Astronomia

Há uma "estrela irmã do Sol"

O estudo de arqueologia galáctica, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, descobriu uma irmã do Sol "muito especial", devido à sua "idade" e "composição química".

Há uma super-Terra a orbitar a Estrela de Barnard

O novo candidato a exoplaneta deverá ser, no entanto, um "mundo gelado e sombrio" que pode ter uma temperatura de -170º C, o que torna pouco viável a vida humana tal como a conhecemos.
Web Summit

A Virgin quer abrir a porta aos turistas do espaço

Stephen Attenborough é o diretor comercial da Virgin Galactic. É ele quem quer "abrir as portas do turismo espacial". Diz que não é um luxo: é uma necessidade. É isso que move "a nova era espacial".

Agência espacial lança 3.º satélite meteorológico

A agência espacial europeia ESA lançou esta quarta-feira com sucesso, a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, o último de três satélites meteorológicos "MetOp".
Espaço

NASA mostra vídeo do espaço em altíssima resolução

Agência espacial norte-americana divulgou no passado dia 2 de novembro um vídeo que mostra o trabalho dos astronautas na Estação Espacial Internacional em 8K.

‘Charuto’ é uma nave? O que dizem os astrónomos /premium

Um estudo especula que o Oumuamua pode ser uma nave extraterrestre avançada. O autor do estudo tem negócios que entram em conflito com o trabalho. Pedimos aos astrónomos para descodificar o artigo.
Sistema Solar

Charuto Oumuamua foi enviado para espiar a Terra?

É só uma hipótese, mas um estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua, que passou no sistema solar em 2017, diz que pode ter tido uma origem "artificial".

Portugal e China criam laboratório para oceanos

O laboratório irá desenvolver microssatélites em interligação com sensores em terra e no mar que possam medir as condições atmosféricas e a humidade do solo. Investimento total: 50 milhões de euros.
Espaço

NASA: sonda bate recorde de aproximação ao Sol

A sonda espacial Parker Solar Probe está mais perto do Sol do que qualquer outro aparelho similar alguma vez conseguiu, estando previsto que nos próximos sete anos consiga chegar ainda mais perto.
Espaço

Telescópio Hubble de volta ao espaço

O telescópio Hubble retomou as observações depois de terem estado suspensas durante três semanas devido a uma avaria num giroscópio, anunciou a agência espacial norte-americana NASA.
Marte

Marte pode ter oxigénio para suportar vida

Um novo estudo da NASA diz que pode haver depósitos de água salgada nas profundidades de Marte com oxigénio suficiente para suportar vida. Mas ainda há muitos parâmetros para confirmar.
Espaço

Sucesso na primeira missão europeia a Mercúrio

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, foi lançada este sábado de madrugada com sucesso.
Fotogaleria

Fotogaleria. NASA mostra África vista do espaço

A NASA tirou centenas de fotografias aéreas de África. Registadas em missões históricas e recentes, as fotografias estão agora disponíveis no arquivo online do site da agência espacial.
Sistema Solar

O que fazem criações portuguesas em Mercúrio?

Dois dos instrumentos que vão para Mercúrio descobrir mais sobre o Sistema Solar foram desenvolvidos por portugueses. BepiColombo é das missões mais ambiciosas do momento. Vai ser lançada no sábado.
Inovação

China vai criar uma lua artificial

Em 2020, a cidade de Chengdu pode vir a ter uma lua artificial, oito vezes mais brilhante do que a real. O objetivo é substituir as luzes das ruas das cidades.
Espaço

Missão europeia a Mercúrio terá ciência portuguesa

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas.
Estação Espacial Internacional

Estação Espacial pode ficar desabitada pela 1ª vez

Astronautas da Estação Espacial devem regressar em dezembro. Mesmo que alarguem as missões, cápsula que os traz de volta expira em janeiro. Se o Soyuz não voar antes disso, a Estação pode ficar vazia.

Astronautas da Soyuz MS-10 vão voltar ao espaço

Os astronautas Alexey Ovchinin e Nick Hague deverão voltar ao espaço na primavera de 2019, depois da nave espacial Soyuz MS-10 ter sido obrigada na quinta-feira a aterrar de emergência.
Exploração Espacial

Rússia suspende voos tripulados para o espaço

Roscosmos não vai fazer voos tripulados enquanto decorre a investigação ao acidente com um foguetão Soyuz. Foi a primeira vez que uma missão tripulada não conseguiu chegar à Estação Espacial.
Espaço

O momento em que algo correu mal no Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA partiram de uma base no Cazaquistão, mas algo falhou. As imagens mostram como foram agitados pela nave e como acabaram por regressar em segurança.
Exploração Espacial

Astronautas aterraram após erro num Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA aterraram de emergência depois de um foguete Soyuz ter acusado erros de funcionamento no percurso para a Estação Espacial Internacional. Tripulação está a salvo.

