771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Helena Garrido

Colunista

Artigos publicados

Novo Governo

Tempo de mais políticas e menos táticas

O novo Governo tem de saber conciliar a necessidade de ser mais político com a resolução dos problemas mais urgentes. É preciso menos táctica para satisfação intelectual. 
Legislativas 2024

O murro na mesa eleitoral

Luís Montenegro vai ter de reajustar o seu programa eleitoral. E os partidos em geral vão ter de mudar a forma como tratam os eleitores do Chega.
Governo

Tempos difíceis para o novo Governo

Quem ganhar as eleições tem enormes desafios. O país e o mundo que recebe estão recheados de problemas, a começar pela radicalização da sociedade e uma economia que cresce pouco.
Legislativas 2024

Uma campanha alegre sem ver o Mundo

Nesta campanha eleitoral há temas urgentes, como a habitação ou a saúde. Mas há perigos no horizonte que têm sido esquecidos. Como os efeitos nas nossas vidas de um Mundo em mudança.
Crescimento Económico

Na economia, o PS tem razão, o PSD também

PS e PSD têm propostas interessantes para a economia, mas um e outro insistem em algumas soluções que já provaram que não resolvem os problemas.
Habitação e Urbanismo

O que propõem PS e PSD para a habitação?

É um dos mais graves problemas que enfrentamos. As propostas do PS e do PSD para a habitação acabam por ser mais iguais do que diferentes, com os sociais-democratas a darem especial atenção à oferta.
Finanças Públicas

O outro lado da redução da dívida pública

Enquanto no Ministério das Finanças se festejava, ali mesmo ao lado o Ministério da Administração Interna enfrentava dias de tensão com a polícia. É o outro lado das contas certas.
Imigração

Temos de falar de imigração

Temos andado a atirar lenha para a fogueira dos sentimentos anti-imigração. Os partidos que combatem o radicalismo têm de nos falar sobre esse tema na campanha eleitoral.
Política

A política que mata

Em pré-campanha eleitoral mostram-nos dois países. Um em que tudo corre bem, outro em que tudo corre mal. Onde estamos nós afinal?
Jornalismo

Desinformação e Global Media

Nunca o jornalismo fez tanta falta e nunca esteve tão ameaçado, num tempo em que a informação falsa é um dos maiores riscos a curto prazo.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos e as críticas a António Costa

Dos sonhos de Pedro Nuno Santos às “leis malandras”, passando pelos CTT. Fazemos uma viagem a alguns dos temas da semana com o foco no Congresso do PS.
Ano Novo

Cinco desejos para 2024

Sociedades mais exigentes que gerem políticos mais capazes de encontrar soluções, para se inverter a dinâmica de nacionalismo e conservadorismo que se está a instalar. Eis o que se deseja para 2024.
Economia

Sete pedras (e desafios) que carregamos para 2024

Habitação, Saúde, Educação são três dos problemas que carregamos quando o 25 de Abril faz 50 anos. A imigração e o ambiente são os outros, num mundo mais perigoso e que pode trazer a recessão à Europa
PS

A queda do Governo ou o cisne negro de 2023

O colapso de um governo de maioria absoluta com imenso dinheiro nos cofres é o nosso cisne negro de 2023. A degradação dos serviços públicos estava em contrapartida traçada a partir de 2015.
IRS

O IRS está, mesmo, ainda mais alto que em 2010

Quando se compara o IRS de 2010 com o deste ano ou o que está previsto para 2024, a maioria continua com taxas mais altas.
Política

Os políticos amigos do populismo

Nos últimos tempos temos assistido atónitos à degradação ética e moral das nossas elites políticas. Precisamos de regras para evitar o descrédito e a vitória do populismo.
PSD

As pensões segundo o PSD e o PS

O PSD continua a revelar uma enorme incapacidade de comunicar. Dificilmente conseguirá conquistar o poder se continuar assim.
Rating

A economia vista pela Moody’s

A agência que nos provocou uma comoção de protesto em 2011 é agora a que nos vê, surpreendentemente, como muito bem-sucedidos. Será assim?
Crise Política

António Costa só se pode queixar de si próprio

Tudo aquilo a que temos assistido é grave e prejudica o país na economia e na sua vida política. E o primeiro-ministro é o principal responsável. Demitiu-se de governar. Agora é preciso reconstruir.
EFACEC

A Efacec e o regresso do Estado à economia

É verdade que os governos tendem a fazer asneiras quando salvam empresas. Mas desta vez pode ser diferente. Porque a Efacec é diferente e os ventos estão a favor do intervencionismo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos