Histórico de atualizações
  • Iraque regista a primeira morte após infeção pelo novo coronavírus

    Um imã de 70 anos morreu hoje após ser infetado pelo Covid-19 em Sulaymaniyah, no Curdistão iraquiano, sendo primeira morte registada no Iraque, disse à agência de notícias AFP um porta-voz da direção de saúde da província.

    O homem iraquiano ocupava o cargo de imã numa mesquita na cidade de Sulaymaniyah, no nordeste do Iraque, disse o médico Iyad al-Naqchabandi. Fontes médicas garantiram à AFP que o imã sofria de problemas cardíacos e respiratórios antes de ficar em quarentena por ter contraído o novo coronavírus (Covid-19).

    O Iraque, um vizinho do Irão, um dos países mais afetados pela epidemia do Covid-19, já anunciou 31 casos de contaminação, um iraniano e 30 iraquianos que visitaram o Irão. O país teme particularmente uma epidemia nos lugares sagrados xiitas, onde as peregrinações reúnem milhões de fiéis vindos especialmente do Irão.

    Segundo fontes locais, o imã que morreu em Sulaymaniyah não esteve no Irão, mas recentemente encontrou-se com iraquianos que voltaram do irão As viagens entre os dois países foram proibidas e escolas, universidades, cinemas e outros locais públicos foram fechados preventivamente pelas autoridades até ao fim da semana. No entanto, muitos cafés e restaurantes estão sempre lotados à noite na capital.

    O novo coronavírus é particularmente preocupante para os iraquianos porque o sistema de saúde do país, devastado por quatro décadas por guerras e presas à corrupção endémica, é ineficaz. O Iraque está em escassez crónica de médicos, medicamentos e até hospitais e nas redes sociais a controvérsia continua a crescer, pois muitos iraquianos compartilham histórias de hospitais que se recusaram a tratar pacientes que alegam apresentar sintomas semelhantes aos do novo coronavírus.

    Agência Lusa

  • Novo caso confirmado na Grécia. Número de infetados na Bielorrússia passa de uma para seis

    A Grécia registou um novo caso de coronavírus. Segundo o ministério da Saúde grego, citado pela CNN, trata-se de um homem de Thessaloniki que terá sido infetado por outro doente. Somam-se assim oito casos no país.

    Já a Bielorrússia confirmou cinco novos casos, elevando para seis o número de doentes infetados com Covid-19. Uma informação também confirmada pelo Ministério da Saúde do país, que só tinha até à data um caso confirmado.

    Também o Japão, Austrália, Hong Kong, Malásia e Singapura deram conta de novos casos positivos esta quarta-feira, lê-se na CNN.

  • Mãe e filho internados no Curry Cabral deram resultado negativo

    Mãe e filho, residentes na Marinha Grande, que foram transportados pelo INEM na madrugada de 3 de março para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, deram resultado negativo ao COVID-19.

    Depois de ligarem para a Saúde 24 a darem conta de que estavam assintomáticos com febre e tosse, foram assinalados como suspeitos e ambos, em ambulâncias separadas, foram transportados para Lisboa onde ficaram internados até à noite de terça-feira.

    Contactaram, na passada semana, diretamente com uma cidadã italiana que está neste momento internada com o novo coronavírus em Itália.

  • Liga de Basquetebol Africana adia início do torneio

    A sessão inaugural da Liga Africana de Basquetebol (BAL), onde participam 12 equipas, entre as quais o Petro de Luanda (Angola) e o Ferroviário de Maputo (Moçmbique), foi adiada devido ao Covid-19, anunciou a organização.

    A sessão inaugural do torneio estava agendada para 13 de março na capital senegalesa, Dacar.

    Seguindo a recomendação do governo senegalês face às crescentes preocupações com a saúde relacionadas com o coronavírus, a temporada inaugural da BAL será adiada”, anunciou o presidente da BAL (Basketball Africa League), Amadou Galo Fall num comunicado.

    A organização não avança datas para o início da prova.

    O Senegal é um dos seis países africanos com casos registados de coronavírus, tendo sido confirmado na terça-feira o segundo caso positivo.

    No continente africano, segundo os dados mais recentes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, foram registados um total de dez infeções, nomeadamente na Argélia (03), Nigéria (01), Egito (02), Marrocos (01), Tunísia (01), e Senegal (02).

    Lusa

  • DGS confirma novo caso positivo de coronavírus

    A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou o quinto caso positivo de Covid-19 em Portugal. Segundo o comunicado, trata-se de um homem de 44 anos que veio de Itália e está atualmente internado no Centro Hospitalar Universitário de São João.

    “A situação clínica está estável”, refere ainda o documento.

  • OMS apela a líderes em Timor-Leste para que intensifiquem campanhas

    O responsável da Organização Mundial de Saúde em Timor-Leste apelou hoje aos líderes do país para que intensifiquem as campanhas de informação sobre o novo coronavírus, acelerando os preparativos para o caso da doença chegar ao país.

