Dark Mode 45 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Governo

PCP

Governo questionado sobre fecho de panificadora

A empresa Camipão, com sede no lugar da Cruz Velha, em Vila Praia de Âncora, parou, segundo o PCP, o seu funcionamento "ilegalmente", deixando cerca de 60 trabalhadores no desemprego.
Coronavírus

Pico no fim de maio com "número elevado de casos"

184
Nesta Páscoa, "não vamos poder estar juntos, mas isso é essencial para que possamos voltar a estar juntos", afirmou Marta Temido, adiantando que foram feitos cerca de 40 mil testes de 1 a 26 de maio.
Coronavírus

Timor-Leste. Operação para regresso de professores

Se o fecho de escolas durante um mês se confirmar em Timor-Leste, Governo português vai organizar operação para o regresso temporário de professores e seus familiares diretos ao País.
Coronavírus

Governo diz não ter recebido pedidos dos PALOP

"Embora não tenham ainda sido recebidos pedidos de ajuda por parte dos países parceiros, Portugal está a acompanhar a evolução da situação" e vai criar mecanismos de ajuda, disse Teresa Ribeiro.
Coronavírus

"Excedi-me? Estão a brincar comigo."

1423
Primeiro-ministro avisa que não há nenhum país preparado para enfrentar uma crise com esta dimensão. E volta a atacar posição do ministro das Finanças holandês. "É preciso não ter a menor noção".
Coronavírus

DGS fala em "planalto": pico longo e em maio

305
Graça Freitas confirma que pico do surto será longo e em maio porque estratégia passou por atrasar a corrida aos hospitais e o consequente colapso do sistema. Taxa de mortalidade está nos 1,8%.
Coronavírus

DGS aponta pico para maio, "em planalto"

Graça Freitas afirma que pico não será instantâneo, "andaremos ali algum tempo". Lacerda Sales sublinha urgência no apoio "aos mais vulneráveis", como vítimas de violência doméstica e idosos.
Coronavírus

"Repugnante". Costa ataca ministro holandês

4562
Wopke Hoekstra questionou a necessidade de ajuda europeia a Espanha devido ao novo coronavírus, Costa foi implacável: discurso "é repugnante" e "mina completamente espírito da União Europeia".
Bloco Central

Governo de salvação nacional não salvaria ninguém /premium

A deficiente cultura democrática de que padece o nosso país, em que jornalistas pedem desculpa antes de fazerem perguntas às autoridades, torna a unicidade do Bloco Central uma tentação previsível.
Coronavírus

Créditos suspensos por meio ano e outras 8 medidas

973
Governo reforça apoio a famílias e empresas. Leque de medidas passa por suspensão do crédito bancário por 6 meses, alargamento do layoff e apoio a pais que teriam filhos na creche durante as férias.
Coronavírus

DGS: "Qualquer suspeito vai ter acesso a testes"

191
Diretora-geral da Saúde sublinha que mais doentes com COVID-19 vão ser tratados em casa. Lacerda Sales apela a "utilização criteriosa dos serviços" e diz que chegaram 5 mil dos 80 mil testes previstos
Coronavírus

Apoios à família terminam com férias da Páscoa

166
O plano de apoio aos trabalhadores que estão em casa com filhos menores de 12 anos não abrange as férias da Páscoa. Governo diz não ter, "neste momento", plano de extensão, BE apresentou projeto.
Coronavírus

"Portugal entra em nova fase de mitigação" às 24h

464
Já há "transmissão comunitária" no país, sublinha Graça Freitas. Novo plano de ação entra em vigor às 24h e pode haver "turbulência". "Não há qualquer objetivo de mentir" sobre dados, adianta ainda.
Ambiente

Governo lança apoios de 145 milhões para florestas

133
O Ministério do Ambiente e Ação Climática refere que os anúncios foram lançados "no sentido de potenciar o papel da floresta enquanto elemento determinante e estruturante do território".
Rádio Observador

15h. Governo: "Não estamos a poupar em testes"

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garante que "quando o primeiro-ministro diz que temos um stock de 30 mil testes por dia, de facto temos um stock de 30 mil testes".
Coronavírus

DGS. Testar todos pode dar "falsa segurança"

506
Secretário de Estado da Saúde sublinha que "não há racionamento, há racionalidade" e garante que não faltam testes. Subdiretor da DGS diz que "testes não dão garantia" em assintomáticos.
Coronavírus

Padaria Portuguesa. "Medidas são ineficazes"

601
Numa carta enviada a Pedro Siza Vieira, Nuno Carvalho, sócio-gerente da Padaria Portuguesa, diz que medidas do governo "são ineficazes" e que "a viabilidade do negócio" está em risco.
Coronavírus

Entre o otimista irritante e o profeta do tsunami

489
A pouco mais de 15 dias do pico (previsto pelo Governo) da Covid-19 em Portugal, Costa aparece confiante na robustez do SNS. E também confiante quanto à inevitabilidade de uma hecatombe económica.
Coronavírus

Mendes critica lay-off: "É uma complicação"

336
O comentador e conselheiro de Estado receia que as medidas económicas do Governo sejam "ainda muito insuficientes". Sobre Centeno, diz: Costa não devia aceitar "deserção". Se aceitar, PR devia vetar.
CDS-PP

CDS critica opção por "endividamento" das empresas

927
Adiar impostos e financiar empresas endividando-as é insuficiente, diz o CDS. Partido quer "choque de tesouraria", lembra "profissionais liberais" e recibos verdes e diz que vai apresentar propostas.
Coronavírus

Ainda não há decisão sobre final do ano letivo

587
Depois de este sábado ter sido avançada a notícia de que as notas do 2.º período seriam também as do 3.º, o Ministério da Educação veio garantir: ainda não há decisão tomada sobre o assunto.
Coronavírus

Novos apoios (poucos). Normalidade só em junho

10509
Poucas medidas, como suspender os prazos da caducidade de contratos de renda, e o aviso de que empresas que acedam a linha de crédito não podem despedir. Crise não acaba antes de junho, admite Costa.
Coronavírus

As novas regras da vida em estado de emergência

353
Decreto do Governo define o que fecha e o que fica aberto, dá regras para sair à rua (e até para fazer funerais) e dá novos poderes aos ministros: podem requisitar fábricas e hospitais privados
Coronavírus

Falta de máscaras e novas regras para quem chega

Não há máscaras para toda a população, mas não é o mais importante, insiste aGraça Freitas. Garante que há capacidade para "9 mil testes" diários e diz que quem entra em Portugal ficará em quarentena.
Coronavírus

A mensagem presidencial inédita em seis pontos

327
É a primeira vez que um Presidente declara estado de emergência. A medida de exceção surge na "guerra" contra o novo coronavírus. Na mensagem ao país, Marcelo explicou como chegou até aqui.
Rádio Observador

António Costa: "A democracia não será suspensa"

Primeiro-ministro avança com o apoio do governo ao decreto presidencial que declara o estado de emergência em Portugal. Costa pede que não haja corrida aos supermercados.
Coronavírus

Estado de emergência. Essencial das palavras do PM

Presidente da República vai decretar estado de emergência e Governo já deu parecer positivo. Costa garante que "a democracia não será suspensa" e que serviços essenciais continuarão assegurados.
Rádio Observador

16h. Governo apoia decreto do Estado de Emergência

Depois de o Conselho de Estado se ter mostrado ao lado da decisão do Presidente da República, António Costa diz que também o governo apoia o decreto que define o estado de emergência.
Rádio Observador

15h. Termina o Conselho de Estado

Numa nota publicada no site, a presidência fez apenas saber que o assunto discutido foi o estado de emergência. Primeiro-ministro já convocou o Conselho de Ministros para avaliar decreto presidencial.
Coronavírus

Governo avança para suspensão de prazos judiciais

912
Tribunais e Ministério Público passam a funcionar em regime de férias judiciais e apenas decidem processos urgentes. Lei será retroativa, resta saber a partir de que data: 9 ou 13 de março?
Coronavírus

Guerra /premium

Chega-nos pela televisão uma fábula feita de países isolados, fronteiras trancadas, populações vigiadas.A Europa cercada pela sua própria incomunicabilidade. Não há ficção científica que chegue a isto
Coronavírus

Governo e Ordem diferem sobre médicos infetados

161
Bastonário da Ordem lembra que sindicato avançou com 50 médicos infetados e que DGS não negou. Para já governo só assume 18 médicos infetados num total de 30 profissionais de saúde.
Coronavírus

O que é o estado de emergência e como funciona?

1826
António Costa não está inclinado para esta declaração que considera excecional numa democracia. Marcelo estará alinhado, mas vai colocá-la à discussão. O que acontecerá se chegarmos a este ponto?
Coronavírus

Deixem-se de tretas e governem! /premium

1899
Não podemos tolerar mais líderes que nos entretêm com combates planetários quando nem sequer conseguem garantir que temos testes e máscaras para enfrentar uma pandemia
Coronavírus

O que muda e o que devia mudar no combate ao vírus

433
Todos os hospitais vão receber doentes, infetados ligeiros vão ficar em casa e as consultas não urgentes serão canceladas. As medidas e os apelos de Governo e DGS para tentar evitar rutura do SNS.
Coronavírus

"Como os outros, tememos não estar preparados"

1531
Ministra da Saúde lembrou na AR o que já foi feito e garante reforçar tudo o que for possível. A Linha Saúde 24, por exemplo, já está apta a atender 2 mil chamadas em simultâneo.
Coronavírus

Fábrica Braço de Prata contra medidas do Governo

1223
"Diante do vírus, não apenas Xi Jinping, mas Putin e Trump tornam-se os heróis do momento. Querem convencer-nos que tudo deve ser sacrificado", acusa o espaço Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.
Governo

O inimigo de António Costa é António Costa /premium

265
António Costa parece o acusado de cada acusação que faz. Defende que "não podemos confundir" a realidade nacional com a "coreografia política", quando foi ele o maior coreógrafo dessa dança.
Coronavírus

Conselho de Saúde Pública revê medidas esta sexta

488
Ministra da Saúde convocou nova reunião para esta sexta-feira. Constantino Sakellarides diz que situação está a ser "acompanhada ao minuto" e decisões de quarta serão revistas.
Governo

Governo lança linha de crédito para agricultura

104
Este mecanismo vai disponibilizar taxas de juro “muito mais baixas do que as praticadas atualmente”, com carências “muito mais longas”, tendo um potencial de utilização em todo o complexo agrícola.
Governo

Um quarto dos governantes tem ligações a empresas

1937
Dezanove dos 70 elementos do atual Governo têm ligações a empresas. Mas nem todos declaram a lista de todas as participações. Caso mais mediático é o do secretário de Estado do Cinema e Média.
Coronavírus

Coronavírus e a política de combate socialista

338
A irracionalidade da gestão do Governo relativamente ao coronavírus pode ser exemplificada neste ponto: em vez de se precaverem para o que vai acontecer, tomam providencias para o que acontece.
Marcelo Rebelo de Sousa

As dificuldades da recandidatura de Marcelo /premium

126
A concorrência de Ana Gomes e André Ventura vai expôr os maiores erros do primeiro mandato do Presidente da República. A recandidatura de Marcelo arrisca-se a não ser um passeio no parque.
Governo

Os sindicatos e a estabilidade política do governo

170
Costa atribui a presidência de facto da Comissão Permanente de Concertação Social ao Ministério da Economia e a Siza Vieira e subalterniza o Ministério do Trabalho, o que Vieira da Silva não aceitaria
Governo

Embaraços e omissões do primeiro-ministro /premium

O rol de promessas anunciadas na entrevista de domingo enche seis páginas do «Público» mas pouco tem que ver com as preocupações do país perante a iminência de uma recessão económica
António Costa

Costa acusa Rio de não ter "pensamento nenhum" 

503
O primeiro-ministro António Costa disse que Rui Rio “não tem pensamento nenhum ou, se o tem, esconde-o” e acusou o PSD de usar “uma estratégia de guerrilha” para enfraquecer o Governo.
Governo

Governo lança concurso contra segregação sexual

405
Governo lança um concurso com a dotação de 870 mil euros para projetos que combatam "a segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais", avançou a ministra da Presidência.
Coronavírus

6 pontos para perceber o ataque ao coronavírus

795
Escola e universidades fechadas. Visitas a lares, hospitais e prisões temporariamente suspensas e o "cluster" do Norte. A conferência de imprensa com medidas para conter o coronavírus em 6 pontos.
Rádio Observador

10h. Centeno no BdP: "Há conflito de interesses"

Paulo Ferreira, jornalista e comentador da Rádio Observador, não tem dúvidas de que há conflitos de interesses na ida de Centeno para o Banco de Portugal, mas "não será o maior nem o mais escandaloso"
Rádio Observador

7h. Centeno será governador do Banco de Portugal

O Observador confirmou junto de fonte do governo que a saída de Mário Centeno "já nem é notícia para ninguém". Deverá ser o novo ministro das finanças a indicar Centeno para governador.
Governo

Costa pressionado a repetir Governo à esquerda

779
Com Marcelo a exigir "rumos minimamente estáveis" e Rio apostado em desgastar Governo, Costa está sob pressão para se entender à esquerda. Memorando de outubro mostra como BE condicionou geringonça II
Governo

Costa remodela no início do Verão devido a Centeno

521
Saída do ministro para o Banco de Portugal, em julho, é uma certeza e Governo já alinha casos para contrariar críticas sobre conflito de interesses. Remodelação não deve ir além do Terreiro do Paço.
Parcerias Público Privadas

Maioria negativa funcionou e chumbou lei das PPP

110
A oposição juntou-se para chumbar o novo regime das PPP, que o Governo tinha aprovado em dezembro. O CDS absteve-se e o Chega esteve ausente de todo o debate e votações desta sexta-feira.
Elétricos

Compra de bicicletas elétricas com apoio de 350€

654
A compra de bicicletas elétricas, velocípedes de carga e motociclos 100% elétricos vai ter um apoio estatal de 50% do valor total, até 350 euros. Na aquisição de carros é dada primazia a famílias.
Serviço Nacional de Saúde

Problemas no Saúde24. Ex-presidente culpa cortes

1999
Henrique Martins, em entrevista à Rádio Observador, aponta o dedo aos cortes orçamentais e diz que fez vários avisos ao Governo. SNS24 estava comprometido mesmo sem crise de coronavírus.
Saúde

Governo afasta responsável pela Linha SNS24

3403
"A meio da batalha", há um general substituído: o presidente da entidade responsável pela Linha SNS24 foi afastado pelo Governo em plena crise de coronavírus. Ao Observador, aponta cortes orçamentais.
Salários

Governo aprova aumentos salariais de 0,3%

O Governo considera que, com melhores condições de trabalho e de vida dos trabalhadores portugueses, "está a contribuir para o reforço da coesão social e do combate à pobreza".
António Costa

Costa alerta para risco de fuga de cérebros

O Primeiro-ministro diz que o Governo tem "insistido muito junto dos parceiros sociais na necessidade de um acordo de rendimentos de longo prazo" para "manter as novas gerações motivadas".
Obras Públicas

Terminal do Barreiro já não vai avançar

157
Violação do Regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional e não cumprimento da Diretiva Quadro da Água e da Lei da Água ditaram parecer negativo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Governo

Zonas livres tecnológicas só dependem do Estado

Siza Vieira realçou que o plano para a transição digital, levado à aprovação do Conselho de Ministros, pretende "colocar Portugal como um país reconhecido internacionalmente como inovador".
Saúde

Almada. "Estamos a fazer tudo" para abrir urgência

207
Ministra da Saúde falou na contratação de uma "empresa única" de prestação de serviços para garantir o funcionamento noturno da urgência pediátrica do hospital Garcia de Orta durante o fim de semana.
Governo

Concursos do Revive. Governo vai lançar mais

Ainda este ano, o Governo pretende lançar mais quatro concurso de concessão, que "testemunham o carácter transversal do programa", disse a secretária de Estado do Turismo.
Emprego

Programa para interior vai criar 2.810 empregos

Conjunto de medidas lançadas para valorizar e atrair pessoas para o interior engloba a criação de 2.810 postos de trabalho e a "mobilização de mais de 340 milhões de euros em fundos europeus".
Governo

Governo com vontade política face a impasse no Tua

A ministra da Coesão Territorial afirmou que este é um "projeto interessantíssimo de promoção turística" e que "é um dos assuntos" que o Governo vai discutir "no próximo Conselho de Ministros".
Coronavírus

Como os políticos estão a lidar com o coronavírus

166
MNE mantém contactos permanentes com países com surto onde estão portugueses. Muitas das respostas são dadas via Bruxelas. O que estão, afinal, a fazer os políticos portugueses?
Fenprof

Mário Nogueira tenta invadir Conselho de Ministros

598
"Exigem respeito os professores, exigem respeito os professores", gritavam cerca de 20 elementos da Fenprof que se encontravam concentrados junto à entrada do Cineteatro de Bragança.
Governo

Aprovado apoio para quem se mude para o Interior

O Governo vai dar ajudas de custo, compensações financeiras e mais dias de férias a funcionários que vão trabalhar para o Interior. Está também previsto "apoios para as famílias com filhos jovens".
Bragança

Medidas para a valorização do Interior discutidas

Conselho de Ministros vai discutir e aprovar os diplomas das medidas para a valorização do Interior, como incentivo às empresas para que "criem postos de trabalho e contratem no Interior" e apoios.
Portagens

Portagens. Pode poupar até 20% nas autoestradas 

A poupança de um trabalhador que se desloque, por exemplo, 22 dias por mês de Chaves para Vila Real pela A24 num veículo de classe 1 pode ascender a 550 euros ao fim de um ano.
Governo

Governo quer pagar licenças de trabalho parcial 

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, quer introduzir o pagamento de uma licença aos trabalhadores que, no primeiro ano de vida da criança, estão a trabalhar a tempo parcial.
Autoestradas

Governo anuncia descontos nas portagens

259
A partir do 3.º trimestre as portagens de sete autoestradas vão ter descontos para "utilizadores frequentes". Procedimentos burocráticos e algoritmo da Via Verde estão neste momento a ser trabalhados.
Bragança

“Governo mais próximo” arranca esta quarta-feira

Iniciativa leva governantes a percorrer o país ao longo da legislatura. Objetivo é "entrar em contacto direto com cada região e a população" e exercer uma "governação de proximidade".
Nutrição

Ordem dos nutricionistas pede literacia alimentar

330
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas defendeu a urgência de o Estado aumentar a literacia alimentar da população e adotar um sistema de rotulagem único para escolhas "mais saudáveis".
Coronavírus

Coronavírus. Sindicato dos médicos acusa DGS

3996
Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, diz que o governo "tem estado a lidar de forma ligeira [com o coronavírus], mais preocupado com imagem do que com a situação".
Fact Check

Portugal tem 61 ministros e a Finlândia tem 15?

423
Imagem mostra suposta composição dos Governos de Portugal e da Finlândia, sugerindo que o português tem 61 ministros e o finlandês, quatro vezes menor, tem 15. Nenhum dos números está correto.
Coronavírus

Hospital de S. João já faz testes ao Covid-19

182
O caso suspeito de coronavirus de um doente vindo de Milão já foi analisado internamente nos laboratórios do Hospital de São João. É intenção da DGS dar autonomia a mais hospitais.
Saúde

2,9 milhões para Hospital da Figueira da Foz

O gabinete de Marta Temido informou este domingo que o investimento de 2,9 milhões de euros para a remodelação do bloco operatório central do hospital, no distrito de Coimbra, vai avançar.
Governo

Prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer"

O orçamento apresentado ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro, tendo-se verificado um prejuízo de 100 milhões de euros. A TAP deve abster-se da distribuição de prémios.
Eutanásia

"SNS está preparado para responder", diz ministra

9980
Ministra Marta Temido fala pela primeira vez sobre eutanásia, aprovada quinta-feira, que considera "questão de humanidade". Garante que SNS tem meios, mas que Ministério aguarda enquadramento legal.
Governo

Governo condena duplo ataque na Alemanha

O Ministério dos Negócios Estrangeiros reafirma "a amizade e solidariedade" de Portugal com a Alemanha, manifestando as suas condolências às famílias das vítimas e o desejo de melhoras das vítimas.
Conselho de Ministros

Branqueamento. Aprovada transposição de diretiva

A diretiva quer assegurar a cooperação da União Europeia, para harmonizar "o elenco das atividades criminosas que constituem infrações subjacentes ao crime de branqueamento e das condutas típicas".
Médicos

Médicos já passaram 213 mil receitas sem papel

Só em janeiro deste ano mais de 5.000 médicos utilizaram a aplicação de Prescrição Eletrónica Médica, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
Governo

Estratégia de habitação é "extremamente variável"

Dezasseis mil famílias vão beneficiar das estratégias locais de habitação. "O compromisso do Governo não é com a estimativa, é com as famílias", adiantou a secretária de Estado da Habitação.
Ministério da Saúde

Marta Temido vai ser ouvida sobre PPP em Cascais

A Ministra da Saúde vai ser ouvida sobre lançamento de uma nova Parceria Público Privada para Cascais. Decisão partiu de requerimentos apresentados pelo BE e pelo PCP na Comissão de Saúde.
Sindicatos

Sindicatos da função pública e Governo reúnem-se 

O Governo reabriu as negociações com os sindicatos depois da aprovação do OE2020, propondo um aumento de sete euros para todos os funcionários públicos com salários entre 635,07euros e 683,13 euros.
Ensino Superior

Governo cria via verde no acesso a ensino superior

654
É mais uma tentativa do Governo para legislar sobre o acesso dos alunos dos cursos profissionais ao ensino superior sem terem de fazer exames nacionais.
Governo

Concertação: parceiros e Governo em sintonia

Parceiros sociais e Governo revelaram sintonia quanto à rejeição das propostas de cortes do orçamento plurianual da União Europeia. Os cortes na agricultura são uma das preocupações.
Governo

Governo e sindicatos discutem aumentos salariais

A ministra Alexandra Leitão afirmou que as contrapropostas dos sindicatos à atualização de 7 euros para os dois patamares mais baixos da TRU da função pública serão analisadas com "grande abertura".
FC Porto

Governo: "Os insultos a Marega envergonham todos"

1893
Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que o que aconteceu é "inaceitável e intolerável" e garante que autoridades já estão a trabalhar para "identificar responsáveis e punir exemplarmente".
Urgências

S. João informa via SMS sobre doentes na urgência

17505
O Hospital de São João começou a informar os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência. A medida “em prol da humanização” é inovadora no setor público de saúde.
CGTP

CGTP. Governo "é a sementeira" para populismo

Arménio Carlos diz que, ao dar prioridade ao saldo orçamental, o Governo promove "o ressurgimento da extrema-direita". CGTP reivindica queda da direita e garante que continuará sozinha.
Governo

Combatentes. Partidos vão negociar texto comum

1079
As propostas do Governo, do BE e do PSD baixam sem votação à comissão, onde será negociado um texto sobre um Estatuto do Antigo Combatente "o mais consensual possível".
Economia

PIB supera estimativa do Governo e cresce 2,0% 

A economia cresceu uma décima acima do esperado pelo Governo, anunciou esta sexta-feira o INE. Os números estão, porém, estão em linha com a previsão do Banco de Portugal e Comissão Europeia.
Minas

Municípios podem travar minas, mas não lítio

Câmaras municipais e movimentos cívicos vão ter poder de veto e assentos em comissões de acompanhamento. Em concursos públicos, como o do lítio, poder das câmaras deixa de ser vinculativo.
Eutanásia

E o direito de ter dúvidas, não temos?  /premium

372
Na eutanásia, trata-se de cruzar mais uma linha vermelha relacionada com a “sacralização” da vida humana. Ficará assim provado que não há limites para o exercício do poder político sobre a sociedade
Governo

Branqueamento. Governo "na fase final" da diretiva

Face às revelações do "Luanda Leaks", a Comissão Europeia exigiu aos Estados-membros "regras rigorosas" em matéria de combate ao branqueamento de capitais e crimes fiscais.
Índia

Marcelo na Índia entre Bolsonaro e Trump /premium

Governo indiano enfrenta críticas internacionais que expõem práticas intolerantes e inspirações ultranacionalistas. Presidente português aterrou esta quinta no país apostado num parceiro de negócios.
Governo

Governo acredita em acordo sobre rendimentos

Siza Vieira afirma que é um "acordo muito ambicioso" e que "há condições de continuar a progredir", mas os parceiros sociais criticam e dizem que é um acordo "muito genérico", sem medidas concretas.
Governo

Resíduos. Regulador diz-se insultado pelo Governo

O presidente do regulador do setor dos resíduos acusou o Governo de insultar a entidade ao sugerir não ter competência para julgar a entrega da recolha dos biorresíduos a uma empresa sem concorrência.
Escolas

PS questiona Governo sobre amianto em escola 

O Partido Socialista questionou o Governo sobre a cobertura de amianto na Escola Básica Pêro da Covilhã. O partido anunciou esta quarta-feira que já foi lançada uma petição pública sobre a situação.
Incêndios

