Entre filmes, livros ou outro tipo de registos, certos fatores saltam à vista quando o tema é a vida nas cortes do antigamente, independentemente da origem da informação. Tudo sabia a pouco e nada era de mais, uma soberba forma de se estar na vida que incluía, além de fartos banquetes e de festas dia sim, dia sim, copiosos casamentos: entre primos, não primos, outros familiares ou apenas conhecidos entre cortes.

Henrique VIII de Inglaterra (1509-1547), por exemplo, casou-se seis vezes — e estava tudo certo porque, afinal, era rei e um rei não só o poderia fazer como o deveria. Porém, numa época em que a linha que separava o deboche do espírito cerimonioso era ténue, uma mulher da corte alcançar o feito de se casar mais do que uma vez não era assim tão bem visto. Bem pelo contrário. Mas que as houve, houve. Foram estas as rainhas que, contra tudo e contra todos, ousaram dar o nó por mais do que uma vez:

Maria Rainha da Escócia (1542 – 1567)

A rainha que mais vezes se casou foi Maria, Rainha da Escócia. Teve três maridos:

  • Francisco II ou Francis II (de 1558 a 1560): foi Rei de França de 1559 até à data da sua morte, em 1560. Foi também Rei Consorte da Escócia, a partir de 1558, resultado do seu casamento com a Rainha Maria Stuart.
  • Henrique Stuart, Lorde Darnley (de 1565 a 1567): foi Rei Consorte da Escócia, também por via do seu casamento com Maria da Escócia. Filho primogénito de Mateus Stewart, 4.º Conde de Lennox, e de Margarida Douglas, neta de Henrique VII de Inglaterra, tornou-se Lorde ou Barão Darnley em 1565.
  • Jaime Hepburn (de 1567 a 1578): 4.º Conde de Bothwell, 1º duque de Orkney e 4º conde de Bothwell, era um proeminente nobre escocês. Foi o terceiro e último marido de Maria da Escócia. Foi também o casamento mais longo da Rainha.

Catarina Parr, Rainha Consorte de Inglaterra e Reino da Irlanda (1543-1547)

A Rainha Consorte mais vezes casada foi Catarina Parr, sexta esposa de Henrique VIII. Teve quatro maridos.

  • Eduardo Burgh (casados de 1529 a 1533): o filho mais velho e herdeiro de Sir Thomas Burgh, 1.º Barão Burgh e da sua esposa, Agnes Tyrwhit, este foi o primeiro marido de Catarina Parr.
  • João Neville (casados de 1534 a 1543): o 3.º Barão Latimer foi o segundo marido da Rainha Consorte, uma união que durou nove anos — a mais longa, também.
  • Henrique VIII de Inglaterra (casados de 1543 a 1547): Henrique VIII foi Rei de Inglaterra de 1509 até à data da sua morte, em 1547. Foi o segundo monarca inglês da Casa de Tudor a ocupar o trono, sucedendo a seu pai Henrique VII. Catarina Parr foi a sexta e última esposa de Henrique VIII.
  • Tomás Seymour (casados de 1547 a 1548): político inglês, filho de Sir John Seymour e de Margery Wentworth, era irmão de Jane Seymour, a terceira esposa de Henrique VIII de Inglaterra. Foi o último casamento da Rainha Consorte. Seymour caiu em desgraça sendo executado por traição e decapitado na Torre de Londres, em 1549.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR