Parece repetitivo. E é mesmo uma repetição que os modelos meteorológicos preveem que se mantenham até ao final da próxima semana, já em plena Primavera, e que tornam este mês de março um dos mais chuvosos dos últimos anos. Vêm aí mais dias de tempestades: a próxima chega na madrugada de domingo para segunda-feira e, dada a sua profundidade, ganhou direito a nome: Laurence. Não vem da Arábia, mas dos Açores, onde foi batizada pela delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e onde estará estacionada. Dela vai desprender-se um sistema frontal com impacto primeiro no arquipélago açoriano, depois na Madeira e que chegará ao continente novamente com muita chuva, trovoadas, granizo e neve.
????️ #ÚltimaHora | La borrasca #Laurence traerá más lluvias a España la próxima semana ????️
Laurence entrará por el suroeste peninsular durante la madrugada del lunes, dejando lluvias generalizadas hasta el martes.???? Áreas más afectadas:
???? Suroeste peninsular (Extremadura, oeste… pic.twitter.com/0MceKB64Cb
— Eltiempo.es (@ElTiempoes) March 14, 2025
La nueva borrasca #????Laurence dejará más 100 mm de lluvia en Andalucía y Extremadura la próxima semana
En zonas de montaña, pueden ser aún más y en el Estrecho pueden sumar más de 100 mmhttps://t.co/ci7ArVjtYI pic.twitter.com/oxxaipFqO3
— Eltiempo.es (@ElTiempoes) March 14, 2025
????Ya se ha formado una nueva borrasca en el Atlántico: se llama Laurence y nos afectará a partir del lunes, con lluvias otra vez en amplias zonas de la Península.
Laurece ha sido nombrada por el @ipma_pt y es la duodécima borrasca de gran impacto de la temporada. pic.twitter.com/aDSpUKaR9U
— AEMET (@AEMET_Esp) March 14, 2025
La semana que arranca el lunes 17 regresan los vientos llovedores, los ábregos. Se hablará poco de nieve y a cambio mucho de acumulados de precipitación allí donde suele impactar con humedad este tipo de circulación…y posiblemente de nuevas crecidas de caudales de rios pic.twitter.com/cvVZciRxxl
— carlos/virazón (@globerourdiales) March 13, 2025
Atención ‼️El lunes, un frente cálido alcanzará el interior peninsular con temperaturas cercanas a 0°C en superficie. Si el copo no se derrite, habrá nevadas en cotas bajas; si se funde y la superficie sigue helada, se dará lluvia engelante ❄️ Actualmente, los modelos prevén… pic.twitter.com/6jgacweYOm
— Eltiempo.es (@ElTiempoes) March 14, 2025
Nos Açores os efeitos da Laurence, a 12.ª tempestade desta temporada, devem fazer-se sentir-se já a partir da tarde deste sábado, com rajadas de vento de noroeste que podem ultrapassar os 110 km/h no Grupo Ocidental, os 120 km/h no Grupo Central e os 100 km/h no Grupo Oriental. As ondas, também de noroeste, devem atingir os 9 metros nos Grupos Central e Oriental (com altura máxima até aos 18 metros) e os 8 metros no Grupo Ocidental (com altura máxima até aos 15 metros). Há avisos amarelos e laranja emitidos para vento e agitação marítima, precisamente, quer para sábado quer para domingo.
O arquipélago da Madeira irá ter igualmente um agravamento das condições meteorológicas, com chuva por vezes forte, ao longo de domingo, tendo já sido emitidos alertas amarelos. O vento e a agitação marítima (para a qual há aviso laranja) far-se-á sentir com mais intensidade na segunda-feira.
A partir del domingo y durante la próxima semana volverán a llegar nuevas borrascas atlánticas que seguirán dejando precipitaciones en Andalucía. pic.twitter.com/laSYMIidNd
— AEMET_Andalucía (@AEMET_Andalucia) March 14, 2025
No Continente, depois da pausa para algum céu limpo esta sexta-feira, o chapéu de chuva só vai poder ficar em casa ao longo da manhã de sábado, já que os aguaceiros, ainda que fracos, voltarão ao fim do dia. Tocados a vento, por vezes forte. E que serão de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, devido a uma descida da temperatura mínima, sobretudo no interior, com previsão de formação de gelo e geada no interior.
O impacto da frente mais ativa da Laurence, esse, começa a fazer-se a sério no domingo, 16 e manter-se-á até terça, 18. A chuva será muitas vezes forte, com trovoadas e granizo e vento, em especial na região Sul. Foram já colocados sob aviso amarelo para chuva forte, a partir das 18h00 de domingo, quatro distritos: Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria.
O aumento da agitação marítima irá sentir-se essencialmente a partir de segunda-feira em todo o litoral, mas, em especial, a sul do Cabo Mondego.
Há igualmente previsões de neve não só para a Serra da Estrela, como para toda Beira Alta e ainda para o nordeste transmontano, em cotas baixas, que só sobem ao final do dia, quando se prevê também uma pequena subida das temperaturas mínimas nas regiões Centro e Sul.
La semana que viene traerá (mucha) más lluvia a la vertiente atlántica desde el lunes.
Sin embargo, hay que prestar atención a posibles nevadas domingo y lunes.
En primer lugar, el domingo. Llegarán precipitaciones, asociadas a un núcleo frío en altura. Podría nevar a 700-800m. pic.twitter.com/h8GHVAZmgY
— Roberto Granda (@EnMet3) March 14, 2025
Precipitación acumulada prevista los próximos 10 días según la última actualización del modelo europeo.
Vamos a continuar con inestabilidad durante lo que queda de esta semana y muy probablemente la próxima.
Ojo de nuevo al centro, sur, área mediterránea y cuadrante nordeste. pic.twitter.com/OQ7zKwFhwX— Davidd (@Noainmeteo) March 13, 2025
Apesar da ligeira subida das temperaturas, que se deve repetir na segunda a Sul, a chuva deve manter-se no primeiro dia da semana devido às linhas de instabilidade ainda associadas à Laurence. Mas as comportas do Atlântico vão manter-se abertas ao longo da semana enquanto o conhecido como anticiclone islandês estiver situado entre a Gronelândia e a Islândia, encaminhando todas as tempestades do mar do Norte para as nossas latitudes e não as deixando circular pelo norte da Europa. Espera-se aliás uma nova tempestade de maior impacto na quarta-feira, dia 19, e o comboio destas depressões não deve parar aqui.
No guardes el ☂️☂️???????? para la semana que viene. pic.twitter.com/zYxsYoZgH1
— RAM: Revista del Aficionado a la Meteorología (@RAM_meteo) March 14, 2025
Meses tan lluviosos como este marzo 2025 son los que acaban con las sequías prolongadas. Bienvenida la lluvia y la nieve a pesar de los problemas que pueda ocasionar (desgracias personales aparte obviamente)…ya habrá tiempo para sol y altas temperaturas! pic.twitter.com/7TzFseptIP
— carlos/virazón (@globerourdiales) March 13, 2025
O mesmo acontece com as massas de ar mais frio, que estão a chegar às nossas latitudes. Aliás, uma massa de ar quente tem feito com que a Leste as temperaturas estejam semelhantes às da Península Ibérica. Kiev tinha às 13h00 desta sexta-feira os mesmos 14ºC que Lisboa e Moscovo os mesmos 10ºC que Madrid.
artigo atualizado às 18h45 com os novos comunicados e alertas do IPMA