    Os líderes do país têm que estar agora mais pró-ativos, divulgando campanha informativas claras e ajudando a informar as populações que estão com receio”, disse á Lusa, Rajesh Pandav. “Lavar bem as mãos continua a ser a melhor medida preventiva. Máscaras devem ser usadas apenas por quem estiver doente e por funcionários do setor de saúde”, reiterou.

    Pandav disse que as autoridades timorenses em colaboração com a OMS, com a embaixada da Austrália e outras entidades têm estado a acelerar os preparativos e as medidas preventivas, incluindo os locais que vão ser usados para isolamento e quarentena.

    Depois de atrasos na definição de locais para acolher eventuais casos confirmados, as autoridades confirmaram agora que a Clínica Vera Cruz, em Díli, será usada para isolamento de pessoas que tenham testado positivo para o vírus.

    Pessoas que tenham estado em contacto com doentes e não tenham sintomas ficarão instalados no quartel das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) em Metinaro, a leste de Díli. Equipas da OMS e do Ministério da Saúde vão hoje inspecionar as condições dos dois locais para ver o que é necessário fazer, estando há a ser previsto um processo de mudança dos doentes na clínica.

    Rajesh Pandav explicou que a decisão de usar a Clínica de Vera Cruz, próximo dos escritórios da ONU e do Ministério da Saúde na zona de Caicoli, em Díli, está já a causar alguns receios na população do bairro.

    É importante que a população seja adequadamente informada para não haver receio. Os líderes do país têm aqui um papel importante de ajudar a acalmar os medos”, explicou.

    No que se refere a condições para testar casos de Covid-19, Pandav explicou que o material necessário está já em Díli e deverá ir esta semana para o laboratório, que tem ainda de ser preparado, especialmente em termos de biossegurança. “Esperamos poder começar os testes em Timor-Leste nas próximas duas semanas”, referiu. Até lá e como tem vindo a ocorrer, em casos suspeitos identificados é recolhida uma amostra que é enviada para o laboratório de referência da OMS na cidade australiana de Melbourne, um processo que demora até cinco dias. A pessoa em causa fica em isolamento até que o resultado seja confirmado, não havendo até agora qualquer caso registado em Timor-Leste.

    O responsável da OMS explicou que, globalmente, 81% dos casos detetados registam sintomas fracos, 15% severos e 04% críticos. No caso de sintomas severos o tratamento é idêntico a outras doenças respiratórios, tendo os casos críticos que ficar na unidade de cuidados intensivos. “Mas se houver muitos casos críticos o hospital não tem capacidade”, admitiu.

    Implementado e a funcionar “bem” está o sistema de teste a visitantes a Timor-Leste no Aeroporto de Díli, Porto de Díli e nas fronteiras terrestres com a Indonésia, com funcionários de alfandega, imigração e policia treinados. Todos os visitantes têm que preencher uma declaração de saúde e sujeitar-se a medições de temperatura, sendo especial atenção dada a cidadãos de países onde o surto tem vindo a aumentar.

    Equipamento de proteção pessoal para funcionários de saúde e nas zonas de fronteira foi já entregue pela OMS e pela Embaixada da Austrália, tendo mais material sido solicitado pela OMS. “Ainda assim há um problema de fornecimento global deste material e por isso temos que esperar”, referiu.

    Agência Lusa

  • Japão continua planos para Jogos Olímpicos 2020

    O governo do Japão sublinhou hoje que continua com o plano de organizar os Jogos Olímpicos de Tóquio neste verão, apesar do surto do novo coronavírus.

    Continuamos ininterruptamente com a preparação para os Jogos Olímpicos, conforme planeado, enquanto trabalhamos em estreita colaboração com o Comité Olímpico Internacional (COI), com o comité organizador e com o governo Metropolitano de Tóquio”, disse o porta-voz do executivo, Yoshihide Suga.

    Yoshihide Suga agradeceu os esforços da Comissão Executiva do COI, que divulgou na terça-feira um comunicado afirmando o compromisso “com o sucesso dos Jogos que serão realizados de 24 de julho a 9 de agosto” na capital japonesa. A Comissão Executiva do COI, que se reúne em Lausanne, na Suíça, afirmou ainda que vai seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Desde que os casos de Covid-19 começaram a ser detetados fora da China em janeiro, o governo japonês e o comité organizador enfatizaram que a epidemia não altera os planos de Tóquio 2020. No entanto, a disseminação do vírus já forçou o cancelamento de competições de classificação para os Jogos em vários países, e as restrições de viagens que são cada vez mais aplicadas pelas autoridades de vários países representam um crescente desafio logístico.

    Os organizadores e o COI estão em “contacto constante” com a OMS, disse o porta-voz do executivo japonês, que também mencionou a criação de um “grupo de trabalho” para analisar os últimos desenvolvimentos relacionados ao novo coronavírus.

