Regresso do Falcon 9 após levar satélite ao espaço

A NASA pediu à SpaceX que levasse um satélite caça-planetas com genética portuguesa para o espaço. Depois de largar o TESS no espaço, o foguetão Falcon 9 regressou são e salvo a Terra. Foi assim.
Exploração Espacial

TESS, satélite com mão portuguesa, está no espaço

O satélite TESS da NASA, em busca de exoplanetas, já está no espaço depois de um lançamento bem sucedido. Há uma equipa de portugueses envolvida no projeto. O foguetão Falcon 9 já regressou a Terra.
Planetas

Diamantes de meteorito são de planeta desaparecido

Um estudo publicado na Nature Communications revela que os diamantes encontrados no meteorito que caiu no deserto em 2008 são de um planeta que terá existido antes daqueles que conhecemos hoje.

Um asteróide passou resvés à Terra. NASA não o viu

Um asteróide passou perto da Terra no sábado e a NASA só o viu chegar a 21 horas da aproximação. O corpo era demasiado pequeno para ser visto. Mas outros ainda menores já feriram centenas de pessoas.

Como a NASA se uniu a Portugal para caçar planetas

O lançamento do satélite TESS da NASA foi adiado para quarta-feira para novas análises. Vai em busca de exoplanetas. Uma parte da missão depende de uma equipa de portugueses. Tudo começa com eles.
Astronomia

Fusão de ondas gravitacionais provoca zumbido

Cientistas têm uma nova técnica para ouvir o som produzido pelo choque entre ondas gravitacionais. Este sistema pode conduzir à descoberta de buracos negros desconhecidos.
Exploração Espacial

SpaceX e NASA unidas em busca de exoplanetas

A NASA vai lançar um novo satélite para caçar planetas para lá do Sistema Solar. A máquina vai ser enviada a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. Foi um português a decidir que estrelas sondar.
Espaço

NASA vai enviar esperma humano para o espaço

Amostras de esperma congelado humano e de touro vão ser lançadas para o espaço. A ideia é perceber se será possível a reprodução num ambiente de microgravidade.
Tesla

Precisa de emprego? A Tesla quer um barista

A empresa de Elon Musk está à procura de um novo barista para saciar os "500 funcionários dependentes de cafeína" dos escritórios de Nova Iorque. Mas atenção: não pode ser "um qualquer mortal".

O Espaço na Terra

Dispor de capacidade espacial representa, para um país, poder contar com uma ferramenta para o seu futuro, já que é um importante motor de crescimento económico e tecnológico.
Marte

Missão a Marte vai usar tecnologia portuguesa

Escudos térmicos em cortiça desenvolvidos em Portugal vão ser usados para proteger amostras do solo de Marte recolhidas em missões da Agência Espacial Europeia agendadas para depois de 2020.
Espaço

Estação espacial chinesa caiu no sul do Pacífico

A agência espacial chinesa disse que a Tiangong-1 terá ardido quase toda durante a entrada na atmosfera terrestre. O resto caiu no oceano pacífico, perto do Chile.

Estação reentra na atmosfera a 26 mil km por hora

Um laboratório espacial chinês desativado deverá reentrar este domingo na atmosfera terrestre a uma velocidade superior a 26 mil quilómetros por hora antes de se desintegrar numa bola de fogo.
Espaço

Estação espacial chinesa desacelera queda

A estação espacial chinesa Tiangong-1 está a progredir mais lentamente do que o previsto e só deverá entrar na atmosfera terrestre entre domingo à tarde e segunda-feira de manhã.
Exploração Espacial

Estação deve cair na Terra domingo ou segunda

A previsão para a queda da estação espacial Tiangong-1 foi adiada algumas horas pela Agência Espacial Europeia. A probabilidade de cair entre o Porto e o Minho é de 3%. Chineses desvalorizam.
Espaço

Esta galáxia desafia o que sabemos do universo

Algumas galáxias são feitas de 99,8% de matéria escura. Mas esta é especial: tem 400 vezes menos do que é normal. Afinal, aquilo que sabemos sobre a formação das galáxias pode cair por terra.

O lançamento do Telescópio Webb foi adiado

O telescópio James Webb afinal só vai para o espaço em maio de 2020. A NASA diz que faltam alguns testes para garantir sucesso da missão, mesmo que isso signifique ultrapassar o orçamento previsto.
Exploração Espacial

Há uma nova imagem da estação espacial em queda

Tiangong-1, a estação espacial chinesa que vai cair na Terra em breve, foi fotografada na Alemanha. Outras imagens já a mostraram em Espanha e em França. Veículo espacial pode reentrar em Portugal.

Especial/ A estação espacial que pode cair em Portugal

A estação espacial que está em queda descontrolada em direção à Terra pode chegar entre esta sexta-feira Santa e domingo de Páscoa. O sítio? É "uma roleta russa". Mas o norte de Portugal está na mira.
Astronomia

O mundo aquático descoberto por portugueses

Fica a 350 anos-luz daqui, é quase três vezes maior do que a Terra e pode ser composto por 50% de água. Uma equipa liderada por portugueses descobriu um mundo aquático para lá do Sistema Solar.
Astrofísica

O exoplaneta K2-229b tem tanto ferro como Mercúrio

Os planetas têm normalmente uma composição semelhante à das suas estrelas. Mercúrio, com tanto ferro no núcleo, é uma excepção no nosso sistema solar. K2-229b também. Haverá mais?
Elon Musk

Elon Musk apaga Facebook da Tesla e SpaceX

O multimilionário juntou-se ao movimento #deletefacebook e apagou as contas de Facebook da Tesla e da SpaceX. Decisão surge depois da polémica das contas que foram usadas pela Cambridge Analytica.
Astrofísica

Portugueses em missão da Agência Espacial Europeia

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço já estudava as atmosferas dos planetas do sistema solar. Agora vai ajudar a Agência Espacial Europeia a estudar as atmosferas dos exoplanetas.

"Steve" o fenómeno que pinta o céu de violeta

Poderia ser apenas mais uma aurora boreal, mas é "Steve": uma coluna de luzes violetas (e por vezes verdes) com uma forma diferente da tradicional aurora. Os cientistas estão a tentar compreendê-lo.
Stephen Hawking

Universos paralelos: o último trabalho de Hawking

O artigo "Uma Breve Saída da Inflação Eterna", escrito com o também físico Thomas Hertog, descreve e explica a existência de um multiverso e ficou terminado dias antes de Hawking morrer.
Primavera

Como é que se decide quando começa?

A cultura popular diz que a primavera começa no dia 21 de março, mas só vai voltar a ser assim em 2050. O equinócio de março pode acontecer entre os dias 19 e 21.
Condução Autónoma

Desastre. Sol pode “cegar” carros autónomos

Numa altura em que os veículos autónomos parecem estar ao virar da esquina, os problemas continuam a avolumar-se. Sabe-se agora que as tempestades solares cegam os GPS e os automóveis sem condutor.
Mundial 2018

Bola oficial do Mundial 2018 viaja até ao espaço

A nave russa Soyuz, que partirá da estação cazaque de Baikonur, vai levar a bola "que estará, provavelmente, em campo no jogo inaugural [do Mundial 2018]" até ao espaço.
Stephen Hawking

Quem são os herdeiros de Stephen Hawking?

Robert, Lucy e Timothy são os três filhos do físico britânico e herdam agora o seu legado. "Lembrem-se de olhar para cima, para as estrelas, e nunca para os pés", disse Hawking em 2010
Religião

Deus e o físico de um físico ateu

Da vida e a obra de Stephen Hawking destacam-se o seu ateísmo militante e as circunstâncias penosas em que decorreu quase toda a sua vida.

7% do ADN de astronauta nunca regressou ao normal

Parte do ADN de Soctt Kelly, astronauta que passou um ano no espaço, não regressou ao normal depois do retorno à Terra. Informação foi avançada pela NASA depois de comparar ADN ao do irmão gémeo.
Espaço

Dono da Amazon quer viagens ao espaço mais baratas

Dono da Amazon quer baixar os preços das viagens ao espaço para poder "explorar o sistema solar". No jantar anual do Explorers Club disse como pretende financiar a Blue Origin -- e ainda comeu iguana.
Espaço

Detectada galáxia intacta desde início do universo

Os investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias confirmaram a primeira deteção da uma "galáxia relíquia", que está intacta desde o início do universo.

Identificada "Super Terra" e 14 outros planetas

Quinze novos planetas fora do Sistema Solar, incluindo uma 'Super Terra' com condições para ter água líquida à superfície, foram identificados por cientistas do Instituto de Tecnologia de Tóquio.
Tecnologia

SpaceX quer assegurar vida humana noutros planetas

O foguetão enviado em fevereiro pela SpaceX tem como objetivo a construção de bases na Lua ou em Marte, o que poderia garantir a sobrevivência da raça humana noutro planeta que não a Terra.
Espaço

NASA descobre ciclones nos pólos de Júpiter

Cientistas da NASA descobriram vários ciclones em ambos os pólos de Júpiter dispostos em formas poligonais em torno de um grande ciclone central. Os investigadores não sabem explicar o fenómeno.

SpaceX completa 50 missões do Falcon 9

A empresa aeroespacial, que há cerca de um mês lançou o Falcon Heavy, concretizou com sucesso a quinquagésima missão do Falcon 9, ao lançar para órbita um satélite da empresa espanhola Hispasat.
Angola

Rússia diz que satélite angolano está operacional

O Governo russo garante que o primeiro satélite angolano, lançado em dezembro, está operacional e vai entrar ao serviço em abril. O AngoSat-1 enfrentou vários problemas técnicos.
Astronomia

A supernova mais distante alguma vez vista

É uma supernova tão brilhante, tão distante e tão rara que até merece um nome especial: hipernova. Existe desde que o universo era um jovem adulto. E pode ajudar a explicar a expansão do universo.

Projeto "Space Rider" vai aterrar nos Açores

A Agência Espacial Europeia escolheu os Açores para acolher um local de aterragem do projeto "Space Rider', revelou o presidente do Governo Regional açoriano.
SpaceX

A SpaceX vai apanhar parte de foguetão no mar

Parte de um foguetão Falcon 9 vai ser resgatado do mar esta quinta-feira pela SpaceX através de uma rede gigante no barco Mr. Steven. Elon Musk espera que isso reduza mais o preço dos voos espaciais.
passeio aleatório

A primeira luz do ESPRESSO

Tudo leva a crer que o novo espectrógrafo europeu ESPRESSO irá possibilitar novos desenvolvimentos na astronomia, na linhagem das descobertas realizadas graças à luneta que Galileu construiu em 1609.
Planetas

Mais 95 novos exoplanetas detetados

O telescópio Kepler identificou 95 novos planetas fora do Sistema Solar. Foram todos filtrados de uma lista de 275 corpos celestes detetados pelo telescópio. A família de exoplanetas cresce para 3.600

Lei do Espaço: "Regime para atrair investimento"

O ministro da Ciência afirmou que a lei do Espaço "não prevê nenhuma base especial" mas cria um "regime legal para atrair investimento". Manuel Heitor falou num "novo paradigma do uso do espaço".
SpaceX

Musk vai usar satélites para criar banda larga

O regulador de telecomunicações norte-americano aprovou que Elon Musk utilizasse satélites da SpaceX para construir uma rede de banda larga de Internet que chegue ao mundo todo.
Elon Musk

Falcon Heavy. Imagens inéditas da reação de Musk

O CEO da SpaceX não acreditava realmente que o Falcon Heavy fosse descolar sem problemas. Quanto tudo correu bem, foi celebrar. A reação emotiva de Elon Musk foi filmada pela National Geographic.
SpaceX

Onde vai parar o Tesla que Musk enviou ao espaço?

Os telescópios viram o Tesla Roadster da SpaceX pela última vez esta manhã. Só o voltamos a ver no final do século, já massacrado pela radiação cósmica. Este é o percurso que vai fazer à volta do Sol.
Astronomia

Consórcio europeu cria o "maior telescópio ótico"

Através do instrumento Espresso, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra capazes de suportar vida, investigadores europeus criaram o "maior telescópio ótico em termos de poder coletor".

