Não foi um jogo brilhante, mas foi um jogo que se traduziu no troféu e promete ser um balão de ar para a nova temporada. Foi em condições atípicas que o Benfica se deslocou ao Algarve, depois de ter tido apenas duas semanas de pré-temporada. Para além disso, parte do onze inicial base da época passada abandonou o clube ou não foi opção, pelo que, a falta de descanso, a juntar aos três reforços titulares, prometia ser mais uma dor de cabeça para Bruno Lage. O que é certo é que as águias fizeram uma exibição competente e mostrou-se mais eficaz na hora da decisão. No final, o troféu rumou ao Museu Cosme Damião pela décima vez e permitiu ao Benfica chegar aos 87 troféus no seu palmarés, isolando-se no primeiro lugar do futebol português, à frente do FC Porto (86).
O ????Benfica é, neste momento, a equipa com mais troféus conquistados em Portugal:
87 ????Benfica
86 ????FC Porto
58 ????Sporting pic.twitter.com/Y6EO6ORLBu— Playmaker (@playmaker_PT) July 31, 2025
Em termos exibicionais, Vangelis Plavidis foi, naturalmente, a principal figura dos encarnados e do desafio, mas Fredrik Aursnes e Richard Ríos não ficaram atrás. Em estreia oficial com a camisola do Benfica, o colombiano mostrou que o ritmo de jogo que traz do Brasil pode ser importante neste início de temporada e terminou o desafio com 13 duelos ganhos em 17 disputados e sete faltas sofridas, o máximo do jogo. Curiosamente, os duelos que perdeu registaram-se no último terço do ataque, mostrando que é uma mais-valia na pressão na primeira fase de construção do adversário.
O Benfica vai agora em busca de, no final da época, juntar o Campeonato Nacional a esta conquista, algo que, em Portugal, não acontece desde 2016/17, com Rui Vitória. A juntar isso, o historial encarnado também joga contra da equipa de Bruno Lage, já que as águias só conseguiram juntar o Campeonato à Supertaça, na mesma temporada, em três ocasiões. A primeira data de 1980/81, com Lajos Baróti, seguindo-se 2014/15, com Jorge Jesus, e a já mencionada conquista de Vitória. Ponto em comum? Nessas três edições, o FC Porto ficou atrás dos encarnados no Campeonato. Para já, o objetivo vira-se para a Liga dos Campeões, em que as águias têm pela frente Nice, na quarta-feira, na primeira de duas eventuais eliminatórias rumo à fase de liga.
????Há 9 anos que o vencedor da ????Supertaça não conquista o campeonato nessa temporada:
2016/17 ????????Rui Vitória pic.twitter.com/Ek1jAXsVKq— Playmaker (@playmaker_PT) July 31, 2025