Várias personalidades estão a reagir nas redes sociais ao ataque que o autor Salman Rushdie sofreu pouco antes de discursar num evento em Nova Iorque. Stephen King, criador de “It — A Coisa” foi dos primeiros a desejar as melhoras ao colega escritor nas redes sociais. “Espero que esteja bem”, comentou no Twitter: “Que tipo de idiota apunhala um escritor, afinal?“. Neil Gaiman, autor de “Deuses Americanos” admitiu estar “chocado” e “perturbado” com o esfaqueamento do escritor de “Versículos Satânicos”: “Ele é um homem bom e brilhante”.

J. K. Rowling, autora da saga “Harry Potter”, escreveu no Twitter que as notícias do ataque que Salman Rushdie sofreu são “horripilantes”: “Sinto-me doente agora. Que ele fique bem”, desejou. A chef de cozinha Nigella Lawson, que é também repórter e apresentadora, partilhou nas redes sociais: “Que notícia tão chocante, a de que Salman Rushdie foi esfaqueado. Isto é horrível. Estou perturbada. Por favor, por favor, deixem-no ficar bem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro-ministro demissionário do Reino Unido, Boris Johnson, disse-se “chocado” pelo esfaqueamento do escritor “ao exercer um direito que nunca devemos deixar de defender”.  Liz Truss, candidata à liderança do governo britânico, disse no Twitter que Salman Rushdie foi alvo de um “ataque vergonhoso” e defendeu que “as pessoas devem poder falar livremente e a liberdade de expressão deve ser defendida“. Rishi Sunak, adversário de Liz Truss, também tweetou que ficou “chocado” com o ataque, considerando o autor de “Versículos Satânicos” um “campeão da liberdade de expressão e da liberdade artística”.

O Conselho Muçulmano do Reino Unido condenou o ataque provocado por Hadi Matar dizendo também nas redes sociais que “esta violência é errada e o perpetrador deve ser levado à justiça“. A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, reagiu ao caso pouco depois do ataque e escreveu no Twitter: ” Os nossos pensamentos estão com Salman e os seus entes queridos após este evento horrível. Ordenei a Polícia Estadual a ajudar tanto quanto for necessário na investigação”.

Depois de agradecer aos agentes da polícia e aos socorristas, Kathy Hochul deu também uma conferência de imprensa e repetiu que “o ataque de hoje a Salman Rushdie foi também um ataque a alguns dos nossos valores mais sagrados — a livre expressão do pensamento”. “Condenamos toda a violência. Resistimos a ataques aos nossos direitos fundamentais. E continuamos firmes no nosso compromisso com a liberdade de falar e escrever a verdade”, defendeu no Twitter.

A Fundação José Saramago publicou uma fotografia do escritor com Pilar del Río e afirmou que todos os membros estão “chocados com o ataque de que Salman Rushdie foi alvo em Nova Iorque”: “Enviamos ao escritor e aos seus familiares e amigos um abraço“. Recorde-se que José Saramago fez parte da onda solidária a favor de Salman Rushdie quando o autor teve de adaptar a vida à conta das ameaças de morte que surgiram após a publicação de “Versículos Satânicos”. O ministro dos Negócios Estrangeiro português, João Cravinho, também se disse “chocado” com o ataque a Salman Rushdie: as “sociedades democráticas não podem aceitar a intolerância e a violência“, escreveu o governante no Twitter.