Histórico de atualizações
  • Passageira com suspeita de coronavírus retirada de comboio e circulação restabelecida

    A passageira do comboio Sud Expresso que foi parado no Entroncamento falou com um revisor do comboio, disse ser proveniente da China e estar com sintomas de coronavírus. Segundo fonte da PSP de Santarém à Rádio Observador, a mulher foi levada para o Hospital Curry Cabral e, apesar da diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirmar ao Expresso que todos os passageiros serão sinalizados, ainda não se sabe se serão submetidos a algum teste. A CP referiu à Lusa que é normal a circulação de comboios ser interrompida quando algum passageiro se sinta mal, e foi essa a justificação que deu para o caso da mulher que pediu assistência médica.

    O comboio fazia a ligação entre Portugal e a fronteira em Espanha, com a França.

  • Passageira do Sud Expresso transportada ao hospital

    A passageira do Sud Expresso que levou à paragem do comboio no Entroncamento já foi transportada para um hospital. A informação foi confirmada ao Expresso por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde. Os restantes passageiros vão ser acompanhados na sequência do caso.

  • Primeiro caso de coronavírus confirmado em Nova Iorque

    Primeiro caso de coronavírus confirmado em Nova Iorque e pelo próprio governador, Andrew M. Cuomo. Trata-se de uma mulher na casa dos 30 anos, que se encontra nesta altura em Manhattan, isolada em casa, e que esteve recentemente no Irão. “A paciente apresenta sintomas respiratórios mas não está em estado grave e encontra-se numa situação controlada desde que chegou a Nova Iorque”, explicou Cuomo, citado pelo The New York Times

  • Comboio parado no Entroncamento por suspeita de coronavírus

    Um comboio internacional Sud Express parou no Entroncamento porque uma passageira alertou estar, supostamente, com sintomas de coronavírus, avançou a TVI. A linha de Saúde 24 terá sido avisada. O comboio foi parado depois de a passageira ter falado com um revisor.

  • Sampdoria-Verona adiado para maio devido à epidemia

    O encontro entre Sampdoria e Verona, da 26.ª jornada da liga italiana de futebol, agendado para segunda-feira, foi adiado para 13 de maio, devido ao surto de Covid-19, anunciaram hoje os organizadores da prova.

    O jogo que iria opor a Sampdoria, 17.ª classificada da Série A, e o Verona, oitavo colocado, no qual atua o médio português Miguel Veloso, junta-se a outros cincos encontros que foram adiados: Juventus-Inter de Milão, Udinese-Fiorentina, AC Milan-Genova, Parma-Spal e Sassuolo-Brescia.

    Duas horas antes da decisão da Liga de clubes italiana, Giovanni Toti, governador da região da Ligúria, onde a cidade de Génova está localizada, pediu para que o jogo fosse disputado, mas à porta fechada.

    Agência Lusa

  • Escócia confirma primeiro caso de Covid-19

    O primeiro caso de infeção por Covid-19 foi registado na Escócia, escreve a BBC.

    O paciente infetado — que se encontra a receber tratamento e em isolamento — foi diagnosticado com o novo coronavírus depois de ter estado recentemente na Itália.

    Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, afirmou entretanto que “a Escócia está bem preparada para um surto significativo”.

  • Angola anuncia restrições na chegada ao país

    A Angola anunciou que vai impedir a entrada no país de cidadãos provenientes da China, Coreia do Sul, Itália, Irão, Nigéria. Egito e Argélia.

    Segundo o The Guardian, a restrição será apenas aplicada a quem tiver viajado diretamente desses países. A medida pretende impedir o contágio por Covid-19.

    Até ao momento, não há casos confirmados em Angola.

  • Escritor José Luís Peixoto esteve com Sepúlveda e tem estado de "excelente saúde"

    O escritor português José Luís Peixoto esteve no festival Correntes d’Escritas com o chileno Luís Sepúlveda, que está internado nas Astúrias infetado com o vírus que causa o Covid-19, mas garante estar sem “qualquer sintoma dessa ou de outra doença”. “Tenho estado de excelente saúde”, diz o escritor numa publicação na sua página de Facebook.

    “Ainda assim, vou ligar daqui a pouco para a Saúde 24, tal como é recomendado“, afirma o escritor, que deseja “rápidas melhoras a Luis Sepúlveda, assim como à sua mulher Carmen Yañez, que são dois queridíssimos amigos já de há 20 anos e que gostava que não estivessem a passar por isto”.

  • DGS: Não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal

    Não há casos confirmados de infeção por coronavírus em Portugal, segundo um novo comunicado da DGS, divulgado este domingo.

    Nas últimas 24 horas foram contabilizados 15 novos casos suspeitos em Portugal, dos quais 12 continuam por analisar e 73 deram resultados negativos.

    Ao todo, foram registados até ao momento 85 casos suspeitos.

    Segundo o comunicado da DGS, “o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado”.

  • Luis Sepúlveda: "estável dentro da gravidade"

    O escritor Luis Sepúlveda, o primeiro caso confirmado de Covid-19 nas Astúrias, vírus contraído seis dias após ter estado em Portugal, “encontra-se estável, dentro da gravidade do caso, com febre e hemodinamicamente estável após receber tratamento com um antiviral”, segundo a chefe do Serviço de Saúde do Principado das Astúrias, Concepción Saavedra, citada pelo jornal La Nueva España.

    O festival literário em que o escritor participou, na Póvoa de Varzim, recebeu cerca de 120 participantes de 14 países, além do público.

  • MotoGP cancela primeira prova da temporada no Qatar

    A organização do MotoGP cancelou a primeira prova da temporada no Qatar devido ao coronavírus.

    A prova, originalmente marcada para 8 de março, foi cancelada devido às restrições impostas aos passageiros provenientes de Itália, na sequência da epidemia, escreve a Reuters.

    As categorias de Moto2 e Moto3 não serão afetadas, uma vez que as respetivas equipas já se encontram no país.

  • Trump anuncia medidas de controlo nos aeroportos

    Donald Trump anunciou este domingo, via Twitter, que os turistas procedentes “de determinados países designados de alto risco ou de áreas dentro desses países” serão submetidos a testes de controlo para despistar o novo coronavírus antes de embarcar com destino aos EUA e à chegada a solo norte-americano. Esta medida pode vir a afetar passageiros vindos de alguns países da Europa e também da Coreia do Sul.

    Tal como já antes escreveu o Observador, os EUA estão a impedir a entrada em solo norte-americano de cidadãos estrangeiros que tenham estado nos últimos 14 dias na China (excluindo Hong Kong e Macau), uma restrição que tem, precisamente, a duração de duas semanas. Para os cidadãos norte-americanos ou com vistos de residência, a situação é outra: “O Governo decretou quarentena para todos aqueles que estiveram na província de Wuhan ou Hubei nas duas semanas anteriores à data de chegada aos Estados Unidos. Os cidadãos que tenham estado noutras províncias da China serão rastreados, monitorizados e instruídos para que possam fazer a sua própria quarentena”, tal como se lê na página da TAP.

    Vai viajar em breve e tem receio do coronavírus? Países a evitar, cuidados a ter e que reembolsos pode exigir

    O Departamento dos Transportes dos EUA confirmou ainda que as companhias aéreas do país podem negar o embarque a passageiros que tenham estado na China nos últimos dias e que apresentem sintomas, como febre alta e falta de ar. Caso os passageiros não tenham estado nesse país e apresentem, no entanto, os sintomas descritos, será necessário apresentar um atestado médico que indique a sua condição não é contagiosa.

  • 129 casos de infeção na Alemanha

    Nove dos 16 estados da Alemanha registam casos de infeção pelo novo coronavírus. Frankfurt, Hamburgo e Bremen estão entre as cidades que agora dão conta dos primeiros casos confirmados, segundo a publicação DW, citada pelo The Guardian.

    O número de infetados em território alemão subiu para 129, quando no sábado fixava-se nos 66.

  • Federação Nacional dos Médicos pede medidas "sérias" para proteger profissionais

    A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) exige “medidas sérias” para proteger profissionais de saúde e utentes face à epidemia do novo coronavírus, denunciando algumas carências no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo a FNAM, a linha de apoio médico tem tido “um longo tempo de espera para atendimento” e “as unidades de saúde que têm um plano de contingência adaptado a este novo agente infeccioso são a excepção”. E critica também a “ausência de enquadramento legal adequado para as situações de absentismo laboral dos contactos próximos dos casos confirmados”.

    No entanto, a federação dos médicos sublinha que “este é o tipo de problema para o qual a FNAM dispensa o aproveitamento político e alarme social”, reconhecendo a competência técnica da Direção-Geral de Saúde (DGS) na gestão da crise.

    Agência Lusa

  • Segundo um estudo citado pelo The Washington Post, existe uma probabilidade de o novo coronavírus estar a espalhar-se sem ser detetado há seis semanas no estado norte-americano de Washington, onde a primeira norte nos EUA foi registada.

