É considerada a maior venda de bonecas Barbie alguma vez organizada na Europa. Um leilão da Carrère & Laborie coloca esta sexta-feira às 14h00 em Pau, França (13h00 em Lisboa), 318 bonecas dos anos 1960 a 1990 à disposição dos mais entusiastas.

As Barbies mais antigas são as mais procuradas, em particular os modelos com “pernas dobráveis”, onde, pela primeira vez, era oferecida às pessoas a possibilidade de fletir as pernas da boneca, refere o jornal francês Sud-Ouest. Além dessas, também estão disponíveis bonecas Bella, Tressy ou Mily.

Os modelos que vão a leilão pertencem todos à mesma pessoa: a reformada francesa Sylvette Lhoste. O especialista Marc Charbonnier, que está responsável pela venda, descreve-a como uma “colecionadora visionária”.

Sylvette Lhoste foi uma das pioneiras nos anos 80, época em que a coleção de fashion dolls estava bem menos na moda do que hoje em dia. Uma época em que, devido à falta de internet, não era fácil colecionar”, afirmou, em declarações ao Sud-Ouest.

As bonecas encontram-se em bom estado e muitas, as mais valorizadas, ainda têm a embalagem original. Marc Charbonnier explica que a colecionadora era “muito exigente” e que só comprava “bonecas em bom estado e com roupas completas”. “Esta paixão e cuidados são raros. Ela nunca vendeu ou trocou [bonecas], o que explica a importância quantitativa da coleção, além da sua qualidade”, acrescentou.

Os preços variam entre os 80 e os 400 euros, com a leiloeira a defender que embora alguns valores pareçam “elevados”, o mercado é “muito ativo”: “Estamos apenas a começar algo que […] já é muito popular nos Estados Unidos.”

Na fotogaleria acima veja as imagens de algumas das bonecas que vão a leilão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR