Negócios
Arrendamento

Fisco prepara aplicação para senhorios

A aplicação vai permitir que os senhorios comuniquem o período de renovação dos contratos de arrendamento, podendo beneficiar do desconto do IRS concedido a contratos a mais de dois anos.
Arte

Quadros de Mangovo e Malangatana batem recordes

Os quadros do angolano Cristiano Mangovo e do moçambicano Malangatana bateram o recorde de venda no quinto leilão da Sotheby's exclusivamente dedicado a arte moderna e contemporânea africana.
Negócios

Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O anúncio foi feito esta terça-feira pela Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas. O antigo ministro Pedro Mota Soares assume a liderança para o triénio 2019-2022.
Negócios

Vinhais. Aprovada moção contra fecho de CTT

Moção de “oposição e repúdio” pelo encerramento do Centro de Distribuição Postal dos CTT do município de Vinhais foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara na terça-feira.
Negócios

Marca de roupa Forever 21 fecha 350 lojas

A empresa norte-americana vai fechar quase 178 lojas nos EUA e boa parte da operação na Europa e na Ásia. Em pouco mais de dois anos, 20 retalhistas americanos abriram falência.
Justiça

Carros dos filhos de Obiang renderam 21,6 milhões

558
Os 25 carros de luxo apreendidos num processo judicial contra Teodorin Obiang, vice-presidente da Guiné Equatorial e filho do Presidente, renderam 21,6 milhões de euros num leilão de caridade.
Petróleo

Brasil fará leilão milionário de petróleo

Emenda à Constituição viabiliza um mega leilão de concessões de petróleo, com o governo a prever arrecadar 23,3 mil milhões de euros apenas pela adjudicação de licenças.
Cabo Verde

Cabo Verde estuda oportunidade na África Ocidental

Governo de Cabo Verde quer "aproveitar as grandes oportunidades que se abrem" no domínio das novas tecnologias para "descomprimir um bocado a economia cabo-verdiana", disse Ulisses Correia e Silva.
Cabo Verde

Cabo Verde. Negócio e emprego em serviços aumentam

O volume de negócios e o emprego nas empresas do setor dos serviços em Cabo Verde aumentaram no segundo trimestre deste ano. Volume de negócios subiu 5,2% enquanto o emprego em tempo total subiu 1,6%.
Relações Internacionais

Tratado fronteiriço no Mar de Timor em vigor

Os primeiros-ministros de Timor-Leste e da Austrália formalizaram, em frente ao Palácio do governo em Díli, a entrada em vigor do tratado de fronteiras marítimas no Mar de Timor.
União Europeia

Elisa Ferreira vai continuar no Banco de Portugal

Elisa Ferreira exercerá as suas funções de vice-governadora do Banco de Portugal enquanto o processo de nomeação para o executivo europeu o permitir.
Macau

Macau com novas regras no comércio de diamantes

O Governo de Macau anunciou novas regras de importação e exportação de diamantes no território. Em vigor a 1 de outubro, regras alinham o território com as regras do comércio internacional.
Economia

Sobe clima de negócios na zona euro em agosto

O indicador do clima de negócios na zona euro registou uma subida acentuada em agosto, depois de uma queda vincada no mês anterior. O indicador subiu 0,22 pontos, voltando a terreno positivo.
Água

Autarquia de Mafra volta a gerir água e saneamento

172
Os SMAS de Mafra vão assumir a partir de setembro a gestão da água e saneamento no concelho, após o município ter indemnizado a Be Water em 21 milhões para acabar com a privatização dos serviços.
Investimento

Cabo Verde quer atrair investimento japonês

100
Cabo Verde tem cooperação "diversificada" nos setores do mar, saúde, proteção civil, infraestruturas energéticas, mas pretende "reforçar o diálogo com intenção de atrair" investimento privado.
Finanças

Orey Financial tem de transferir 10,5 milhões

A Orey Financial já transferiu 80,58 milhões de euros de ativos dos clientes detidos em custódia. Mas ainda faltam 10,5 milhões.
Orçamento do Estado

SGO divulga hoje síntese de execução orçamental

O défice das administrações públicas fixou-se em 536 milhões de euros até junho, representando uma melhoria de 2.117 milhões de euros face ao mesmo período de 2018.
Ministério da Economia

Moçambique. Pedro Vieira vai à feira de negócios

Pedro Siza Vieira participa na abertura da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique, certame em que estarão presentes 20 empresas de Portugal, o país estrangeiro mais representado.
Economia

Portugal emite até 1.000 milhões em dívida

Leilões começam às 10h30 e têm um montante indicativo global entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros. No último leilão, o país colocou 1.250 milhões de euros, montante máximo anunciado.
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Energias Alternativas

Parque eólico. 28 pescadores recebem 500 mil euros

Compensação financeira é destinada a 28 embarcações locais afetadas pela instalação de um parque eólico e de um cabo submarino que impede a pesca.
Tecnologia

Huawei. Prorrogação não muda "tratamento injusto"

