441kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Coronavírus

Resposta Pronta

Mortalidade? "Difícil aceder a cuidados de saúde"

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, diz que 2020 foi "ano negro", refere "milhões de consultas e exames de diagnóstico por fazer” e pede à DGS para reportar “informação credível”. 
Desporto

Vítor Ferreira infetado com coronavírus

O médio Vítor Ferreira obteve um resultado positivo para a ovid-19 e encontra-se a cumprir isolamento, mas permanecerá entre os 26 convocados da seleção.
Coronavírus

Covid não explica excesso de mortalidade em 2020

DGS identificou seis picos de excesso de mortalidade ao longo do ano, mas Covid-19 só explica dois deles. Bastonário dos Médicos diz que 2020 foi "ano negro" no acesso a cuidados de saúde.
Coronavírus

Mais de metade está contra o fim das máscaras

Sondagem revela que mais de metade dos portugueses não concorda com a decisão do Governo de retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados.
Coronavírus

Mortalidade atinge dobro do limiar europeu

"Epidemia de covid-19 mantém uma incidência muito elevada com tendência crescente", diz relatório da DGS e do INSA, no qual se recomenda fortemente o reforço das medidas de proteção individual.
Coronavírus

Covid-19. Casos aumentam e mortalidade sobe 20%

Nos últimos sete dias, Portugal registou 188.970 casos de Covid-19, mais 12.699 do que na semana passada. Internamentos em enfermaria e UCI, assim como os óbitos, voltaram a aumentar. R(t) desceu.
Coronavírus

Açores rejeita novas medidas para controlar Covid

O secretário da Saúde do Governo dos Açores apelou à responsabilidade individual. Considera que, perante a inexistência de óbitos e a redução de casos de internados, não são necessárias mais medidas.
Coronavírus

Coreia do Norte procura vírus em aterros e esgotos

Após o aparecimento de mais de 3,27 milhões de casos de "febre" a Coreia do Norte está empenhada em desinfetar todos os espaços fazendo uma "escrupulosa operação" para limpar aterros e esgotos.
Coronavírus

Ministério da Saúde e FA destacaram-se na pandemia

Sondagem revela que 76% da população considerou que o ministério da Saúde se destacou pela positiva durante a pandemia, sendo que o ministério da Administração Interna teve a pior avaliação.
Coronavírus

Covid-19: vacinação, desigualdades e endividamento

Dois anos da pandemia em Portugal vieram realçar as desigualdades, sobretudo nos mais jovens, sendo que o investimento português na vacinação permitiu contrariar mais riscos.
Coronavírus

Japão vai reabrir fronteiras a turismo de grupo

Dois anos depois de fechar fronteiras devido à pandemia, Japão abre as portas ao turismo de grupos a partir de 10 de junho para uma lista de 98 países.
Coronavírus

Venezuela pede vacinação completa a passageiros

Os passageiros deverão apresentar à partida para a Venezuela um "certificado de vacinação [esquema completo]" contra a Covid-19 e à chegada têm de fazer um PCR.
E o vencedor é...

OE: O primeiro festival Primavera/Verão 2022

Valeu tudo no processo de aprovação do OE. Uma autêntica mercearia para vender ideias partidárias e um "espetáculo degradante". Risco de prescrição em crimes do caso BES. Onde é que já ouvimos isto?
Noticiário

4h. Pandemia. Jovens são os mais penalizados

É uma das conclusões do mais recente estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que revela que a Covid-19 não afetou os portugueses da mesma maneira e agravou desigualdades pré-existentes.
Coronavírus

Covid-19. Jovens entre os mais penalizados

"O Portugal pandémico não é um país para jovens", refere um estudo que conclui que jovens foram "particularmente penalizados" por uma "sindemia".
Coronavírus

Pandemia custou 1.461 milhões de euros até abril

As medidas de mitigação e combate contra a Covid-19 custaram aos cofres do Estado 1.461 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, anunciou o Ministério das Finanças.
Coronavírus

