A história da Seiko começou em 1881, quando o jovem empreendedor Kintaro Hattori abriu uma loja no centro de Tóquio, que vendia e reparava relógios para uso doméstico. Desde então, a Seiko tem vindo a celebrar o tempo e a sua evolução, criando alguns dos momentos mais marcantes da história da relojoaria mundial.

Onze anos após a abertura da loja, Kintaro Hattori comprou uma fábrica desativada em Tóquio e fundou a Seikosha, começando a produzir relógios de parede que marcaram o crescimento da marca durante a década de 1890. Mas foi a criação do Timekeeper, o primeiro relógio de bolso da marca, em 1895, que mudou o rumo da marca para sempre.

A inovação faz parte do ADN desta marca. Kintaro queria estar à frente da concorrência, e em 1913, criou o primeiro relógio de pulso fabricado no Japão, o modelo Laurel. Na altura, os relógios de bolso ainda eram populares no Japão, havendo apenas alguns modelos importados. Este impulso para criar sempre algo novo e revolucionar a forma como vemos o tempo foi o que tornou a marca um ícone da relojoaria moderna e uma referência até hoje.

Seiko: uma marca à frente do seu tempo

A história da marca está cheia de “estreias” — mais notavelmente, a marca foi a primeira a lançar um relógio de pulso de quartzo do mundo, o Seiko Quartz Astron.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 1880 os irmãos Pierre e Jacques Curie descobriram que o quartzo, um cristal natural que tem a qualidade de “vibrar” e gerar energia ao sofrer pressão por parte de um objeto mecânico, bem como quando um impulso elétrico passa pelo cristal, vibrando de forma regular e constante, uma propriedade conhecida como efeito piezoelétrico — perfeito para marcar um segundo.

Em 1969, a Seiko conseguiu converter esta tecnologia para um pequeno relógio de pulso. Quando o apresentaram, em Tóquio, a 25 de Dezembro de 1969, o Seiko Quartz Astron tinha um desempenho inigualável — com uma precisão até 5 segundos por mês, era 100 vezes mais preciso do que qualquer relógio mecânico, funcionando sem parar durante um ano. Este modelo começou a revolução do quartzo. Ao iniciar a produção em massa deste modelo, a Seiko tornou os relógios de quartzo, mais precisos e com maior longevidade, acessíveis e abraçados pelo mundo.

Ainda hoje, a linha Astron continua a ser uma referência na inovação da relojoaria mundial. Em 2012, a Seiko apresentou o primeiro relógio de pulso solar ajustado por GPS, o Seiko Astron GPS Solar, com uma precisão atómica de um segundo a cada 100.000 anos. Com um recetor de GPS de baixo consumo, este relógio consegue receber sinais de GPS e identificar a zona horária, hora e data, em qualquer parte do mundo. Tal como o seu predecessor fez com a tecnologia de quartzo, este relógio prepara-se para revolucionar a forma como marcamos o tempo. Para celebrar os 140 anos da marca, este modelo foi relançado numa edição exclusiva inspirada na Primavera japonesa.

Prospex: Confiança e precisão

Também a linha Prospex da Seiko é marcada por inovação e precisão técnica, desta vez aplicada no mundo do desporto de competição. Foi também durante a década de 1960 que a Seiko entrou no palco da cronometragem desportiva, sendo os cronómetros da marca usados para cronometrar com precisão provas em eventos desportivos mundiais. Em 1969, a Seiko lançou o Seiko Speedtimer com o inovador Calibre 6139, o primeiro relógio de pulso com cronógrafo automático do mundo — que trouxe melhorias à medição do tempo em relógios de pulso e cujos princípios de base ainda hoje são pré-requisitos em cronógrafos de alta funcionalidade.

Em 1975, a Seiko apresentou o primeiro relógio de mergulho do mundo com caixa em titânio: o Professional Diver’s 600m, estanque ao hélio e legível a grandes profundidades. Este foi um desafio que a Seiko abraçou após receber uma carta de um mergulhador profissional de Hiroshima — descrevendo os desafios dos mergulhos a mais de 350m de profundidade — e a que respondeu com a criação do que se tornou o novo padrão para os relógios de mergulho.

A linha Prospex ainda hoje é a eleita por mergulhadores e aventureiros para quem a medição do tempo com precisão é essencial para praticarem o seu desporto ou profissão em segurança. A marca dispõe de vários modelos, inspirados em modelos icónicos como os seus relógios de mergulho ou o Speedtimer original da década de 60.

Presage: A elegância e precisão da Seiko

Em japonês, “Seiko” significa “requintado”, “minucioso/preciso” ou “sucesso”, uma designação perfeita para o que os relógios Seiko procuram representar. Elegância e requinte foram algo que a marca sempre procurou trazer àquilo que eram feitos de mecânica e relojoaria, desde o uso do esmalte e dos materiais resistentes e luxuosos aos acabamentos detalhados. Esta procura está bem refletida na linha Presage, uma coleção que pretende materializar a beleza rica e diversa do Japão numa peça mecânica.

Com diversos modelos, inspirados pelas tradições japonesas, como o padrão Asanoha (padrão de folha de cânhamo), por cocktails e até pela beleza dos jardins japoneses. Esta linha continua a ser a escolha de quem procura a elegância e modernidade do design aplicados à tradição relojoeira de qualidade.

Hoje, passados 140 anos da sua fundação, a Seiko continua a inovar e a trazer ao mundo novos standards da relojoaria moderna, com a dedicação e a busca pela perfeição que o seu fundador sempre procurou alcançar. Com tantos marcos já alcançados, o futuro da Seiko está destinado a ser a liderança. Que novos feitos a esperam? Só o tempo o dirá.