A derrota contra o Brasil, no prolongamento da segunda jornada da fase de grupos do Mundial de futebol de praia, deixou Portugal no segundo lugar do Grupo D — mas apurado para os quartos de final. A Seleção Nacional venceu uma espécie de “final” contra o Omã, garantiu a qualificação para a fase seguinte e, esta quinta-feira, defrontava a Bielorrússia na corrida por um lugar nas meias-finais.

Com vitórias contra o México e o Omã e a tal derrota perante o Brasil, Portugal encontrava uma equipa ainda totalmente invicta no Campeonato do Mundo: os bielorrussos venceram Senegal, Japão e Colômbia, terminaram o Grupo C no primeiro lugar e chegavam aos quartos de final com o objetivo de prolongar aquela que já é a melhor participação de sempre na competição. E Mário Narciso tinha noção disso.

Não há melhor ligação do que a de irmãos gémeos: Portugal vence “final” com Omã a nove segundos do fim e avança para os quartos do Mundial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não sabemos o que há a melhorar, porque não sabemos como o adversário irá abordar o sistema que nós temos implementado. No jogo passado, a equipa adversária tinha estudado bem a nossa forma de jogar, foi muito difícil implementar o 3×1, que é o sistema com que nós gostamos mais de jogar e especialmente numa das quadras. Contudo, tenho de realçar que a Bielorrússia é uma equipa muito forte fisicamente e tecnicamente, tem dois ou três jogadores muito bons, é bem treinada e irá colocar-nos problemas. Mas nós teremos de dar a volta à situação”, explicou o selecionador nacional na antevisão da partida.

Já Bê Martins, que tem sido uma das figuras portuguesas no Mundial, garantiu que só a melhor versão da Seleção poderia estar nas meias-finais. “Nós aqui temos de estar ao nosso melhor nível. Fazer o que temos treinado, o que mister tem passado para nós, e tentar fazer os golos quando tivermos as oportunidades. A Bielorrússia é um adversário muito difícil, sabemos que depois de passarmos a fase de grupos não podemos escolher o adversário e é uma seleção que está muito bem, é muito bem treinada. Temos de estar totalmente concentrados para fazermos um bom jogo e conquistarmos a vitória”, atirou o experiente jogador de 34 anos.

Assim, no Design District Stadium do Dubai, Portugal entrava na areia com Pedro Mano, André Lourenço, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins e teve desde logo as primeiras oportunidades de golo do jogo. Jordan foi carregado em falta e atirou ao lado na conversão do livre (1′), o guarda-redes Pedro Mano testou a atenção de Mikhail Avgustov com um pontapé de longe (3′) e Jordan, com outro livre, também viu o guardião bielorrusso ser crucial (5′).

A superioridade portuguesa era notória e Miguel Pintado teve uma enorme ocasião para marcar, ao desviar de cabeça depois de uma assistência de Mano, com Avgustov a ser novamente decisivo (7′). Em sentido contrário, Mano mostrou-se pela primeira vez com uma enorme defesa junto ao poste após remate de Avgustov (7′), mas o que parecia inevitável acabou por acontecer: de primeira, com um grande pontapé cruzado após passe do guarda-redes, Duarte Algarvio abriu o marcador e estreou-se a marcar no Mundial (8′). No fim do primeiro período, Portugal estava a vencer a Bielorrússia pela margem mínima.

A Bielorrússia entrou a todo o gás na segunda parte, empatando desde logo na bola de saída por intermédio de Ihar Bryshtsel (13′) e carimbando a reviravolta pouco depois e com um livre do mesmo jogador após Mano ter agarrado a bola fora da grande área (14′). Portugal não conseguiu reagir e acabou por sofrer o terceiro golo através de uma grande penalidade também convertida por Bryshtsel (18′), que carimbou o hat-trick. Já na ponta final do segundo período, Jordan aproveitou um livre muito perigoso a descair na esquerda para reduzir a desvantagem portuguesa (23′).

A Seleção Nacional entrou melhor no terceiro e último período, criando várias oportunidades que acabou por não conseguir concretizar. Os bielorrussos iam respondendo na ótica da pressão alta e da solidariedade defensiva, mas o empate acabou mesmo por aparecer: Mano bateu muito forte na frente e Bernardo Lopes, com um desvio de cabeça junto ao poste, fez o terceiro golo português (29′).

O resultado não voltou a alterar-se até ao fim do tempo regulamentar e o jogo seguiu mesmo para prolongamento, onde a sorte foi cruel para os portugueses: em cima do último segundo, no último lance corrido da partida, Bryshtsel carimbou o poker, confirmou a vitória da Bielorrússia e deixou Portugal fora do Campeonato do Mundo de futebol de praia. Os bielorrussos vão agora enfrentar os vencedores do Itália-Tahiti, sendo que o Brasil já afastou o Japão e vai cruzar com Irão ou Emirados Árabes Unidos nas meias-finais.