Carmo Gomes: Portugal já passou pico da sexta vaga

Para o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, Portugal já passou o pico da sexta vaga - os casos diários estão a baixar. R(t) está a 0,97. Manutenção das medidas vigentes é "sensato".
Coronavírus

Governo anuncia plano de vacinação até 9 de junho

A ministra da Presidência garantiu que, entre a próxima semana e a seguinte, o Ministério da Saúde vai anunciar o plano de vacinação para o próximo Outono.
Coronavírus

Covid-19: Madeira prolonga situação de alerta

O Governo da Madeira anunciou o prolongamento da situação de alerta na região autónoma até 30 de junho, mantendo também inalteráveis as medidas de controlo da pandemia de Covid-19 atualmente em vigor.
Coronavírus

Covid-19. Estudo avalia imunidade após vacinação

Últimos dados da DGS indicam que 92% dos residentes em Portugal têm a vacinação completa e 62% já receberam a dose de reforço contra o SARS-CoV-2. INSA vai avaliar imunidade.
Semáforo Político

Covid-19. Governo diz, mas o pior já passou mesmo?

Epidemiologista, Manuel Carmo Gomes, confirma descida de infeções, mas pode haver subida "natural" nos Santos Populares. "Há dois anos em pandemia e as pessoas ainda não sabem como evitar o vírus?"
Noticiário

16h. Covid. Pior já passou? Médicos discordam

O aviso é do presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública. É uma reação ao Conselho de Ministros, que acredita que o pico da sexta vaga da Covid-19 já foi atingido e afasta medidas.
Coronavírus

Governo alarga situação de alerta até 30 de junho

A situação de alerta em Portugal vai manter-se até ao dia 30 de junho. A ministra da Presidência disse, após conselho de ministros, que provavelmente o pico de infeções já terá passado.
Coronavírus

Há 193 surtos ativos de Covid-19 em lares

As Instituições de solidariedade alertaram para 193 surtos ativos em lares, falaram sobre "risco de colapso" das instituições, mas garantiu que isso é algo que "nunca vai acontecer".
Coronavírus

China: PM alerta para grave situação económica

A China está a passar pela situação económica mais grave desde o início da pandemia devido ao impacto das medidas de prevenção epidémica, alertou Li Keqiang.
Noticiário

1h. Covid-19. Portugal com mais de 29 mil casos

É um aumento da média diária de infeções, é o que indica o relatório semanal do Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Ainda, Zelensky acusa Ocidente de parcialidade na tomada de posições na guerra.
Coronavírus

Covid-19. Média diária ultrapassa os 29 mil casos

Relatório do INSA revela que todas as regiões registam um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus superior ao limiar de 1.
Segurança

RASI alerta para movimentos negacionistas

Relatório de segurança destaca "emergência de movimentos inorgânicos antissistema, perfilhando paradigmas negacionistas e fomentando ações de desobediência civil".
Coronavírus

BE quer respostas sobre comparticipação de testes

Bloco de Esquerda contesta nova portaria e defende que exclusão das instituições do SNS na comparticipação de testes rápidps "tem tanto de caricato como de inexplicável".
Segurança

Crime. Governo que avaliar efeitos do confinamento

MAI diz que um objetivos que do Executivo "é acompanhar transversalmente os efeitos que a pandemia tem vindo a revelar do ponto de vista da intensidade da criminalidade".
Noticiário

22h. Covid-19. Média diária acima dos 29 mil casos

Relatório semanal do INSA sobre evolução da pandemia no país. Um aumento dos 23 mil casos diários, registados no último relatório, para perto dos 30 mil casos. Açores é região com maior incidência.
Noticiário

18h. Lisboa. Moedas admite aceitar proposta do PCP

PCP quer avaliação do impacto da eliminação do trânsito aos domingos e feriados. E ainda as farmácias: cerca de 70 registadas no sistema de testes à Covid-19 gratuitos ainda não estão a aceitá-los.
Noticiário

16h. Oposição acusa Governo de ganhar com inflação

O executivo defende-se, garantindo que já está a trabalhar no combate ao aumento do custo de vida. Ainda neste jornal, cerca de 1.500 farmácias já estão fazer testes à Covid-19 com prescrição médica.
Coronavírus

A lista de 1.500 farmácias para testes sob receita

Esta quarta-feira de manhã ainda se verificaram alguns "casos pontuais" de farmácias que não estavam a realizar os testes comparticipados pelo SNS, mas que foram sendo resolvidos.
Coronavírus

Covid-19 fez aumentar adesão ao Programa abem

A diretora executiva da Associação Dignitude denota um "um acréscimo desmesurado de novas famílias" que se candidatam ao Programa abem, a pandemia e a precariedade são as duas principais razões.
Coronavírus

Covid-19: BA.5 responsável por 80% das infeções

Relatório do INSA indica ainda que, até à data, não foi detetado qualquer caso da BA.4 em Portugal.
Coronavírus

Covid-19: 30 milhões de horas de trabalho perdidas

A atual vaga de infeções pelo SARS-CoV-2, que deve atingir o pico em junho, vai provocar cerca de 30 milhões de horas de trabalho perdidas, prevê relatório do Instituto Superior Técnico.
Câmara Municipal Lisboa

Covid. Câmara de Lisboa sem transporte gratuito

Autarquia não renovou protocolo para transporte gratuito dos idosos até aos centros de vacinação. Com início da administração da quarta dose há juntas de freguesia a procurar alternativas.
Boris Johnson

Partygate. Funcionários falam de festas lotadas

Depois da divulgação de imagens de Boris Johnson a brindar durante festas em Downing Street, pela primeira vez os funcionários relatam publicamente o que aconteceu quando o país estava confinado.
Coronavírus

Covid-19. Mortalidade vai subir em Portugal

Um relatório do Instituto Superior Técnico revela que a positividade dos testes mantém "níveis altíssimos" e que o índice de transmissibilidade está nos 1,13 em Portugal.
Tempestade Perfeita

Trabalhadores, recurso cada vez mais escasso

Na hotelaria e construção faltam pessoas para trabalhar. Baixo valor acrescentado e baixos salários ajudam a perceber porque é que tanta gente sai do país.
Resposta Pronta

"Novo sistema" atrasa testes nas farmácias

Quem quiser fazer um teste comparticipados numa farmácia tem de esperar até amanhã. A Associação Nacional das Farmácias explica que os estabelecimentos têm que aderir a uma nova plataforma.
Fact Check

Vacinas prejudicam a saúde de quem faz desporto?

Publicação sugere que a morte de triatleta numa prova em Lisboa foi provocada por vacinas. Mas não há indicações de que assim seja. De resto, não há contra-indicações para a vacinação em desportistas.
Coronavírus

Testes comparticipados só a partir de 4ª feira

Segundo a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, a situação está "em vias de resolução" pelo que os testes comparticipados nas farmácias só serão feitos a partir de quarta.
Coronavírus

OMS. Número de casos é superior aos notificados

A organização prevê que, apesar de terem sido notificados 522 milhões de casos durante a pandemia, terá havido mais infetados. Também o número de mortes poderá duplicar os registados pela OMS.
E o vencedor é...

Continuem a tomar medidas sem sair dos gabinetes

Só 10 funcionários públicos aceitaram trabalhar no interior. Mais uma prova da bolha onde vivem legisladores e Administração Pública. E a "chico-espertice" do Ministério da Saúde nos testes gratuitos.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Decisões para quê?

Dois anos desde o início da pandemia e o TC anda agora a decidir sobre os abusos na forma como as autoridades obrigaram pessoas a ficar em casa mesmo não estando infetadas. De que serve isto agora?
Noticiário

6h. Farmácias. Voltam testes gratuitos à covid-19

A medida aplica-se apenas a casos que tenham sido prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde. Ainda neste jornal, da Ucrânia chega um aviso: as próximas semanas de Guerra vão ser dificeis.
Noticiário

4h. ONU. "Combates ferozes" em Lugansk e Donetsk

A equipa humanitária das Nações Unidas em território ucraniano relata um cenário de destruição. Ainda neste jornal, um em cada três alunos considera que a vida na escola piorou por causa da covid-19.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.