação? "Merece ponderação"

João Vieira Lopes, presidente da CCP, revela que a criação de um selo de vacinação é defendida pela Ordem dos Médicos e por representantes dos setores do comércio, imobiliário e distribuição.
Resposta Pronta

"Pode ser o fim da linha para a Groundforce"

Cerco está a apertar, diz diretor da Associação de Direito da Insolvência e Recuperação, Paulo Valério, com revogação das licenças de ocupação que se junta ao pedido de insolvência feito pela TAP.
Groundforce

Se Montepio não vender "Estado encontrará solução"

Ministro das Infraestruturas diz que processo de venda pelo Montepio das ações da Pasogal na Groundforce "está em curso e no fim". Mas se não se concretizar, Estado ou TAP vão encontrar "solução".
Estatística

Adiamento de informação laboral gera preocupação

Tal como no ano passado, as empresas vão entregar mais tarde o Relatório Único, que contém informação importante sobre a situação laboral. O Conselho Superior de Estatística está preocupado.
Noticiário

10h. Groundforce. "Pode ser o fim da linha"

Associação Portuguesa de Direito da Insolvência e Recuperação analisa o "apertar de cerco" à Groundforce por causa das dívidas à ANA - Aeroportos. Neste jornal, ainda novidades no caso Ihor Homeniuk
Economia

FGA tem "excesso de financiamento"

Margarida Corrêa de Aguiar diz que o FGA "tem um excesso de financiamento, e a manter-se o nível de receitas que financiam este fundo", continuará a render um excesso do mesmo.
País

TAP aprova renúncia a reembolso antecipado

A assembleia-geral de obrigacionistas da TAP aprovou a renúncia ao reembolso antecipado relativamente aos exercícios de 2020 até 2022, com 96% dos votos a favor e apenas 3% contra.
Exploração Espacial

Jeff Bezos viaja até ao espaço esta terça-feira /premium

O New Shepard, que voa sem piloto, chegará ao espaço em 11 minutos e atingirá uma altitude de 100 quilómetros. A bordo, Bezos terá o irmão, uma mulher de 82 anos e um estudante de 18.
Groundforce

A vitória oca de Casimiro na greve da Groundforce /premium

Paralisação do fim de semana cancelou 650 voos. Greve caótica deu força a Alfredo Casimiro no braço de ferro com Pedro Nuno Santos, mas pode ter precipitado uma solução definitiva — sem ele.
PCP

PCP exorta Governo a nacionalizar Groundforce 

O PCP explicitou que "desde há mais de um ano" que os funcionários da Groundforce estão a viver uma "situação de profunda instabilidade" e recordou que já tinha proposto a nacionalização da empresa.
Autoridade da Concorrência

Sete empresas de segurança acusadas por cartel

Para a Autoridade da Concorrência, existe uma "probabilidade razoável" de as empresas em causa virem a ser sancionadas por terem fixado os níveis de preços e "repartido clientes".
Groundforce

Sindicatos apelam ao diálogo na Groundforce 

Os sindicatos defendem que "urge encontrar soluções de diálogo, que materializadas, resolvam estruturalmente as questões, dos salários, dos subsídios, dos acionistas, da TAP, do turismo e do país".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR. Críticas à Groundforce e Covid-19 "estável"

No Funchal, o PR defendeu que os cenários pessimistas para a Covid-19 não se confirmaram, visou “alguns responsáveis” da Grounforce que “estão a prejudicar o país” e comentou ausência de Alberto João.
A Anunciar o Futuro

O que precisa de saber para potenciar a sua marca

O que falta no Retail Media em Portugal? O que está a mudar dentro das empresas? Falamos com Miguel Almeida, diretor de Media e Social Media da Sonae MC. 
Groundforce

Turismo pede a Governo fim de greve na Groundforce

A CTP apela a um acordo entre o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroporto e a TAP "no sentido encontrarem uma solução que evite uma nova paralisação nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto".
Sonae

Concorrência dá luz verde para a venda da Maxmat

Em causa está o negócio de compra à Sonae, por parte de uma empresa do grupo BME, detida pela Blackstone, da participação de 50% na Maxmat, que assim passa a ser a única dona desta cadeia de lojas.
EDP

Luz. EDP condenada a pagar milhões a autarquias

EDP pode rentabilizar os postos de eletricidade e cobrar às operadoras de telecomunicações pela passagem dos cabos, desde que a autarquia concorde e receba uma compensação.
Iniciativas Observador

"Crescimento vai estar no tema da experiência" /premium

Hábitos de consumo mudaram muito com a pandemia, por isso os consumidores esperam novas experiências e novos produtos e serviços, diz administrador da consultora Accenture. Como será o futuro próximo?
Resposta Pronta

Groundforce. "Governo tem de rescindir o contrato"

Presidente da Associação da Hotelaria afirma que Governo deve encontrar uma solução para a greve dos trabalhadores da Groundforce. Raul Martins afirma que reservas foram quase todas canceladas.
Groundforce

Greve. Serviços mínimos com menos impacto 

A maior parte das situações abrangidas pelos serviços mínimos decretados para a greve dos trabalhadores da Groundforce esgotaram-se no sábado. Este domingo estimam-se mais cancelamentos.
Noticiário

10h. Mais de 300 voos cancelados só esta manhã

Dia ainda mais complicado do que o de ontem no aeroporto de Lisboa por causa da greve dos trabalhadores da Groundforce. Nos restantes aeroportos, há menos perturbações. Incêndio no Algarve dominado.
Resposta Pronta

"Trabalhadores da Groundforce foram subestimados"

Presidente do Sindicato de Técnicos de Handling dos Aeroportos lembra que constrangimentos podiam ser evitados. André Teives defende que TAP não pode adiantar subsídios sem pagar dívidas primeiro.
Aeroporto de Lisboa

Mais de metade dos voos cancelados este domingo

A ANA informa que só em Lisboa já foram cancelados 321 voos (dos 515 previstos), aos quais se juntam mais 56 nos aeroportos de Porto, Faro, Madeira e Porto Santo.
Groundforce

Sindicato regista 100% de adesão à greve

Líder sindical, André Teives, diz que em Lisboa apenas estão a ser cumpridos os serviços mínimos e que os trabalhadores estão "claramente confiantes numa solução".
Noticiário

12h. Cada vez mais voos cancelados: quase 170

Grandes perturbações no aeroporto de Lisboa esta manhã por causa da greve dos trabalhadores de terra que tratam das barragem. Cimeira da CPLP já arrancou em Luanda. Marcelo vai jantar com Costa.
TAP

Pilotos reunidos para debater despedimentos

Reunião começou às 10 horas, através de videoconferência. Pilotos vão decidir se aceitam realizar voos em férias e folgas depois do despedimento coletivo anunciado de 35 profissionais.
Greve

Greve já cancelou 274 voos no país

De acordo com a ANA Aeroportos de Portugal já foram canceladas 107 chegadas e 135 partidas. Entretanto, vários passageiros começaram a concentrar-se no aeroporto.
Noticiário

10h. Quase 100 voos cancelados por causa da greve

Balanço da ANA Aeroportos até ao meio da manhã. Atraso no pagamento de salários desde janeiro é o motivo desta paralisação dos trabalhadores de terra que tratam das bagagens nos aeroportos.
Noticiário

Voos cancelados em dia de greve na Groundforce

Olhando para o site da ANA Aeroportos há vários voos cancelados esta manhã. É o primeiro de dois dias de greve. E ainda o diretor da PSP que enviou e-mail um dia antes para travar festejos do Sporting
Hong Kong

EUA alertam para "riscos" de empresas em Hong Kong

O Presidente dos EUA já tinha dito que o ambiente de negócios em Hong Kong se estava a "deteriorar" e alertou para os riscos de a situação se agravar num futuro próximo.
País

Greve na Groundforce constringe aeroportos

Aeroportos de Portugal recomenda que os passageiros se informem antecipadamente sobre o seu voo devido a possíveis constrangimentos nos aeroportos, causados pela greve da Groundforce.
Aviação

Técnicos de manutenção da TAP convocam greve

O processo de despedimento coletivo de 124 colaboradores iniciado pela TAP abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede.
País

CP vai contratar apoio à reparação de equipamentos

A CP aprovou o lançamento de um procedimento pré-contratual para apoio à reparação dos equipamentos dos veículos ferroviários, no valor de 236 mil euros. Plano a executar até 2022.
EDP

Relação decide que Sócrates pode ser assistente

Juiz Ivo Rosa tinha aceitado pedido do ex-primeiro-ministro para ser assistente no caso dos contratos da EDP, mas o MP recorreu para o Tribunal da Relação, por ele ser amigo do arguidos, Manuel Pinho.
EDP

EDP investirá 640 milhões em transição energética

"A EDP prevê investir 640 milhões de euros em projetos que vão contribuir para o desígnio da transição energética em Portugal, ao longo dos próximos cinco anos", anunciou a EDP.
TAP

Marcelo: Lufthansa na Tap foi congelada pela Covid

Presidente da República desdramatiza investigação de Bruxelas e diz que a questão da entrada da Lufthansa na TAP se trata da "matéria mais velha de que se fala". Só não avançou por causa da pandemia.
TAP

TAP. Bruxelas aprova ajuda estatal, mas investiga

A investigação da Comissão Europeia ao apoio do Governo passa por ouvir empresas concorrentes da TAP. Governo sinalizou a Bruxelas que Lufthansa ou Air France podem vir a fazer parte da solução.
Observador Lab

Os jogos de tabuleiro são para toda a família

A Mebo Games cria e comercializa jogos de tabuleiro, e o seu diretor geral sonha ver um dos seus produtos em cada casa da península ibérica. Um sonho como os que o Banco Credibom ajuda a realizar.
IEFP

10.300 empresas já receberam apoio simplificado 

O IEFP indicou que, "até à presente data, foram recebidas cerca de 47.200 candidaturas" e "foram já realizados pagamentos a 10.300 entidades, no valor global de 55,4 milhões de euros".
Coronavírus

IEFP pode verificar desistências de incentivo

Em causa estão as empresas que acederam ao incentivo criado em 2020, mas que depois quiseram desistir desta ajuda, de forma a poderem aceder ao apoio à retoma sem terem de devolver o dinheiro.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

A economia do well-being vem aí

Marcas só vão sobreviver se colocarem como prioritário o bem-estar do consumidor.
País

CTT suspendem greve parcial

De forma a responder às necessidades imediatas e à evolução do tráfego de correio, os CTT comprometem-se a reforçar os centros de distribuição postal e suspenderam a greve parcial.
Transporte Ferroviário

Governo lança compra de 117 comboios para a CP

Conselho de Ministros aprova concurso para comprar 117 automotoras elétricas, a maior parte para serviços urbanos nas áreas de Lisboa e Porto. Investimento total ascende a 819 milhões de euros.
Groundforce

Groundforce. Greve ao trabalho extraordinário

A 30 de junho a TAP devia à Groundforce a quantia global de 7.196.431 euros, diz a empresa que não quer adiantamentos da TAP, mas que a companhia aérea "pague os serviços já prestados".
Noticiário

8h. Cartão Vermelho também investiga FC Porto

Investigação vai muito além de Luís Filipe Vieira. Nos combustíveis, Governo quer limitar margens das gasolineiras, mas impostos também pesam muito. Fiscalista explica como baixar o preço final.
País

TAP preocupada com iminente disrupção operacional

A TAP demonstra-se “preocupada com iminente disrupção operacional causada pela rejeição do acordo pela Groundforce” para o pagamento de subsídios de férias.
Amazon

Bezos faz doação recorde à Smithsonian Institution

Doação vai servir para requalificar o Museu Nacional do Ar e do Espaço e para criar um novo centro de aprendizagem que terá o nome do empresário: "Jeff Bezos Learning Center".
A página está a demorar muito tempo.