Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    Obrigada por nos ter acompanhado. Acompanhe neste novo liveblog as novas atualizações sobre a pandemia ao longo do dia de hoje.

    Portugueses estão entre os europeus que mais querem vacinar-se

  • Bastonário da Ordem dos Médicos diz que "se devia pensar seriamente" na utilização de máscara no exterior em todo o país

    Depois da decisão do governo da Região Autónoma da Madeira, que impôs o uso de máscara também no exterior, não apenas em locais fechados, o Bastonário da Ordem dos Médicos vem agora defender que a medida devia ser também alargada a todo o território nacional. Segundo Miguel Guimarães, Portugal está agora “numa fase crítica” que pode ser ser chave para conseguir ultrapassar com sucesso a chegada do inverno e as complicações que se preveem.

    Bastonário da Ordem dos Médicos diz que “se devia pensar seriamente” na utilização de máscara no exterior em todo o país

    Leia mais aqui.

  • Brasil regista 99.572 mortos e 2,9 milhões de infetados

    O Brasil regista 99.572 mortos e 2.962.442 de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, segundo um balanço divulgado esta sexta-feira pelo Governo.

    De acordo com os dados anunciados pelo Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas o país contabilizou 1.079 óbitos e 50.230 novas infeções.

    Desde que a pandemia chegou ao país, em 26 de fevereiro, 2.068.394 pessoas recuperaram da doença de Covid-19. Outras 794.476 ainda estão sob acompanhamento médico.

    Esta sexta-feira, o Governo do estado de São Paulo, o mais afetado pela pandemia no Brasil, anunciou que as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas serão retomadas no dia 7 de outubro.

    A primeira previsão sobre o regresso dos alunos às escolas em São Paulo, o estado mais rico e mais populoso do país, com 45 milhões de habitantes, apontava para o dia 8 de setembro.

    São Paulo regista um total de 24.735 óbitos e 608.379 casos confirmados de Covid-19.

    Segue-se, em número de casos, o estado da Bahia, no nordeste do país, com 187.892 infeções, e depois o Ceará (185.409), localizado também na região nordeste.

    Já em número de mortos, o Rio de Janeiro continua a ser o segundo estado brasileiro mais afetado, com 14.028 óbitos, seguido pelo Ceará (7.921).

    O Brasil é o segundo país mais atingido pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos em número de mortos (160.104) e de casos diagnosticados (mais de 4,8 milhões).

  • Crianças até 12 anos não vão pagar viagem de avião para os Açores

    O Governo dos Açores anunciou esta sexta-feira a criação de uma campanha nacional e internacional para que as crianças até 12 anos não paguem a viagem de avião para a região, como forma de relançar o turismo devido à Covid-19.

    A proposta faz parte de um conjunto de 250 medidas presentes na agenda para o relançamento social e económico da região no pós-pandemia da Covid-19, que foi esta sexta-feira apresentada pelo presidente e vice-presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro e Sérgio Ávila, respetivamente.

    No documento, disponível ‘online’, lê-se que será atribuído um “apoio financeiro à realização de campanha, de âmbito nacional, europeu e internacional, destinada a famílias, em que, com dois adultos pagantes, as crianças até 12 anos não pagam a viagem de avião”.

    Sobre esta medida é dito ainda que será “operacionalizada” através de um contrato entre o Governo Regional, a “companhia aérea”, os “operadores turísticos aderentes” e “responsáveis pela oferta dos pacotes promocionais”.

    O documento refere que a iniciativa terá início no segundo semestre de 2020, sem especificar.

  • Cabo Verde determina uso obrigatório de máscaras na via pública em Santiago e no Sal

    O uso de máscaras faciais vai passar a partir desta sexta-feira ser obrigatório nos espaços públicos nas ilhas de Santiago e do Sal, para evitar a propagação do novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira o Governo cabo-verdiano.

    O uso de máscaras faciais passa a ser obrigatório para todas as pessoas que circulem ou permaneçam em espaços e locais públicos, abertos ou fechados, incluindo a via pública, independentemente do tipo de atividade que estejam a realizar”, anunciou em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

    Segundo o governante, a desobediência da norma implica sanções, com destaque para determinados setores de atividades vulneráveis a propagação do vírus, como os transportes e o comércio.

    “Sanções mais robustas”, enfatizou Paulo Rocha, indicando que vão desde o encerramento do estabelecimento ou cancelamento de licença, cuja reabertura ficará sempre dependente de um certificado de conformidade sanitária.

    Os responsáveis de estabelecimentos e instituições públicas ficam sob obrigações de recusa de serviço e interdição de acesso, segundo o ministro, que garante máscaras no mercado a baixo custo e a sua distribuição a pessoas com mais dificuldades financeiras.

    Lusa

  • Angola com mais 55 casos e três mortes, doença chega ao Malanje

    A diretora Nacional de Saúde Pública angolana, Helga Freitas, anunciou esta sexta-feira mais três mortes e 55 casos de Covid-19, um deles registado no Malanje, que se junta a outras 12 províncias afetadas.

    “Desde 21 de março até esta sexta-feira temos um cumulativo de 1.538 casos”, indicou Helga Freitas. Entre os novos casos, 21 são do sexo feminino e 34 masculino e têm idades entre 4 meses e 70 anos.

    Além do primeiro caso no município de Malanje, registaram-se cinco no Soyo (província do Zaire) , sendo os restantes de Luanda.

    A Covid-19 foi já diagnosticada em Luanda, Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Cabinda, Benguela, Huíla, Uíje, Lunda Norte, Moxico, Zaire e Malanje.

    Dos 927 casos ativos, quatro encontram-se em estado crítico com ventilação mecânica e 21 em estado grave.

    As três mortes que ocorreram nas últimas 24 horas são relativas a cidadãos angolanos, residentes em Luanda, com idades entre 58 e 81 anos, apresentando comorbilidades. (hipertensão, diabetes e miocardiopatia).

    O número total de óbitos aumentou para 67.

  • Vacina anunciada pela Rússia preocupa cientistas

    A Rússia anunciou estar prestes a ser o primeiro país a aprovar uma vacina contra a Covid-19 e planeia vacinações em massa já em outubro, ainda que sem completar os ensaios clínicos, o que está a preocupar cientistas.

    Cientistas de vários países dizem que a corrida precipitada às vacinas contra o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, pode ter um efeito negativo, noticia esta sexta-feira a agência de notícias AP.

    As vacinas experimentais Covid-19 começaram a ser testadas pela primeira vez em humanos, em algumas dezenas de pessoas, há menos de dois meses, pelo que não há ainda provas científicas que as validem e muito menos a sua distribuição em massa.

    Vacina anunciada pela Rússia preocupa cientistas

  • São Tomé e Príncipe sem casos positivos nos últimos dois dias

    São Tomé e Príncipe não registou casos de infeção pelo novo coronavírus nas ultimas 48 horas, mantendo-se o número de pessoas infetadas acumuladas em 878, disse fonte do Ministério da Saúde do país.

    De acordo com a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos, entre quarta e quinta-feira foram realizados 57 testes, sem que se confirmasse qualquer caso positivo de Covid-19.

    Os doentes recuperados aumentaram ligeiramente para 799, duas pessoas encontram-se internadas no hospital de campanha e 62 em isolamento domiciliar.

  • Moçambique regista 93 novos casos e sobe total para 2.213

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 93 casos positivos, elevando o total para 2.213 e mantendo-se com 15 vítimas mortais, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

    Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, lê-se numa nota do Ministério da Saúde distribuída hoje à comunicação social.

    Os 93 novos casos, o maior número já registado em 24 horas, estão nas províncias de Maputo (25), Cabo Delgado (14), Nampula (7), Gaza (30) e Maputo Cidade (17).

    Dos 93 casos novos, 55 são do sexo masculino e 38 do sexo feminino”, lê-se ainda no comunicado.

    Dos 2.213 casos já registados, 2.031 são de transmissão local e 182 são importados, havendo 827 pessoas dadas como recuperadas, 13 internados e 15 óbitos.

    A maioria dos casos ativos estão na cidade e província de Maputo, com 412 e 281 pessoas infetadas, respetivamente, seguida de Cabo Delgado, com 240, e Nampula, com 208 casos.

    Lusa

  • Vacina italiana começa a ser testada em humanos ainda este mês com 90 voluntários

    Instituto Nacional de Doenças Infeciosas em Roma, procura 90 voluntários para começar os testes da vacina já no dia 24 deste mês. Os pacientes vão ser alvo de 7 ações de controlo em 24 semanas.

    Vacina italiana começa a ser testada em humanos ainda este mês com 90 voluntários

  • Quase 2.300 novos casos em 24 horas em França

    Os indicadores da Covid-19 continuam a degradar-se em França, onde, nas últimas 24 horas, 2.288 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, aumento inédito desde maio, indicou esta sexta-feira a Direção Geral de Saúde (DGS) francesa.

