Ciência

Porque é que se sofre tanto com dores nas costas?

Ao longo dos últimos anos, a cirurgia da coluna tem conhecido enormes desenvolvimentos…. mas nem sempre foi assim. Falamos com o Dr. Luís Teixeira, médico ortopedista e diretor do SPINE Center.
Exploração Espacial

Hubble fotografia primeira cometa interestelar

Tem um núcleo tão pequeno que é invisível para o Hubble, uma nuvem de poeiras e uma cauda azul. O Hubble olhou para 2I/Borisov e tirou a melhor foto do primeiro cometa interestelar no Sistema Solar.
Exploração Espacial

Os fatos que vão levar o Homem à Lua outra vez

Funcionam em (quase) todo o lado, foram inspirados nos fatos da missão Apollo e vão levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua na próxima década. A NASA mostrou os novos fatos espaciais.
Exploração Espacial

NASA encontrou vida em Marte nos anos 70?

Gilbert Levin era investigador do programa Viking e diz que a NASA encontrou vida em Marte em 1976. Mas nem todos os argumentos estão corretos. E certezas só mesmo quando o Homem lá chegar.

NASA divulga fatos para missão lunar de 2024

Dois engenheiros expuseram os novos fatos na sede da NASA, em Washington. São as primeiras roupas de gravidade zero e permitem mais mobilidade. Serão estreados na Lua até 2024.
Ciência

Obesidade e discriminação no desporto infantil

Um estudo conclui que o meio social das crianças influencia a discriminação no desporto infantil e contribui para a obesidade. Falamos com Helena Nogueira, a responsável pela investigação.

Borisov, o 2º objeto interestelar no Sistema Solar

O "2I/Borisov" é o segundo objeto interestelar a visitar o Sistema Solar. E o primeiro cometa. Ao contrário do 'Oumuamua a sua aparência não é extravagante.
Ciência

Como funciona a vacina da gripe?

Este ano vão estar disponíveis em Portugal pela primeira vez vacinas que funcionam para quatro tipos de vírus. Raquel Guiomar do Instituto Ricardo Jorge explica como combater a gripe.
Exploração Espacial

Morreu Leonov, o primeiro a passear no espaço

Alexei Leonov tinha 31 anos quando fez o primeiro passeio espacial da humanidade. Morreu esta sexta-feira aos 85 anos. Fez parte da primeira equipa de cosmonautas, ao lado de Yuri Gagarin.
Ciência

Já é possível produzir carne no espaço

Cosmonauta russo conseguiu produzir pequenas quantidades de tecido bovino e de coelho na Estação Espacial Internacional com a ajuda de uma impressora 3D e culturas de células.
Ciência

Depois das vespas asiáticas vêm os percevejos?

Numa altura em que o combate à vespa asiática é um tema em discussão surge um alerta em relação ao percevejo asiático. Falamos com João Loureiro, investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC.
Ciência

Temos de lavar a roupa a mais de 60º?

Lavar roupa a menos de 60 graus celsius pode transmitir bactérias em ambiente hospital. Falamos com Ricardo Dias, investigador da FCUL.

Descobertas mais 20 luas na órbita de Saturno

As novas luas têm, em média, 5 quilómetros de diâmetro e algumas orbitam em sentido oposto ao da rotação do planeta. No total, Saturno passa a ter 82 luas, ultrapassando Júpiter, que tem 79.

NASA. Novos "sons peculiares" ouvidos em Marte

Sismos de magnitude 3,7 e 3,3 em Marte produziram sons tão suaves que são quase impercetíveis. Graças a eles, os geólogos da NASA descobriram que Marte pode ser mais parecido à Lua do que à Terra.

Musk apresenta foguetão SpaceX capaz de ir a Marte

Novo foguetão SpaceX voará até aos 65 mil pés e regressará à terra, aterrando na vertical. Elon Musk disse que a nave parte dentro de "um ou dois meses".
Astrofísica

Gigante gasoso encontrado a orbitar anã vermelha

É um gigante gasoso demasiado grande a orbitar uma estrela demasiado pequena. GJ3512b nega o modelo aceite há dois séculos para explicar o nascimento dos planetas. E dá corpo a uma teoria renegada.

A 1ª foto a cores do novo visitante interestelar

GB00234 foi rebatizado para C/2019 Q4 Borisov e está a 400 milhões de quilómetros do Sol. A NASA confirmou que é um cometa. Pela velocidade, deve mesmo ter vindo do espaço interestelar.
Exploração Espacial

Brad Pitt na NASA: "Como é andar no espaço?"

Na semana em que o filme "Ad Astra" estreia em Portugal, Brad Pitt falou com o engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional sobre os planos da NASA para regressar à Lua. Leia e veja o vídeo.
Astronomia

Dois asteroides vão passar de raspão pela Terra

Um dos asteroides já passou esta madrugada de sábado, o outro passará no início deste domingo e tem um diâmetro entre 290 a 650 metros. Não representam perigo, mas só por enquanto.
Astrofísica

Vapor de água detetado num exoplaneta

A água é comum no universo, mas isso não quer dizer que seja fácil de detetar. Agora, duas equipas encontraram-na num planeta duas vezes maior que a Terra — e numa zona habitável da sua estrela.
Astronomia

A segunda visita interestelar após 'Oumuamua?

GB00234 tem uma órbita tão estranha como o 'Oumuamua. Pode ser o segundo objeto interestelar a visitar o Sistema Solar. E o primeiro cometa. Faltam dados para confirmar. E tempo para os recolher.
Dinossauros

O que aconteceu no dia que mudou a Terra

Há 66 milhões de anos, caiu no México o asteróide que extinguiu os dinossauros. Um estudo permite agora saber o que aconteceu nas 24 horas após o impacto. Mas o problema foram os 30 anos seguintes.
Espaço

Agência evita colisão de satélites no Espaço

Satélite de observação de ventos na atmosfera Aeolus Earth accionou os propulsores para se desviar da trajetória de um satélite. Manobra foi decidida com base no cálculo de probabilidades de choque.
Irão

Irão. Explosão de "rocket" foi falha técnica

A explosão de um 'rocket' no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana devido a uma falha técnica, não causou mortos e o governo iraniano descartou possibilidade de "sabotagem".
Exploração Espacial

Modelo de alunagem indiano separou-se com sucesso

Todos os sistemas da missão Chandrayaan-2 estão a trabalhar sem problemas depois da manobra que separou o módulo de alunagem do topo da nave.

Asteróide passa junto à Terra. Mas não há perigo

O asteróide 2000 QW7 tem entre 290 metros e 650 metros de diâmetro e é maior que alguns dos edifícios mais altos do mundo. Passa pela Terra a 14 de setembro, mas probabilidade de impacto é reduzida.
Tecnologia

Sonda russa com robô humanoide chega ao Espaço

Fedor é o primeiro robô humanoide a ser enviado para o espaço pela Rússia e deverá ficar na Estação Espacial até 7 de setembro, para aprender a ajudar os astronautas na estação espacial.
Rolling Stones

NASA chama "Rolling Stones" a pedra em Marte

A pedra "rolante" percorreu a maior distância já observada pela NASA, cerca de um metro, logo depois de um módulo da agência espacial aterrar em Marte numa missão para explorar o núcleo do planeta.
Espaço

Este pode ser o primeiro crime cometido no espaço

Summer Worden e Anne McClain decidiram separar-se em 2018, mas o processo tem sido atribulado. Worden acusa agora McClain de ter acedido à sua conta bancária sem autorização a partir do espaço.
Espaço

Robô militar russo está a caminho do espaço

A Rússia lançou um foguetão rumo à Estação Espacial Internacional esta quinta-feira. O único passageiro é o robô FEDOR. Vai testar um novo sistema de resgate em ambientes de risco para os humanos.

Espaço. Rússia lançou nave Soyuz MS-14

A nave partiu do Cazaquistão às 09h38 locais. A Soyuz MS-14 leva a bordo um robô, o FEDOR, que vai permanecer 17 dias no espaço. Trata-se de um voo de teste.
Curiosidades Auto

Este é, de longe, o carro mais rápido do mundo

Para um automóvel normal, atingir 200 km/h é todo um feito. Alguns, com mais de 1.000 cv, conseguem superar os 400 km/h, mas este consegue ser 300 vezes mais rápido. Já sabe de que veículo falamos?
Espaço

Detetado buraco negro que engoliu estrela

O evento gerou ondas gravitacionais, que permitiram detetá-lo. Cientistas explicam que o buraco negro "comeu" uma "estrela muito densa", "possivelmente apagando a estrela de forma imediata".

Próxima missão a Marte "ensaiada" na Islândia

O campo de lava de Lambahraun foi durante três semanas de julho o local de trabalho de vários engenheiros da NASA, uma vez que a Islândia apresenta características bastante semelhantes a Marte.

NASA testa protótipo para Marte na Islândia

Para preparar a missão a Marte de 2020, 15 cientistas estão na Islândia para testar um novo protótipo de captação de imagens. As características minerais do país são semelhantes às de Marte.
Astronomia

Perseidas. Chuva de estrelas entre amor e martírio

O pico de atividade da chuva de meteoros das Perseidas acontece esta madrugada. Enquanto espera fique a conhecer duas lendas em torno deste fenómeno astronómico.
Astronomia

Universo. Galáxias dão pistas sobre matéria escura

Astrónomos identificaram 39 galáxias antigas e 'supermassivas', uma descoberta que pode dar novas pistas sobre a evolução dos buracos negros de grande massa e a distribuição da matéria escura.
Estação Espacial Internacional

Nave russa partiu para abaster Estação Espacial

A Progess 73 está a transportar cerca de três toneladas de alimentos e combustível. Vai abastecer a ISS, que tem seis astronautas a bordo, depois de completar duas órbitas.
Astronomia

Aquáridas. Esta terça é noite de chuva de estrelas

As Aquáridas vão levar 15 meteoros por hora ao céu noturno já esta madrugada. O espetáculo chega ao ponto máximo após a meia-noite. E abre caminho para as Perseidas, a maior chuva de estrelas.

União Astronómica Internacional faz 100 anos

Teresa Lago, secretária geral da UAI, diz que uma das prioridades é investir na área da inclusão e quer pôr os cegos a "verem" as estrelas e a astronomia nas salas de aula.
ESA/Hubble & NASA, L. Ho

A incrível galáxia espiral escondida na Ursa Maior

Está a mais de 70 milhões de anos-luz do nosso sistema solar, foi descoberta pelo telescópio Hubble e é conhecida como NGC 2985. É mais uma galáxia em espiral para contemplar.
Índia

Índia lançou foguetão para a lua

O foguetão Chandrayaan-2 já descolou. Se a missão lunar for bem sucedida, a Índia vai tornar-se no quarto país a pousar na superfície da lua.

Desafio da Medicina do Séc. XXI: nova era Espacial

Agora será diferente pois, se não houver sobressaltos, nos próximos anos será possível cada um de nós pagar um bilhete e ver o nosso planeta como nunca antes o observou, a flutuar a 80km de altitude.

"Pequeno passo para Homem, salto para humanidade" - como aconteceu

Há 50 anos, Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se os primeiros a pisar a Lua. Siga aqui as comunicações, minuto a minuto e em português, entre os astronautas e a Terra tal como aconteceram em 1969.

Nave russa ruma à Estação Espacial Internacional

A Soyuz MS-13 descolou hoje de Baikonur, Cazaquistão, com três tripulantes a bordo, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), no dia em que se comemoram 50 anos da chegada do homem à lua.

Homem na Lua? 11 conspirações, 11 explicações /premium

Há 50 anos que o Homem foi à Lua. E há 50 anos que ainda há quem não acredite na alunagem. Mas há 11 formas de arruinar as 11 teorias da conspiração.
Toyota

Toyota vai colocar um “mano” do Mirai na Lua

Não é desta que a Toyota vai instalar uma rede de concessionários na Lua, mas vai colocar lá em cima um veículo movido a células de hidrogénio, similar ao Mirai, mas apto a circular no outro mundo.

Chegada à Lua. 17 histórias que talvez não conheça /premium

Tantas fotos e registos públicos. Mas será que sabemos o suficiente sobre o dia 20 de julho de 1969? Três homens fizeram História, mas há ainda muitas alíneas por revelar. Mesmo 50 anos depois.

Uma viagem guiada pelo interior da NASA /premium

O que fez a NASA depois de Apollo? Teve sucesso 133 vezes com o Space Shuttle. Das duas vezes que correu mal, 14 pessoas morreram. Fomos ao Centro Espacial Kennedy ver o que lá se faz.
Volkswagen

O que têm os eléctricos em comum com a ida à Lua?

A aventura espacial, que culminou com primeira visita à Lua em 1969, é comparada neste vídeo da VW à aventura dos eléctricos. E a realidade é que há alguns pontos em comum.
Cinema

Cinco filmes com os pés na Lua

Nos 50 anos da chegada do homem à Lua, Eurico de Barros seleccionou um quinteto de filmes de ficção científica fundamentais sobre a nossa presença na superfície lunar, rodados entre 1902 e 2009

35 fotos dos bastidores da chegada à Lua /premium

Os americanos acamparam em Houston, o Papa interrompeu as férias para ver TV, na sala de controlo não se ouvia um pio. Como tudo aconteceu em Terra enquanto o Homem pisava a Lua.

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal /premium

Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
Lua

Índia programa missão lunar para segunda-feira

Caso a missão tenha sucesso a União Indiana passa a ser o quarto país a conseguir alunagens do mesmo género, depois das operações dos Estados Unidos, Rússia e República Popular da China.

Astronautas ou rock stars? Os divórcios na Apollo

Eram tão famosos como estrelas de rock e tão adeptos do sexo livre e sem compromisso como elas. Resultado: só sete dos 30 astronautas das missões Apollo não se divorciaram.
Exploração Espacial

Quiz Espacial. O que sabe da missão Apollo 11?

Há 50 anos, três homens levaram a humanidade inteira até à Lua. Passado todo esse tempo, tem a certeza que conhece a história da maior missão espacial tripulada de sempre? Faça o teste aqui.

"Ou a NASA investe ou a China passa à frente" /premium

Cinquenta anos após os EUA ter ganho a corrida espacial, a China ameaça a supremacia americana. Os chineses copiaram o melhor dos russos e evoluíram a partir daí. Vem aí outra guerra fria?

Manual de instruções da missão Apollo 11 leiloado

O leilão vai acontecer na próxima semana para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O manual de instruções com anotações de Neil Armstrong e Buzz Aldrin poderá chegar aos 8 milhões de euros.
Eclipse

As imagens do eclipse parcial da Lua pelo mundo

O fenómeno tornou-se visível a partir das 21h. A Lua ficou parcialmente na zona de sombra da Terra, algo que acontece duas vezes por ano. Eclipse só terminou pelas 1h20 da madrugada de quarta-feira.

Índia falha ida à Lua

Ainda não foi desta que mais uma nação chegou à Lua. A missão Chandrayaan-2 foi cancelada e o lançamento do foguetão adiado. Agência espacial indiana fala em "falha técnica".

Portugal lembra Apollo 11 com simulação de naves

Portugal assinala os 50 anos da missão Apollo 11, que colocou o primeiro Homem na Lua, com a inauguração de um equipamento que simula a reentrada de naves espaciais na atmosfera terrestre.

Voltar à Lua 50 anos depois para ir a Marte

Cinquenta anos depois da alunagem da Apollo 11, a Lua volta a dar que falar, com os EUA a prometerem voltar em 2024 com astronautas, incluindo uma mulher. O objetivo? Chegar a Marte.
Lua

Índia vai lançar segunda missão à Lua

A ‘Chandrayaan-2’ deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A nave indiana, não tripulada e com 3,8 toneladas, integra um robô que irá explorar a superfície lunar.
Espaço

Sonda espacial japonesa pousa em asteróide

Sonda espacial faz parte de um projeto inciado em 2014 pelo governo japonês e visa estudar amostras que revelem factos sobre a origem do sistema solar, o retorno da sonda está programado para 2020.
Lua

Rússia prepara primeiro desembarque na Lua

Após 61 anos da ida americana à Lua, a Rússia planeia pôr os pés em solo lunar em 2030, ao mesmo tempo que a NASA planeia uma segunda ida em 2024 com o objetivo maior de chegar a Marte.
Sismo

Califórnia: sismo abre uma fenda visível do espaço

Foi o maior sismo em mais de 20 anos na Califórnia: 7,1 na escala de Richter. Provocou feridos, incêndios e danos estruturais em estradas e levou o governador a decretar o estado de emergência.
Astronomia

Estrela estranha deixa astrónomos confusos

Uma mega estrutura alienígena? Pouco provável, mas a estrela é tão estranha que este chega a ser um dos cenários ponderados pelos astrónomos. Desde 2015 que há achados de estrelas "estranhas".
Documentários

"Documentário sobre Apollo é uma máquina do tempo"

As mensagens subliminares escondidas em "Apollo", o sucesso de "Diana" e o sofrimento com "Challenger". Tom Jennings falou com o Observador sobre o novo documentário na National Geographic. "
Sol

Protetor permite absorção de vitamina D, diz APCC

A importância de desfazer mitos relacionados com o sol para que as pessoas se possam proteger é destacada pelo presidente da APCC. As medidas de proteção adotadas ainda não são suficientes.
Vulcões

NASA vai fazer estudos em vulcão dos Açores

O vulcão da Ilha do Faial apresenta condições muito semelhantes às que se terão verificado em Marte "há mil milhões de anos". Os Açores são "um laboratório especial" e o estudo vai começar brevemente.

As imagens do eclipse na América do Sul

Apenas o Chile e a Argentina puderam ver o eclipse na sua plenitude. Foi o maior evento astronómico de 2019 e não faltaram máquinas fotográficas para o registar.

NASA. Testado sistema de emergência para ida à Lua

A Flórida, nos Estados Unidos, viu partir a nave às 07h00 locais. A versão de teste da nave caiu, como previsto, no Atlântico passados três minutos. Atingiu os 1.300 quilómetros por hora.

Assista aqui ao eclipse solar da América do Sul

Está prestes a começar o eclipse solar que vai atravessar a América do Sul esta tarde. O fenómeno é raro e não se observa em Portugal desde o século XIX. Assista aqui em direto a partir do Atacama.
Exploração Espacial

"Explorar asteróides" para salvar a Terra

É líder de uma das missões mais ambiciosas da NASA. E vem a Portugal falar sobre o futuro da exploração espacial. Lindy Tanton quer usar asteróides para salvar a Terra. Sair dela não é solução.
Lua

O chileno que é dono da Lua (com registo)

Em 1954 um advogado registou a Lua em seu nome. Antes de morrer deixou o satélite da terra ao povo chileno. E até há quem diga que Richard Nixon lhe pediu permissão para que Armstrong alunasse.

Imagem de estrela que está a explodir há 200 anos

Situada a 7.500 anos-luz da Terra, na constelação Carina, a Eta Carinae explodiu em 1838 num fenómeno conhecido por Grande Erupção, que a tornou, em 1844, na segunda estrela mais brilhante no céu.
IPMA

País. 7 distritos em risco extremo de exposição UV

Guarda, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos sinalizados. O resto do país apresenta risco muito elevado. IPMA alerta para subida de temperaturas e recomenda cuidados.
Espaço

NASA vai enviar pequena aeronave para a Titã

A missão milionária da NASA pretende que o aparelho sobrevoe a superfície desta lua de Saturno à procura de sinais que indiquem a existência de vida. Quadrator deverá chegar a Titã em 2034.
SpaceX

Cinzas de 150 pessoas a caminho do espaço

A SpaceX lançou, na madrugada desta terça-feira, o foguete Falcon Heavy, que leva a bordo cinzas de mais de 150 pessoas. A missão implicava colocar 24 satélites em órbitas diferentes.

Relógio NASA demora 10 milhões de anos a atrasar

O relógio atómico da NASA seguiu para o espaço a bordo de um Falcon Heavy da SpaceX. É tão preciso que pode ser usado para tornar as viagens pelo espaço profundo mais autónomas.
Fotografia

Astronomia. Português entre os melhores fotógrafos

Foto de Miguel Claro está entre as 38 preferidas na corrida para melhor fotografia de astronomia do ano. A imagem mostra a camada de titânio que compõe os mares da Lua. Pode valer até 11,3 mil euros.
Planetas

Descobertos dois planetas que podem albergar vida

Cientistas identificaram dois planetas, designados como Teegarden B e C, que consideram poder albergar vida, com climas semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície.
Espaço

Universo. Regiões escuras estudadas com telescópio

O Euclid tem 1,2 metros de diâmetro. Portugal participa na missão e está envolvido no planeamento de rastreios do céu com uma equipa de mais de 20 cientistas. Missão começa em 2022.
História

A carroça com asas que ia levar o Homem à Lua

Há 400 anos, um dos fundadores da Royal Society quis ir à Lua a bordo de uma carroça com asas. A fome não era problema porque não haveria gravidade. Não tardou até a ciência lhe travar os planos.
Planetas

Em junho podemos ver Júpiter com uns binóculos

Durante as noites de junho, o rei dos planetas do sistema solar vai parecer maior e será possível observá-lo em qualquer parte do mundo. A noite de dia 10 será a melhor para ver o "espetáculo".

NASA abre Estação Espacial a empresas

Empresas e negócios privados norte-americanos vão poder alugar a estação e usar as suas instalações para desenvolverem produtos. Objetivo é criar parcerias entre indústrias e desenvolver negócios.
Espaço

China lança primeiro foguetão de plataforma móvel

A China lançou esta quarta-feira, no Mar Amarelo, um foguetão que enviou sete satélites para o espaço, sendo este o primeiro lançamento feito com recurso a uma plataforma móvel.
Estrelas

Universo. Descobertas cinco novas estrelas "raras"

As estrelas detetadas denominam-se 'roAp'. Formam um subgrupo de estrelas magnéticas que oscilam de forma semelhante ao Sol e representam menos de 1% de todas as estrelas com temperaturas semelhantes.
Espaço

Universo. NASA revela foto do céu a raio-x

O mapa foi feito através de um programa da NASA. Os dados foram recolhidos durante a noite, ao longo de 22 meses, e os feixes de luz são resultado de partículas energéticas.
Inovação

Portugal lembra Apollo 11 com equipamento inovador

No ano do 50º aniversário da missão Apollo 11, Portugal vai lançar um equipamento que simula a reentrada de naves espaciais na atmosfera. O tubo de choque, desenvolvido pelo IST, é único na Europa.
Planetas

Ciência. Foi encontrado um raro exoplaneta

O NGTS-4b foi encontrado numa zona do Universo onde se pensava que não era possível achar planetas com estas características sobreviverem. Dada a sua raridade, foi apelidado de "Planeta Proibido".

Universo. Portugueses estudam novas partículas

O investigador João Rosa explica que a teoria da inflação propõe "a existência de novas partículas elementares". Estas partículas podem constituir a matéria escura que existe nas galáxias.

Quando Einstein derrubou Newton em Portugal /premium

Há 100 anos o eclipse no Brasil e São Tomé provou a teoria de Einstein pela primeira vez. Newton saiu do trono. E Einstein tornou-se o génio que une o mundo após a maior guerra que já se tinha vivido.

NASA vai levar uma mulher à Lua em 2024

A nova missão lunar humana terá o nome de Ártemis. O anúncio foi feito para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua. A equipa de astronautas norte-americanos vai incluir uma mulher.
Primeira Liga NOS

Uma "Lua Azul" em noite de campeão nacional

Na noite em que se vai descobrir o novo campeão nacional de futebol, o céu vai ser coroado por uma Lua Azul. E esta é um pouco diferente das últimas que se têm visto. Só que o tempo pode não ajudar.

Missões Apollo captaram sismos na Lua

Os "tremores de lua" registados por quatro das missões Apollo foram provocados por falhas tectónicas. A Lua tem atividade sísmica e é um corpo celeste mais vivo do que se julgava.

Ciência. Plutão tem atmosfera sazonal

Devido à reduzida massa de Plutão, as moléculas de azoto formam cristais perto da superfície em baixas temperaturas. A atmosfera entra assim em condensação e desaparece na forma de geada.
Museus

Reino Unido. Museu de História da Ciência reaberto

O Whipple Museum of the History of Science guarda um microscópio de Charles Darwin e um livro de Isaac Newton. Os milhares de objetos da coleção contam-nos a história dos céus e da Terra.
Exploração Espacial

NASA prepara aproximação de asteroide gigante

O asteroide Apophis, em homenagem ao deus egípcio também conhecido como "Lorde do Caos", vai passar pela Terra em 2029, perto o suficiente para ser visto, longe o quanto basta para não causar medo.
Marte

Marte. NASA divulgou som do que pode ser um sismo

Parece apenas um zumbido suave, mas aos ouvidos da sonda Mars InSight, da NASA, pode ser bem mais do que isso. Só não é ainda forte o suficiente para permitir estudar o interior do planeta.
Astrofísica

Buracos negros e a ciência de dados

Os métodos e os algoritmos da ciência de dados aplicados neste empreendimento fantástico são os mesmos que usamos quando pretendemos segmentar mercados, prever saldos bancários ou planear a produção.

Hubble faz 29 anos e revela nova imagem espacial

O Hubble foi lançado para o espaço em 1990 e todos os anos, no aniversário do seu lançamento, divulga uma imagem de corpos celestes. Este ano foi a vez da Nebulosa do Caranguejo Sul.
Ciência

A primeira molécula formada no universo

O hidro-hélio surgiu numa temperatura de 3.700 graus Celsius, milhares de anos após o Big Bang. É a primeira molécula de sempre formada no universo e foi detetada numa nébula a três mil anos luz.
Aviação

Voo inaugural do maior avião do mundo

Tem uma envergadura superior a campo de futebol de 11; pesa mais de 220 toneladas e vai servir como plataforma voadora para foguetões. Eis o Stratolaunch, o maior avião do Mundo.
Espaço

Como o espaço muda o corpo dos astronautas

Passar um ano no espaço provoca mudanças físicas nos humanos, mas a saúde regressa ao normal já na Terra. Estas são as últimas conclusões do estudo que a NASA fez em dois astronautas gémeos.

Nave israelita despenhou-se na Lua

"Tivemos uma falha na aeronave. Infelizmente, não conseguimos aterrar com sucesso." Foi assim que a missão espacial de Israel à Lua comunicou esta quinta-feira que a nave Beresheet se despenhou.
Buracos negros

O português por detrás da foto de um buraco negro

Trabalha num dos maiores observatórios do mundo. E é um dos responsáveis pela 1.ª foto de um buraco negro. Hugo Messias explica como foi envolvido no projeto. Mas pode não ter trabalho em 4 meses.
Astronomia

Imagem de buraco negro é "momento de mudança"

A primeira fotografia alguma vez tirada a um buraco negro é um "momento de mudança" para a ciência que "ficará para a história da Europa", disse o comissário europeu Carlos Moedas.
Astronomia

Eis a primeira foto de um buraco negro

A primeira fotografia de um buraco negro já foi revelada. A imagem é tal como Albert Einstein tinha imaginado. A Relatividade Geral foi confirmada mais uma vez: eis a distorção do tempo e do espaço.

Buracos negros. A 1.ª foto do "mistério da física" /premium

Até agora, as imagens de buracos negros eram meros desenhos. Tudo mudou esta quarta-feira. O Event Horizon Telescope mostrou o "mistério da física". Como se fotografa o que não pode ser visto?
Astronomia

Visto planeta a orbitar o cadáver de uma estrela

Quando esta estrela explodiu, um planeta sobreviveu à catástrofe. Agora, os cientistas encontraram parte dele a orbitar a anã branca em que a estrela se transformou. O Sistema Solar vai acabar assim.

NASA: o top 3 das casas para viver em Marte

A NASA divulgou os três finalistas do desafio que tem como objetivo projetar as casas ideais para viver em Marte. O 1.º lugar foi entregue a projeto de casa cilíndrica com aberturas para luz natural.
Mísseis

Míssil indiano ameaçou Estação Espacial, diz NASA

O primeiro-ministro indiano garantiu que o lançamento "não é dirigido contra nenhum país". Mas o míssil atirou para o espaço cerca de 400 destroços -- 24 capazes de causar danos na Estação Espacial.
Marte

Confirmada a existência de metano em Marte

Uma sonda da ESA encontrou metano no mesmo sítio em Marte, mas apenas um dia depois, de um rover da NASA ter detetado a molécula. Não tem origem em seres vivos, mas sim na geologia.
Exploração Espacial

"Fui astronauta da NASA. Sem controlo, morro"

Viu dois dos maiores desastres da NASA. E teve de vasculhar destroços para encontrar cadáveres. Jim Wetherbee, o maior comandante espacial dos EUA, veio a Portugal. E falou sobre os riscos que corre.
Planetas

Mercúrio permite perceber a formação de planetas

"Não há informação suficiente na Terra, porque é demasiado ativa", diz um dos cientistas. A missão conta com a cientista Joana Oliveira e das empresas Efacec e Active Space Technologies.
Marte

Rios em Marte eram mais largos do que os da Terra

Um estudo da associação que edita a revista Science revelou que os rios em Marte eram mais largos do que os do planeta Terra e que estariam distribuídos por toda a superfície do planeta.
Espaço

NASA cancela viagem ao espaço só com mulheres

A NASA tinha planeado uma viagem ao espaço só com mulheres para o dia 29 de março. Agora, teve de desistir da ideia por uma razão, no mínimo, surpreendente.

EUA. Trump quer astronautas na lua em 5 anos

O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América. Mike Pence também criticou a "inércia burocrática" da NASA e prometeu: a primeira mulher a pisar a lua será americana.
Espaço

Divulgadas imagens da bola de fogo de dezembro

A NASA divulgou imagens do meteoro que, a 18 de dezembro de 2018, colidiu com a Terra. A explosão libertou tanta energia quanto a de dez bombas atómicas de Hiroshima.
Inovação

Avião? Porque não ir de foguetão?

Banco UBS diz que será possível fazer viagens de foguetão entre cidades em 2030. Fazer Nova Iorque-Xangai demoraria 39 minutos em vez de 15 horas. Negócio pode "canibalizar" as companhias aéreas.

Agora só em 2020. Fotos da última Super Lua do ano

Lua Cheia, perigeu e primavera juntaram-se esta noite para a última Super Lua do ano. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020. O fenómeno foi fotografado por todo o mundo. Veja as imagens.
Lua

Rússia isola seis pessoas para testar viagem à Lua

Durante quatro meses, o grupo só poderá comunicar com a família uma ou duas vezes por semana. Os seis vão ensaiar a permanência na órbita lunar, a alunagem, as caminhadas lunares e o regresso à terra.
Astronomia

Como assim, Vénus não é o planeta mais próximo?

Artigo científico argumenta que é Mercúrio, não Vénus, o planeta mais próximo da Terra. Na verdade, é o mais próximo de todos os planetas do Sistema Solar. Mas é tudo uma questão de perspetiva.

Meteoro explode com energia de 10 bombas atómicas

Um meteoro colidiu com a Terra a 18 de dezembro e provocou uma explosão de 173 quilotoneladas de energia. Mas só ao fim de três meses é que foi detetada. O Japão tem imagens do fenómeno.
Espaço

Formalizada criação da agência espacial portuguesa

Já foi assinada em Ponta Delgada, Açores, a escritura de constituição da agência espacial portuguesa. Chamar-se-á Portugal Space e a sede será em Santa Maria.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.
Espaço

Portugal vai enviar garrafa de vinho para o espaço

Para o efeito, a organização terá de preparar "uma garrafa e uma rotulagem própria" e acondicionar a garrafa com o vinho "para que ela possa chegar em devidas condições ao espaço".

"Nova era espacial". Crew Dragon de volta à Terra

A primeira cápsula espacial americana fez amaragem no Oceano Atlântico, esta sexta-feira. É o primeiro passo para a independência americana em relação às cápsulas espaciais russas.

Há nova estimativa sobre a massa da Via Láctea

Segundo estimativas anteriores, a Via Láctea teria entre 500 mil milhões e 3 mil biliões de massas solares. Determinação da massa da Via Láctea permite compreender melhor o seu contexto cosmológico.

Vai ser criada a agência espacial Portugal Space

A agência espacial portuguesa Portugal Space terá a sua sede em Santa Maria, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites, mas também instalações em Lisboa e outros locais do país.

Sonda lunar israelita tira "selfie" com a Terra

Na fotografia, a Terra surge como fundo, juntamente com o cartaz "País pequeno, grandes sonhos". Caso a missão seja bem-sucedida, será a primeira sonda privada a conseguir pousar na superfície da Lua.

Primeira deteção do satélite Kepler da NASA

O The Astronomical Journal aceitou a publicação do "primeiro candidato a exoplaneta" identificado pelo telescópio espacial Kepler da NASA. Equipa de investigadores contou com um português.
Séries

Série "The First" estreia em Portugal amanhã

A série criada por Beau Willimon retrata a primeira missão tripulada a Marte. "The First" tem uma única temporada, já transmitida no Reino Unido e nos EUA. Chega a Portugal a 5 de março.

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial

A bordo da Crew Dragon seguiam 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

Cápsula Crew Dragon aterrou na Estação Espacial

A cápsula espacial Crew Dragon, da empresa SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional, um dia depois de descolar de Cabo Canaveral, na Florida, numa viagem de teste do programa da NASA.

Cápsula da SpaceX a caminho da Estação Espacial

É o primeiro veículo espacial construído e operado por uma empresa comercial norte-americana. Para já, leva apenas um manequim de teste, mas as missões tripuladas estão previstas para o fim do ano.

Israel manda sonda à Lua, Japão recolhe amostras

Israel está mais próximo de ser o 4.º a aterrar na Lua: a sonda já partiu e a empresa é privada. Além do feito da sonda israelita Beresheet, a japonesa Hayabusa-2 acaba de aterrar no asteróide Ryugu.
Astronomia

Sonda deverá aterrar num asteroide

A sonda Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu para recolher amostras do corpo rochoso. Caso a missão seja bem-sucedida, é a 1ª vez que uma sonda regressa à Terra com amostras de um asteroide.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.
Sistema Solar

Cientistas descobrem Super Terra a 8 anos-luz

Este exoplaneta está apenas a oito anos-luz de distância, tem três vezes a massa do nosso planeta e será rochoso. O estudo foi divulgado pelo IA e conta com a participação de dois portugueses.

Fotogaleria. As imagens da maior Lua do ano

A Super Lua de fevereiro, também conhecida como Lua de neve, aconteceu esta terça-feira e foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. O fenómeno resulta da aproximação ao planeta.
Israel

Israel vai enviar sonda para explorar a Lua

O lançamento da sonda será feito do Cabo Canaveral por volta da 01h45, num foguetão Falcon 9. O aparelho vai medir o campo magnético lunar e recolher dados que permitam compreender a sua formação.

O obituário do rover Opportunity

Nasceu com um prazo de validade de três meses mas sobreviveu em Marte durante 15 anos. Graças a ele sabemos que o Planeta Vermelho já pode ter tido água e, por isso, vida. Morreu após 8 meses em coma.

Opportunity morre ao fim de 15 anos em Marte

O rover Opportunity, um dos veículos enviados pela agência espacial norte-americana para explorar Marte, está morto. Este ativo durante 15 anos, mas só devia ter durado apenas três meses.
Astronomia

Ultima Thule é "espalmado como uma panqueca"

O asteroide que os cientistas compararam a um boneco de neve é, afinal, "espalmado como uma panqueca". Imagens da sonda New Horizons mostram que é mais plano do que esférico.
Tesla

Tesla bate recorde ao percorrer 364.000.000 km

Não sabemos quantos quilómetros já percorreu o seu automóvel, mas este ultrapassou os 364.000.000 km em apenas um ano. É uma marca impossível de igualar, a menos que se recorra ao mesmo truque.

Meteorito cai em Cuba

O fenómeno pouco comum aconteceu na zona oeste da ilha, na sexta-feira. O meteorito desintegrou-se em numerosos fragmentos, o maior com 11 centímetros. Não há registo de feridos ou danos materiais.
Astronomia

Esta galáxia é quase tão antiga quanto o universo

É uma pequena galáxia que mal brilha, mas que é um fóssil vivo dos primeiros anos do universo. É quase tão antigo como ele. E está aqui mesmo ao lado. É a mais recente descoberta do Telescópio Hubble.

Trump quer NASA em Marte com orçamento ilimitado

1938
Trump propôs à NASA que usasse todo o dinheiro de que precisasse, sem limites, para levar o Homem a Marte antes do final do seu mandato. NASA respondeu que só a partir de 2030 será possível.

Queda de meteorito no eclipse filmada pela 1ª vez

A Super Lua Vermelha de Lobo de segunda-feira permitiu filmar, pela primeira vez, um impacto lunar durante um eclipse. Há 22 anos que os cientistas tentavam fazê-lo. A descoberta foi feita em Espanha.
Robótica

Porto. Robô ajuda humanos no fabrico de automóvel

"ColRobot" promete facilitar o trabalho das pessoas em várias áreas industriais. Reforça a segurança dos trabalhadores e compensa os erros humanos.

Os memes da Super Lua: do PC chinês aos bonecos

Imagens de ursos, laranjas e SpongeBob: o eclipse lunar inspirou muitas pessoas que encheram as redes sociais de imagens divertidas ou apenas estranhas.
Lua

Vídeo. O eclipse lunar total condensado num minuto

O único eclipse lunar total de 2019 aconteceu esta madrugada. Filmámos todo o percurso da "Super Lua Vermelha Sangue de Lobo", um espetáculo de cinco horas e 25 minutos, e condensamos num minuto.

As fotos da Super Lua, de Santarém ao Panamá

Um eclipse lunar como o da madrugada desta segunda-feira só voltará a seduzir as máquinas fotográficas e os telemóveis em maio de 2021. Estes são alguns dos registos da chamada Lua Vermelha do Lobo.

5 horas de Lua Vermelha em 5 pontos

O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos. Contamos-lhe (e mostramos-lhe) todos os detalhes.

O que é o eclipse da Super Lua Sangue de Lobo?  /premium

É uma Super Lua. É uma Lua Vermelha Sangue de Lobo. E é um eclipse em que nada vai desaparecer. O único eclipse lunar total de 2019 acontece esta madrugada. Saiba porque vai acontecer e como o ver.

Primeira Super Lua do ano é já esta segunda-feira

Primeira de três Super Luas deste ano ocorre na madrugada de domingo para segunda e coincide com um eclipse lunar total — algo que só volta a acontecer em 2021.
Exploração Espacial

Serão os anéis de Saturno mais jovens que planeta?

CIentistas voltam a sugerir que os anéis de Saturno não se formaram ao mesmo tempo que o planeta. Estudo diz que Saturno formou-se há 4,5 mil milhões de anos; os anéis têm entre 10 e 100 milhões.
China

Semente de algodão nascida na Lua morreu

Fazer nascer uma semente de algodão na lua era um feito difícil, já que as temperaturas na superfície lunar podem exceder os 100 graus Celsius, durante o dia, e 100 negativos, durante a noite.
A página está a demorar muito tempo.