NASA queimou provas de vida em Marte há 40 anos

Há cerca de 40 anos, a NASA queimou por acidente amostras que podem ajudar a responder à pergunta sobre se houve ou há ou não vida em Marte.

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Com a descoberta das luas, que foram vistas pela primeira vez em 2017, eleva-se a 79 o número de satélites do maior planeta do sistema solar, segundo o Instituto para a Ciência de Carnegie, nos EUA.
Espaço

NASA. Trump escolhe funcionário sem experiência

James Morhard, um alto funcionário do Senado, é um republicano sem qualquer experiência em temas do espaço. Mas vai ser o novo n.º 2 da NASA. Trump escolheu-o para o cargo em vez de um astronauta.
Sol

Dois em cada três portugueses usam proteção solar

Mais de dois terços dos portugueses utilizam com frequência alguma proteção contra o Sol, sobretudo as mulheres e quem vive na região do Alentejo, concluiu o Instituto Ricardo Jorge.
Astronomia

Cientistas captam imagem do nascimento de planeta

Uma equipa internacional do Instituto de Astronomia Max Planck captou pela primeira vez uma imagem direta de um planeta no momento de formação.
Espaço

Foguete explode seis segundos depois de descolar

O japonês Momo-2 tinha sido projetado para voar 100 km de altitude, mas ficou longe do objetivo. Não aguentou mais de seis segundos no ar, caiu e explodiu. As imagens e as reações à explosão.
Astronomia

E se `Oumuamua for um cometa e não um asteroide?

Que objeto é este que viajou desde o exterior do sistema solar? A falta de nuvem de gases e poeiras fez com que se pensasse que era um asteroide, mas o aumento de velocidade pode dizer o contrário.
Espaço

Nave japonesa aproxima-se de asteróide

Após mais de três anos em viagem, a nave Hayabusa2 estabilizou-se às 9h35 locais, a 20 quilómetros do asteróide Ryugu, localizado a cerca de 280 milhões de quilómetros da Terra.
Astrofísica

Vénus. Atmosfera pode estar a desacelerar planeta

A atmosfera de Vénus dá a volta ao planeta várias vezes antes de este girar sobre si próprio. A densidade da atmosfera e a perturbação ao nível das nuvens podem estar a desacelerar o planeta.

Exposição UV. Guarda e Vila Real em risco extremo

Os distritos da Guarda e Vila Real estão em risco extremo de exposição aos raios UV. No sábado o risco mantém-se na Guarda. O restante território está em risco muito elevado.
DGS

Temperaturas elevadas. DGS recomenda proteção

A Direção Geral de Saúde recomenda que se evite a exposição direta ao sol, entre as 11h e as 17h, nos próximos dias de calor. Máximas chegam aos 33 graus no Alentejo.
Marte

Tempestade em Marte cobre um quarto do planeta

O robô da NASA Opportunity, que explora a superfície de Marte desde 2004, entrou no modo de poupança de energia devido a uma tempestade de areia que cobre um quarto do planeta.
Exploração Espacial

À procura de vida em Marte, o cemitério de sondas

As primeiras missões a Marte foram nos anos 60. Apostou-se tudo em encontrar vida, mas sem sucesso. Depois, os cientistas focaram-se em pequenos sinais e foram sendo mais bem sucedidos.
Espaço

Satélite europeu tem tecnologia portuguesa

O satélite, batizado com o nome de Éolo, o guardião dos ventos na mitologia grega, será lançado a bordo de um foguetão Vega da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa.

Há vida em Marte? Os cientistas têm novidades

Um veículo enviado em 2012 para Marte, o "Curiosity", recolheu um conjunto de amostras do planeta. A NASA debateu os resultados esta quinta-feira.
Planeta Terra

Dias na Terra estão mais longos por causa da Lua

Um estudo publicado esta segunda-feira, reconstituiu a história da relação da Lua com a Terra, cujo movimento no espaço é influenciado por outros corpos celestes que exercem força sobre o planeta.

Plutão tem dunas de metano congelado

Cientistas descobriram que Plutão tem dunas, que se formaram a partir de grãos de metano congelado libertados na sua atmosfera pouco densa, publicou hoje a revista Science.

Morreu Alan Bean, um astronauta que pisou a Lua

Morreu este sábado o quarto homem a ter colocado os seus pés na Lua. Alan Bean fez parte da primeira missão Apollo 12. Até agora morreram oito dos doze astronautas que pisaram a Lua.
Espaço

Lisboa recebe encontro sobre tecnologias do espaço

O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vai receber na segunda e terça-feira a "NewSpace Atlantic Summit 2018", uma conferência internacional sobre tecnologias espaciais aplicadas ao Atlântico.
Astrofísica

Físico português ganha distinção russa

O trabalho sobre anomalias de trajetória de sondas interplanetárias realizado pelo físico português Frederico Francisco foi distinguido pela Academia Russa de Ciências com a medalha Zeldovich.
Meteorologia

Um rasto de relâmpagos visto do espaço

Se ver relâmpagos a partir da Terra é surpreendente, do espaço a visão é outra. Um novo satélite dos EUA captou imagens dos raios a cruzarem o país: cada tempestade é um verdadeiro espetáculo de luz.

A 1ª foto do caça-planetas com mão portuguesa

O TESS, satélite com mão portuguesa lançado pela NASA para procurar exoplanetas, enviou para Terra a primeira fotografia tirada do espaço. Daqui a um mês a missão chegará a bom porto.
Sistema Solar

Descoberto primeiro asteroide extrassolar

Um grupo de cientistas descobriu o primeiro asteroide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira.
Astrofísica

O momento em que as luzes do universo se acenderam

Os telescópios ALMA e VLT detetaram o oxigénio mais distante alguma vez encontrado no Universo, a galáxia mais distante observada e quando se formaram as estrelas logo após o Big Bang.

Sonda viu água em lua de Júpiter há 20 anos

A NASA anunciou ter encontrado mais sinais de que a lua Europa tem jatos de água. A sonda Galileu já as tinha visto, mas a NASA não tinha percebido. É mais um passo na busca por vida extraterrestre.
Marte

Nasa vai enviar mini-helicóptero para Marte

A Nasa anunciou esta sexta-feira a intenção de enviar em 2020 o primeiro helicóptero para Marte, aproximadamente do tamanho de um drone, para aprofundar o conhecimento daquele planeta.
SpaceX

SpaceX lança nova versão do Falcon 9

O Block-5 é a nova versão do Falcon 9 e pode ser o primeiro foguetão da SpaceX a satisfazer os padrões do programa de viagens espaciais da NASA.
Cancro

Rastreio aos cancros de pele detetou 101 casos

Desde 2010 está a assistir-se a "um aumento progressivo do número de casos de cancro de pele". Num dia de rastreio, em 2017, foram detetados 101 casos, 19 dos quais melanomas.
Meteorologia

Alerta: níveis muito elevados de exposição UV

Todas as regiões do continente e ilhas apresentam níveis muito elevados de exposição UV. No continente as temperaturas podem chegar aos 30 graus em Santarém. IPMA desaconselha exposição ao sol.

Sonda InSight. Da Califórnia para Marte

A sonda InSight foi lançada na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e percorrerá cerca de 385 milhões de quilómetros em pouco mais de seis meses até chegar a Marte.
Estados Unidos da América

Havai. Protetores solares podem vir a ser ilegais

O projeto de lei tem ainda de ser aprovado pelo Governador do Havai. A ideia é proibir os protetores solares que contêm químicos como oxibenzona e octinoxate para salvar os recifes de corais.

Hélio detetado em planeta fora do Sistema Solar

O hélio é um dos principais constituintes dos planetas Júpiter e Saturno, mas até agora nunca tinha sido detetado em exoplanetas. Astrónomos utilizaram o telescópio espacial Hubble.