A empresa reagiu vincando que "a extensão da licença geral temporária não altera o facto de a Huawei ter sido tratada injustamente", e exigiu o fim das anunciadas barreiras da administração.
Media

TVI. Prisa também confirma negociações com Cofina

Os espanhóis do grupo que detém a TVI confirmaram a informação através de um comunicado enviado à CMVM, que entretanto suspendeu a negociação das ações de ambas as empresas.
Estados Unidos da América

EUA "não estão preparados" para acordo com China

China e Estados Unidos estão envolvidos num braço-de-ferro comercial, disputa que fez aumentar exponencialmente as taxas aduaneiras aplicadas mutuamente. Trump diz que EUA "detêm todas as cartas".
Uber

Uber com prejuízos recorde de 5,2 mil milhões

Os prejuízos da Uber atingiram 5,2 mil milhões de dólares no segundo trimestre do ano e as receitas subiram apenas 14%. Mas os lucros brutos da Uber Eats subiram 31%.
Leilões

Estádio do Estrela da Amadora vai a leilão

175
Para além do estádio, serão também vendidos o campo de treinos e o edifício onde funciona o bingo. Instalações foram colocadas à venda pelo administrador de insolvência do extinto clube.
Donald Trump

Estados Unidos congelam ativos venezuelanos

242
Os Estados Unidos congelaram todos os ativos do Governo venezuelano. Trump fez referência à "usurpação" do poder de Maduro e abusos dos direitos humanos.
Comissão Europeia

CE obriga Ryanair a devolver 8,5 milhões em França

Contratos de marketing celebrados de 2010 a 2017 entre a Ryanair e uma promotora turística do aeroporto de Montpellier foram considerados ilegais. Transportadora terá de devolver o montante ao país.
Harry Potter

Harry Potter. Gralhas em livro rendem 31 mil euros

Quando comprou o livro por 1 euro, "para ler num feriado", o inglês de 34 anos estava longe de imaginar que um deles viria a ser disputado em leilão 20 anos depois, por um valor bem maior.
Leilões

Leiloada medalha de homem que salvou vida a Hitler

104
A condecoração foi dada a um segurança e membro do Partido Nazi, que foi atingido com cinco balas que eram destinadas a Hitler. Foi agora vendida em leilão por 40.000 euros.
Empresas

Glifosato. Bayer alvo de 18.400 processos

287
Nenhum regulador do mundo concluiu que o uso de herbicida com glifosato era perigoso, mas a Bayer foi já condenada três vezes a indemnizar requerentes californianos doentes com cancro.
Universidades

Centro tecnológico no Minho recebe 3 milhões 

A nova estrutura, em Arcos de Valdevez, comparticipada por fundos comunitários, vai ser dotada de um laboratório de novas tecnologias, no âmbito da alta maquinação, da impressão 3D e da robótica.
Negócios

Leixões. 9,5 milhões de toneladas em mercadoria

Petróleo em bruto, a estilha, as matérias plásticas e a sucata lideraram as importações no primeiro semestre. Os produtos refinados, ferro e aço, papel e cartão e a pedra foram as cargas mais pesadas.
Ambiente

Azeitona. População contra instalação de refinaria

225
Moradores alertam para "a destruição e perda de biodiversidade, na contaminação dos recursos hídricos e da qualidade do ar". Vítor Pereira, um dos contestários, denuncia a existência de "movimentos".
YouTube

Youtuber de 6 anos compra casa milionária em Seoul

202
Com seis anos, Boram acumula mais de 30 milhões de subscrições em dois canais e está entre as crianças "estrela" que atingem números estrondosos de alcance com revisões de brinquedos.
Trabalho

Nissan vai despedir 12.500 trabalhadores

O grupo automóvel japonês viu o seu lucro líquido cair quase 95%, para 6,4 mil milhões de ienes (53 milhões de euros), enquanto o seu volume de negócios recuou 12,7% no mesmo período.
Jogos

Macau. Operadora de jogo com 459 milhões de lucro

A Sands China, operadora de casinos em Macau e subsidiária do grupo Las Vegas Sands, anunciou lucros de 459 milhões de euros no segundo trimestre, um aumento de 19,7% em relação ao período homólogo.
Alimentação

Qual a qualidade dos alimentos portugueses?

Objetivo da investigação é criar uma base de dados com a composição fenólica, que revelam a qualidade dos alimentos e dos potenciais benefícios, de produtos como o vinho, azeite ou frutas.
Surf

"Negócio descontrolado" do surf exige intervenção

634
A Deco Proteste foi responsável por estudar um negócio que "cresceu de modo informal" e já atinge 400 milhões de euros ao ano. O artigo pede a definição e uniformização de regras de funcionamento.
Nike

Nike raras leiloadas por 393 mil euros

"Moon Shoes" é dos primeiros modelos da Nike. Um colecionador comprou as sapatilhas num leilão por 437,5 mil dólares. São do único par em 12 que nunca foi usado.
Economia

"Histórico": Águas do Algarve comemora concessão

Concessão permitirá à empresa realizar um plano de manutenção de infraestruturas, garantir a contenção de custos na cobrança de tarifas e manter padrões ambientais de qualidade da água.
Habitação e Urbanismo

