Histórico de atualizações
  • Encerramos aqui este liveblog. Continuamos a acompanhar ao minutos todas as notícias sobre o coronavírus aqui:

    Coronavírus. 60 infetados num funeral em Espanha, 21 com testes positivos num cruzeiro na Califórnia

  • Sobe para oito o número de mortos em Espanha

    Espanha elevou para oito o número de mortes no país. A mais recente vítima mortal foi uma mulher de 87 anos, que morreu em Badalona, ​​Barcelona, segundo avança o El Mundo.

  • Patrícia Gaspar representa Governo na equipa de resposta da União Europeia

    A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, foi designada como ponto focal do Governo português para a equipa da Comissão Europeia de resposta ao Covid-19, disse fonte do Ministério da Administração Interna à Lusa.

    A equipa é composta por cinco comissários, Janez Lenarčič, responsável pela gestão de crises, Stella Kyriakides, responsável por questões de saúde, Ylva Johansson, responsável por questões relacionadas com as fronteiras, Adina Vălean, para a mobilidade, e Paolo Gentiloni, no âmbito dos contextos macroeconómicos.

    Devido ao novo coronavírus, que provoca o Covid-19, a Comissão Europeia criou uma equipa oficial para apoiar os Estados membros na luta à propagação da doença.

    Na passada segunda-feira foi ativada a equipa oficial de resposta ao vírus composta pelos cinco comissários, cujo trabalho assenta em três pilares, a área média (medidas de contenção e previsão do surto), a mobilidade (transportes, viagens e questões relacionadas com o espaço Schengen), a economia (análise de setores empresariais bem como cadeias de valor e impacto na macroeconomia).

    Agência Lusa

  • EUA registam 282 casos de Covid-19

    Nos EUA há, até ao momento, 282 casos de pessoas infetadas por Covid-19, isto de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e governos locais.

    Desses, 49 casos dizem respeito a cidadãos repatriados. Considerando os casos detetados e testados nos EUA, é possível contabilizar 233 casos espalhados por 23 estados. Estes números incluem casos que deram positivo e que aguardam reconfirmação, explica a CNN.

  • Líder do CDS acusar Governo de passar culpas no caso do SNS 24

    O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou hoje o Governo de “passar culpas e não assumir responsabilidades relativamente a factos passados”, no caso da não recondução do presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

    Em declarações à margem da visita à Feira Anual da Trofa, no distrito do Porto, o líder centrista mostrou-se desconfiado sobre a forma como Henrique Martins não foi reconduzido no cargo.

    “Relativamente à não recondução de funções do presidente do conselho de administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, parece-nos que poderá acontecer a situação do Governo estar a passar culpas e não a assumir responsabilidades relativamente a factos passados e que já lhe havia sido oportunamente comunicados”.

    A não recondução do anterior conselho de administração dos SPMS foi conhecida no dia em que sindicatos dos médicos apontaram a falta de capacidade de resposta da linha telefónica SNS 24 com a crescente procura decorrente do surto do novo coronavírus que causa a doença Covid-19.

    A linha é operada pela Altice, mas o atendimento telefónico é feito por uma equipa de profissionais de saúde no Centro de Contacto SNS 24.

    À Lusa, o ex-presidente dos SPMS Henrique Martins afastou qualquer ligação entre a sua não recondução no cargo e constrangimentos na linha SNS 24, justificando o “excesso de chamadas” com a “situação atípica” da epidemia Covid-19.

    Francisco Rodrigues dos Santos também citou o presidente do SPMS quando este afirmou que “existiu um desinvestimento de 14 milhões de euros na linha do SNS 24” e que “esta cativação teve consequências na qualidade do serviço”.

    “Depois foi também dito pelo mesmo que existiria uma saturação do próprio sistema devido ao pico na afluência e na solicitação da mesma linha, tendo sugerido ao Governo uma alocação de enfermeiros capaz de solucionar esta sobrecarga do sistema para que ele pudesse funcionar com normalidade e responder às solicitações, coisa que apesar de ter sido anunciada pela ministra [da Saúde] também não foi feito”, acrescentou.

    Agência Lusa

  • Oito casos confirmados na Argentina

    Há, até ao momento, oito casos confirmados na Argentina, seis referentes à cidade de Buenos Aires.

