Mais 30 entidades desportivas assinaram esta quarta-feira, em Lisboa, contratos de financiamento que visam a requalificação de instalações desportivas e projetos de aumento da prática feminina, juntando-se às mais de 60 que assinaram na terça-feira, no Porto.

Na cerimónia que decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), estas 30 entidades associam-se ao total de 228 projetos — 143 no âmbito da promoção do desporto feminino e 85 projetos de requalificação das instalações desportivas.

Governo apoia 228 projetos desportivos com 4,8 milhões: instalações e desporto feminino são as prioridades

O investimento destas duas medidas do Contrato de Desenvolvimento Desportivo fica perto de cinco milhões de euros, estando 2,2 milhões destinados à promoção do desporto feminino e 2,66 milhões para a requalificação das instalações desportivas.

Em discurso no evento, o presidente do Comité, Fernando Gomes, estabeleceu como objetivos prioritários “manter e consolidar este nível de investimento no desporto” e “olhar cada vez mais para a União Europeia, à procura de mais financiamento”.

“Portugal deve unir todos os esforços e recursos. Juntos, temos de preparar mais e melhores projetos, capazes de captar financiamento europeu. Precisamos que se mobilizem todos em torno deste objetivo, para conseguirmos mais recursos para o nosso desporto. O objetivo não é apenas financiar projetos, mas criar condições para que o desporto possa crescer e dar mais condições a atletas e clubes”, disse.

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, voltou a marcar presença, depois de também ter estado na cerimónia do Porto, reforçando a importância e o trabalho do Governo em fornecer mais investimento desportivo.

“Desde o início desta legislatura, foram investidos cerca de 130 milhões de euros, com o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo como um dos principais instrumentos. Nos últimos meses, o plano tem passado da estratégia para a fase de execução, abrangendo diferentes áreas. As duas medidas que nos trazem aqui fazem parte do percurso e incidem sobre áreas essenciais para melhorar a prática desportiva em Portugal”, vincou, garantindo que não se devem ver as assinaturas “como o fim”.

Os 85 projetos aprovados para a requalificação desportiva permitirão aos clubes intervir diretamente nas suas instalações, dando continuidade ao trabalho que já vinha a ser desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Já na segunda medida, o objetivo passará por aumentar a participação feminina na prática desportiva, através da criação ou do reforço de equipas, modalidades, horários, treinadores e projetos destinados a raparigas e mulheres.

O Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo prevê, para esta área, uma linha de sete milhões de euros, destinada a apoiar clubes e associações que aumentem a oferta desportiva dirigida ao público feminino.