O vocalista da banda norte-americana de indie-rock The National, Matt Berninger, vai lançar o seu primeiro disco a solo este ano. A novidade foi dada esta quarta-feira e foi acompanhada de outros dados, como o título do álbum que aí vem — Serpentine Prison — e a data de edição, que está apontada para 2 de outubro.

O álbum contará com a produção musical do veterano e experiente músico norte-americano Booker T. Jones, líder da histórica banda de rhythm and blues e funk Booker T. & the M.G.’s. Esta quarta-feira foi também revelado o primeiro single do disco, “Serpentine”, canção que dá título ao álbum e cujo teledisco pode ser visto no Youtube:

Apesar de este ser o primeiro álbum que o vocalista dos The National edita com o seu nome, portanto a solo, Matt Berninger reuniu um conjunto alargado de músicos para o apoiar nas gravações das canções. Deste leque fazem parte dois membros da banda norte-americana The Walkmen (Matt Barrick e Walter Martin), um membros dos próprios The National (Scott Devendorf) mas também outros artistas como Andrew Bird, Booker T. Jones (além de assegurar a produção musical, também tocou nas gravações) e Gail Ann Dorsey, baixista muito requisitada para gravações de estúdio que colaborou com David Bowie, Lenny Kravitz, Bryan Ferry e com os The National, entre outros.

Participaram ainda nas gravações artistas convidados como Hayden Desser, Mike Brewer, Harrison Whitford, Brent Knopf, Ben Lanz, Sean O’Brien, Kyle Resnick, Matt Sheehy e o antigo colaborador de Willie Nelson e Bob Dylan, Mickey Raphael.

A canção que deu título ao álbum e que foi agora apresentada como primeiro single foi escrita em dezembro de 2018, explicou o vocalista dos The National, citado em comunicado enviado à imprensa. “Durante muito tempo, andava a escrever canções para filmes, musicais e outros projetos em que precisava de entrar na cabeça de outra pessoa e transmitir as emoções de outras pessoas. Gostei de fazer isso, mas estava pronto para voltar a escavar no meu próprio lixo e isto foi a primeira coisa que saiu”, explicou Berninger.