Cargueiro espacial russo descolou

O cargueiro espacial russo Progress MS-08, cujo lançamento foi abortado no último momento no passado domingo, descolou esta terça-feira rumo à Estação Espacial Internacional.
SpaceX

O novo álbum de fotos da SpaceX

A SpaceX atualizou o álbum de fotografias com novas imagens do lançamento do foguetão Falcon Heavy. Dá para ver a descolagem, o Tesla no nariz do veículo e depois a afastar-se da Terra.
Estação Espacial Internacional

Abortado o lançamento de nave russa para a EEI

O lançamento da nave russa Progress MS-08 em direção à Estação Espacial Internacional, agendado para hoje, foi abortado no último momento.
Marte

É português e está a aprender a viver em Marte

É no deserto de Omã, na Península Arábica, que está a ser testada a preparação daqueles que, um dia, poderão ir para Marte. João Lousada é um dos seis astronautas análogos da missão AMADEE-18.
Astronomia

Asteróide passa hoje pela Terra (mas nada tema)

O 2018 CB, asteróide com um tamanho de entre 15 a 40 metros, vai passar a menos de um quinto da distância da Terra à Lua. A NASA assegura que o planeta não corre qualquer perigo.
Vladimir Putin

Russos perdem corrida no Espaço, mas desculpam-se

Parece que os papéis se inverteram. Desta vez, os russos ficaram tão surpreendidos com o lançamento do Falcon Heavy como os americanos ficaram com o primeiro voo espacial de Iúri Gagarin.
Marte

Bumerangue, o projeto português para ir até Marte

Foi há 55 anos que Eurico da Fonseca apresentou o seu projecto de uma viagem tripulada a Marte. A NASA interessou-se pela ideia do "rocket man português", como ficou conhecido, e levou-o aos EUA.
SpaceX

Especial/ Porque é que todos querem ir a Marte?

Elon Musk, da Tesla, e vários outros milionários querem pôr homens em Marte já em 2022. O que tem o Planeta Vermelho de tão especial? E porque é que precisamos de ir rapidamente para lá?
SpaceX

Elon Musk tinha um pesadelo. Mas "foi épico"

Um Tesla no espaço ao som de Bowie. E a aterragem perfeita dos dois impulsionadores do foguetão. Nada que se compare com o pesadelo do CEO da SpaceX. Reveja as imagens fascinantes da odisseia
SpaceX

O outro sucesso da SpaceX: aterragem em simultâneo

Dois impulsionadores do foguetão mais poderoso do mundo voltaram a terra tal como era suposto -- aterraram quase simultaneamente no Kennedy Air Force Station. Estavam praticamente intactos.
Curiosidades Auto

Falcon Heavy mais rápido do que Bugatti Chiron?

O Falcon Heavy descolou ontem de Cabo Canaveral, rumo a Marte. Mas será que o mais potente foguetão da actualidade consegue ser mais rápido do que o Bugatti Chiron de 0 a 100 km/h? E de 0-400 km/h?

Especial/ Como Elon Musk começou uma nova conquista espacial

O novo foguetão da SpaceX poderá levar-nos novamente à Lua ou mesmo até Marte. Elon Musk lançou com sucesso o Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso do mundo. O que pode acontecer agora?
Exploração Espacial

Falcon Heavy. Que foguetão é este?

Foi a notícia que marcou esta terça-feira: o teste do Falcon Heavy funcionou. Mas que foguetão é este que pode um dia ser a chave para a humanidade chegar a Marte?
SpaceX

SpaceX em direto com câmara do Tesla no espaço

Depois de ter lançado com sucesso o foguetão mais poderoso do mundo, a SpaceX lançou um novo direto com as imagens em tempo real do Tesla que está neste momento em órbita. Veja aqui.
Exploração Espacial

Já está no ar o foguetão mais poderoso do mundo

A SpaceX acabou de lançar o foguetão mais poderoso do mundo ao som de David Bowie. Este pode ser o veículo que nos vai levar a Marte. Elon Musk abriu assim uma nova era da exploração espacial.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a