Hubble revela como é o Universo a 4 mil anos-luz

O telescópio Hubble continua a fotografar locais onde o Homem ainda não chegou. Para celebrar o seu 28º aniversário, a NASA partilhou um vídeo em que se pode "mergulhar" numa nebulosa distante.
Espaço

NASA acaba com programa de veículo lunar

A NASA anunciou sexta-feira ter posto termo ao seu único programa de desenvolvimento de um veículo lunar, apesar das declarações de Donald Trump, de que queria voltar a enviar astronautas à Lua.
Exploração Espacial

Empresa leva a bandeira nacional ao aeroespacial

O grupo português ISQ está a participar nos maiores projetos aeroespaciais do mundo. E tem planos para levar Portugal mais além. E mais distante.
Telecomunicações

Angola constrói novo satélite na Rússia

Angola está a construir um novo satélite nacional, o AngoSat-2, para substituir o AngoSat-1 que, "apesar de estar em órbita, não apresenta os parâmetros para os quais foi contratado".
Lua

A incrível viagem à Lua pelos olhos da NASA

A Lua pode ser agora vista em 4K, num vídeo de qualidade inédita divulgado pela NASA. Uma viagem com direito a paragens onde o Homem nunca foi e em que pode ver ao pormenor as marcas da Apollo 17.

O astronauta que ouviu Deus ao sobrevoar Portugal

É dos homens que mais tempo passou no espaço. Viu a guerra na Ucrânia começar ao lado de russos. Teve cancro e diz que se o soubesse iria na mesma. Porque acredita na ciência e acha que encontrou Deus
Exploração Espacial

Como é uma ida ao WC no espaço?

As casas de banho são utilizadas nas estações espaciais. Quando os astronautas têm que usar os fatos espaciais durante oito a 12 horas, têm que utilizar fraldas de alta absorção.
SpaceX

Vídeo mostra o interior de um foguete da SpaceX

Um vídeo amador filmado com drone mostra como é o interior do foguete que lança os Falcon 9 para o espaço. As imagens foram publicadas no Instagram e captadas na sede da SpaceX.

Regresso do Falcon 9 após levar satélite ao espaço

A NASA pediu à SpaceX que levasse um satélite caça-planetas com genética portuguesa para o espaço. Depois de largar o TESS no espaço, o foguetão Falcon 9 regressou são e salvo a Terra. Foi assim.
Exploração Espacial

TESS, satélite com mão portuguesa, está no espaço

O satélite TESS da NASA, em busca de exoplanetas, já está no espaço depois de um lançamento bem sucedido. Há uma equipa de portugueses envolvida no projeto. O foguetão Falcon 9 já regressou a Terra.
Planetas

Diamantes de meteorito são de planeta desaparecido

Um estudo publicado na Nature Communications revela que os diamantes encontrados no meteorito que caiu no deserto em 2008 são de um planeta que terá existido antes daqueles que conhecemos hoje.

Um asteróide passou resvés à Terra. NASA não o viu

Um asteróide passou perto da Terra no sábado e a NASA só o viu chegar a 21 horas da aproximação. O corpo era demasiado pequeno para ser visto. Mas outros ainda menores já feriram centenas de pessoas.

Como a NASA se uniu a Portugal para caçar planetas

O lançamento do satélite TESS da NASA foi adiado para quarta-feira para novas análises. Vai em busca de exoplanetas. Uma parte da missão depende de uma equipa de portugueses. Tudo começa com eles.
Astronomia

Fusão de ondas gravitacionais provoca zumbido

Cientistas têm uma nova técnica para ouvir o som produzido pelo choque entre ondas gravitacionais. Este sistema pode conduzir à descoberta de buracos negros desconhecidos.
Exploração Espacial

SpaceX e NASA unidas em busca de exoplanetas

A NASA vai lançar um novo satélite para caçar planetas para lá do Sistema Solar. A máquina vai ser enviada a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. Foi um português a decidir que estrelas sondar.
Espaço

NASA vai enviar esperma humano para o espaço

Amostras de esperma congelado humano e de touro vão ser lançadas para o espaço. A ideia é perceber se será possível a reprodução num ambiente de microgravidade.
Tesla

Precisa de emprego? A Tesla quer um barista

A empresa de Elon Musk está à procura de um novo barista para saciar os "500 funcionários dependentes de cafeína" dos escritórios de Nova Iorque. Mas atenção: não pode ser "um qualquer mortal".