    Todos os casos, segundo o The Guardian, dizem respeito a pessoas que recentemente estiveram na Europa.

  • Grand Princess: 21 pessoas a bordo infetadas

    Os testes de 21 pessoas a bordo do navio cruzeiro “Grand Princess”, ao largo do estado da Califórnia, deram positivo para o novo coronavírus. Até agora, 46 pessoas foram testadas, avança o The Washington Post.

    As autoridades realizaram os testes depois de um passageiro de uma viagem anterior ter morrido pela doença provocada pelo novo coronavírus.

  • 2.ª vítima mortal no Reino Unido

    Segunda morte registada no Reino Unido diz respeito a um homem na casa dos 80 anos.

    Ao todo, há 163 pessoas infetadas por Covid-19 no Reino Unido.

  • Número de vítimas mortais no estado de Washington sobe para 14

    Esta sexta-feira o número de vítimas mortais no estado norte-americano de Washington subiu para 14, enquanto Oklahoma anuncia o primeiro caso de infeção por Covid-19.

  • South By Southwest (SXSW) cancelado nos EUA

    Depois de empresas como o Facebook, o Twitter e o TikTok terem cancelado a sua participação no South By Southwest (SXSW), nos EUA, a organização deste ciclo de conferências sobre tecnologia, entretenimento, música e cinema decidiu cancelar o evento. O SXSW deveria ocorrer entre 13 e 22 de março, em Austin, no Texas. Em 34 anos, é a primeira vez que o evento é cancelado. No ano passado, o festival gerou 355,9 milhões de dólares para a economia local.

    Depois de algumas tecnológicas terem informado que não iam participar no evento, começou a circular uma petição assinada por dezenas de milhares de pessoas a pedir que o evento fosse cancelado. O SXSW leva cerca de 500 mil pessoas à cdiade de Austin, diz o The Verge.

  • Nova Iorque regista 44 casos de infeção

    O estado norte-americano de Nova Iorque confirma 44 casos de infeção por novo coronavírus, segundo a CNN.

  • Ministério da Administração Interna garante que forças de segurança têm “regras claras” sobre como intervir

    As forças de segurança portuguesas têm “regras muito claras” sobre como intervir perante profissionais ou cidadãos infetados com Covid-19, disse hoje o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita.

    As forças de segurança têm mandatos claros, quer como intervir se se verificar uma situação [Covid-19] envolvendo um profissional e têm regras muito claras sobre as intervenções no apoio a cidadãos ou ações de contenção, nomeadamente isolamento de algum espaço territorial ou equipamento”, afirmou.

    O governante falava aos jornalistas à margem da cerimónia de tomada de posse da nova comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, a superintendente Paula Peneda.

    Dizendo que o país está “preparado” para o surto do vírus, Eduardo Cabrita realçou estar a acompanhar a situação diariamente numa “dimensão de prevenção e serenidade” e em estreita articulação com as entidades responsáveis.

    Todas as estruturas do Estado têm planos de contingência atualizados, recordou, acrescentando que o próprio ministério tem uma sala de isolamento em caso de algumas suspeita de infeção. Todos os quartéis da GNR vão ter áreas de isolamento destinadas aos militares e aos cidadãos civis suspeitos de estarem infetados com o novo coronavírus, segundo o plano de contingência da corporação.

    Agência Lusa

  • Covid-19. Ebay proíbe venda de máscaras e desinfectantes

    O Ebay vai proibir, com efeito imediato, a venda de máscaras e de desinfetantes associados ao surto do Covid-19. Numa nota divulgada esta sexta-feira, a plataforma esclarece que “devido a restrições regulatórias nos EUA escolhemos proibir certos itens listados no nosso site”.

    “Vamos continuar a monitorizar a situação em evolução e removeremos rapidamente qualquer listagem que mencione COVID-19, coronavírus, 2019nCoV (exceto livros) no título ou na descrição”, lê-se ainda.

  • Associação de Futebol do Porto adia dois jogos distritais

    A Associação de Futebol do Porto anunciou esta sexta-feira o adiamento de dois jogos distritais previstos para este fim de semana, para “como mera medida de proteção de plano de contingência”. Em causa estão os jogos entre o Raimonda – Roriz e o G. D. C. Ferreira – Citânia Sanfins F. C. Ambos foram adiados para 15 de abril.