Incêndios. Cada região terá programa próprio

Plano vai permitir que cada região tenha o seu próprio plano de ação. Proprietários recebem dinheiro para “cuidar da floresta e investir". Objetivo é reduzir a área ardida para metade até 2030.
Concertação Social

Concertação Social discute acordo de rendimentos

Valorização de salários, que o Governo defende que deve seguir uma “metodologia de fixação anual" por setor, continua a ser discutida. Parceiros sociais defendem que é matéria de negociação coletiva.
Governo

Metro: "Impossível usar fundos noutro projeto"

O ministro do Ambiente e Ação Climática sublinhou, numa audição no parlamento esta terça-feira, que não é possível fazer outro projeto de expansão do Metro de Lisboa com os fundos europeus.
Incêndios

Governo quer forçar arrendamento de terras ardidas

3016
O Governo pretende reduzir a área ardida para metade e reconverter a paisagem rural em florestas. Se os proprietários não quiserem aderir a este plano, o Estado vai arrendar coercivamente as terras.
Timor-Leste

Fretilin quer liderar novo Governo de Timor-Leste

A Fretelin, maior partido de oposição no parlamento timorense, só aceita integrar um novo executivo, como solução à crise política do país, se o liderar, afirma o chefe de bancada.
Cabo Verde

Aldeamento turístico do Tarrafal é aprovado

100
Estado de Cabo Verde aprova o aldeamento turístico do Tarrafal. A autorização estipula um pagamento anual de 11.600 euros, que reverterá para o projetos turísticos e de melhoria da frota marítima.
Timor-Leste

Timor. CNRT negoceia Governo com Guterres Lu-Olo

203
O Congresso Nacional da Reconstrução Timorense diz que só aceita negociar qualquer novo executivo se o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, recuar e der posse aos ministros do partido.
Moçambique

Filipe Nyusi visita zonas alvo de ataques

O Presidente de Moçambique reuniu o Governo em Cabo Delgado para uma visita de trabalho. Nesta zona têm-se registado ataques armados e há um novo megaprojeto de exploração de gás natural.
Função Pública

Governo pode negociar propostas na função pública

O Governo admite estar aberto a negociações. O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Federação dos Sindicatos da Administração Pública dizem que vão apresentar contrapropostas.
Saúde

Governo generaliza Unidades de Saúde Familiares

138
Medida prevê tornar mais acessíveis os cuidados de saúde primários, aumentar a oferta de valências e melhorar as condições das instalações — para os utentes "não irem a correr para os hospitais".
Salários

Frente Comum contra proposta de aumentos

Face ao possível aumento de 7 euros para funcionários públicos com salários até 683 euros, Ana Avoila afirmou que o Governo tem de apresentar "uma proposta credível que recupere o poder de compra".
António Costa

Foram vocês que pediram uma sociedade socialista? /premium

2309
O PS já tinha sob a sua pata a quase totalidade dos “media”, a parte que interessa do “empresariado”, a banca, o universo sindical, a generalidade dos partidos. Agora subjugou o que restava da Justiça
Telecomunicações

Governo aprova estratégia para o 5G

O Governo aprovou esta sexta-feira um documento que define a estratégia e calendário para a quinta geração de comunicações móveis, o 5G.
Governo

Dê corda aos sapatos, dr. Costa, o encanto acabou /premium

635
Costa não poderá usar ameaças de demissão cada vez que o parlamento chocar com o seu governo minoritário porque a demissão de um primeiro-ministro só é uma ameaça enquanto ele permanecer popular.
Orçamento do Estado

IVA da luz levou Costa a convocar reunião urgente

3077
Temeu-se o pior no Governo com a guerra do IVA da luz. O cerco apertou e Costa convocou reunião de coordenação antes de embarcar em Bruxelas. PS negociou em quatro frentes para evitar vitória de Rio.
PS

Será que vivemos tempos de socratismo suave? /premium

2564
Soam sinais de alerta e há que escutá-los. Sinais de arrogância do poder político. Sinais de possível domesticação do Ministério Público. Sinais de manipulação da linguagem. Sinais de socratismo 2.0
Huawei

Governo deverá aprovar limites à Huawei no 5G

Nesta quinta-feira, o Governo português deverá aprovar no Conselho de Ministros um plano para limitar o papel da Huawei nas futuras redes 5G como fez o Reino Unido, avança o Expresso.
Governo

Suspensão do metro "irresponsável", diz ministro

124
Matos Fernandes descreveu como “irresponsável” a suspensão do projeto de construção da linha circular do Metropolitano de Lisboa e alertou para a perda fundos comunitários de 83 milhões de euros.
Instituto Nacional Estatística

Abandono escolar precoce volta a descer

A taxa de abandono precoce de educação e formação em Portugal voltou a descer no ano passado para os 10,6%, atingindo o valor mais baixo de sempre, segundo dados divulgados pelo INE.
Orçamento do Estado

Governo promete "grande baixa de impostos" em 2021

115
Rendimentos de filhos vão continuar a ser contados no acesso ao Complemento Solidário para Idosos, mas só a partir de 20 mil euros. Vistos Gold e Novo Banco aquecem debate. Baixa de IRS para o ano.
Governo

