Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Astronomia

Como assim, Vénus não é o planeta mais próximo?

Artigo científico argumenta que é Mercúrio, não Vénus, o planeta mais próximo da Terra. Na verdade, é o mais próximo de todos os planetas do Sistema Solar. Mas é tudo uma questão de perspetiva.

Meteoro explode com energia de 10 bombas atómicas

Um meteoro colidiu com a Terra a 18 de dezembro e provocou uma explosão de 173 quilotoneladas de energia. Mas só ao fim de três meses é que foi detetada. O Japão tem imagens do fenómeno.
Espaço

Formalizada criação da agência espacial portuguesa

Já foi assinada em Ponta Delgada, Açores, a escritura de constituição da agência espacial portuguesa. Chamar-se-á Portugal Space e a sede será em Santa Maria.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.
Espaço

Portugal vai enviar garrafa de vinho para o espaço

Para o efeito, a organização terá de preparar "uma garrafa e uma rotulagem própria" e acondicionar a garrafa com o vinho "para que ela possa chegar em devidas condições ao espaço".

"Nova era espacial". Crew Dragon de volta à Terra

A primeira cápsula espacial americana fez amaragem no Oceano Atlântico, esta sexta-feira. É o primeiro passo para a independência americana em relação às cápsulas espaciais russas.

Há nova estimativa sobre a massa da Via Láctea

Segundo estimativas anteriores, a Via Láctea teria entre 500 mil milhões e 3 mil biliões de massas solares. Determinação da massa da Via Láctea permite compreender melhor o seu contexto cosmológico.

Vai ser criada a agência espacial Portugal Space

A agência espacial portuguesa Portugal Space terá a sua sede em Santa Maria, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites, mas também instalações em Lisboa e outros locais do país.

Sonda lunar israelita tira "selfie" com a Terra

Na fotografia, a Terra surge como fundo, juntamente com o cartaz "País pequeno, grandes sonhos". Caso a missão seja bem-sucedida, será a primeira sonda privada a conseguir pousar na superfície da Lua.

Primeira deteção do satélite Kepler da NASA

O The Astronomical Journal aceitou a publicação do "primeiro candidato a exoplaneta" identificado pelo telescópio espacial Kepler da NASA. Equipa de investigadores contou com um português.
Séries

Série "The First" estreia em Portugal amanhã

A série criada por Beau Willimon retrata a primeira missão tripulada a Marte. "The First" tem uma única temporada, já transmitida no Reino Unido e nos EUA. Chega a Portugal a 5 de março.

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial

A bordo da Crew Dragon seguiam 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

Cápsula Crew Dragon aterrou na Estação Espacial

A cápsula espacial Crew Dragon, da empresa SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional, um dia depois de descolar de Cabo Canaveral, na Florida, numa viagem de teste do programa da NASA.

Cápsula da SpaceX a caminho da Estação Espacial

É o primeiro veículo espacial construído e operado por uma empresa comercial norte-americana. Para já, leva apenas um manequim de teste, mas as missões tripuladas estão previstas para o fim do ano.

Israel manda sonda à Lua, Japão recolhe amostras

Israel está mais próximo de ser o 4.º a aterrar na Lua: a sonda já partiu e a empresa é privada. Além do feito da sonda israelita Beresheet, a japonesa Hayabusa-2 acaba de aterrar no asteróide Ryugu.
Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.
Sistema Solar

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.

O obituário do rover Opportunity

Nasceu com um prazo de validade de três meses mas sobreviveu em Marte durante 15 anos. Graças a ele sabemos que o Planeta Vermelho já pode ter tido água e, por isso, vida. Morreu após 8 meses em coma.

Opportunity morre ao fim de 15 anos em Marte

O rover Opportunity, um dos veículos enviados pela agência espacial norte-americana para explorar Marte, está morto. Este ativo durante 15 anos, mas só devia ter durado apenas três meses.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.
Tesla

Tesla bate recorde ao percorrer 364.000.000 km

Não sabemos quantos quilómetros já percorreu o seu automóvel, mas este ultrapassou os 364.000.000 km em apenas um ano. É uma marca impossível de igualar, a menos que se recorra ao mesmo truque.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Trump quer NASA em Marte com orçamento ilimitado

Trump propôs à NASA que usasse todo o dinheiro de que precisasse, sem limites, para levar o Homem a Marte antes do final do seu mandato. NASA respondeu que só a partir de 2030 será possível.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.
Robótica

Porto. Robô ajuda humanos no fabrico de automóvel

"ColRobot" promete facilitar o trabalho das pessoas em várias áreas industriais. Reforça a segurança dos trabalhadores e compensa os erros humanos.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.

O que é o eclipse da Super Lua Sangue de Lobo?  /premium

É uma Super Lua. É uma Lua Vermelha Sangue de Lobo. E é um eclipse em que nada vai desaparecer. O único eclipse lunar total de 2019 acontece esta madrugada. Saiba porque vai acontecer e como o ver.

Primeira Super Lua do ano é já esta segunda-feira

Primeira de três Super Luas deste ano ocorre na madrugada de domingo para segunda e coincide com um eclipse lunar total — algo que só volta a acontecer em 2021.
Exploração Espacial

Serão os anéis de Saturno mais jovens que planeta?