    Uma análise genética sugere que os casos estão ligados entre si por transmissão comunitária, podendo vir a originar centenas de infeções no estado. Os dois novos casos de infeção no estado de Washington foram confirmados este domingo, ao mesmo tempo que Rhode Island anunciou o primeiro caso suspeito, um paciente na casa dos 40 anos que esteve em viagem na Europa em meados de fevereiro.

  • França chega a 130 casos de contágio por Covid-19

    França chega aos 130 casos de infeção pelo novo coronavírus. O número é avançado pelas autoridades de saúde do país.

    Dos 130 infetados, 116 pessoas estão internadas no hospital, nove delas em estado crítico. 12 pessoas já recuperaram e há ainda registo de duas vítimas mortais.

  • Escola em Dublin fecha durante duas semanas

    O The Irish Times escreve este domingo que uma escola na cidade de Dublin, com cerca de 400 alunos, vai fechar durante duas semanas, depois de um estudante ter contraído o novo coronavírus. O aluno em causa é o primeiro caso confirmado do país. Ficou doente depois de regressar de Itália. Está agora em isolamento num hospital em Dublin.

    As autoridades de saúde ordenaram o fecho temporário da escola de maneira a minimizar o risco de infeção.

  • Primeiro caso detetado na República Dominicana

    A República Dominicana confirmou, este domingo, o primeiro caso de contágio pelo novo coronavírus, escreve o The Guardian. Em causa está um turista de visita ao país, originário de Itália. O paciente tem 62 anos e está estável. Encontra-se em isolamento num hospital militar perto da capital. Outro turista, um francês de 56 anos, está sob observação e à espera dos resultados.

    O jornal britânico já citado adianta que, na última sexta-feira, a República Dominicana cancelou todos os voos para Milão. A medida terá uma duração de 30 dias.

  • Daniel Carriço: "Não me arrependo de ter assinado pelo Wuhan"

    O futebolista internacional português Daniel Carriço afirmou este domingo não estar arrependido de ter assinado pelos chineses do Wuhan Zall, apesar de a equipa estar retida em Espanha, devido à epidemia de Covid-19, provocada por um novo coronavírus.

    Não me arrependo. Estou entusiasmado, porque quero participar na Liga chinesa e desfrutar de uma nova experiência. Além do mais, asseguraram a minha segurança e que vamos trabalhar em Espanha até que a situação se mantenha na China”, disse o central luso à imprensa espanhola.

    Daniel Carriço assinou pelo Wuhan Zall, do principal escalão chinês, no último mercado de ‘inverno’, após seis temporadas e meia ao serviço do Sevilha.

    Daniel Carriço, 31 anos, a falar numa conferência de imprensa em Sevilha ©EPA/RAUL CARO

    O jogador, de 31 anos, está integrado na equipa do Wuhan Zall que se encontra a estagiar em Espanha desde o final de janeiro e impossibilitada de regressar à China, devido ao surto de Covid-19 no país.

    Tive algumas dúvidas no início, quando começámos a negociar a transferência. Não se sabia nada. Apenas que havia um novo vírus na China. No entanto, a equipa técnica assegurou-me que não regressariam à China enquanto a situação se mantivesse na China, sobretudo em Wuhan”, revelou.

    Carriço deseja que a Liga chinesa, que se encontra suspensa, recomece “o mais rapidamente possível” e admitiu que os colegas de equipa estão a passar um momento complicado, uma vez que “muitos têm familiares fechados em casa”.

    Os jogadores do Wuhan foram recebidos na sede da Liga espanhola de futebol e vão assistir ao vivo ao clássico Real Madrid-FC Barcelona, que se disputa hoje, no Santiago Bernabéu.

    Agência Lusa

  • Mais casos de Covid-19 em Espanha

    O El País escreve este domingo que Espanha regista 80 casos de Covid-19 devido aos “sete novos contágios anunciados nas últimas horas” — em Barcelona, Navarra, País Basco e Madrid —, os quais se somam aos últimos números avançados pelas autoridades de saúde (73).

    O número total não é certo, com o El Mundo a referir-se a 79.

    Segundo o que disse Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde do Ministério da Saúde, este domingo, “aproximadamente 90% dos casos identificados são importados, ou relacionados com casos importados, de outros países”. “Para os restantes 10%, estamos a investigar a origem”, disse em conferência de imprensa.

1 de 3