    Segundo o balanço da DGS local, a França registou mais de 9.330 novos casos numa semana (1.604 na quinta-feira e 1.695 no dia anterior), depois de a barreira dos 1.000 novos casos diários ter sido ultrapassada em fins de julho.

    Os indicadores estão a degradar-se, confirmando-se uma circulação mais ativa do vírus no conjunto do território, em particular entre os jovens adultos”, constatou a DGS francesa, que apelou ao “reforço da vigilância”.

    Desde quinta-feira, apareceram 21 novos focos de Covid-19, elevando o número total para 787, permanecendo ativos 288.

    Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias gaulesas contabilizaram mais 12 mortes, elevando o total para 30.324 óbitos — 19.818 em estabelecimentos hospitalares e 10.506 em lares de terceira idade e centros de saúde.

    Lusa

  • Cabo Verde com mais três mortes e 48 casos novos positivos

    Mais três pessoas morreram em Cabo Verde por causa do novo coronavírus, o maior número registado num dia, aumentando para 30 os óbitos no país, e mais 48 novos casos de infeção, anunciaram esta sexta-feira as autoridades.

    Segundo o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, duas mortes aconteceram na cidade da Praia, enquanto outra em São Salvador do Mundo, ambos concelhos da ilha de Santiago.

    Na conferência de imprensa, o responsável explicou que a pessoa que morreu em São Salvador do Mundo tinha 87 anos, estava internada há vários dias e tinha vários outros problemas de saúde.

    A duas pessoas que morreram na Praia, de 57 e 59 anos, também estavam internadas há vários dias e tinham outros problemas de saúde, ainda de acordo com o porta-voz do Ministério de Saúde.

    No mesmo dia, o país registou mais 48 novos casos positivos, aumentando o total acumulado para 2.782 infeções desde 19 de março, dos quais 2.042 já tiveram alta hospitalar e dois doentes foram transferidos para os seus países.

    Lusa

  • Madeira mantém 23 casos ativos

    A Madeira mantém 23 casos ativos de Covid-19, mas esta sexta-feira registou três casos suspeitos que aguardam resultados laboratoriais, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    O arquipélago da Madeira apresenta, assim, 121 casos confirmados, 98 dos quais recuperados e 23 infetados pela Covid-19.

    Durante o dia de hoje, foram identificadas mais três situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”, refere o boletim epidemiológico do IASAÚDE, acrescentando tratarem-se de viajantes identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio da Covid-19 do Aeroporto da Madeira”, estando em curso as respetivas investigações epidemiológicas e análises laboratoriais.

    O IASAÚDE informa, por outro lado, que, relativamente aos dois contactos próximos de um caso importado que se encontravam em estudo na quinta-feira, “não se confirmaram [como positivos]”.

    Os 23 casos ativos consistem em 20 importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local.

    Lusa

  • Ministério Público abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

    O Ministério Público instaurou um inquérito sobre o surto de Covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz. O surto no lar provocou, até quinta-feira, um total 162 casos de infeção, incluindo 18 mortos.

    Ministério Público abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

  • Centros de dia podem reabrir a partir de 15 de agosto de forma faseada

    Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente com outras respostas sociais.

    Numa nota, esta sexta-feira publicada no portal do Governo, refere-se que “no caso dos centros de dia com funcionamento acoplado a outras respostas sociais, o reinício das atividades ocorre mediante avaliação das condições de reabertura, a realizar pela instituição, Instituto de Segurança Social, I.P. e autoridade de saúde local”.

    O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) elaborou um guião orientador para a reabertura, no âmbito da pandemia de Covid-19, que foi esta sexta-feira enviado para as instituições integradas na Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), disse à Lusa o padre Lino Maia, que preside ao organismo.

    Centros de dia podem reabrir a partir de 15 de agosto de forma faseada

  • Lar de Torres Vedras 18 utentes internados e 72 infetados

    O Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, tem 72 pessoas infetadas com Covid-19, das quais 18 estão internadas e são todas utentes, revelou esta sexta-feira o Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal.

    Todos os 80 residentes e 78 funcionários da Lar de Nossa Senhora da Luz foram testados à Covid-19, disse o subdiretor-geral da Saúde, durante a conferência de imprensa da DGS sobre a situação da pandemia de Covid-19 em Portugal.

    Os testes revelaram que havia 48 residentes e 24 funcionários infetados com Covid-19.

    Neste momento, há 17 utentes internados porque tiveram um teste positivo e um outro cujo teste deu negativo, mas que ficou também internado devido a outro tipo de morbilidades, acrescentou Rui Portugal.