    A Associação de Futebol do Porto teve conhecimento de ter havido contacto em ambiente desportivo, ainda que em segunda linha, com doente recentemente detetado como infetado por COVID-19 e ainda com agente recém-regressado de zona considerada de risco (ainda que até ao momento assintomático)”, pode ler-se no comunicado divulgado.

    A equipa Barrosa anunciou também esta sexta-feira que o jogo entre o Barrosas e o Freamunde, agendado para domingo e a contar para o campeonato distrital da AF Porto, foi adiado para 11 de abril pelas mesmas razões.

  • Liga francesa adia jogo Estrasburgo-PSG

    O encontro entre o Estrasburgo e o PSG foi adiado, informa a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP).

    O jogo da 28.ª jornada estava marcado para este sábado e foi adiado na sequência do Covid-19.

  • Porto. Clube de futebol Barrosas adia partida com Freamunde devido a caso confirmado em Santo Estevão de Barrosas

    O jogo entre o Barrosas e o Freamunde, a contar para o campeonato distrital da AF Porto, foi esta sexta-feira adiado para 11 de abril “por precaução”. Segundo o clube Barrosas, o encontro estava agendado para este domingo, mas mudou de data devido à “confirmação de um caso de Coronavirus em Santo Estevão de Barrosas”.

    ⚠️⚠️ ÚLTIMA HORA ⚠️⚠️Devido aos recentes acontecimentos relacionados com a confirmação de um caso de Coronavirus em…

    Posted by CRP Barrosas-Oficial on Friday, March 6, 2020

    “Relativamente aos escalões de formação, as atividades programadas para o fim-de-semana realizar-se-ão normalmente, uma vez que, em concordância com os pais e encarregados de educação, ficou decidido que todos os nossos atletas que tiveram contactos diretos ou indiretos com possíveis infetados, mesmo não apresentando sintomas, não participarão nas diversas atividades do clube (jogos/treinos)”, pode ler-se no comunicado partilhado na página de Facebook da equipa.

  • 15 novos casos nos Emirados Árabes Unidos

    Os Emirados Árabes Unidos registaram 15 novos casos, de acordo com ministério da Saúde citado pelo The Guardian. Ao todo, há 45 casos nos Emirados Árabes Unidos (há sete pessoas totalmente curadas).

  • Brasil cancela edição de Salão Automóvel após saída de várias marcas

    A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a empresa de organização de eventos Reed Exhibition Alcântara Machado anunciaram esta sexta-feira, em comunicado, que a edição do Salão Automóvel que ocorreria em novembro será adiada para o próximo ano. Não foi divulgada uma nova data.

  • Costa Rica regista primeiro caso de Covid-19

    O governo da Costa Rica confirmou, esta sexta-feira, o primeiro caso de infeção pelo Covid-19.

    Em causa está uma mulher de 49 anos, proveniente dos EUA, que está na América Central com o marido.

  • OMS publica roteiro de luta contra o vírus

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a publicação de um guia para os investigadores de vacinas, tratamentos e terapias contra a epidemia Covid-19.

    O roteiro de pesquisa e desenvolvimento foi elaborado com dados recolhidos num encontro de mais de 400 especialistas de todo o mundo que se realizou em meados de fevereiro, em Genebra, para analisar a luta contra o novo oronavírus que provoca a doença denominada Covid-19.

    É vital coordenar a investigação para que diferentes equipas em todo o mundo se completem umas às outras, a fim de a OMS poder dar melhores conselhos e de os países tomarem decisões baseadas em evidências que salvem vidas”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.

    Ghebreyesus sublinhou que a OMS recebeu, neste sentido, 40 pedidos de aprovação de testes de diagnóstico do vírus, enquanto cerca de 20 laboratórios de todo o mundo procuram uma vacina e estão em desenvolvimento numerosos testes clínicos de tratamentos.

    “Recomendamos aos países que a sua prioridade máxima seja a contenção”, disse o responsável da OMS, sob a tradicional máxima de que mais vale prevenir do que remediar.

    Agência Lusa

1 de 7