Foi divulgado o trailer do filme que narra a vida e obra do cantor e compositor António Variações, considerado um dos músicos mais importantes do panorama musical português. António Joaquim Rodrigues Ribeiro — que usava o nome artístico de António Variações e teria completado 74 anos esta segunda-feira, 3 de dezembro — morreu em junho de 1984, em Lisboa. Tinha 39 anos.

Com o nome “Variações” e realizado por João Maia, o filme relembra todo o percurso de biográfico do autor, mas terá especial enfoque entre 1977 e 1981, altura em que Variações deu o seu primeiro concerto e regressou de Amesterdão.

No papel de António Variações está o ator Sérgio Praia, que já o tinha feito no teatro. Do elenco fazem parte outros atores conhecidos como Victoria Guerra, Filipe Duarte, Filipe Albuquerque, Nuno Casanovas, Teresa Madruga e Madalena Brandão, entre outros.

A rodagem começou no Verão e foi gravado em dois dos locais com maior relevância para o percurso do músico: o clube noturno Trumps, em Lisboa, e o concelho de Amares, em Braga, onde nasceu. O filme estreia nos cinemas no próximo ano. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR