786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Gambito de Dama", ou como o xadrez se tornou a coisa mais emocionante deste confinamento

Este artigo tem mais de 3 anos

Beth é um prodígio do tabuleiro e é a protagonista de uma mini-série transformada em fenómeno. Meio thriller, meio biopic, que junta feminismo, drogas, nostalgia e a banda sonora certa.

A atriz Anya Taylor Joy, de apenas 24 anos, diz ter aprendido cada jogada de "Gambito de Dama" como se fosse um passe de dança
i

A atriz Anya Taylor Joy, de apenas 24 anos, diz ter aprendido cada jogada de "Gambito de Dama" como se fosse um passe de dança

A atriz Anya Taylor Joy, de apenas 24 anos, diz ter aprendido cada jogada de "Gambito de Dama" como se fosse um passe de dança

Nos últimos tempos o mundo tornou-se um lugar estranho, concordará a maior parte de nós. Mas ainda há coisas capazes de nos surpreender. Como o momento em que Patti Smith, ícone punk, partilha no Instagram que um dos seus maiores prazeres noturnos é ver séries de detetives num televisor de 15 polegadas.

Como se a imagem da Nova Iorque underground dos anos 70 aninhada frente ao “CSI Miami” não bastasse, no fim-de-semana passado, Smith, de 73 anos, partilhou com os seus 800 mil seguidores uma nova e assolapada paixão televisiva. “Um redemoinho sedutor de loucura e génio, comprimidos e xadrez”, escreveu. E informava: passaria a noite de Halloween a beber descafeinado e a ver tudo de novo. Hashtag Netflix. Hashtag Anya Taylor Joy.

Na imagem, uma miúda ruiva, de franja, olhar frio e inquietante, iluminava um pequeno televisor preto naquilo que se adivinha ser a sala de Patti Smith, uma divisão alumiada por uma luz vermelha. Uma matrioska de sentidos, a condizer com a série, logo a começar pelo título, que a maior parte de nós terá de googlar para entender: “Gâmbito de Dama.”

[o trailer de “Gambito de Dama”:]

A mesma busca dir-lhe-á que a série afinal é uma mini-série de sete episódios que se estreou no fim de Outubro e pulou de imediato para as mais vistas da Netflix. Acrescentará que o agregador de críticas Rotten Tomatoes lhe dá uns inusitados 100% de aprovação. Estranhamente, nada consta na Internet sobre eventuais diferendos internos entre argumentistas e produtores em torno de um título demasiado difícil para ser comercial e que há uns anos não teria resistido a uma tradução portuguesa do género “Xeque-Mate” ou “Xadrez sob pressão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gambito de Dama (ou Rainha) é uma das mais conhecidas aberturas do xadrez. “Gambito” designa um lance em que se sacrifica uma peça para causar maior dano ao adversário. Já a “Dama”, além de ser a peça mais poderosa do jogo, alude à protagonista da série, uma órfã que se revela um prodígio e que terá de vingar num mundo de homens enquanto se debate com os seus próprios demónios. Posto desta forma, quase podia ser uma história de super-heróis, que não é, embora um dos argumentistas, Scott Frank, tenha feito carreira no género, em filmes como “Logan” e “Wolverine”.

A mini-série baseia-se num romance de Walter Tevis, autor de livros como “The Hustler” e “The Color of Money”, também eles adaptados ao cinema. Não datasse o livro de 1983 e “Gambito de Dama” poderia parecer, tal como tantas outras séries de plataformas de streaming, um produto do algoritmo. A saber: feminismo, saúde mental e dramas de época a piscar o olho à nostalgia. E são magníficos os cenários e o guarda-roupa das décadas de 1950 e, sobretudo, 1960. Já o xadrez seria mais difícil de explicar, mas provaria que é a disrupção que nos agarra ao ecrã.

A dada altura, quando lhe perguntam o que a seduz no xadrez, Elizabeth Harmon, a personagem principal, explica que é o tabuleiro. Naqueles 64 quadrados cabe o mundo inteiro. Um mundo que ela controla e onde se sente segura. É também no fascínio que se gera em torno do jogo que reside o fator aditivo deste “Gambito de Dama”. É extraordinário como conseguimos vibrar com um desporto puramente intelectual, de que não percebemos a maior parte das subtilezas. Especialistas de todo o mundo já vieram dizer que é dos mais fidedignos retratos da modalidade e todas as suas nuances. Todos os jogos foram desenhados por aquele que é considerado o melhor treinador de xadrez dos EUA, Bruce Pandolfini, e pelo antigo campeão mundial Garry Kasparov. Mas se não fossem a expressão e a energia da magnética Anya Taylor Joy, de apenas 24 anos, nada disto transpareceria. Com formação em ballet, explicou ter trabalhado cada lance como se fosse um passe de dança.

A xadrezista interpretada por Anya Taylor Joy é um génio que se distingue tanto pela memória e pela inteligência, como pela criatividade e atração pelo abismo

Numa história de xadrez, drogas e bela banda-sonora, Beth vai-se afirmando como anti-heroína, uma formulação que só resulta estranha porque costuma ser feita no masculino. A xadrezista é um génio que se distingue tanto pela memória e pela inteligência, como pela criatividade e atração pelo abismo. Entre o filme biográfico e a “coming of age novel”, “Gâmbito de Dama” começa a arrastar-se a partir da metade, malgrado os deuses do ritmo e da atracção. A dada altura escorrega por alguns clichés das novelas. Questionamos os 100% no Rotten Tomatoes, apenas para nos lembrarmos que é “apenas” a Internet – e que na verdade se trata de um rating de aprovação, ou seja, definido apenas por um gosto ou não gosto. A série redime-se no último episódio, todo ele um hino à saudosa tensão dos thrillers da Guerra Fria.

Sabe-se agora que há pouco mais de dez anos também Heath Ledger quis adaptar o livro de Tevis. Chegou a escrever o guião. Seria ele a realizá-lo, fazendo desta a sua obra mais pessoal. Talvez o tenha atraído o mesmo que falou fundo a Patti Smith, ambos gente maior que a vida que sabe o que é viver com fantasmas e nunca se libertou da solidão. Na série, será esse o grande desafio de Beth Harmon. Mais do que superar os mestres do xadrez, superar-se a si própria. Pelo caminho, vai fazendo companhia a outros que tais, mesmo que através de uma plataforma de streaming, em televisores de 15 polegadas, durante a noite de Halloween. Ou como escreveu Smith no Instagram, que cultiva como espaço de diário e manifesto, “Sim, foi um escape, o meu tipo de escape.”

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora