NASA vai levar uma mulher à Lua em 2024

A nova missão lunar humana terá o nome de Ártemis. O anúncio foi feito para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua. A equipa de astronautas norte-americanos vai incluir uma mulher.
Primeira Liga NOS

Uma "Lua Azul" em noite de campeão nacional

Na noite em que se vai descobrir o novo campeão nacional de futebol, o céu vai ser coroado por uma Lua Azul. E esta é um pouco diferente das últimas que se têm visto. Só que o tempo pode não ajudar.

Missões Apollo captaram sismos na Lua

Os "tremores de lua" registados por quatro das missões Apollo foram provocados por falhas tectónicas. A Lua tem atividade sísmica e é um corpo celeste mais vivo do que se julgava.
Planetas

Ciência. Plutão tem atmosfera sazonal

Devido à reduzida massa de Plutão, as moléculas de azoto formam cristais perto da superfície em baixas temperaturas. A atmosfera entra assim em condensação e desaparece na forma de geada.
Museus

Reino Unido. Museu de História da Ciência reaberto

O Whipple Museum of the History of Science guarda um microscópio de Charles Darwin e um livro de Isaac Newton. Os milhares de objetos da coleção contam-nos a história dos céus e da Terra.
Exploração Espacial

NASA prepara aproximação de asteroide gigante

O asteroide Apophis, em homenagem ao deus egípcio também conhecido como "Lorde do Caos", vai passar pela Terra em 2029, perto o suficiente para ser visto, longe o quanto basta para não causar medo.
Marte

Marte. NASA divulgou som do que pode ser um sismo

Parece apenas um zumbido suave, mas aos ouvidos da sonda Mars InSight, da NASA, pode ser bem mais do que isso. Só não é ainda forte o suficiente para permitir estudar o interior do planeta.
Astrofísica

Buracos negros e a ciência de dados

Os métodos e os algoritmos da ciência de dados aplicados neste empreendimento fantástico são os mesmos que usamos quando pretendemos segmentar mercados, prever saldos bancários ou planear a produção.

Hubble faz 29 anos e revela nova imagem espacial

O Hubble foi lançado para o espaço em 1990 e todos os anos, no aniversário do seu lançamento, divulga uma imagem de corpos celestes. Este ano foi a vez da Nebulosa do Caranguejo Sul.

A primeira molécula formada no universo

O hidro-hélio surgiu numa temperatura de 3.700 graus Celsius, milhares de anos após o Big Bang. É a primeira molécula de sempre formada no universo e foi detetada numa nébula a três mil anos luz.
Aviação

Voo inaugural do maior avião do mundo

Tem uma envergadura superior a campo de futebol de 11; pesa mais de 220 toneladas e vai servir como plataforma voadora para foguetões. Eis o Stratolaunch, o maior avião do Mundo.
Espaço

Como o espaço muda o corpo dos astronautas

Passar um ano no espaço provoca mudanças físicas nos humanos, mas a saúde regressa ao normal já na Terra. Estas são as últimas conclusões do estudo que a NASA fez em dois astronautas gémeos.

Nave israelita despenhou-se na Lua

"Tivemos uma falha na aeronave. Infelizmente, não conseguimos aterrar com sucesso." Foi assim que a missão espacial de Israel à Lua comunicou esta quinta-feira que a nave Beresheet se despenhou.
Buracos negros

O português por detrás da foto de um buraco negro

Trabalha num dos maiores observatórios do mundo. E é um dos responsáveis pela 1.ª foto de um buraco negro. Hugo Messias explica como foi envolvido no projeto. Mas pode não ter trabalho em 4 meses.
Astronomia

Imagem de buraco negro é "momento de mudança"

A primeira fotografia alguma vez tirada a um buraco negro é um "momento de mudança" para a ciência que "ficará para a história da Europa", disse o comissário europeu Carlos Moedas.
Astronomia

Eis a primeira foto de um buraco negro

A primeira fotografia de um buraco negro já foi revelada. A imagem é tal como Albert Einstein tinha imaginado. A Relatividade Geral foi confirmada mais uma vez: eis a distorção do tempo e do espaço.

Buracos negros. A 1.ª foto do "mistério da física" /premium

Até agora, as imagens de buracos negros eram meros desenhos. Tudo mudou esta quarta-feira. O Event Horizon Telescope mostrou o "mistério da física". Como se fotografa o que não pode ser visto?
Astronomia

Visto planeta a orbitar o cadáver de uma estrela

Quando esta estrela explodiu, um planeta sobreviveu à catástrofe. Agora, os cientistas encontraram parte dele a orbitar a anã branca em que a estrela se transformou. O Sistema Solar vai acabar assim.

NASA: o top 3 das casas para viver em Marte

A NASA divulgou os três finalistas do desafio que tem como objetivo projetar as casas ideais para viver em Marte. O 1.º lugar foi entregue a projeto de casa cilíndrica com aberturas para luz natural.
Mísseis

Míssil indiano ameaçou Estação Espacial, diz NASA

O primeiro-ministro indiano garantiu que o lançamento "não é dirigido contra nenhum país". Mas o míssil atirou para o espaço cerca de 400 destroços -- 24 capazes de causar danos na Estação Espacial.
Marte

Confirmada a existência de metano em Marte

Uma sonda da ESA encontrou metano no mesmo sítio em Marte, mas apenas um dia depois, de um rover da NASA ter detetado a molécula. Não tem origem em seres vivos, mas sim na geologia.
Exploração Espacial

"Fui astronauta da NASA. Sem controlo, morro"

Viu dois dos maiores desastres da NASA. E teve de vasculhar destroços para encontrar cadáveres. Jim Wetherbee, o maior comandante espacial dos EUA, veio a Portugal. E falou sobre os riscos que corre.
Planetas

Mercúrio permite perceber a formação de planetas

"Não há informação suficiente na Terra, porque é demasiado ativa", diz um dos cientistas. A missão conta com a cientista Joana Oliveira e das empresas Efacec e Active Space Technologies.
Marte

Rios em Marte eram mais largos do que os da Terra

Um estudo da associação que edita a revista Science revelou que os rios em Marte eram mais largos do que os do planeta Terra e que estariam distribuídos por toda a superfície do planeta.
Espaço

NASA cancela viagem ao espaço só com mulheres

A NASA tinha planeado uma viagem ao espaço só com mulheres para o dia 29 de março. Agora, teve de desistir da ideia por uma razão, no mínimo, surpreendente.

EUA. Trump quer astronautas na lua em 5 anos

O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América. Mike Pence também criticou a "inércia burocrática" da NASA e prometeu: a primeira mulher a pisar a lua será americana.
Espaço

Divulgadas imagens da bola de fogo de dezembro

A NASA divulgou imagens do meteoro que, a 18 de dezembro de 2018, colidiu com a Terra. A explosão libertou tanta energia quanto a de dez bombas atómicas de Hiroshima.
Inovação

Avião? Porque não ir de foguetão?

Banco UBS diz que será possível fazer viagens de foguetão entre cidades em 2030. Fazer Nova Iorque-Xangai demoraria 39 minutos em vez de 15 horas. Negócio pode "canibalizar" as companhias aéreas.

Agora só em 2020. Fotos da última Super Lua do ano

Lua Cheia, perigeu e primavera juntaram-se esta noite para a última Super Lua do ano. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020. O fenómeno foi fotografado por todo o mundo. Veja as imagens.
Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Astronomia

Como assim, Vénus não é o planeta mais próximo?

Artigo científico argumenta que é Mercúrio, não Vénus, o planeta mais próximo da Terra. Na verdade, é o mais próximo de todos os planetas do Sistema Solar. Mas é tudo uma questão de perspetiva.

Meteoro explode com energia de 10 bombas atómicas

Um meteoro colidiu com a Terra a 18 de dezembro e provocou uma explosão de 173 quilotoneladas de energia. Mas só ao fim de três meses é que foi detetada. O Japão tem imagens do fenómeno.
Espaço

Formalizada criação da agência espacial portuguesa

Já foi assinada em Ponta Delgada, Açores, a escritura de constituição da agência espacial portuguesa. Chamar-se-á Portugal Space e a sede será em Santa Maria.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.
Espaço

Portugal vai enviar garrafa de vinho para o espaço

Para o efeito, a organização terá de preparar "uma garrafa e uma rotulagem própria" e acondicionar a garrafa com o vinho "para que ela possa chegar em devidas condições ao espaço".

"Nova era espacial". Crew Dragon de volta à Terra

A primeira cápsula espacial americana fez amaragem no Oceano Atlântico, esta sexta-feira. É o primeiro passo para a independência americana em relação às cápsulas espaciais russas.

Há nova estimativa sobre a massa da Via Láctea

Segundo estimativas anteriores, a Via Láctea teria entre 500 mil milhões e 3 mil biliões de massas solares. Determinação da massa da Via Láctea permite compreender melhor o seu contexto cosmológico.

Vai ser criada a agência espacial Portugal Space

A agência espacial portuguesa Portugal Space terá a sua sede em Santa Maria, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites, mas também instalações em Lisboa e outros locais do país.

Sonda lunar israelita tira "selfie" com a Terra

Na fotografia, a Terra surge como fundo, juntamente com o cartaz "País pequeno, grandes sonhos". Caso a missão seja bem-sucedida, será a primeira sonda privada a conseguir pousar na superfície da Lua.

Primeira deteção do satélite Kepler da NASA

O The Astronomical Journal aceitou a publicação do "primeiro candidato a exoplaneta" identificado pelo telescópio espacial Kepler da NASA. Equipa de investigadores contou com um português.
Séries

Série "The First" estreia em Portugal amanhã

A série criada por Beau Willimon retrata a primeira missão tripulada a Marte. "The First" tem uma única temporada, já transmitida no Reino Unido e nos EUA. Chega a Portugal a 5 de março.

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial

A bordo da Crew Dragon seguiam 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

Cápsula Crew Dragon aterrou na Estação Espacial

A cápsula espacial Crew Dragon, da empresa SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional, um dia depois de descolar de Cabo Canaveral, na Florida, numa viagem de teste do programa da NASA.

Cápsula da SpaceX a caminho da Estação Espacial

É o primeiro veículo espacial construído e operado por uma empresa comercial norte-americana. Para já, leva apenas um manequim de teste, mas as missões tripuladas estão previstas para o fim do ano.

Israel manda sonda à Lua, Japão recolhe amostras

Israel está mais próximo de ser o 4.º a aterrar na Lua: a sonda já partiu e a empresa é privada. Além do feito da sonda israelita Beresheet, a japonesa Hayabusa-2 acaba de aterrar no asteróide Ryugu.
Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.
Sistema Solar

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.

O obituário do rover Opportunity

Nasceu com um prazo de validade de três meses mas sobreviveu em Marte durante 15 anos. Graças a ele sabemos que o Planeta Vermelho já pode ter tido água e, por isso, vida. Morreu após 8 meses em coma.

Opportunity morre ao fim de 15 anos em Marte

O rover Opportunity, um dos veículos enviados pela agência espacial norte-americana para explorar Marte, está morto. Este ativo durante 15 anos, mas só devia ter durado apenas três meses.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.
Tesla

Tesla bate recorde ao percorrer 364.000.000 km

Não sabemos quantos quilómetros já percorreu o seu automóvel, mas este ultrapassou os 364.000.000 km em apenas um ano. É uma marca impossível de igualar, a menos que se recorra ao mesmo truque.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Trump quer NASA em Marte com orçamento ilimitado

Trump propôs à NASA que usasse todo o dinheiro de que precisasse, sem limites, para levar o Homem a Marte antes do final do seu mandato. NASA respondeu que só a partir de 2030 será possível.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.
Robótica

Porto. Robô ajuda humanos no fabrico de automóvel

"ColRobot" promete facilitar o trabalho das pessoas em várias áreas industriais. Reforça a segurança dos trabalhadores e compensa os erros humanos.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.