Após a execução de Carlos I (1625-1649), a Inglaterra foi colocada sob o domínio de Oliver Cromwell, que ajudou a derrubar a monarquia. Uma das decisões de Cromwell foi fechar todos os teatros de Inglaterra, apesar da sua imensa popularidade.

A morte de Oliver Cromwell, em 1658, deu legitimidade para que Carlos II (1660-1685) restaurasse a monarquia. Embora tenha conseguido pacificar os ânimos no país, o novo Rei seguiu as pisadas do pai: dissolveu o Parlamento, tentou implementar uma monarquia absoluta e demonstrou simpatia por aqueles que professassem o catolicismo — Carlos II casou com uma Rainha católica, a portuguesa Catarina de Bragança, filha de D. João IV.

Mas as suas ações espelharam-se também noutras áreas. Carlos era um patrono das artes e das ciências, tendo apoiado pessoalmente Sir Christopher Wren, que viria a reconstruir Londres após o Grande Incêndio de 1666. Este Rei reabriu os teatros com uma inesperada reviravolta: pela primeira vez as mulheres poderiam ser atrizes de palco, tal como os homens.

Após a reabertura dos teatros, em 1660 (haviam sido encerrados em 1642 por um ato do Parlamento), Carlos II concedeu autorizações a Thomas Killigrew e a Sir William Davenant de forma a organizarem grupos de atores, formando companhias que usufruíam de um monopólio teatral: a King’s Company, sob proteção do próprio monarca, e a Duke’s Company, sob a proteção do seu irmão, Jaime II de Inglaterra, Duque de Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de um interregno superior a uma década, a atividade teatral intensificou-se com Carlos II, que trouxera do exílio o gosto por um novo tipo de representação. Baseada numa sátira de costumes, a Comédia da Restauração caracterizava-se por proporcionar uma análise dos comportamentos humanos e dos hábitos num determinado contexto social. De entre os vários dramaturgos responsáveis destacaram-se William Congreve, William Wycherley ou George Etheredge.

Já em outras áreas, Carlos II também fundou o Royal Observatory e apoiou a Royal Society, com foco científico, cujos membros incluíam Isaac Newton e Robert Hooke.

Na vida pessoal, o Rei ficou conhecido por ter tido muitas amantes, com as quais teve mais de dez filhos ilegítimos. Já do seu casamento com Catarina de Bragança não nasceram sucessores. Quem sucedeu ao monarca foi, assim, o seu irmão Jaime II, cujo reinado voltou a ser assombrado por uma revolta, tendo sido o último Rei Católico a governar o Reino Unido.