Numa ode às imperfeições, o Ebay lançou uma iniciativa que visa vender roupas, calçado e acessórios com defeito. Batizada Imperfects, a plataforma arranca esta sexta-feira, Dia da Terra, e consiste num mercado online que tem como parceiras mais de 100 marcas, incluindo nomes como Off-White, The North Face e Fila, destaca a Vogue Business.

A ideia passa por recuperar peças novas que, devido aos defeitos existentes, deixaram de ser consideradas para venda — os descontos são significativos e vão até 60%. Seja disso exemplo uma mala em pele da Saint Laurent à venda por pouco mais de 1.000 euros — e cujos pequenos arranhões reduziram o preço para metade do original —, mas também um par de ténis Puma por 50 euros ao invés de 110 euros.

De acordo com a publicação já citada, as peças para venda podem incluir defeitos como pequenos arranhões ou marcas, um botão a menos ou um fio solto, mas também ser itens que estiveram em exposição e cujas condições já não correspondem aos padrões de qualidade exigidos pelas marcas. Tudo o que está para venda é fornecido pelas marcas parceiras e alojadas no Brand Outlet do Ebay.

Devoluções até 30 dias e garantias de reembolso fazem parte do pacote, bem como portes de envio gratuitos. Todas as peças serão listadas com fotografias a assinalar os respetivos defeitos.

A iniciativa pretende dar resposta às crescentes pressões financeiras e à crise climática, preocupações reais de quem compra, segundo Jemma Tadd, responsável de moda no eBay do Reino Unido. Um relatório de 2022 da empresa de comércio eletrónico fundada nos Estados Unidos aponta para isso mesmo: 34% dos compradores do eBay citaram questões ambientais e desejo em reduzir o desperdício como uns dos principais motivos para fazer compras no site (o primeiro continua a ser poupar).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR