Tecnologia

A sua PS4 desligou-se sozinha? Jogadores de PlayStation 4 estão a receber uma mensagem que avaria a consola

344

Vários utilizadores da PlayStation 4 estão a receber uma mensagem de outros utilizadores que desliga automaticamente o sistema e, nalguns casos, impede a consola de voltar a ligar.

A PlayStation 4 foi lançada em novembro de 2013

SONY/PLAYSTATION

Um conjunto específico de caracteres enviado pelo serviço de mensagens da PlayStation 4 (PS4) está a fazer desligar consolas de vários utilizadores. O caso começou a ser reportado na rede social Reddit, onde os jogadores afirmam que, depois de receberem a mensagem, tiveram de reiniciar a consola às definições de origem para que voltasse a funcionar. A Sony ainda não adiantou informações sobre o caso.

Como prevenção, os utilizadores afetados estão a recomendar a quem jogue online com a PS4 a mudar as definições do serviço de mensagens para privado para evitar receber esta mensagem que avaria a consola. Esta medida impede receber mensagens de pessoas que não estejam na lista de amigos do utilizador o que reduz a probabilidade de ser afetado por este “bug”.

Alguns dos utilizadores afetados afirmam que, mesmo sem abrir a mensagem, basta esta aparecer na pré-visualização das mensagens recebidas para criar o conflito com o sistema. Como prevenção, vários utilizadores afetados estão, nas redes sociais, a recomendar ver as mensagens recebidas, através da aplicação para smartphone, Android ou iOS, da PlayStation 4. Nestes sistemas móveis não há conflito em abrir a mensagem e é possível apagá-la.

Quem tiver uma PlayStation 4 e quiser mudar as definições de privacidade para receber mensagens apenas da lista de amigos (ou de nenhum outro utilizador do sistema) pode fazê-lo através da página da PlayStation 4 num browser para evitar ligar a consola e poder ativar este erro.

Este tipo de erros que, através de texto, criam conflitos no sistema de um dispositivo digital, já foi detetado noutros aparelhos. No iPhone, combinações de emojis e até caracteres de outros alfabetos que não o latino, criaram também bugs que bloqueavam o smartphone. Se for um erro semelhante, com uma atualização de segurança é possível corrigir este bug informático da consola.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)