Arrendamento. São João da Madeira reforça apoio

Em alguns casos, a quantidade distribuída pode atingir o dobro do que antes era definido, "uma vez que o objetivo é apoiar famílias em situação de fragilidade económica no pagamento das suas rendas".
Aviação

Faturação da easyJet subiu para 1.949 milhões

A companhia transportou no trimestre 26,4 milhões de passageiros, representando um aumento de 8% em relação ao ano anterior, enquanto a taxa de ocupação foi de 91,7%, contra 93,4% em 2017.
Elétricos

Elétricos. Novos modelos vão triplicar até 2021

Fabricantes vão desenvolver para o mercado europeu 92 novos modelos 100% elétricos e b118 modelos híbridos 'plug-in' em 2021, cujas vendas irão permitir atingir o limite de emissões de CO2 da UE.
Elétricos

Carros elétricos: Renault junta-se à chinesa JMCG 

O grupo automóvel francês Renault e o chinês JMCG anunciaram nesta quarta-feira a criação oficial de uma filial conjunta para promover o desenvolvimento da indústria de veículos elétricos na China.
Macroeconomia

Movimento dos portos desce 2,2%

Documento aponta a redução do volume de importações de petróleo bruto e as greves, três dias em maio e ao trabalho extraordinário desde esse mês, no porto de Sines, como as principais razões.
Exploração Espacial

Manual de instruções da missão Apollo 11 leiloado

O leilão vai acontecer na próxima semana para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O manual de instruções com anotações de Neil Armstrong e Buzz Aldrin poderá chegar aos 8 milhões de euros.
Obras Públicas

Alcântara.122 milhões para terminal de contentores

Segundo a ministra do Mar, 44,1 milhões — grande parte do investimento — irão para a construção e alargamento do cais, com oito novos pórticos.
Macroeconomia

Centro de reparações da Olympus no Coimbra iParque

258
A empresa de tecnologia com sede em Tóquio adquiriu um terreno de mais de 25 mil metros quadrados e vai construir "um novo edifício que irá ser o principal centro de reparações desta área".
Sindicatos

Sindicatos dos camionistas reúnem com a ANTRAM 

A associação empresarial e o Sindicato Independente dos Motoristas e o dos Motoristas de Matérias Perigosas têm vindo a negociar a revisão do Contrato Coletivo do setor com a ANTRAM, desde maio.
União Europeia

Português vai chefiar missão da UE junto da OMC

João Aguiar Machado, atual diretor-geral dos Assuntos Marítimos e Pescas, vai chefiar a missão permanente da União Europeia junto da Organização Mundial do Comércio.
Jogos

Bruxelas multa empresa dona da Hello Kitty

A empresa a Sanrio foi multada pela UE em 6,2 milhões de euros por proibir os comerciantes de vender mercadorias licenciadas para outros países do EEE. Em causa estão produtos de 'merchandising'.
Negócios

Ex-responsável do Magalhães com nova plataforma 

Luís Pinto, que levou o portátil Magalhães a 30 países, está agora envolvido na expansão da plataforma de e-learning Udemy, uma empresa que está "vocacionada para a formação contínua de adultos".
Leilões

Busto de Tutankamon leiloado sob protesto do Egito

357
O Egito afirma que a escultura foi roubada há quarenta anos. A casa de leilões que fez a venda diz que a peça nunca esteve sob investigação. Comprador anónimo arrecadou peça por 5 milhões de euros.
Fernando Pessoa

Pessoa tinha livros em casa que ninguém conhece /premium

648
Biblioteca pessoal do poeta foi catalogada em 2010, mas os livros terão ficado de fora. Câmara de Lisboa ficou com todos os exemplares classificados levados a leilão, por direito de preferência.
Negócios

Projeto da UMC deu "passos tímidos"

“O diagnóstico que fazemos não é positivo. A União dos Mercados de Capitais deu, nestes quatro anos, passos tímidos, avulsos e que ficam muito aquém dos objetivos inicial", disse a presidente da CMVM.
Arte

Quadro de Velázquez leiloado por 2,8 milhões 

O quadro “Amante do Vaticano” esteve desaparecido durante quase três séculos. Estava avaliado entre os 2,2 e os 3,3 milhões de euros. A Sotheby’s foi a responsável pelo leilão.
Cabo Verde

São Vicente perdeu metade da economia em 3 anos

525
O presidente do movimento cívico Sokols diz que "pelo menos 50% da economia de São Vicente morreu" nos últimos três anos. Há uma manifestação convocada para a próxima sexta-feira.
Macroeconomia

Juros da dívida caem para mínimos de sempre

No prazo de cinco anos, os juros, que entraram pela primeira vez em terreno negativo em 28 de maio, estavam a recuar para -0,242%, um mínimo de sempre, contra -0,224% na segunda-feira.
Turismo

Airbnb teve impacto de 2.000 milhões em Portugal

Airbnb gerou impacto económico de 86.000 milhões de euros em 2018. Portugal foi o 10.º país com maior impacto, o dobro de 2016, em lista de 30 países. Cada hóspede gastou em média 115 euros por dia.
Leilões

Guitarra dos Pink Floyd rende 19 milhões de euros

100
Os itens colocados a leilão incluíam guitarras Fender, Rickenbacker, Ovation, Gibson, C.F. Martin e Gretsch, estojos, um banjo e amplificadores.
Pintura

Leiloada arma com que Van Gogh se terá suicidado

O revólver de 7 mm foi recuperado do local onde o pintor passou os últimos três meses de vida, no sul de França. Foi vendido por 162 mil euros, mais 100 mil euros do que o estimado pela leiloeira.
Empresas

Dono da Altice compra Sotheby's

172
A BidFair USA fica a deter 100% do capital da leiloeira. O empresário francês que detém a Altice ofereceu 57 dólares por ação. A transação ficará concluída ainda este ano.
Xadrez

Peça de xadrez comprada por 5 libras vale 1 milhão

567
Família guardava "O Homem de Xadrez", uma relíquia perdida há 200 anos. Peça é um "importante símbolo da civilização europeia" e vai ser leiloada a 2 de julho, em Londres.
Chefs

Jamie's Italian português afasta encerramento 

Já tinha sido noticiado que os franchisings da cadeia de restauração do cozinheiro não corriam o risco de seguir o exemplo da casa mãe. Agora veio a confirmação em relação ao espaço de Lisboa
Moçambique

Hidroeléctrica de Cahora Bassa lança OPV

A HCB vai realizar uma Oferta Pública de Venda de 2,5% do capital através de 680 milhões de ações a quatro cêntimos de euro. A operação vai ser liderada por um consórcio constituído pelo BCI e o BIG.
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
Estatística

Lisboa é favorita para congressos internacionais

De acordo com o ranking da ICCA a capital portuguesa é a sexta cidade mais requisitada para congressos internacionais e ficou à frente de Londres e Singapura, numa tabela liderada por Paris.
David Bowie

Cassete rara de David Bowie vai a leilão

148
A cassete contém quatro temas raros e foi gravada antes de o artista se tornar famoso. As canções fogem ao estilo tradicional de Bowie e prometem dividir as opiniões dos fãs do inglês.
Negócios

Portugal deve estar "alerta" quanto ao 5G

Após as suspeitas de espionagem que recaem sobre a empresa Huawei, a BusinessEurope alertou Portugal para os riscos da tecnologia chinesa das redes móveis de quinta geração (5G).
Negócios

Os 158 anos da retrosaria Casa Reis

104
Nasceu com o nome "Tem Tudo". E além da variedade de tecidos, teve uma bomba de gasolina durante mais de 40 anos. O gerente conta que ali se terá hasteado a primeira bandeira de Portugal republicano.
Governo

Cabines telefónicas: Altice mantém contrato

Apesar de críticas por parte da Anacom, Governo anuncia a decisão de prorrogar o contrato com a Altice Portugal para a prestação do serviço universal de disponibilização de postos públicos.
Negócios

Volume de negócios na indústria diminui 1%

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de vendas na indústria relativo ao mercado nacional diminuiu 2,7%, após o aumento de 2,4% no mês anterior.
Empreendedorismo

Projeto ibérico permite incubar ideias de negócio

A iniciativa está a ser desenvolvida por sete universidades portuguesas e espanholas. O INESPO III procura transformar ideias em projetos.
Arte

Da Vinci. Quadro custou 400 milhões e desapareceu

391
Em 2017, um príncipe saudita comprou o quadro "Salvator Mundi", de Leonardo Da Vinci, por 400 milhões de euros. Era para ser exibido no Louvre de Abu Dhabi, mas não ninguém sabe onde está.
Comissão Europeia

Clima de negócios piora em março na zona euro

Segundo os dados de Bruxelas, as avaliações dos empresários pioraram nas cinco componentes do indicador, com especial destaque para o histórico de produção, expectativas de produção, por exemplo.
Empreendedorismo

Histórias de quem abandonou projetos milionários 

Falta de sorte, falta de visão ou falta de talento. Do Facebook à Apple, conheça as piores decisões já tomadas por quem fundou projetos milionários, mas preferiu abandoná-los prematuramente.
Empreendedorismo

Makers. Estes faz-tudo recusam classificações /premium

363
São guardas prisionais que constroem máquinas, empreendedores que lançam negócios próprios ou oficinas de prototipagem para uso comunitários. Todos juntos são makers, "inventores dos tempos modernos".
CDS-PP

O Adolfo, a Direita e os negócios /premium

284
Muitos políticos gostam de ter uma vida dupla entre o exercício da política e a defesa dos interesse privados das empresas que os contratam. Mesquita Nunes não conseguiu resistir a esse apelo.
TAP

Neeleman reforçou na TAP ao comprar posição da HNA

O reforço "demonstra a confiança que os investidores privados têm no crescimento sustentado da TAP". O Governo diz que a posição do acionista chinês não afeta a ação do Estado português.
Negócios