Governo vai suspender e rever licenças de aterros

O Ministério do Ambiente vai suspender e rever licenças para receber resíduos orgânicos, impedir a entrada de resíduos para eliminação em aterro e aumentar o valor da taxa de gestão de resíduos.
Orçamento do Estado

25 intérpretes de língua gestual para os hospitais

Pela segunda vez, deverá ser aprovada a contratação de 25 intérpretes de língua gestual para o SNS. Também estiveram previstos no OE de 2019, mas não houve contratações na maioria dos hospitais.
Bragança

Governo incentiva emprego no interior

O primeiro-ministro, António Costa, apresentou dois novos programas de apoio à criação de emprego e atração de pessoas para o interior do país, com incentivos financeiros a empresas e particulares.
Bragança

Conselho de Ministros descentralizado em Bragança 

António Costa anunciou que Bragança receberá o primeiro Conselho de Ministros descentralizado desta legislatura. O desenvolvimento do território e a valorização do interior são os temas em destaque.
PS

Costa não quer sucessão no PS discutida tão cedo

401
Líder socialista faz contas para lá de 2023 e é para esse tempo que também remete questões governativas de relevo, como a alta velocidade ou a regionalização. E tenta conter danos sobre Luanda Leaks.
Orçamento do Estado

IVA da luz: "Alguém quer voltar para trás?"

2655
Costa diz que propostas de PSD, BE e PCP para reduzir IVA da eletricidade são "financeiramente insustentáveis" e "um erro porfundíssimo" no Orçamento. Primeiro-ministro pede "bom senso" à oposição.
Comissão Europeia

Acordo de Beja quer blindar valores para coesão

Posição conjunta de 15 estados-membros pretende pressionar a negociação do orçamento da UE. Recusam valores para a coesão abaixo do anterior quadro de apoios. Costa quer "acordo definitivo" este mês.
União Europeia

Costa pressiona acordo rápido sobre fundos da UE

220
Na cimeira dos Amigos da Coesão, em Beja, o primeiro-ministro acenou com a instabilidade com o Brexit para avisar que a negociação do orçamento da UE tem de dar sinal de união.
Política

Os pais votam comunista e os filhos no Chega /premium

1682
O “muro” que António Costa se orgulha de ter derrubado abriu as comportas para uma mudança tectónica no sistema político, de que a ascensão do Chega é apenas a mais recente, e inevitável, manifestação
Pediatria

Garcia de Orta. Ministério contrata 5 pediatras

"Concurso que foi aberto para mais 5 vagas ficou deserto", segundo a Comissão de Utentes da Saúde de Almada. Dependendo do ritmo, poderá "haver a hipótese" de reabrir a urgência pediátrica.
PSD

IVA. Rio alinha com esquerda, CDS quer afastá-la

126
Rio diz que a única exigência que coloca às propostas para baixar IVA da luz é a existência de contrapartidas, mas alinha com PCP e BE. Líder centrista quer acordo entre PS, PSD e CDS.
Ministério da Saúde

Agressões a médicos e enfermeiros com prioridade

348
A violência contra profissionais de saúde vai ser considerada um crime de investigação prioritária através da próxima proposta de lei de política criminal. O plano vai estar sob consulta pública.
Jornadas Parlamentares PS

Costa avisa quem quer acabar com legislatura

1159
Líder socialista foi às jornadas do PS dizer aos deputados para terem atenção na especialidade com quem quer acabar com a legislatura antes do tempo. "Não nos obriguem a trair" o programa, dramatizou.
Governo

Denunciante: diretiva será transposta este ano

Ministra da Justiça anunciou que ainda este ano será transposta a diretiva europeia de proteção do denunciante. O assunto ganhou relevo com o caso do hacker Rui Pinto.
Jornadas Parlamentares PS

10 mandamentos socialistas para o pós-geringonça

Nas primeiras jornadas parlamentares da legislatura, o PS define as linhas para se coser nos próximos tempos, a começar no processo orçamental. E teve três peças de António Costa nas primeiras horas.
Coronavírus

Wuhan. O plano para retirar portugueses

Governo português esclareceu que iniciou "de imediato todos os passos" para proceder à retirada por via aérea, recorrendo a um avião civil fretado que retire os portugueses retidos em Wuhan.
Parcerias Público Privadas

Marques Mendes: Governo vai lançar duas novas PPP 

156
Comentador da SIC revelou este domingo que o Governo vai lançar concursos para criar duas novas parcerias público-privadas (PPP), nos Hospitais de Cascais e de Loures.
Governo

Reaberto processo para corrigir mapa de freguesias

381
O Governo reabriu o processo para correção do mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e freguesias, disse o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local.
Ordem dos Médicos

Médicos lamentam falta de respostas a agressões

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considera que a mensagem do Ministério da Saúde perante aumento da violência contra profissionais de Saúde tem sido “complacente e permissiva”.
Função Pública

CGTP exorta revisão de aumentos da função pública

A CGTP exortou o Governo a alterar a proposta de aumento de 0,3% "ainda enquanto decorre a discussão do Orçamento do Estado para 2020", ameaçando reivindicar aumento em 10 de fevereiro.
Coronavírus

Saúde. Ordens devem divulgar quantos saem do país

A ministra da Saúde alegou que apenas conhece os pedidos de profissionais para trabalhar fora do país, exortando as ordens profissionais da saúde a divulgar números de quem vai efetivamente para fora.
Inundações

Mondego. Aprovado plano de ação de 30 milhões

Plano de Ação Integrado de Intervenções aprovado pelo Conselho de Ministros servirá para reparar danos provocados pelas cheias de dezembro de 2019 no Mondego até 2023 e sustenta-se em três eixos.
Fact Check

Ministra da Cultura atirou a bandeira ao chão?