    Agência Lusa

  • Há mais um caso positivo em Portugal

    Há mais um caso positivo de coronavírus em Portugal. Ao que o Observador apurou trata-se de um homem, com cerca de 40 anos, e que regressou recentemente de Itália.

    Está internado no Hospital de São João no Porto, onde já estão internados outros dois doentes, um homem de 60 anos e outro de 33. Este é quinto caso positivo em Portugal.

  • Coreia do Sul: 516 novos casos em 24 horas

    As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 516 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, elevando para 5.328 o total de pessoas infetadas no país, onde já morreram 32 pessoas.

    Os números divulgados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças Contagiosas da Coreia (KCDC) calculam todos os casos que ocorreram desde a meia-noite de segunda-feira até terça-feira. Durante este período foram registadas quatro novas mortes.

    A cidade de Daegu (cerca de 230 quilómetros a sudeste de Seul) e a província vizinha de Gyeongsang do Norte, o epicentro do surto no país, registaram a grande maioria dos novos casos, 494 dos 516 em todo o país.

    Esta região tem quase 90% de todas as infeções que ocorreram na Coreia do Sul, desde que o vírus foi detetado no país, no dia 20 de janeiro.

    Cerca de 60% das infeções em todo o território nacional estão ligadas à seita cristã Shincheonji, cuja sede é em Daegu, (cerca de 230 quilómetros a sudeste de Seul), a quarta maior cidade do país, com cerca de 2,4 milhões de habitantes, onde foram realizadas várias missas no início de fevereiro.

    No entanto, o número de infeções não diretamente relacionadas à seita cristã Shincheonji em Daegu já é de cerca de 1.300, o que indica um nível alarmante de contágio na comunidade.

    A Coreia do Sul já fez testes a 131.379 pessoas, de acordo com o KCDC, uma campanha abrangente que tem realizado entre 10.000 e 15.000 testes diários nos últimos dias.

    Para combater a saturação da saúde na região sudeste, o Governo sul-coreano começou a classificar os novos infetados em quatro grupos, a fim de diferenciar entre as condições clínicas mais e menos graves e, assim, priorizar a hospitalização dos casos mais graves.

    O Governo apresentou hoje um orçamento extra para combater os efeitos do novo coronavírus de 11,7 biliões de won (cerca de 8,8 mil milhões de euros).

    Este novo pacote orçamental será enviado na quinta-feira à Assembleia Nacional (Parlamento) para aprovação.

    Lusa

  • Austrália: Supermercados colocam limites à compra de papel higiénico

    Os supermercados australianos anunciaram hoje limites à compra de papel higiénico depois de uma corrida às lojas ter causado problemas em vários locais, perante o aumento no país de novos casos de Covid-19.

    A decisão da cadeia Woolworths, que deverá ser seguida por outros supermercados, surge depois de vídeos circularem nas redes sociais que mostram empurrões e confusão em dois dos supermercados com uma multidão a lutar por pacotes de papel higiénico.

    “O Woolworths decidiu hoje aplicar um limite na quantidade de pacotes de papel higiénico que podem ser comprados para garantir que os nossos clientes têm acesso aos produtos”, refere um comunicado.

    O pânico causado pelos primeiros casos na Austrália está a levar a debandadas em supermercados, com muitos residentes a reportarem falta de stock de papel higiénico, toalhetes e desinfetante para as mãos.

    Uma situação que, no mundo online, saltou para o ridículo com pacotes de papel higiénico, que normalmente custam cerca de 4 euros, à venda na plataforma Gumtree por preços de entre 40 e 800 euros.

    A Austrália registou até ao momento 38 casos e uma morte devido ao Covid-19, com 15 casos em Nova Gales do Sul e 10 no estado de Victoria.

    Lusa

  • Costa vai ao Parlamento explicar planos de prevenção e contenção

    Bom dia. Vamos continuar a acompanhar o surto do novo coronavírus: o primeiro-ministro abre, esta quarta-feira, o debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “a prevenção e contenção da epidemia Covid-19”.

    Em Portugal há até ao momento quatro pessoas infetadas, todas elas homens com mais de 30 anos e menos de 70. Três estão internados em hospitais do Porto e um no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

    Registaram-se mais 38 mortos na China só nas últimas 24 horas, tendo sido detetados também 119 novos casos. O número total de vítimas mortais é 2.981 só no país e há mais de 80 mil infetados na China continental — que exclui Macau e Hong Kong —, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde do país, que fez um balanço até à meia-noite de quarta-feira (16h00 horas, em Lisboa).

    O surto provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas, em cerca de 70 países e territórios. Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

    Além dos mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

    Para saber o que aconteceu esta terça-feira consulte este liveblog.

    Dois novos casos confirmados em Portugal, um em Lisboa e outro no Porto

    *com Lusa

1 de 1