Boas ideias, em negócios alimentares, não falham? /premium

O fator chave de sucesso, para street food mas, não menos, para os restaurantes em geral (e para todo o retalho) é a localização. E a localização sobrepõe-se, sabe-se, à ideia que inspira o projecto.
Brasil

Embraer. Justiça levanta impedimento a assembleia

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou que a justiça brasileira revogou a ordem judicial que impedia uma assembleia de acionistas sobre a fusão da empresa com a norte-americana Boeing.
Elon Musk

Tesla. Elon Musk pode ser castigado por tweet

O presidente da produtora de carros elétricos previu no Twitter uma produção de 500 mil carros em 2019. A mensagem quebra um acordo judicial de agosto para limitar uso das redes sociais por Elon Musk.
Angola

40 empresas participam em leilão de diamantes 

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola anunciou que o leilão será feito através de uma plataforma 'online' e contará com licitações fechadas que durarão um dia.
Moçambique

Empresários dos EUA querem garantias de segurança

Neste momento decorre a Cimeira de Negócios EUA-África, que ajudará empresas dos EUA a conhecer e discutir com as contrapartes africanas as últimas tendências de negócios, comércio e investimento.
Bilhetes do Tesouro

Portugal emite 1.750 milhões em bilhete do tesouro

Portugal regressa esta quarta-feira ao mercado para emitir os primeiros leilões deste ano de Bilhetes de Tesouro a seis e a 12 meses. O montante indicativo global é até 1.750 milhões de euros.
Reino Unido

Brexit. Casa de apostas dá chumbo como quase certo

A votação do acordo de saída corre o risco de ser rejeitado por uma margem significativa. A casa de apostas britânica William Hill estimou que a probabilidade de sair sem um acordo é de 73%.
Mercado Imobiliário

Imóveis. Finanças recebem 10,6 milhões com leilões

A Direção Geral do Tesouro e Finanças arrecadou 10,6 milhões de euros em duas hastas públicas, incluindo a alienação do antigo Quartel de S. Brás, no Porto, que gerou quase metade do valor total.
Pintura

Christie's volta a leiloar quadro de David Hockney

Um mês após a venda do quadro mais caro de um artista vivo, a leiloeira Christie's leva à praça outra obra do artista. Chama-se "The double portrait of Henry Geldzahler and Christopher Scott".
Comércio

Volume de negócios aumenta 6,9% em 2017

Em 2017 estavam a funcionar 3.496 unidades comerciais de dimensão relevante, das quais mais de metade (50,6%) dedicadas ao comércio a retalho não alimentar e o restante ao retalho alimentar.
Ministério da Economia

China: ministro quer investimento produtivo

O ministro da Economia falou na conferência "Portugal-China, uma relação com futuro", em Belém, dando ênfase ao facto de o país ser "um parceiro comercial muito significativo".
Cultura

Pertences de Frank Sinatra vão a leilão 

O lote de artigos que pertencem a Barbara Sinatra, mulher do cantor, pode alcançar valores perto de 3,5 milhões de dólares. A leiloeira diz que os itens mostram lados desconhecidos do ator.
Leilões

Quadro de "Alô, Alô" vendido por 16,8 mil euros

4370
"Madonna Caída com Maminhas Grandes" era o quadro que René estava sempre a esconder dos nazis. O comprador é um habitante de Nouvion, cidade onde se desenrolava a história.
Leilões

Pintura de Rembrandt vai a leilão em dezembro

Com quase 400 anos, este quadro de Cristo a rezar vai a leilão e terá uma licitação inicial de quase sete milhões de euros. Obra tem duas impressões digitais que poderão ser do autor.
Música

Leiria quer que música portuguesa seja mais ouvida

183
Nos últimos dois anos tem-se tentado internacionalizar em bloco a indústria da música portuguesa. Profissionais do setor debatem o assunto com o poder político e oradores internacionais em Leiria.
Negócios

Negócios na indústria abrandam em Setembro

O índice de volume de negócios na indústria registou em setembro um crescimento homólogo de 2,1%, taxa inferior em 0,8 pontos percentuais à de agosto, traduzindo um abrandamento do mercado nacional.
Web Summit

'Speed networking': negócios, piratas e zombies 

O Observador esteve numa sessão de speed networking, onde grupos de duas pessoas conversam durante sete minutos para fazer negócios. Houve momentos Shark Tank, mas também se falou de piratas e ninjas.
Negócios

Lucro do DHL decresce 33% nos primeiros 9 meses

A empresa de serviços postais e correio expresso Deutsche Post DHL anunciou que o lucro caiu 32,7% nos primeiros nove meses, para 1.262 milhões de euros, face a igual período do ano passado.
Negócios

As 10 portuguesas mais poderosas nos negócios

120
As herdeiras de Américo Amorim e Belmiro de Azevedo estão no pódio, mas a lista da Forbes é liderada por Maria Ramos, presidente do Absa Bank. Isabel Mota e Isabel Vaz surgem em 4º e 5º.
EDP

EDP vai vender oito centrais mini-hídricas

A empresa EDP anunciou ao mercado a venda de oito centrais mini-hídricas no estado do Espírito Santo, no Brasil, negócio com o qual espera arrecadar 591 milhões de reais (140 milhões de euros).
Empresas

Inapa compra a alemã Papyrus Deutschland

A produtora de papel Inapa anunciou a assinatura de um acordo de compra de ações com a OptiGroup AB para a aquisição da distribuidora Papyrus Deutschland GmbH & Co KG.
Angola

Venda ambulante regulamentada até fim do ano

O Governo angolano anunciou esta quarta-feira que até ao final do ano, os vendedores ambulantes no país estarão identificados e terão locais específicos para exercerem a atividade "à luz das normas".
Negócios

Os negócios e empresários de Marcello Caetano /premium

Da euforia na banca e na bolsa, às negociações com Coca-Cola ou Alfa Romeo, não faltaram grandes negócios e guerras empresariais no tempo de Marcello Caetano. Um novo livro conta como tudo se passou.
Arte Contemporânea

Banksy. Compradora de quadro não quer a devolução

812
A mulher que comprou o quadro do controverso artista Banksy (por mais de um milhões de libras) nem quer ouvir falar em reembolso. Pelo contrário, sente que é dona de um "pedaço da História da arte".
Energia

Energia. EDP investe 2 milhões em Moçambique

A EDP investiu dois milhões de euros na compra de uma participação minoritária na SolarWorks!, uma empresa holandesa de energia solar com operação em Moçambique.
Moda

Michael Kors compra a Versace

179
A confirmação chegou esta terça-feira. O grupo norte-americano comprou a casa de moda italiana por cerca de 1.700 milhões de euros. Donatella Versace continua a ser a diretora criativa.
Leilões

Chapéu de Indiana Jones vendido por 443 mil euros

O chapéu de Indiana Jones em "Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida" rendeu 393.600 libras (443 mil euros), bem acima das 300 mil libras esperadas no leilão em Londres.
Leilões

Sotheby's leiloa peças de Barbara e Frank Sinatra

A coleção de objetos "oferece uma rara janela para a vida pessoal do famoso casal, através de centenas de trabalhos que Barbara e Frank reuniram e com os quais viveram durante o casamento de 22 anos".
Cinema

Punhal, relógio e toga de Robin Williams em leilão

O punhal do Capitão Gancho, o relógio de "Dead Poets Society" e até uma toga que Daniel Radcliffe usou no primeiro filme Harry Potter vão ser vendidos. O dinheiro angariado será entregue à caridade
Economia

Teixeira Duarte vai construir ponte no Equador

O valor da empreitada, refere o mesmo comunicado, "ascende a cerca de 59,2 milhões de dólares americanos", ou seja, cerca de 51 milhões de euros à taxa de câmbio atual.
Irão

Petrolífera Total abandona projetos no Irão

A petrolífera francesa Total abandonou os seus projetos de investimento no Irão, depois do restabelecimento das sanções norte-americanas a este país, anunciou o ministro iraniano do Petróleo.
Leilões

Leilões de objetos de embaixadas passam por Lisboa

As embaixadas dos Estados Unidos vão realizar um leilão online dos produtos em excesso. Carros, aspiradores avariados e candeeiros antigos nas listas. Lisboa tem 45 artigos à venda.
Zona Euro

Clima de negócios recua na zona euro

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro recuou 0,09 pontos em julho, face a junho, para os 1,29 pontos, divulgou esta segunda-feira a Comissão Europeia.
Bens de Consumo

Lucros da Nestlé cresceram 19% no 1.º semestre

O aumento resultou principalmente de receitas de vendas de negócios, impostos mais baixos e melhor atividade operacional, disse a empresa com sede em Vevey, na Suíça.
Negócios

"99% dos líderes sofrem da síndrome do impostor" /premium

612
Trinta anos de "coaching" empresarial fizeram de Lolly Daskal a mulher mais inspiradora do mundo para o Huffington Post. Com o Observador, conversou sobre o seu novo livro, "Porque falham os líderes".
Universidades

Três mestrados nacionais entre melhores do mundo

As escolas de negócios da Nova, Católica e ISCTE têm três dos 27 melhores mestrados de gestão, finanças e economia à escala mundial. Ranking do Financial Times é liderado pela francesa HEC.
Negócios

Sonae e CTT vão criar plataforma de e-comércio

A sociedade a criar pelas empresas "pretende beneficiar da dimensão e do potencial de crescimento generalizado do comércio eletrónico".
Negócios

Irregularidades em casas noturnas de Moçambique

A Inspeção das Atividades Económicas em Moçambique informou, esta segunda-feira, que há "casos de casas noturnas com muitas irregularidades" e que há fiscalização "24 horas por dia".
Negócios

Volume de negócios hoteleiros subiu 16,6%

De acordo com o estudo Setores da Informa D&B "Estabelecimentos Hoteleiros", o número de hóspedes superou 20,6 milhões em 2017, um crescimento de 8,9% face a 2016.
Investimento

Startups e microempresas com apoio de 10 milhões

As microempresas com até quatro anos de vida e pelo menos 15% de capitais próprios dispõem de uma nova linha de apoio ao desenvolvimento ao negócio com um montante global de dez milhões de euros.
Tintim

