786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Kevin Can F*** Himself". Uma série para dizer "que se lixem os estereótipos": os da TV e os outros

Este artigo tem mais de 2 anos

Uma sitcom dramática. A série que agora se estreia no AMC mistura géneros narrativos e fórmulas televisivas para contar a história de um casamento abusivo que precisa de acabar.

Annie Murphy, atriz premiada pelo trabalho em "Schitt's Creek", é a protagonista da série, Allison
i

Annie Murphy, atriz premiada pelo trabalho em "Schitt's Creek", é a protagonista da série, Allison

Annie Murphy, atriz premiada pelo trabalho em "Schitt's Creek", é a protagonista da série, Allison

Pode a câmara, a fotografia, o cenário, mudar por completo a perceção de um enredo? A resposta é, obviamente: sim. Mas fazer disso coisa de ADN, ser um motor para empurrar a narrativa de uma personagem, para a ir descobrindo através desse dispositivo, é algo que raramente se vê na ficção televisiva. E toda a força de “Kevin Can F*** Himself” está assente precisamente na ideia de que isso funcionará. E funciona. Funciona até muito bem. A série, que se estreia esta segunda-feira no AMC, às 22h50, conta com Annie Murphy (“Schitt’s Creek”) no papel principal. E quem é Kevin? O seu marido (Eric Petersen), o abominável do seu marido.

Eis a proposta: Allison McRoberts (Annie Murphy) é uma personagem que vive no mundo da ficção – e é importante vê-la como tal. É o resultado de fórmulas televisivas, de géneros e formatos arrumados que comunicam de imediato com o espectador. Não é ela que o explica, nem um narrador. Tudo é contado através da fórmula especial de “Kevin Can F*** Himself”. Allison é apresentada como uma mulher que habita numa série multicâmara, com cores vivas, gente na sala – marido e amigos –, como se aquele espaço fosse o único local de convívio e de ação de uma família norte-americana. O cenário cria familiaridade espontânea, as gargalhadas pré-gravadas fazem o restante trabalho de dizer ao espectador que a vida de Allison é uma sitcom norte-americana. É, também, o saco de pancada da conversa, a mulher submissa com um marido imbecil.

[o trailer de “Kevin Can F*** Himself”:]

Mas Allison também sai da sala. E, quando sai da sala, “Kevin Can F*** Himself” transforma-se numa série de cores cinzentas, um drama infetado com desespero, com uma câmara a seguir as ações da protagonista. Allison também muda de atitude: a aparentemente feliz, prestável e recetiva donzela da sala-de-estar torna-se uma mulher desesperada. Está farta daquilo. Está farta das promessas do seu marido. Está farta de não ter controlo sobre a própria vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A forma como “Kevin Can F*** Himself” se desenrola não é apenas argumento, é uma forma de contar a história. À medida que o faz, torna-se igualmente um motor para obrigar Allison a agir. A grande inovação de “Kevin Can F*** Himself” passa menos por este contexto narrativo de apresentação e mais pela forma como a personagem-Allison quer ser outra pessoa, a dicotomia entre uma e outra versão que vemos dela: não quer ser a mulher prestável de uma sitcom, nem a deprimida de outra. Quer que a sua vida avance e, claro, que Kevin se vá f****.

A provocação do título quer ser também uma chamada de atenção para as fórmulas em que esta série funciona. A Allison que nasce do confronto entre os dois modos que o espectador vê a série é uma Allison que também lhe quer mostrar os estereótipos errados que vivem na ficção televisiva e de como são perpetuados através dela. Kevin é um homem trabalhador cuja ambição termina no seu bem-estar. Montou objetivos de vida bem baixos e assim que cumpridos – ou próximo disso – deixa de ser necessário olhar para o horizonte. Kevin conseguiu também aquilo que se designa como uma “trophy wife”, a mulher “perfeita”, e a sua personagem vive com a convicção de que o divórcio não é uma realidade neste género de sitcom. Porque, geralmente, não o é.

"Kevin Can F*** Himself" é a saída de Allison através de uma comédia negra sobre uma mulher que tem de mudar de vida

AP

Por essa razão, age por egoísmo, nada faz para a agradar. E, quando o faz, é apenas para ter uma pequena vitória. A mulher é também uma piada, um objeto com o qual se goza junto dos amigos e de tudo o que é exterior àquela casa. Há muitos Kevins nas sitcoms norte-americanas, mas os Kevins não são desmascarados como se faz nesta criação de Valerie Armstrong. E tal como há Kevins nas sitcoms, também há muitos dramas em voltas de Allisons, mulheres presas em casamentos horríveis e que têm de encontrar uma saída.

“Kevin Can F*** Himself” é essa saída. Uma saída através de uma comédia negra sobre uma mulher que tem de mudar de vida. Allison é essa mulher/personagem, Annie Murphy a atriz que veste a pele das diferentes Allison e faz de “Kevin Can F*** Himself” entretenimento oportuno, que obrigará o espectador a repensar em inúmeras séries que viu. Nas séries e nos maridos insuportáveis que cabem no pequeno ecrã.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora