789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Em "Lovecraft Country" há monstros, mas o terror está no racismo

Este artigo tem mais de 3 anos

Quer ser uma das grandes séries de 2020. Adapta o livro de Matt Ruff, cruza o thriller de horror com o pânico social e espelha o caos do mundo em dez episódios com a banda sonora perfeita.

"Lovecraft Country" conta a história de uma família que atravessa uma América em que a segregação das leis Jim Crow transformam a busca de um mistério do passado numa epopeia de sobrevivência
i

"Lovecraft Country" conta a história de uma família que atravessa uma América em que a segregação das leis Jim Crow transformam a busca de um mistério do passado numa epopeia de sobrevivência

"Lovecraft Country" conta a história de uma família que atravessa uma América em que a segregação das leis Jim Crow transformam a busca de um mistério do passado numa epopeia de sobrevivência

A entrada é em grande. O protagonista, Atticus Freeman (Jonathan Majors), encontra-se num cenário de guerra e corre pelas trincheiras como um herói. Começa a preto e branco, uma explosão dar cor a todo o cenário. Do céu aparecem naves espaciais, uma rapariga desce de uma delas. Sussurra algo a Atticus. Enquanto isto tudo acontece, ouve-se em voz-off que esta é uma história bem americana, de um rapaz bem americano. Depois do sussurro, Atticus e a rapariga são atacados por um monstro, Cthulhu, a criação de H.P. Lovecraft, para ser rapidamente destruído por um jogador de basebol. É o sonho americano. É “Lovecraft Country” (estreia na HBO Portugal no dia 17 de agosto), uma adaptação do best seller de Matt Ruff, por Mischa Green. Uma série com uma entrada à “Lost” e com nomes como J. J. Abrams, Jordan Peele e Ben Stephenson envolvidos na produção.

Num painel com Green e os atores Jonathan Majors e Jurnee Smollett (que interpreta Letitia Lewis), em que o Observador participou, a criadora dá ênfase a esta entrada: “Queria que a entrada fosse em grande. Queria tentar isso. Nos seus dez episódios a série tenta fazer algo grandioso e queria que a introdução espelhasse isso, que fosse inesperada para criar surpresa ao longo dos episódios.” E é em grande. Depois da cena acabar, o espectador é levado para o mundo real da série, Chicago, anos 1950. Atticus está num autocarro e está a momentos de entrar na aventura da sua vida.

[o trailer de “Lovecraft Country”:]

O romance de Matt Ruff, Lovecraft Country, foi um sucesso. A expressão “Lovecraft Country” existe mesmo e refere-se a zonas de New England onde acontecem algumas histórias de H.P. Lovecraft. O livro e a série usam o imaginário do escritor norte-americano para contar a história de uns Estados Unidos racistas. A história de uma família que atravessa uma América em que a segregação das leis Jim Crow transformam a busca de um mistério do passado numa epopeia de sobrevivência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É um tempo de medo e de ódio, entre as décadas de 50 e 60, mas podia muito bem não ter data. Um universo onde os monstros, ou a magia, não são o que de mais assustador existe. Os dois primeiros episódios são o início da aventura de Atticus e Letitia, a partir daí a narrativa entre capítulos-aventura que revisitam uma série de lugares comuns do imaginário de horror e aventura. Não são uma homenagem a Lovecraft. São Lovecraft reimaginado para os Estados Unidos que Mischa Green construiu para a sua série.

Jurnee Smollett é direta nas intenções: “Os nossos heróis entram numa aventura para derrubar a supremacia branca. Ainda estamos nessa saga hoje, em 2020, como norte-americanos negros, porque o racismo ainda é um espírito demoníaco. É uma série selvagem, desconstrói a forma clássica dos géneros em diversas formas e reimagina tudo de forma radical.”

“Os monstros são uma metáfora para o racismo, não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. Para mim, o género funciona melhor quando é uma metáfora para a vida real, as suas emoções e problemas. Foi algo que gostei no livro de Matt Ruff e que queria honrar na minha adaptação,” avança Mischa Green. Os monstros são muito presentes em “Lovecraft Country”, mas quando eles realmente aparecem no final do primeiro episódio, revelam-se menos assustadores do que os polícias racistas que seguem o grupo de heróis da série. Uma das virtudes imediatas de Mischa Green é a forma como torna isso tão presente, tão imediato, tão assustador.

Jonathan Majors completa a ideia com “aquilo que é referenciado, o que nós experienciamos na história, são coisas que acontecem no dia-a-dia. Está no ADN da vivência afro-americana.” Por se saber que é tão real, por existir, por algumas das cenas que Mischa Green inclui em “Lovecraft Country” serem tão presentes no imaginário comum – até na cultura popular -, a série tem um poder incomum. Consegue uma elevação que tem estado ausente noutras realizações e produções de Jordan Peele e ganha uma existência única.

Talvez pelos negros terem as armas, a força, o saber e a coragem do seu lado. Essa é uma sensação imediata em “Lovecraft Country”, apesar do racismo, da Supremacia Branca estar bem presente, há uma sensação de viragem do poder, de contrariar a norma. O imediatismo e a relação que cria com o presente fazem o restante trabalho. “Lovecraft Country” torna-se imediatamente oportuno. E também o é porque reinventa o género de terror para televisão, mistura com uma mão firme pulp fiction e fantasia, horror e as histórias de aventuras. Por vezes, nunca se sabe bem o que é o quê, se é para ter medo ou para rir. Sabe-se apenas que se está em “Lovecraft Country”.

Cada episódio é uma coisa nova. Uma aventura. Um refresco. Jonathan Majors aborda isso com o (bom) caos possível: “Lia o argumento de um episódio e ficava imerso nesse género. E adorava. Mas depois lia outro episódio e pensava: ‘não, não, isto é que eu gosto! É onde quero estar’.” Repete várias vezes a mesma ideia nas frases seguintes, como se Majors voltasse a sentir o fascínio de ler os episódios pela primeira vez. O que Majors quer dizer é que cada episódio deixa a sensação de que é melhor do que o anterior. Pela surpresa, pela forma como a série se reinventa a cada momento e surpreende pela forma como aborda os géneros e trata as situações em que mete as suas personagens. Nada é resolvido de forma óbvia.

Tal como não é óbvia a escolha musical. Mischa Green quis usar a música como uma ponte entre o passado e o presente, por isso se a história ocorre no passado, a música tem de ser de hoje: “Estou a trazer as histórias para o aqui e agora, a música é uma ótima ponte para o tempo. Por isso, para mim, fez todo o sentido meter a tocar Cardi B nos anos 1950 e fazer com que funcione tão bem naquele tempo como agora.”

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora