Dark Mode 97,9 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Covid-19. Grávidas podem transmitir vírus no útero

Alexandra Matias, ginecologista e obstetra, alerta para uma "possibilidade rara, mas provável" e garante: "Não há causa para alarme", diz a professora e investigadora da Faculdade de Medicina do Porto

Covid-19 pode causar lesões cerebrais graves

Como a Covid-19 afectou o cérebro de doentes no hospital S. João, no Porto. O neurologista João Massano, investigador da Faculdade de Medicina do Porto, sobre o estudo que preocupa o neurocientistas.
E=mc²

A "caneta" que deteta e previne quedas de idosos

Sensor usado na roupa segue os 'passos' do idoso e dá o alerta em caso de queda. O FRADE é testado em setembro, como explica Nilza Nogueira, investigadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
E=mc²

Clima. "As coisas não mudam porque existe lucro"

Junho foi o mês mais quente no mundo. Margarida Silva, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Católica do Porto, alerta deixa o alerta: "Ou agimos agora ou não vale a pena".
Corticeira Amorim

Cortiça portuguesa nos foguetões de Elon Musk

Corticeira Amorim forneceu a Space X, o seu maior cliente neste segmento, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim.
E=mc²

Portugueses testam meio de combate a incêndios

Portugueses testam câmaras de vídeo e sensores de deteção de fogos em aeronaves. Saiba como funciona o Firefront com a ajuda do coordenador do projeto, o professor Alexandre Bernardino.

Descobertos 2 exoplanetas da estrela WASP-148

Uma equipa de cientistas, que conta com a participação portuguesa, descobriu um sistema planetário em torno da estrela WASP-148, com dois exoplanetas com forte interação.

A "nova arma promissora" no combate à Sida

Chama-se Lenacapavir e os resultados são muito positivos. O professor da Faculdade de Farmácia de Lisboa, João Gonçalves, fala em "excelentes notícias" para os portadores do vírus. Mas e a cura?

Empresa portuguesa desenvolve nano-satélite

O satélite, desenvolvido em colaboração com a Universidade do Texas, pode ser usado para determinar como é que grandes massas de gelo estão a derreter na Gronelândia e na Antártida.

Veja como a SpaceX vai ajudar a Tesla no Roadster

Já se sabia que a Tesla desempenhou um papel importante no desenvolvimento dos foguetões da SpaceX. Sabe-se agora que o favor foi devolvido e um curioso vídeo prova a eficácia da ajuda ao Roadster.
E=mc²

Como se podem atacar as fake news?

Uma equipa de cientistas estudou os efeitos de uma campanha de literacia digital no Facebook. Falamos com Mário Silva, professor do IST e investigador do INESC ID, sobre as conclusões deste estudo.
E=mc²

Lua de Júpiter pode ter condições para ter vida

O oceano da lua Europa, uma das luas do planeta Júpiter, pode ter condições para albergar vida. Vamos estar à conversa com Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Telescópio Solar Europeu a funcionar em 2027

As entidades envolvidas no projeto pretendem investigar os impactos da atividade solar nas pessoas e em geral na vida do planeta, bem como nos equipamentos tecnológicos, por exemplo.

NASA: Lua de Júpiter tem condições para vida

Um grupo de cientistas da agência norte-americana NASA sugere que o oceano subterrâneo da gelada Europa, uma das quatro maiores luas de Júpiter, terá condições para albergar vida.

45 graus Celsius no Ártico? Aconteceu sexta-feira

No dia 19 de junho houve regiões do Círculo Polar Ártico a atingirem 45 graus Celsius à superfície da Terra. Ouvimos Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
E=mc²

Cientistas descobriram nova família de microalgas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra descobriu uma nova família de microalgas de água doce após três anos de estudo. Falamos com Raquel Amaral, investigadora desta Universidade.

O Jardim Botânico Tropical já tem uma aplicação

O Jardim Botânico Tropical tem, na aplicação, 4 percursos que foram construídos com recurso a experiências de realidade aumentada e multimédia. Falamos com Dulce Domingos da Universidade de Lisboa.

Ministro quer tecnologia espacial no Vale do Côa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, desafiou os investigadores nacionais e internacionais a apresentarem projetos ligados às novas tecnologias espaciais para a zona.
E=mc²

Uma hora de exercício regula o relógio biológico?

Dados úteis para quem tem diabetes. João Magalhães, do Laboratório de Exercício e Saúde da FMH, considera "prejudicial" atrasar o relógio biológico e alerta para o risco de doenças crónicas.
E=mc²

Milhões de aves podem morrer atropeladas por ano

Por ano, 194 milhões de aves e 29 milhões de mamíferos podem morrer atropelados. O morcego é a espécie "mais vulnerável", admite Clara Grilo, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

Ciência mais próxima de descobrir matéria escura

Uma equipa de investigadores verificou "um surpreendente número de eventos" registados pelo sistema mais sensível na deteção de matéria escura, mas para já ainda não é declarada a sua descoberta.
Espaço

A nova corrida espacial já descolou

Não é de surpreender que alguns dos líderes empresariais mais conhecidos da atualidade - como Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson - estejam a entrar nesta nova corrida espacial. Há muito em jogo.
E=mc²

Luz verde em Marte? "É uma grande descoberta"

Uma sonda detectou uma luz verde "inesperada" na atmosfera de Marte. "É um grande salto" para conhecer o planeta, admite Pedro Machado, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

China e EUA em Marte: voltou a corrida espacial? /premium

Missão Tianwen-1 será lançada para Marte pouco depois do sucesso NASA-SpaceX e no mesmo mês que a missão Perseverance. É um capítulo do conflito China-EUA ou estamos perante a nova corrida espacial?
E=mc²

Aves macho têm cores mais fortes. Porquê?

Investigadores nacionais descobriram o único gene responsável pelas diferenças na coloração de machos e fêmeas nos canários. Falamos com Pedro Miguel Araújo, biólogo e investigador do CIBIO e do MARE.
E=mc²

Crocodilo do Nilo. Que animal é este?

As autoridades espanholas estão à procura de um crocodilo do Nilo no rio Douro. Falamos com Luís Ceríaco, biólogo e curador-chefe do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Energia Solar

Candidaturas ao leilão solar abrem esta segunda

A apresentação de candidaturas ao leilão solar para uma capacidade de 700 MVA (megavolt-ampere), dividida em 12 lotes, para centrais solares no Alentejo e Algarve pode ser feita até 31 de julho.
Espaço

Portugal Space avalia peso do setor espacial

A Portugal Space vai fazer um inquérito às empresas e organizações do setor para avaliar de forma mais precisa a "dimensão, relevância e peso económico" da área espacial no país.

Vídeo. SpaceX aterra o mesmo foguetão 5 vezes

SpaceX conseguiu recuperar o primeiro estágio de um Falcon 9 pela quinta vez. É a primeira vez que isso acontece, poucos dias depois da histórica missão à Estação Espacial Internacional.
Europa

Universidades europeias financiadas com 3 milhões

O programa vai centrar-se na formação da próxima geração de investigadores em meteorologia espacial e física solar, combinando investigação e transferência de conhecimento para benefício da sociedade.
Tesla

Astronautas trocaram carro velho pelo novo

Durante quase 60 anos, todos os astronautas americanos fizeram sempre a primeira parte da viagem a bordo de um veículo que os transportava ao foguetão. Começaram de camião e acabaram de Tesla Model X.
SpaceX

SpaceX. Agência espacial russa aplaude lançamento

"Agora há pelo menos duas formas de levar tripulações à Estação Espacial Internacional", escreveu o porta-voz da Roscosmos na sua conta do Twitter.
Exploração Espacial

A missão da SpaceX comentada por portugueses

Missão da SpaceX abre a porta do espaço aos privados. Roscosmos pode ficar numa situação sensível. Democratização do espaço não existe. O que dizem os especialistas portugueses sobre a missão.

Astronautas já estão na Estação Espacial - como aconteceu

Astronautas já estão na Estação Espacial Internacional com um americano e dois cosmonautas. A primeira fase da missão da SpaceX está completa. Dragon chegou mais cedo que o previsto.
SpaceX

Bob e Doug, os dois amigos que foram ao espaço /premium

Para a missão da SpaceX, a Nasa escolheu dois dos seus astronautas mais experientes, Doug Hurley e Bob Behnken. Os dois são colegas e amigos há vinte anos. Este é o primeiro voo que fazem juntos.

9 curiosidades sobre o Falcon 9

É o único foguetão reutilizável, o primeiro privado a viajar dos Estados Unidos em nove anos e uma homenagem ao Star Wars. O que deve saber sobre o histórico Falcon 9 em nove pontos.

Como ver missão da SpaceX a passar por Portugal

Dragon e Estação Espacial vão ser visíveis a partir de Portugal por volta das 22h e, mais tarde, antes da meia-noite. Há duas páginas que pode usar para ver onde anda a cápsula tripulada.

“Liftoff!”. Missão da SpaceX descolou

Missão da SpaceX partirá do Complexo de Lançamentos 39A já partiu para a Estação Espacial Internacional. Condições meteorológicas melhoraram e descolagem aconteceu. Siga aqui.
Tesla

Construa um foguetão como o da SpaceX e lance-o

A SpaceX vai hoje tentar colocar em órbita dois astronautas da NASA. Como é provável que não consiga, devido às condições meteorológicas, a NASA ensina-o a construir o seu próprio foguetão.
SpaceX

SpaceX vai mesmo tentar lançamento este sábado

Depois da tentativa falhada na quarta-feira, Musk e a NASA confirmaram: nem a meteorologia vai impedir a nova tentativa de lançamento da SpaceX. Ainda assim, há 50% de hipóteses de a missão abortar.
SpaceX

Protótipo de nave espacial da SpaceX explode

A explosão ocorreu precisamente um dia antes da SpaceX de Elon Musk enviar pela primeira vez uma missão tripulada para a Estação Espacial Internacional. Veja as imagens.
Espaço

Missão da SpaceX abortada até sábado

Missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional foi adiada para sábado às 20h22. Três falhas de segurança não permitiam um voo em segurança. Astronautas já saíram do foguetão.
Exploração Espacial

Explosões cósmicas revelam matéria perdida

Metade da matéria criada no Big Bang estava desaparecida. Mas misteriosas explosões cósmicas revelaram que estava espalhado entre as galáxias. Acabou mais um "embaraço" espacial.

SpaceX. A missão que envia astronautas ao espaço /premium

O futuro começa na quarta-feira. SpaceX faz viagem histórica até à Estação Espacial. Há 9 anos que não havia lançamentos de uma missão tripulada em solo americano. E pode ver a nave da sua janela.

Confirmada ExoTerra mais próxima do Sistema Solar

Este exoplaneta, que "parecia ter massa semelhante à da Terra" e que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, foi detetado há quatro anos, mas só agora foi confirmada a sua existência.

Foguetão da Virgin Orbital falha teste

A companhia Virgin Orbit, de Richard Branson, falhou a última etapa dos testes, que consistia na demonstração do voo inaugural do foguetão LauncherOne.
China

China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China está a investir o equivalente a milhares de milhões de dólares no seu programa espacial, incluindo na construção de uma estação espacial e no envio de homens para a Lua.
Astronomia

Descoberta a galáxia em disco mais antiga

Chama-se "Disco de Wolfe" e formou-se há 12,5 mil milhões de anos. Até agora, os astrónomos não achavam possível encontrar uma galáxia deste tipo tão antiga.

A 27 de Maio os astronautas vão de Tesla

Os próximos astronautas americanos que vão rumar à Estação Espacial Internacional voltam a descolar dos EUA. E o veículo que os vai transportar é um Tesla Model X, o carro oficial da NASA.
Astronomia

Chegou Swan, cometa cor de esmeralda

SWAN, encontrado há 2 meses, já está no ponto de maior aproximação da Terra. O cometa cor de esmeralda é visível a olho nu, mas em Portugal é difícil encontrá-lo. Há truques, mas tem de acordar cedo.
Lua

Urina pode ser útil para construção de base lunar

A urina dos astronautas poderá ser útil na construção de uma base na Lua, sugere um estudo, isto porque a ureia, composto orgânico da urina, torna o "betão lunar" mais maleável antes de robustecer.

15 fotografias da última Super Lua do ano

Um pouco por todo o mundo, a última Super Lua deste ano foi vista e captada em imagens em todo o seu esplendor. Veja algumas das que melhor ilustram a noite de esta quinta-feira.
Cinema

NASA confirma filme no espaço com Tom Cruise

A NASA está a planear um filme a bordo da Estação Espacial Internacional com o ator Tom Cruise, em colaboração com o empreendedor e cofundador da empresa aeroespacial SpaceX, Elon Musk.

Há mais de 900 anos, a Lua desapareceu do céu

Documentos revelam que, a 5 de maio de 1110, a Lua desapareceu sem deixar rasto. Na noite seguinte voltou. 910 anos depois, sabe-se que a culpa foi de uma série de erupções vulcânicas catastróficas.
Astronomia

Asteróide passa sem problemas (e em livestream)

O asteróide 1998 OR2, considerado "potencialmente perigoso", passou junto à terra na quarta-feira. Houve quem o acompanhasse em livestream e quem tentasse fotografar o seu trajeto mesmo em quarentena.

Asteroide vai passar a 6 milhões km da Terra

Mede até quatro km de diâmetro e é considerado "potencialmente perigoso". Nesta quarta-feira, este asteróide vai passar a mais de seis milhões de km da Terra, ou seja, vai estar por perto.
Coronavírus

30 anos do Hubble sem festejos

A Agência Espacial Europeia, que opera o telescópio com a NASA, desafiou os entusiastas das redes sociais a partilharem uma fotografia ou um vídeo de um bolo de aniversário criativo.

A Super Lua Rosa em várias cidades do mundo

Desde o "nascimento" até à "morte", a Super Lua Rosa foi captada pelas máquinas fotográficas de pessoas em várias cidades mundiais. Veja-as na fotogaleria e viaje sem sair de casa.

Vem aí mais uma super Lua e chama-se Rosa

Na noite desta terça-feira acontece mais um fenómeno lunar raro. É a primeira lua cheia da primavera mas as suas dimensões e a luz são tudo menos habituais.

Agência Espacial Portuguesa quer alargar rede

A rede conta globalmente com 21 centros, espalhados por mais de 60 cidades, incluindo três em Portugal. Objetivo da Agência Espacial Portuguesa é passar a ter 10 localizações e ajudar "start-ups".

Covid-19. Elon Musk doa 300 mil máscaras e não só

Após aceder ao pedido para começar a produzir ventiladores na fábrica da Tesla, Musk doou 300 mil kits com máscara, luvas e fato de protecção. Equipamento que, sendo industrial, tem também uso médico.
Tesla

Musk vai usar fábricas para produzir ventiladores

O coronavírus começou por ter em Elon Musk um crítico do pânico exagerado, mas agora, com a pandemia instalada, coloca à disposição a Tesla e a SpaceX para fabricar ventiladores.
Astronomia

Cálculo da expansão do universo pode estar errado

A equação que mede o ritmo de expansão do universo pode ter de ser repensada. A quantidade de elementos pesados em estrelas sugere que podemos estar a fazer mal as contas sobre a idade do universo.

A maior explosão no espaço desde o Big Bang

A explosão foi cinco vezes maior do que qualquer outra registada e terá tido origem num buraco negro supermassivo. O primeiro sinal de explosão foi observado em 2016.

Descoberta maior explosão desde o Big Bang

Cientistas descobriram a maior explosão desde o Big Bang: cinco vezes maior do que qualquer outra registada desde o início do universo. O primeiro sinal da explosão foi observado em 2016.
E=mc²

Capa de volante alerta condutores para cansaço

Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu um sistema que informa os condutores que é altura de parar para descansar. O objetivo é diminuir os acidentes na estrada.

Terra tem nova lua: 2020 CD3 tem tamanho de carro

O asteroide 2020 CD3 ficou preso no campo gravítico da Terra há três anos. É uma lua temporária que escapará em abril. Mas é apenas a segunda vez que isto acontece. A primeira foi em 2006.
E=mc²

Portugueses desenvolvem aparelho para paraplégicos

O 'Thertact-Exo' é um exoesqueleto controlado através da atividade cerebral do utilizador. Investigação pode tornar-se um grande avanço para devolver a mobilidade a quem perdeu a capacidade de andar.
Lua

Vídeo da NASA mostra lua vista por astronautas

A missão Apollo 13 falhou devido a uma rutura num tanque de oxigénio que obrigou os três astronautas a bordo da nave a regressar à Terra. Num vídeo de alta resolução, a NASA recriou a viagem.
Obituário

Morreu a matemática que levou NASA à Lua

Calculou a rota da Apollo, desenhou o primeiro passeio espacial de um americano e abriu as portas da NASA para as mulheres e negros. Katherine Johnson morreu esta segunda-feira. Tinha 101 anos.
E=mc²

Neandertais colocavam flores nas sepulturas?

Investigadores do Reino Unido voltaram à gruta de Shanidar e encontraram novas provas que dão força à teoria com mais de 60 anos.
Física

Como era o mundo se não houvesse matéria negra?

Uma equipa simulou em computador o nascimento de uma galáxia se a matéria negra não existir. Descobriram que seria praticamente igual ao que vemos. E isso coloca em causa algumas crenças cosmológicas.
Cultura

"Alguém está a ver-nos. Alguém está a estudar-nos"

Erich von Däniken é, juntamente com Giorgio A. Tsoukalos, uma das caras mais conhecidas do programa "Alienígenas", do canal História. O suíço vem pela primeira vez a Portugal e falou com o Observador.
E=mc²

Cientistas querem ajuda para mapear animais

Uma equipa de cientistas portugueses quer a ajuda dos lisboetas para mapear os animais que existem na cidade. Estamos à conversa com Ana Catarina Luz, investigadora do cE3c da FCUL.
E=mc²

Há medusas que deixam a "água dormente"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos e do Japão descobriu que as medusas conseguem deixar a “água dormente”. Conversamos com Antonina dos Santos, investigadora do IPMA.

Identificadas 74 espécies de cogumelos em Portugal

A Universidade de Évora identificou mais de 70 espécies de cogumelos que nunca tinham sido registadas no país. Conversamos com Celeste Silva, investigadora do MED.
Tesla

O que é feito do carro espacial de Elon Musk?

Há carros velozes e depois há o Tesla Roadster, que Elon Musk lançou para o espaço, em Fevereiro de 2018, a bordo de uma nave da SpaceX. Mas por onde anda este coupé que se desloca a 91.300 km/h?
E=mc²

Há aves que morrem por amor?

Há animais que escolhem parceiros para a vida ou será isto um mito? Conversamos com José Augusto Alves, especialista em aves e investigador do CESAM.
Espaço

NASA abre candidaturas para futuros astronautas

Com um olho na lua e outro em Marte, a NASA está à procura de novos astronautas para participar no programa Artemis. Apenas cidadãos dos EUA com mestrado em determinadas áreas são elegíveis.
Sistema Solar

Kant tinha razão sobre origem dos planetas

Os planetas do Sistema Solar formaram-se pela lenta fusão de partículas no início do Sistema Solar. Tal como Kant previu. Foi isso que a New Horizons descobriu em Arrokoth, o corpo mais longe do Sol.
E=mc²

Descobertos sinais de rádio emitidos do espaço

Uma equipa de astrónomos canadianos descobriu, pela primeira vez, um padrão de repetição em sinais de rádio emitidos a partir do espaço. Falamos com José Afonso, coordenador do IA.
E=mc²

Bactérias: de vilãs a aliadas da medicina

Investigadores portugueses e espanhóis acreditam que o futuro da medicina está nas bactérias do Paleolítico. Falamos com Ana Teresa Caldeira, investigadora no laboratório HERCULES.

Musk com roupa e sapatos Cybertruck? Não é verdade

Elon Musk antecipou o futuro nos automóveis eléctricos e nos foguetões, entre muitas outras áreas. Agora, parecia ter-se virado para a moda, com sapatos tipo “Cybertruck”. Mas nem tudo o que parece é.
E=mc²

A proteína que estimula a regeneração de neurónios

Uma equipa de investigadores do i3S apresentou uma versão modificada de uma proteína que estimula a regeneração de neurónios. Falamos com Rita Pinto, primeira autora do artigo que foi agora publicado.
E=mc²

Tecnologia portuguesa na sonda solar lançada hoje

Foi lançada esta madrugada a sonda “Solar Orbiter”. Tem como objectivo recolher as primeiras imagens dos polos do Sol e leva tecnologia portuguesa a bordo. Conversamos com o astrofísico Pedro Machado.

Sonda Solar Orbiter já está a caminho do Sol

A sonda Solar Orbiter foi lançada esta madrugada rumo ao Sol. Aparelho leva a bordo tecnologia portuguesa e vai permitir obter as primeiras imagens dos polos da estrela.
Sistema Solar

Satélite com tecnologia portuguesa lançado hoje

Satélite europeu vai permitir obter as primeiras imagens dos polos do Sol. Vai ser lançado esta segunda-feira, nos Estados Unidos da América, e tem tecnologia portuguesa.
Exploração Espacial

SpaceX. "Primeiro a Terra e só depois fora dela"

O gestor de missões espaciais da SpaceX lançou um livro sobre as aventuras da humanidade. Em entrevista, diz que não é preciso pensar em responsabilidades se a humanidade for para um planeta sem vida.
E=mc²

Descoberta molécula com ação combinada

Foi descoberta uma molécula que tem uma ação combinada de magnetismo e eletricidade. É a primeira vez que tal se observa. Falamos com Luís Carlos, investigador no CICECO.
Lua

Saia à rua e veja o céu: vem aí uma "lua de neve"

Segunda-feira à noite e domingo de manhã — para quem acordar cedo ou chegar de uma “noitada” de sábado — serão as melhores alturas para ver a lua cheia que muitos consideram a 1ª Super Lua do ano.
E=mc²

Jardim Zoológico tem novo habitante: um coala bebé

Há um novo coala bebé no Jardim Zoológico de Lisboa. A cria tem 7 meses e começa, agora, a sair do marsúpio da mãe. Conversamos com Tiago Carrilho, biólogo do Jardim Zoológico.
Espaço

Identificada galáxia primitiva gigantesca inativa

Astrónomos identificaram uma galáxia que produziu a maioria das suas estrelas quando o Universo tinha menos de mil milhões de anos. Tornou-se inativa 800 milhões de anos depois.
Estação Espacial Internacional

Regressou a mulher que mais tempo passou no espaço

Christina Koch esteve durante quase um ano na Estação Espacial Internacional. É a mulher que mais tempo passou no espaço. E fica em segundo lugar no ranking dos astronautas.
E=mc²

Ataques terroristas influenciaram o turismo

Os atentados terroristas que aconteceram em vários países da Europa tiveram um forte impacto na chegada de turistas ao nosso país. Falamos com Cláudia Seabra, investigadora na FLUC.
E=mc²

Um radar que detecta emoções? Já existe.

Investigadores da Universidade de Aveiro criaram um radar que detecta emoções. Conversamos com Filipa Barros, investigadora da Universidade de Aveiro que fez parte deste projecto.
E=mc²

De neandertal e louco todos temos um pouco

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos conseguiu observar, pela primeira vez e de forma consistente, ADN neandertal em populações africanas. Conversamos com Vítor Sousa, investigador da FCUL.
Curiosidades Auto

SpaceX. Afinal bilionário vai à Lua, mas solteiro

Yusaku Maezawa é um japonês rico que decidiu ir à Lua a bordo de um foguetão da SpaceX, do mesmo dono da Tesla. E durante semanas procurou uma namorada que o quisesse acompanhar. Afinal, vai solteiro…
E=mc²

Albatrozes detectam navios de pesca ilegal

Investigadores franceses equiparam albatrozes com detectores de radar. Conseguiram identificar 100 embarcações com transmissores de rádio desligados. Falamos com Vítor Paiva, investigador da UC.
E=mc²

Madeira: encontrado fóssil de cenoura selvagem

Foi encontrado, na Madeira, o fóssil mais antigo do mundo de uma cenoura selvagem. A cenoura fossilizada foi descoberta por 5 cientistas. Falamos com Miguel Menezes de Sequeira, um desses cientistas.

A NASA quer trazer amostras de Marte

A NASA quer trazer amostras do planeta vermelho no âmbito do programa "Mars Sample Return". Conversamos com Pedro Machado, Astrofísico e Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
E=mc²

VIH: activar o vírus para depois o eliminar

Uma ideia de estratégia terapêutica para o combate do VIH quer activar o vírus da imunodeficiência humana para depois o eliminar. Falamos com João Piedade, Professor do IHMT.
Explicador

A possibilidade de haver vida extraterrestre

A astrobióloga e professora no Instituto Superior Técnico, Zita Martins, faz parte de um grande projeto para explorar um cometa primitivo. Veio à Rádio Observador explicar como está a correr.
Sol

Satélite que vai captar polos solares tem mão lusa

Solar Orbiter será o primeiro satélite europeu a entrar na órbita de Mercúrio e a explorar a conexão entre o Sol e a Terra para entender melhor o clima extremo no espaço e tem tecnologia portuguesa.
E=mc²

Medir o impacto e o valor dos projectos sociais

Uma equipa da Universidade de Coimbra está a desenvolver uma ferramenta inovadora cujo objectivo é medir os benefícios dos projetos sociais. Falámos com Clara Santos, professora na FPCEUC.
E=mc²

A praga de aranhas que está a afectar a Austrália

Depois dos incêndios e das chuvas, a Austrália enfrenta agora uma praga de aranhas teia de funil. Conversamos com Ana Mota Cerveira, investigadora do CESAM, polo da FCUL.
E=mc²

Marte: afinal, nem todos os deltas são verdadeiros

Um estudo concluiu que nem todos os deltas identificados em Marte são verdadeiros: dos 60 depósitos sedimentares analisados apenas 30% o são. Conversamos com David Vaz, um dos líderes deste estudo.
Estudo Científico

Estudo: deltas em Marte não são todos verdadeiros

Investigadores concluíram que "existiram menos lagos do que se pensava em Marte", uma vez que grande parte dos depósitos sedimentares deltaicos identificados nas últimas décadas não são verdadeiros.
E=mc²

A bactéria que reduz o risco de novas infeções

Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência descobriram uma bactéria com efeito super protetor, que consegue reduzir o risco de novas infeções. Falamos com Rita Oliveira, autora do estudo.
Tesla

Model X é o carro oficial do “outro mundo”

O Model X é o carro oficial para transportar os astronautas da NASA. E este pode ter sido o contrato mais fácil de alcançar pela Tesla, uma vez que foi assinado com a SpaceX, igualmente de Elon Musk.
Espaço

Portugal quer aumentar economia do espaço

Portugal pretende criar pelo menos "mil novos e melhores empregos, particularmente associados à observação da Terra" até 2030, aumentando 10 vezes a economia do espaço.
Espaço

Bruxelas recebe conferência sobre espaço

São esperados mais de mil participantes na 12.ª Conferência Espacial Europeia, onde será discutida a relação entre o espaço e o ambiente, a defesa e a segurança, bem como a exploração do espaço.
E=mc²

Esquizofrenia: doentes têm alteração no cérebro

Um estudo feito por entidades inglesas revela uma alteração nas sinapses do cérebro em doentes com esquizofrenia. Falamos com Tiago Reis Marques, médico psiquiatra e co-autor deste estudo.
Noticiário

17h. Missão da Space-X foi bem sucedida

A Space-X lançou um foguetão para o fazer explodir e testar uma tecnologia que permite aos tripulantes libertarem-se dentro de uma cápsula, sobrevivendo a futuros acidentes. Missão foi bem sucedida.
Exploração Espacial

SpaceX vai explodir foguetão em pleno voo

SpaceX vai destruir um Falcon 9 em voo para saber se os astronautas sobreviveriam. Elon Musk espera que o teste de segurança dê confiança à NASA para fazer voos tripulados com o foguetão.

FCT Nova. Concurso leva vencedor a centro da NASA

O FCT NOVA Challenge" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova é um concurso com apoio da Direção-Geral da Educação e da Embaixada dos EUA que leva o vencedor a Washington D.C.
E=mc²

Moléculas que podem ajudar no diagnóstico da asma

Investigadores do ISPUP identificaram um grupo de moléculas que ajudam a diagnosticar asma em crianças. Falamos com Cristina Bárbara, pneumologista do Centro Hospitalar Lisboa-Norte.
E=mc²

Os coalas estão mesmo em extinção?

A população de coalas da Austrália ficou muito fragilizada depois dos incêndios que continuam a lavrar. Falamos com Tiago Carilho, biólogo do Jardim Zoológico de Lisboa.
Espaço

Portuguesa integra missão especial da ESA

A astrobiólogo portuguesa Zita Martins vai integrar a equipa da missão da Agência Espacial Europeia (ESA) "Comet Interceptor" que visa o estudo de um cometa que se mantém inalterado.
Austrália

Austrália. Fumo dos fogos já deu a volta à Terra

O fumo proveniente dos incêndios que têm devastado a Austrália já deu a volta ao planeta Terra e atingiu a estratosfera, o que poderá ter consequências nas condições atmosféricas globais.
E=mc²

Fósforo na Terra: a resposta está nas estrelas

Uma equipa de cientistas descobriu como é que o fósforo chegou à Terra. Para percebermos melhor como foi falamos com Chiro Pappalardo, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Peça do ADN chegou à Terra em viagem interestelar

Ninguém sabia como é que o fósforo, essencial à vida, tinha chegado à Terra. Formou-se no nascimento de grandes estrelas. Chegou à boleia dos cometas. E adensa possibilidade de vida extraterrestre.
E=mc²

O que explica a temperatura elevada dos oceanos?

A água dos oceanos nunca esteve tão quente como no ano passado, tendo em conta os registos da história humana. Conversamos com Pedro Soares, Físico da Atmosfera e investigador na FCUL e IDL.

Sistema Solar. Descoberta origem da Grande Divisão

Cientistas afirmam que uma estrutura de gás e poeira em forma de anel erigiu um disco ao redor do Sol e dividiu o sistema solar em duas regiões com uma composição diferenciada.
Espaço

Descoberta poeira estelar mais antiga em meteorito

O meteorito caiu há mais de 50 anos na Austrália e contém poeira estelar, o material mais antigo até agora encontrado na Terra, que terá entre cinco e sete mil milhões de anos.
E=mc²

Combater a obesidade bloqueando uma proteína

Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência desvendaram um mecanismo celular que está envolvido na obesidade. Falamos com Marina Badenes, investigadora deste Instituto e autora deste artigo.
Astronomia

Cientistas fotografam buracos negros em colisão

Cientistas do ALMA fotografaram o gás que está a ser consumido por dois buracos negros em rota de colisão. São de duas galáxias em fusão, tal como vai acontecer com a Via Láctea e Andrómeda.
E=mc²

Gostamos todos das mesmas músicas?

Um grupo de investigadores quis perceber porque é que parecemos gostar das mesmas músicas. Falamos com Graça Palheiros, diretora do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical.
Startups

O português que traz tecnologia espacial à Terra

João Pedro mudou-se para os EUA para trabalhar em engenharia espacial. Voltou, mais tarde, a Coimbra e foi para a The Loop Co. A tecnologia do espaço, diz, não está assim tão distante do quotidiano.
Espaço

NASA descobre planeta em zona habitável

Chama-se TOI 700 d e vai buscar o nome à estrela que orbita, a TOI 700. A sua localização deve permitir a presença de água no estado liquido à superfície, um requisito para a vida como na Terra.
E=mc²

Segure-se... viaja a mais de 110 mil km/h!

A Terra atingiu ontem a sua velocidade máxima, 110 700km/h... ou seja, 30 quilómetros por segundo. Percebemos mais sobre o periélio da órbita com o astrónomo, Daniel Folha.
Astronomia

Vénus pode ter vulcões ativos como a Terra

Cientistas cruzaram dados de laboratório com medições de uma sonda da ESA e descobriram que Vénus pode ter vulcões ativos como a Terra. Lava pode ter poucos anos, sugere estudo.
Espaço

Astronauta em missão tratado a trombose

O tratamento foi feito à distância e administrado pelo próprio astronauta. A comunicação com os médicos, em Terra, era feita através de correio eletrónico e chamada telefónica.
E=mc²

Cancro do colo do útero: há mil novos casos p...

Janeiro é o mês da prevenção do cancro do colo do útero. Todos os anos são diagnosticados cerca de mil novos casos deste cancro em Portugal. Falamos com Amélia Oliveira Pedro, ginecologista-obstetra.
E=mc²

A Índia quer regressar à lua ainda este ano

A Índia quer regressar à lua e, para isso, vai investir mais de 30 milhões de euros. O anúncio surgiu ontem. Falamos com Rui Moura, Professor da Universidade do Porto e piloto de astronáutica suborbital
Exploração Espacial

Índia revela novos planos para regressar à Lua

A Índia anunciou um novo plano para regressar à Lua em 2020 com 31 milhões de euros. Pode ser apenas o quarto país a consegui-lo. E já tem 4 astronautas escolhidos para missão ao espaço em 2022.
E=mc²

Como é que o ADN se desenrola?

Um trabalho do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, em Braga, torna possível a visualização da dinâmica molecular do ADN com uma super-resolução. O investigador Pedro Alpuim explica-nos tudo.
Eclipse

Eclipse solar em fotos. E para lá da astronomia

Os hindus temem que seja mau para o deus Sol, no Paquistão enterraram-se crianças até ao pescoço para purificar a alma. O último eclipse solar da década foi especial. E não apenas para a astronomia.
E=mc²

A inflamação crónica pode causar cancro?

Uma equipa de cientistas publicou um artigo a alertar que as inflamações devem ser uma prioridade para 2020. Falamos com Pedro Bastos, o único português da equipa responsável por esta publicação.
Wikipédia

Elon Musk pede edições à sua página na Wikipédia

O CEO da Tesla e da SpaceX já não ia há anos ver a sua página na Wikipédia, mas decidiu fazê-lo na segunda-feira. No Twitter apelou a que fosse retirado o termo "investidor".
E=mc²

Há quanto tempo surgiram as florestas?

As florestas surgiram no planeta Terra muito antes daquilo que se julgava. Foram encontrados, nos EUA, fósseis das primeiras árvores consideradas modernas. Falamos com Mário Cachão, Professor da FCUL.
Angola

Segundo satélite angolano está a 50%

O Angosat-2, que vai substituir a primeira versão perdida o espaço em 2017, está a 50% da sua construção. O Angosat-1 perdeu-se no espaço em dezembro de 2017, após o lançamento.
Estados Unidos da América

Cápsula da Boeing aterra em segurança

A cápsula foi lançada na sexta-feira em Cabo Canaveral, Florida, na costa do Atlântico, pelo foguetão Atlas V, construído pela United Launch Alliance.

Estrela Guia? Cometa interestelar passa pela Terra /premium

Este ano, a estrela de Natal é o primeiro cometa interestelar a entrar no Sistema Solar. 2I/Borisov passa pela Terra a 28 de dezembro. É o segundo astro estrangeiro de que há registo no sistema solar.
Estados Unidos da América

Cápsula espacial da Boeing regressa à Terra

A nova cápsula espacial da empresa aeronáutica Boeing vai regressar à Terra este domingo, depois de ter falhado a acoplagem à Estação Espacial Internacional.
E=mc²

Cannabis: molécula bloqueia efeitos colaterais

Foi descoberta uma nova molécula que bloqueia os efeitos colaterais dos medicamentos derivados da cannabis. Conversamos com Miguel Castanho, investigador principal no iMM.
E=mc²

Quem é, afinal, a depressão Elsa?

O mau tempo faz-se sentir por todo o país. A depressão Elsa é a responsável e hoje queremos perceber o porquê. Falamos com com Mário Marques, climatologista.
E=mc²

O raro caso de um transplante de testículo

Uma equipa de cirurgiões transplantou um testículo de um irmão gémeo para o outro. É a terceira operação conhecida do género. Conversamos com Rui Pinto, urologista.

Lançamento do satélite Cheops adiado

O satélite europeu Cheops não pode ser lançado esta terça-feira face a um problema nos controlos, mas tem lançamento marcado para quarta-feira. A missão terá uma duração de três anos.
E=mc²

O software que dá nitidez às imagens desfocadas

O prémio científico IBM foi atribuído hoje a um projeto que tem como objetivo melhorar a informação que conseguimos extrair de imagens ou fotografias. Falamos com Afonso Teodoro, vencedor da distinção
Planetas

Telescópio com mão portuguesa partiu para o espaço

Já partiu a primeira missão espacial com mão portuguesa. O telescópio CHEOPS procura caracterizar os planetas situados para lá do Sistema Solar.
E=mc²

Porque é que há baleias maiores do que outras?

Uma equipa internacional composta por mais de 20 cientistas acompanhou os comportamentos de baleias desde a Gronelândia à Antártida ao longo de 10 anos. Falamos com Filipe Alves, investigador do MARE.
Estação Espacial Internacional

SpaceX vai levar canábis para a Estação Espacial

A próxima cápsula Dragon a atracar na Estação Espacial Internacional vai ter plantas de canábis a bordo. É uma experiência para estudar como o espaço altera a expressão genética.
E=mc²

A que se deve o sucesso da intoxicação alimentar?

Uma equipa de cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular descobriu uma das razões que leva ao sucesso das intoxicações alimentares. Conversamos com Ana Eulálio, investigadora do CNC.
Marte

Marte tem gelo a 2,5 centímetros de profundidade

Dados das sondas que orbitam Marte encontraram gelo a latitudes médias e a pouca profundidade. São locais ideais para futuras missões tripuladas ao planeta, diz NASA.
E=mc²

A tecnologia que identifica nódulos nos pulmões

Uma tecnologia desenvolvida no Porto ajuda os médicos a identificar, caracterizar e classificar nódulos nos pulmões. Falamos com António Cunha, investigador do INESC TEC e professor na UTAD.

Coimbra. Experiência académica vai à estratosfera

O objetivo da experiência STRATOSPOLCA, que sobe à estratosfera num balão da ESA, é “medir, em função da altitude, a radiação de fundo da estratosfera no comprimento de onda dos raios gama”.

Do ar ao prato nada escapa ao Green Deal

Foi hoje apresentado o novo pacto ecológico e o director-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Rosa, explica o que está em causa.
E=mc²

A relação entre a memória e o sistema imunitário

Foram detectadas, pela primeira vez, células do sistema imunitário numa região específica do cérebro, as meninges. Bruno Silva Santos, investigador no IMM, explica-nos a relação.

Uma das “parvoíces” de Elon Musk teve final feliz

Não deixa de ser estranho que o homem que revolucionou os carros eléctricos e se converteu no maior lançador de satélites tenha apanhado um susto pelo que escreveu no Twitter. Mas escapou.
Física

Nobel. “Não somos feitos para deixar a Terra"

Didier Queloz considera “totalmente irracional” a ideia de os humanos serem "uma espécie que viajará entre as estrelas” e acusa Elon Musk de “ter um discurso um pouco perigoso”.
A página está a demorar muito tempo.