Vídeo com mais de 870 mil visualizações foi editado de uma forma que sugere que ministra da Cultura mandou a bandeira nacional ao chão na inauguração de um museu em Vidago — o que é falso.
Vírus

Coronavírus. Governo português alerta viajantes

O Governo aconselha os portugueses que se desloquem à China a registarem as viagens "na aplicação Registo Viajante” e os residentes a tratar da “sua inscrição consular ou respetiva atualização”.
Infraestruturas

Reações ao novo aeroporto: bom, assim-assim e mau

Desde a congratulação do Governo às críticas da Zero e do PCP, passando pelo desagrado dos municípios de Setúbal, são várias as reações à declaração ambiental para a construção do novo aeroporto.
PS

"Não estou em trânsito para outro espaço político"

Ex-militante socialista explica que se desvinculou do partido há "alguns meses", mas que não está "em ruptura" com António Costa, cuja liderança critica. Ferro Rodrigues lamenta saída do PS.
Ministério da Saúde

Governo garante hospitalização domiciliária

A Ministra da Saúde garantiu que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão disponibilizar serviços de hospitalização domiciliária. A medida vai ser aplicada "no máximo em 2021".
Aeroportos

Montijo. Governo espera respeito por restrições

Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações espera que aumento de movimentos aéreos no aeroporto do Montijo signifique maior respeito pelas restrições noturnas, admitindo haver "sempre exceções".
Imigrantes

Governo apoia imigração para afastar mitos

A ministra da Presidência indicou que tanto a busca de trabalhadores como a necessidade de maior crescimento demográfico são pontos onde a imigração tem ajudado no desenvolvimento do país.
Orçamento do Estado

Governo rejeita a proposta do BE sobre IVA da luz

132
O Bloco de Esquerda reformulou a sua ideia inicial de baixa generalizada do IVA da luz e gás natural, mas nem assim convence o Governo. O PS prepara-se para chumbar a proposta.
Municípios

Execução dos fundos analisada caso a caso

Os projetos das comunidades intermunicipais vão ser analisados caso a caso pela tutela para garantir que "nenhum cêntimo" dos fundos comunitários seja devolvido.
Estudantes

Medicina poderá abrir a estudantes internacionais

221
A hipótese de abrir os cursos de Medicina a estudantes internacionais será uma das sete áreas a trabalhar pelo grupo que trabalha o acesso ao ensino superior público.
Comboios

Costa no clube dos produtores de comboios

593
A antiga oficina da CP de Guifões, preparada para restaurar carruagens de comboios, foi re-inaugurada porque “tem de voltar a ser prioridade” imprimir robustez nos caminhos de ferro em Portugal.
Enfermeiros

Enfermeiros marcam greve nacional para dia 31

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros marcou uma greve para o dia 31, para exigir o reinício das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, "interrompidas unilateralmente".
Vírus

Que vírus é este que está a deixar o mundo alerta? /premium

396
Na China já houve 41 casos e uma morte. A OMS alertou para o vírus depois de ter sido detetado um caso na Tailândia. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde diz que não há motivo para alarme.
Governo

Não precisamos só de um ministro das finanças /premium

120
Desde 2015 que não temos primeiro-ministro, só um ministro das finanças ao serviço de um senhor que precisa de números certos e de entregar prebendas a eleitorados precisos para se ir mantendo à tona
Rendas

Apoio ao alojamento estudantil poderá ser ajustado

O Governo está a pensar acabar com o valor fixo de complemento de alojamento para estudantes do ensino superior, adequando-o consoante os valores médios das rendas praticadas na zona onde estudam.
Saúde

OE. "Não acreditamos num modelo de supermercado"

276
Ministra da Saúde disse que o Governo não acredita "num modelo de supermercado" para vales de consultas e cirurgias. "Este vai ser um ano particularmente exigente para todos os que trabalham no SNS."
Crime

PAN questiona Governo sobre violência juvenil

108
No Campo Grande (Lisboa) e em Bragança morreram recentemente dois jovens. O PAN quer saber quais as "medidas preventivas" do Governo e lembra alertas sobre "insegurança no contexto académico".
Descentralização

Autarcas pedem travão à descentralização

O presidente da câmara do Porto escreveu que os autarcas que estiveram este domingo no Rivoli em conferência "instam" Governo a "suspender de imediato" descentralização prevista. Querem negociar.
Ministério da Saúde

Governo estima acabar 2020 com défice zero no SNS

324
Nota explicativa do Orçamento do Estado (OE) para a saúde que é debatido esta segunda-feira e refere previsão do governo. Para tal o ministério conta com o aumento de receitas e com poupanças.
A página está a demorar muito tempo.