Falcon 9 deixa incrível espetáculo de luz nos EUA

Com céu limpo e condições ideais, o Falcon 9 da Space X surpreendeu os americanos. Desta vez, o foguetão da empresa de Elon Musk iluminou a noite nos EUA e deixou uma explosão de cores no céu.
Inovação

Branson garante: Virgin entra no espaço em semanas

O empresário britânico assegura que a Virgin vai estrear-se no espaço mais cedo do que o esperado: Virgin "está a semanas e não a meses" da sua primeira viagem espacial.
Espaço

Telescópio Hubble avaria e dá direções erradas

O telescópio espacial Hubble, em órbita há 28 anos, sofreu uma avaria. Um dos seus giroscópios falhou e começou a apontar para direções erradas, impossibilitando a correta observação do cosmos.
Exploração Espacial

Observações do telescópio Hubble estão suspensas

Na sexta-feira, um dos giroscópios que guiam o telescópio espacial avariou, obrigando a que o Hubble esteja a funcionar em modo de segurança, com os sistemas eletrónicos não essenciais desligados.

Falcon 9 aterrou na costa californiana

O Falcon 9 já foi lançado 62 vezes, 11 das quais conseguiu pousar em terra do lado este do continente norte-americano. Este domingo, o foguetão pousou pela primeira vez em terra do lado oeste.
Espaço

Missão Platão entra em fase industrial

A missão Platão inicia-se em 2026 e tem como objetivo encontrar e estudar outros sistemas planetários, com especial ênfase para planetas rochosos próximos de estrelas similares ao Sol.

Hubble: mais provas de lua fora do Sistema Solar

Em 2017, um grupo de cientistas encontrou um corpo celeste a 8 mil anos-luz que pode ser a primeira lua encontrada fora do Sistema Solar. Agora, dados vindos do Hubble suportam essa teoria.
Exploração Espacial

Rover instalado com êxito no asteróide Ryugu

Nave aeroespacial japonesa lançou aparelho de observação que deve ficar instalado no asteróide Ryugu para o estudo sobre as origens do sistema solar, foi esta quarta-feira anunciado em Tóquio.
Física

Duas cientistas que não ganharam o Nobel da Física

Donna Strickland foi a terceira mulher a ganhar o Nobel da Física. Jocelyn Bell Burnell e Lise Meitner não chegaram a ter essa distinção.

Laboratório espacial chinês cairá na terra em 2019

O segundo laboratório chinês voltará à Terra em julho de 2019. A agência espacial do governo da China diz que garantirá a sua destruição.

Marte. NASA encontrou o robô Opportunity

Desde junho deste ano que a NASA perdeu o contacto com Opportunity que explora a superfície de Marte. Mais de 100 dias depois, localizou o robô, mas ainda não conseguiu estabelecer contacto.
Exploração Espacial

Robôs japoneses aterram num asteróide

Dois robôs japoneses aterraram, pela primeira vez, no asteróide Ryugu. As amostras retiradas pretendem dar respostas sobre a origem da vida e do sistema solar.

A carta com que Galileu tentou enganar a Igreja

Uma nova carta de Galileu descoberta por historiadores mostra que ele riscou certas palavras e substituiu por outras para parecer menos crítico da Igreja e escapar à Inquisição. Mas de nada lhe valeu.
Exploração Espacial

Lua. Guia de viagem para o novo destino da moda /premium

Turismo para milionários ou exploração para um dia podermos viver na Lua? Quanto custa uma viagem e quais são os riscos? Quem nos pode de facto levar lá e porquê?

Hayabusa 2 pode ser o primeiro rover num asteróide

Três meses depois de sondar o Ryugu, a japonesa Hayabusa 2 enviou dois pequenos rovers para a superfície do asteróide. Podem ser os primeiros a aterrar neste corpo celeste.

Marte. Astronautas expostos a 60% da radiação

Uma viagem de um ano entre a Terra e Marte exporia os astronautas a 60% de radiação cósmica recomendada para uma carreira inteira. Além disso, a missão a Marte podia ser comprometida pelas poeiras.
SpaceX

Músico e rico. Yusaku, primeiro astronauta privado

O primeiro turista espacial da História foi uma estrela rock, fez fortunas com vendas na net e faz calças à medida. Yusaku fretou um foguetão para ir à Lua com 6 artistas. Tudo começou aos 16 anos.

SpaceX. Milionário japonês é 1.º turista espacial

Yusaku Maezawa é o 14.º mais rico do Japão. E é o primeiro turista espacial da SpaceX. O multimilionário pode passear à volta da Lua em 2023. E quer levar seis a oito artistas com ele.

Como Elon Musk apresentou o 1.º turista espacial

A SpaceX de Elon Musk apresentou esta terça-feira o homem que vai vestir o fato de primeiro astronauta privado a viajar em redor da Lua a bordo de um Big Falcon Rocket. Reveja aqui.
Espaço

Novo satélite da NASA vai estudar gelo polar

O ICESat-2 vai registar a alteração média anual da altura de gelo que cobre a Gronelândia e a Antártida e dar continuidade às observações do ICESat-1, que terminou a missão em 2009.
Astronomia

Foi descoberto o local de nascimento do Sol

Uma equipa internacional de cientistas desenvolveu um método de descobrir o local onde nasceram quase 600 estrelas da Via Láctea, incluindo o Sol.
Estados Unidos da América

NASA. O impressionante Florence visto do espaço

Visto do espaço, o caos causado pelo Florence parece quase inexistente. A NASA partilhou imagens impressionantes do furacão, que, pela sua dimensão, exigiu lentes especiais. Veja no vídeo.
Estação Espacial Internacional

Agência russa investiga fuga na Estação Espacial

Os líderes da NASA e da Roscosmos reuniram-se esta quarta-feira por teleconferência para discutir o incidente com a fuga de gás encontrada na Estação Espacial Internacional.
SpaceX

SpaceX lança foguetão para serviços de comunicação

O foguetão Falcon 9, da SpaceX, cumpriu a sua 60.ª missão em cinco anos e colocou em órbita o satélite 18 Telstar Vantage, permitindo o fornecimento de comunicações na região da Ásia.
Exploração Espacial

Encontrado outro anel hexagonal em Saturno

Um ano depois de ter terminado a missão, a Cassini continua a dar novidades. Foi descoberto outro anel com forma de hexágono na atmosfera de Saturno. Isso adensa ainda mais o mistério sobre o planeta.
Espaço

Buraco na Estação Espacial foi "sabotagem"

Hipótese de ter sido um detrito a fazer o buraco está posta de lado, já que ele foi claramente feito com uma broca. Sabotagem pode ter acontecido em terra ou no espaço por "astronauta perturbado".

Revelados planos de Elon Musk para colonizar Marte

O engenheiro Paul Wooster da SpaceX, a empresa de Elon Musk dedicada à exploração espacial, revelou numa palestra os planos de Elon Musk em colonizar o planeta vermelho.
Marte

Sonda Opportunity morta se não acordar até outubro

A sonda Opportunity continua em silêncio depois de ter hibernado por causa de uma tempestade em Marte. A NASA diz que a vai dar como perdida, se não der sinais de vida no próximo mês e meio.

Estação Espacial Internacional com fuga de ar

Um buraco de dois milímetros foi encontrado na quinta-feira, mas a NASA esclareceu que os astronautas nunca estiveram em perigo. Por agora, o problema foi resolvido com fita adesiva.
Espaço

O meteoro que fez tremer as janelas na Austrália

Um meteoro iluminou o céu de Perth, na Austrália, viajando a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. Imagens captam o brilho intenso que é explicado pela sua grande dimensão.

Asteróide prestes a passar pela Terra. Nada tema

Um asteróide com 160 metros de diâmetro vai passar ao lado da Terra na quarta-feira. Nada que o deva preocupar porque não há perigo de colisão. E até há um maior a aproximar-se na segunda-feira.
Marte

Opportunity em coma em Marte. E se não acordar?

A mais antiga sonda enviada para Marte não dá sinais de vida desde 10 de junho, após uma tempestade no planeta. A NASA teme que não volte a acordar. Ou que, se regressar à vida, já não seja a mesma.

Mike Pence pode anunciar hoje o regresso à Lua

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, dá esta quinta-feira um discurso no Johnson Space Center da NASA, onde deve anunciar os planos para o Homem regressar à Lua em breve.
Exploração Espacial

Cientistas provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.
Espaço

Cientistas portugueses premiados com prémio Gruber

Lançada em 2009 pela Agência Espacial Europeia, a sonda Planck, cuja missão terminou em 2012, permitiu recolher dados da radiação cósmica de fundo o Universo com uma precisão sem precedentes.
Corrupção

Corrupção. Detido responsável aeroespacial russo

Subdiretor da empresa aeroespacial russa Energuia, Alexéi Beloborodov, foi detido por suspeita de corrupção, informou o comité de instrução da Rússia.
Espaço

Satélite com tecnologia portuguesa vai ser lançado

A Agência Espacial Europeia vai lançar na terça-feira o satélite Éolo, que vai estudar os ventos da Terra. O satélite inclui equipamentos fabricados por duas empresas aeroespaciais portuguesas.
Astronomia

Muitos exoplanetas podem ter água

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia.

Identificadas 4 galáxias com 13 milhões de anos

Astrónomos identificaram quatro das galáxias mais antigas do universo a orbitarem a Via Láctea, revela um estudo divulgado esta quinta-feira.
Espaço

Portugal defende que ESA entre em novas indústrias

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defendeu a entrada da Agência Espacial Europeia em novas indústrias e a construção de pequenos "portos espaciais".
Estados Unidos da América

EUA sem intenções de militarizar espaço

Os Estados Unidos não têm a intenção de militarizar o espaço com a criação de uma Força Espacial, assegurou o secretário da Defesa norte-americano.
Espaço

A noite ficou iluminada por "estrelas cadentes"

Durante a chuva de meteoros, ou Perseidas, puderam ser avistados cerca de 60 a 70 "estrelas cadentes" por hora. Veja neste vídeo como o fenómeno celestial iluminou a noite deste domingo.