O Espaço na Terra

Dispor de capacidade espacial representa, para um país, poder contar com uma ferramenta para o seu futuro, já que é um importante motor de crescimento económico e tecnológico.
Marte

Missão a Marte vai usar tecnologia portuguesa

Escudos térmicos em cortiça desenvolvidos em Portugal vão ser usados para proteger amostras do solo de Marte recolhidas em missões da Agência Espacial Europeia agendadas para depois de 2020.
Espaço

Estação espacial chinesa caiu no sul do Pacífico

A agência espacial chinesa disse que a Tiangong-1 terá ardido quase toda durante a entrada na atmosfera terrestre. O resto caiu no oceano pacífico, perto do Chile.

Estação reentra na atmosfera a 26 mil km por hora

Um laboratório espacial chinês desativado deverá reentrar este domingo na atmosfera terrestre a uma velocidade superior a 26 mil quilómetros por hora antes de se desintegrar numa bola de fogo.
Espaço

Estação espacial chinesa desacelera queda

A estação espacial chinesa Tiangong-1 está a progredir mais lentamente do que o previsto e só deverá entrar na atmosfera terrestre entre domingo à tarde e segunda-feira de manhã.
Exploração Espacial

Estação deve cair na Terra domingo ou segunda

A previsão para a queda da estação espacial Tiangong-1 foi adiada algumas horas pela Agência Espacial Europeia. A probabilidade de cair entre o Porto e o Minho é de 3%. Chineses desvalorizam.
Espaço

Esta galáxia desafia o que sabemos do universo

Algumas galáxias são feitas de 99,8% de matéria escura. Mas esta é especial: tem 400 vezes menos do que é normal. Afinal, aquilo que sabemos sobre a formação das galáxias pode cair por terra.

O lançamento do Telescópio Webb foi adiado

O telescópio James Webb afinal só vai para o espaço em maio de 2020. A NASA diz que faltam alguns testes para garantir sucesso da missão, mesmo que isso signifique ultrapassar o orçamento previsto.
Exploração Espacial

Há uma nova imagem da estação espacial em queda

Tiangong-1, a estação espacial chinesa que vai cair na Terra em breve, foi fotografada na Alemanha. Outras imagens já a mostraram em Espanha e em França. Veículo espacial pode reentrar em Portugal.
Espaço

A estação espacial que pode cair em Portugal

A estação espacial que está em queda descontrolada em direção à Terra pode chegar entre esta sexta-feira Santa e domingo de Páscoa. O sítio? É "uma roleta russa". Mas o norte de Portugal está na mira.
Astronomia

O mundo aquático descoberto por portugueses

Fica a 350 anos-luz daqui, é quase três vezes maior do que a Terra e pode ser composto por 50% de água. Uma equipa liderada por portugueses descobriu um mundo aquático para lá do Sistema Solar.

O exoplaneta K2-229b tem tanto ferro como Mercúrio

Os planetas têm normalmente uma composição semelhante à das suas estrelas. Mercúrio, com tanto ferro no núcleo, é uma excepção no nosso sistema solar. K2-229b também. Haverá mais?
Elon Musk

Elon Musk apaga Facebook da Tesla e SpaceX

O multimilionário juntou-se ao movimento #deletefacebook e apagou as contas de Facebook da Tesla e da SpaceX. Decisão surge depois da polémica das contas que foram usadas pela Cambridge Analytica.

Portugueses em missão da Agência Espacial Europeia

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço já estudava as atmosferas dos planetas do sistema solar. Agora vai ajudar a Agência Espacial Europeia a estudar as atmosferas dos exoplanetas.