    A maioria está internada no Hospital de Torres Vedras (12 pessoas), havendo outros quatro casos no Hospital de Abrantes e uma outra pessoa no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

    Entre os 78 funcionários, há 24 que estão de quarentena por terem testado positivo, sendo que estão já programados novos testes para os dias 12 e 19 de agosto, segundo informações da DGS.

    Para garantir que os utentes continuam a receber os cuidados necessários, a Cruz Vermelha disponibilizou dois auxiliares de ação médica de saúde para colmatar a ausência dos trabalhadores que estão doentes.

    Além disso, há uma nova equipa em constituição e “durante este fim-de-semana, uma equipa da ARS de Lisboa e Vale do Tejo vai assegurar todas as questões médicas do lar”.

    Já na segunda-feira haverá uma equipa para treinar as pessoas que foram recrutadas e que estarão temporariamente a dar apoio ao lar.

    Rui Portugal acrescentou ainda que o lar foi dividido em três zonas: uma onde se encontram as pessoas que testaram positivo, outra onde estão os utentes que tiveram um teste negativo, mas que terão estado eventualmente em contacto com doentes e finalmente uma zona das pessoas negativas mas com sintomas.

    Lusa

  • Índia torna-se o terceiro país a superar os 2 milhões de infeções por Covid-19

    A Índia tornou-se o terceiro país a superar os 2 milhões de infeções por Covid-19, a seguir a Brasil e EUA.

    Só nas últimas 24 horas foram detetados mais 62,538 novos casos.

    A Índia tinha ultrapassado o milhão de infeções pelo novo coronavírus somente há 3 semanas.

    Ainda assim, a taxa de mortalidade na Índia continua baixa, com uma taxa avaliada nos 2%. Até esta sexta-feira já morreram 41.500 pessoas pelo novo coronavírus.

  • Câmara Municipal de Alpiarça encerrada devido a dois casos positivos

    O edifício da Câmara Municipal de Alpiarça, no distrito de Santarém, encerrou provisoriamente ao público, depois de duas funcionárias da autarquia terem testado positivo à Covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa o presidente do município.

    Em declarações à Lusa, Mário Pereira (CDU) explicou que o primeiro caso foi detetado na terça-feira, numa funcionária que estava em regime de teletrabalho, mas que se “deslocava com frequência ao edifício dos Paços do Concelho”.

    Assim que soubemos deste caso fizemos testes aos dois contactos mais diretos desta funcionária. Um deles deu negativo e o outro positivo”, contou o autarca, adiantando que no sábado serão realizados testes aos 45 funcionários que trabalham no edifício.

    O resultado dos testes será conhecido na segunda-feira, altura em que a autarquia irá “avaliar se reabre ou não o edifício e os serviços que ali funcionam ao público”.

    Vamos ver. Vamos esperar pelos resultados e depois decidimos”, apontou.

    Entretanto, o edifício foi higienizado e desinfetado, na quinta-feira, por elementos da corporação de bombeiros de Alpiarça.

  • Aumentam para 98 as mortes no Reino Unido nas últimas 24 horas

    O Reino Unido registou 98 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, em comparação com 49 e 65 óbitos nos dois dias anteriores, respetivamente, aumentando o número total para 46.511 vítimas mortais, anunciou esta sexta-feira o Governo britânico.

    O número de infeções diárias caiu hoje para 871, abaixo dos 950 relatados na quinta-feira, o que leva o número total de contágios confirmados por teste para 309.005.

    O número de pacientes internados em hospitais britânicos também caiu ligeiramente nos últimos dias para 1.101 pessoas, em comparação com as 1.118 de quinta-feira e as 1.152 de quarta-feira.

    No entanto, 142 novos pacientes foram admitidos na quinta-feira, enquanto 69 pessoas precisam de ventilação assistida.

    Lusa

  • Itália regista mais 552 casos no maior aumento desde fim do confinamento

    A Itália registou um aumento nas infeções de Covid-19, com 552 contra as 402 de quinta-feira, e ainda três mortes nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

    Esses são os piores números desde o fim do confinamento no país, em junho, onde um total de 249.756 pessoas foram infetadas após a deteção do primeiro caso, a 21 de fevereiro.

    O balanço de vítimas mortais, contando com as últimas três, chega a 35.190 pessoas, de acordo com os números oficiais.

    Nas últimas 24 horas, foram realizados 59.196 testes de coronavírus, um pouco mais do que os 58.673 do dia anterior.

    Lusa

1 de 4