CIentistas voltam a sugerir que os anéis de Saturno não se formaram ao mesmo tempo que o planeta. Estudo diz que Saturno formou-se há 4,5 mil milhões de anos; os anéis têm entre 10 e 100 milhões.
China

Semente de algodão nascida na Lua morreu

Fazer nascer uma semente de algodão na lua era um feito difícil, já que as temperaturas na superfície lunar podem exceder os 100 graus Celsius, durante o dia, e 100 negativos, durante a noite.
China

Chineses fazem brotar semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa, que conseguiu chegar ao lado oculto da lua, fez brotar uma semente de algodão no satélite natural. Esta é a primeira "mini experiência" na biosfera realizada com sucesso.
Pseudociência

Terraplanistas querem provar teoria num cruzeiro

Para os defensores da Terra plana, o mundo em que vivemos é um disco, o espaço não existe, e todas as fotografias e descobertas anunciadas pelas agências espaciais foram inventadas.

Observatório explica o céu em 100 horas

O Observatório Astronómico do Exército lançou a iniciativa "100 horas de astronomia" com o intuito de incentivar o jovens a a usar telescópios e a ver o sol. A iniciativa dura até domingo.

Rússia quer mandar nave à Lua em 2021

Em entrevista, Dmitri Rogozin referiu que a agência russa continua a satisfazer pedidos da agência norte-americana, apesar de as relações entre as duas terem estado tensas.

1ª cientista-astronauta portuguesa procura apoios

Em dezembro, Ana Pires tornou-se a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta da NASA. Ainda este mês espera reunir-se com Rui Moura, o primeiro português a fazer o mesmo.
Curiosidades Auto

Carro chinês passeia na Lua. Mas é bom?

Os chineses entraram na história espacial ao aterrar no outro lado da Lua, a que se seguiu um passeio com um carro chinês. Mas será que o veículo é alguma coisa de jeito? Melhor que o dos americanos?
Astronomia

Eclipse desta noite antecipa outro espetáculo

Vai haver um eclipse solar esta noite, mas só algumas zonas do Pacífico o vão ver. Mesmo assim, esse fenómeno traz outro igualmente especial a Portugal: um eclipse lunar total a 21 de janeiro.
Lua

Rover chinês já circula no lado oculto da Lua

O veículo que a China enviou para o lado oculto da Lua na nave que pousou na quinta-feira já saiu da rampa do módulo e está a mover-se na superfície lunar.
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.

China aluna no lado "oculto" da Lua

A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.
Espaço

NASA mostra fotos do objeto mais distante da Terra

A mais de 6 mil milhões de quilómetros da Terra, o 'Ultima Thule' é o objeto mais distante alguma vez observado. As primeiras imagens mostram uma espécie de boneco de neve espacial.
Espaço

NASA sobrevoa objeto mais distante de sempre

'Ultima Thule' é um vestígio congelado da formação do sistema solar situado a 6,4 mil milhões de quilómetros da Terra. A sonda espacial New Horizons já enviou sinais e as imagens começam a chegar.

Primeiro atlas da Lua foi feito no século XVII

Muito antes de Amstrong pisar a superfície da Lua, o astrónomo polaco Johannes Hevelius, o mais inovador desde Copérnico, fez o primeiro atlas do satélite terrestre, só com a ajuda de um telescópio.

As 3 teorias que podem explicar a Estrela de Belém /premium

Não há provas de que existiu. Não há provas de que não existiu. E pode nem ter sido uma estrela. A explicação sobre a Estrela de Belém é milenar. Há 3 teorias. Todas vão dar a um beco sem saída.
Espaço

Do Chile surge um novo método de ver galáxias

Uma equipa de investigadores chilenos criou uma forma de ver conjuntos de galáxias que até agora passaram despercebidos, através de um novo algoritmo.

Este Natal, uma pista de gelo perfeita — em Marte

Agência Espacial Europeia captou fotografias incríveis da cratera Korolev, em Marte, totalmente coberta por gelo. A camada tem quase 2 km de profundidade e mantém-se ali todo o ano.

Agência espacial a funcionar até março nos Açores

Na ilha açoriana de Santa Maria será construída uma base de lançamento de microssatélites. O objetivo é dinamizar novas indústrias, novas empresas e criar emprego qualificado em Portugal.
Estados Unidos da América

Trump ordenou criação de comando militar espacial

O presidente dos Estados Unidos da América anunciou a criação de uma força militar dedicada a operações norte-americanas no espaço. O objetivo é supervisionar a investigação e ação militar no espaço.

Chef Kiko faz receita para colonos de Marte

O cozinheiro português está a participar num concurso promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, um afiliado da NASA. Objetivo: incluir um prato seu na missão a Marte de 2030.
Espaço

Inédito. Nave turística tripulada chega ao espaço

Pilotos da Virgin Galactic alcançaram uma velocidade três vezes superior à do som e conseguiram levar uma nave turística ao espaço. Foi o teste de uma viagem em que cada lugar custa 200 mil euros.
Doodle

Doodle do dia. Como ver a última chuva de estrelas

Este ano, o evento ilumina o céu na noite desta quinta-feira até à madrugada de sexta. É a última chuva de estrelas do ano e inspira o doodle do dia da Google. Saiba como a ver em três passos.

Vento de Marte, o 1º som captado noutro planeta

O módulo InSight enviou para a Terra o som do vento em Marte. É a primeira vez que ouvimos um som captado noutro planeta. A gravação foi editada três vezes para ser audível pelos humanos. Oiça-as.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.
SpaceX

Falcon 9 da SpaceX falha aterragem e cai no oceano

Falcon 9 da SpaceX devia ter aterrado em solo, mas caiu no oceano. É o primeiro acidente desde 2016. Carga foi enviada para o espaço com sucesso. Emissão foi cortada no momento do acidente.