Dois desenhos raros do Tintim leiloados no sábado

Desenhos originais do livro das Aventuras de Tintim "Carvão no Porão" vão ser leiloados no sábado, nos Estados Unidos, numa sessão que deverá chegar às centenas de milhares de dólares.
Sonae

Sonae Capital. Prejuízo agrava-se no 1.º trimestre

O prejuízo da Sonae Capital agravou-se em 62,1% no primeiro trimestre de 2018 face ao mesmo período do ano anterior, para 7,86 milhões de euros, segundo o comunicado publicado pela CMVM.
Política

A hipocrisia das casas da esquerda /premium

1200
Costa fez negócios de especulação imobiliária com idosos que tanto criticou. Iglesias comprou um chalet de luxo e violou o código de ética que impôs no Podemos. É a hipocrisia moralista da esquerda.
Pintura

Retirado quadro de Picasso que iria a leilão

A leiloeira Christie's teve de retirar um quadro de Pablo Picasso que deveria ir a leilão, em Nova Iorque, com uma estimativa de 58 milhões de euros, após ter sido danificado num acidente.
Instituto Nacional Estatística

Serviços. Aumento dos negócios abranda para 5,1%

O volume de negócios nos serviços aumentou em relativamente ao mesmo mês de 2017, mas abrandou no mês de março face ao crescimento de 5,3% registado em fevereiro.
Leilões

Rockefeller. 1ª sessão do leilão rende 541 milhões

A primeira sessão do leilão da coleção de arte Rockefeller excedeu o valor global que tem sido estimado para a venda da totalidade da coleção. Rendeu 541 milhões de euros.
Arte

Coleção de arte Rockefeller vai a leilão

A coleção de arte de Rockefeller poderá ultrapassar recordes, estimam os especialistas, já que são esperadas obras de artistas consagrados como Picasso, Monet, Rivera, Manet, Delacroix, Cézanne.
Elon Musk

Elon e a fábrica de doces: o novo negócio de Musk

Elon Musk anda ocupado com a Tesla e a SpaceX mas ainda sobra tempo para ter novas ideias de negócio. Em resposta às críticas de Warren Buffet, Musk quer agora criar uma empresa de doces.
Empresas

Fábrica da antiga Triumph vai a leilão

As instalações, a frota e os equipamentos da antiga fábrica de roupa interior Triumph, que está insolvente, vão ser leiloadas esta quinta-feira, com um preço base de 5,7 milhões de euros.
Música

Bob Dylan lança uma marca de uísques em maio

O músico e Nobel da Literatura, vai lançar em maio uma marca de uísques, a "Heaven's Door", num negócio para o qual conseguiu angariar mais de 28 milhões de euros de investidores.
Defesa

Airbus e Dassault com acordo para avião de combate

"É um momento histórico para a indústria aeronáutica", declarou Dirk Hoke, sublinhando que "é um passo em frente para desenvolver as competências na Europa e assegurar a soberania europeia".
Negócios

Ações da Prisa sobem à espera de Portugal

Decisão da autoridade de concorrência de Portugal sobre a venda da Media Capital à francesa Altice é esperada nos próximos dias. Espanhola Prisa está em suspense com a decisão.
Angola

Em 18 leilões de divisas, 3 não mexeram no câmbio

Em Angola, em 18 leilões de divisas apenas três terminaram sem qualquer alteração na taxa de câmbio oficial, entre kwanza e euro. Os dados foram divulgados pelo Banco Nacional de Angola.
Negócios

Microcrédito ajuda 2.220 pessoas a abrir negócios

A maioria dos desempregados que procuraram financiamento através do microcrédito, por não terem possibilidade de aceder a empréstimos comerciais, tinha entre 25-34 anos e 35-44 anos.
Companhias Aéreas

Grupo IAG compra 4,61% da Norwegian

IAG refere que este investimento minoritário "se destina a estabelecer uma posição para iniciar conversações com a Norwegian, incluindo a possibilidade de formular uma OPA.
País

Volume de negócios na indústria cresce 6,7% 

O índice de volume de negócios na indústria cresceu 6,7% em fevereiro, face ao homólogo, impulsionado pelo mercado nacional, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Mundo

Angola simplifica negócios com petrolíferas 

O Governo angolano vai agilizar a forma de fazer negócios entre operadoras petrolíferas e a Sonangol, reduzindo a burocracia e aumentando a autonomia das empresas investidoras no setor.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

Cerca das 9h15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em baixa, a cair 0,51% para 374,20 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam, bem como as de Madrid e Milão.
Empresas

Sonae Indústria aumenta lucros em 39%

O lucro da Sonae Indústria atingiu 15,3 milhões de euros em 2017, uma subida de 39% face ao resultado positivo de 11 milhões registado no ano anterior, foi esta quinta-feira divulgado.
Cabo Verde

Cabo Verde. Segurança social entra no Afreximbank

A segurança social de Cabo Verde vai entrar no capital social do Afreximbank com uma participação de cerca de 6 milhões de euros, naquele que será o primeiro investimento no estrangeiro.
Bolsa

Wall Street pressionada fecha em baixa

Wall Street fechou esta segunda-feira em forte recuo, com os investidores a provocarem a queda de alguns valores simbólicos da tecnologia e o receio do agravar das tensões comerciais internacionais.
Arte

Tela de Picasso pode atingir 70 milhões de dólares

"O Marinheiro" é considerado um raro autorretrato do pintor, numa época em que temia ser preso pela Gestapo. Será leiloado pela Christie's.
Negócios

Galp investe 134 milhões de euros no Brasil

A Galp pagou 134 milhões de euros para ficar com uma participação na concessão de um bloco exploratório de petróleo no Brasil, na bacia de Campos, através da sua empresa Petrogal Brasil.
Wall Street

Wall Street fecha em baixa 

A bolsa nova-iorquina fechou esta quarta-feira em baixa, com os investidores a cederem ao recuo das cotações do petróleo e à fragilidade dos valores tecnológicos.
Direitos Televisivos

Time Warner lança plataforma de desporto em direto

O grupo Turner anunciou o lançamento, em abril, da sua nova plataforma vídeo de desporto em direto e em linha, alguns dias antes de o seu principal rival, a ESPN (Grupo Disney), fazer o mesmo.
Sociedade

Têxtil de Barcelos arrenda fábrica da antiga Ricon

A Sonix arrendou as instalações da antiga Ricon, em Vila Nova de Famalicão, garantindo continuar a contratar as ex-funcionárias do grupo que faliu no início de fevereiros.
Montepio

Montepio. PSD quer impedir entrada da Santa Casa

O PSD vai entregar no parlamento um projeto de resolução que pede ao Governo que proíba a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital de Montepio Geral.
Negócios

Russos ponderam investimento em Portugal

Uma comitiva russa está a visitar diversos locais em Portugal, em particular os territórios geridos pela Baía do Tejo, com o objetivo de analisar possíveis possibilidade de investimento no país.
Negócios

Galp compra 25% da Podo em Espanha

A Galp comprou 25% do capital da comercializadora de eletricidade espanhola Podo, no âmbito de uma "aliança estratégica" que prevê a entrada no negócio do gás natural em Espanha.
Arte

Coleção de José Hermano Saraiva vai a leilão

1435
A coleção do historiador José Hermano Saraiva tinha um pouco de tudo e, a partir desta quarta-feira, vai poder ter um novo dono. Leiloeira espera número de interessados superior ao normal.
Empresas

Compra da Media Capital tem "inconvenientes"

O copresidente executivo da Sonae disse "ver muitos inconvenientes" na possibilidade de compra da Media Capital pelos franceses da Altice.
Sonae

Sonae analisa entrada em bolsa do retalho 

Existe possibilidade de a Sonae vir a cotar em bolsa o negócio do retalho. As unidades de negócio não estão ainda definidas, bem como o capital a dispersar.
Economia

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,49%

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,49%, para 5.446,81 pontos.
Google

Google eliminou 3.200 milhões de "maus anúncios"

Em 2017, a Google eliminou mais de 3.200 milhões de "maus anúncios", nesse mesmo ano bloqueou mais de 12 mil sites, mais dois mil do que em 2016: dez mil.
Turismo

Lisboa lidera ranking de desempenho económico

Lisboa volta este ano a liderar um ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses. Porto e Cascais completam o "pódio".
Moçambique

Moçambique vai ter plataforma para empresas

O portal eletrónico vai permitir que pequenas e médias empresas se candidatem para fornecer bens e serviços a projetos de investimento no estrangeiro. A plataforma "vai ligar a procura à oferta".
Cultura

Coleção de arte de José Hermano Saraiva em leilão

241
Foi anunciado esta quinta-feira que a coleção de arte do historiador José Hermano Saraiva vai ser leiloada entre os dias 21 e 23 de março, pelo Palácio do Correio Velho, em Lisboa.
Pintura

Obra de Vieira da Silva leiloada por valor recorde

305
A obra "L'Incendie 1" ("O Incêndio") da pintora Maria Helena Vieira da Silva foi leiloada pelo valor recorde de 2,290 milhões de euros, em Londres.
Arte

"Mona Lisa Africana" vendida em leilão

105
"Tutu", de Ben Enwonwu, esteve perdido durante mais de 40 anos e foi encontrado recentemente num apartamento "modesto" em Londres. Os donos não sabiam que o quadro valia mais de um milhão de libras.
Bilhetes do Tesouro

Emitidos até 1.250 milhões em Bilhetes do Tesouro

Portugal vai emitir na próxima semana até 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro. Nos últimos leilões comparáveis, Portugal colocou 950 milhões de euros a onze meses a uma taxa de -0,325%.
EDP

EDP Renováveis supera os 5.000MW nos EUA

A EDP Renováveis colocou em funcionamento nos EUA dois parques eólicos e um projeto solar, que, no conjunto, superam os 5.000MW no país. Os projetos entraram em funcionamento em 2017.
A página está a demorar muito tempo.