Governo
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

433
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Governo novo é velho"

O comentador diz que Mário Centeno foi "desconsiderado" por António Costa no novo Executivo - que encara como sendo de transição. E que Siza Vieira "não é político, é um amigo do primeiro-ministro".
Cultura

Costa desafia autarcas a apostarem em arte

O primeiro-ministro desafiou os autarcas a criarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses, como a Casa Museu João Vieira, que inaugurou em Vidago.
Novo Governo

O óbito da geringonça e como Costa testa os seus /premium

128
Este é o maior governo da nossa democracia. É também, porventura, o que tem mais juristas como ministros. Nenhuma destas características é muito recomendável. Mas esperemos que tenha visão e ambição!
Governo

Patrícia Gaspar vai fazer parte do próximo Governo

4482
A antiga porta-voz da Proteção Civil, e Comandante Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, vai assumir funções políticas como secretária de Estado. A notícia é avançada pelo JN.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa quer casas mais baratas para professores

161
Câmara de Lisboa aprovou moção que pede ao Governo que disponibilize casas mais baratas aos professores que são colocados na capital. Moção foi aprovada por unanimidade.
Governo

Parlamento só reúne depois de recurso do PSD

Posição surge na sequência do recurso interposto na quinta-feira pelo PSD junto do Tribunal Constitucional, pedindo a revisão da contagem dos votos nos dois círculos da emigração.
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Escolas

Escolas fecham na Póvoa de Santa Iria e em Lisboa

1631
Todos os dias uma escola fecha. É esta a decisão das Escolas de Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira. Nas Escolas Vergílio Ferreira, funcionários estão também em protesto por falta de pessoal.
Maioria de Esquerda

Geringonça - a valsa do adeus /premium

149
Se a direita quiser encurralar o PS, este desloca-se para a esquerda. Se a esquerda quiser encurralar o PS, este desloca-se para o centro. Depois da geringonça, chegou a legislatura da valsa.
Governo

Costa à vista! /premium

260
Basta olhar a imprensa internacional para perceber que o mundo vê aquilo que os portugueses não vêem e que não é universal a eficácia ilusionista com que Costa logra esconder a poeira debaixo do tapete
Tomada de Posse

Novo Governo deverá tomar posse na quarta-feira

Tomada de posse do novo Governo está marcada para quarta-feira ao fim do dia. O anúncio foi feito pelo Presidente da República esta quinta-feira.
PCP

Pode "não haver secretário-geral" no PCP

O líder parlamentar do PCP garantiu esta quinta-feira que “não há tabu nenhum” em relação à liderança do partido e que há “até a possibilidade de não haver secretário-geral”.
Ministério do Mar

Cabrita partilha crítica ao afastamento da mulher

679
Ministro Eduardo Cabrita partilhou na quarta-feira, no Facebook, uma crítica ao afastamento da mulher, Ana Paula Vitorino, do Governo, escrita por uma admiradora.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
IPO

Novo edifício do IPO deve ser realidade em 2023

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram o desejo de que o novo edifício do instituto seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
Conselho de Ministros

LBP aprova continuidade de Eduardo Cabrita no MAI

Presidente da LBP considerou que se trata de “uma boa decisão”, sustentando que Eduardo Cabrita tem “o perfil adequado para encontrar conjuntamente soluções” com a Liga.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
Orçamento do Estado

OE 2020. Santos Silva fala em "prudência e rigor"

Augusto Santos Silva afirma que Governo foi prudente e rigoroso nas contas apresentadas a Bruxelas e destaca satisfação com os desenvolvimentos de última hora nas negociações para o Brexit.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
Governo

Alexandra Leitão e Serrão Santos no novo governo

146
Tiago Brandão Rodrigues permanece na Educação, mas Alexandra Leitão sobe a ministra numa nova pasta. Serrão Santos deverá ser o novo ministro do Mar.
Enfermeiros

Enfermeiros obrigados a devolver aumentos

3717
200 enfermeiros já terão sido chamados a devolver os aumentos resultantes do descongelamento de carreiras iniciado em 2018. 20 mil profissionais podem ser afetados. Total a devolver é de 1.950 euros.
Política

2019 não é necessariamente 2009 /premium

183
Quem quiser mudar a situação e reformar o regime não pode esperar por que aconteça isto ou aquilo. Terá de encontrar maneira de mobilizar força dentro do país. É muito difícil? Não há outro caminho.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Leitura

Plano Nacional vai estudar hábitos de leitura

Plano Nacional de Leitura vai retomar os estudos sobre os hábitos de leitura dos alunos. Dados deverão ser conhecidos dentro de dois anos.
Governo

Furacão Leslie. Apoios do Governo estão por pagar

378
Os prejuízos provocados na região Centro em outubro de 2018 continuam sem apoio governamental, com exceção dos agricultores do Baixo Mondego, assumem autarcas e um responsável do setor agrícola.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

472
O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Governo

Costa reúne-se com parceiros sociais

O secretário-geral do PS reúne-se com os parceiros sociais na sede do partido, em Lisboa, após a ronda que fez com as forças parlamentares de esquerda (BE, PCP, PEV e Livre) e com o PAN.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Pesca

Pesca da sardinha proibida a partir de sábado

Despacho do secretário de Estado das Pescas publicado esta quarta-feira em Diário da República proíbe a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha a partir das 12h00 de sábado.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Clima

Associação Zero quer encerrar centrais a carvão

182
A Associação Zero quer que as alterações climáticas sejam uma das preocupações centrais do governo e dos restantes partidos no parlamento. Medidas incluem encerrar centrais a carvão.
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Legislativas 2019

Governar pelo retrovisor /premium

215
Todas as medidas do BE remetem para o passado: ‘reposição’, ‘nacionalização’, ‘eliminação’. Mas a que ilustra melhor a incapacidade de preparar o futuro é a da eliminação do factor de sustentabilidade
Legislativas 2019

Manual de instruções para entender o que aí vem /premium

117
Um PS reforçado, uma "geringonça" a perder peças, novos partidos e peças sobressalentes. As eleições trouxeram novidades ao Parlamento e ainda não é claro se Costa governa sozinho ou acompanhado.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
CRESAP

Como ocupar um cargo e só depois ganhar o concurso /premium

872
Há dirigentes a exercer durante meses ou anos sem concurso. Outros vencem o concurso, mas depois de já estarem no cargo. Como o regime de substituição beneficia os candidatos escolhidos pelo Governo.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Governo

Graça Fonseca vendeu ações em empresas de família

A ministra da Cultura vendeu ao pai as ações que tinha nas duas empresas de família, a quais celebraram cinco contratos por ajuste direto com o Estado desde que Graça Fonseca está no Governo.
Legislativas 2019

Sondagem. PS longe da maioria, PSD e PAN a crescer

235
Socialistas continuam longe da maioria, de acordo com sondagem da Intercampus. Ainda assim, Costa conseguiria mais 18 deputados, face a 2015. Só PSD e PAN crescem e André Silva já ultrapassa CDS.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Partido Da Terra

MPT: aeroporto do Montijo é ecologicamente errado

153
Para o Partido da Terra, o Governo está refém da ANA. Desta forma, o presidente do partido sugere como alternativas ao Montijo as bases de Beja e a base aérea de Monte Real, em Leiria.
Maioria de Esquerda

O que fez a geringonça foi o pânico /premium

395
Se foi o pânico com o sucesso do governo de Passos Coelho que motivou a aliança social-comunista, o que é que vai estar por trás do próximo arranjo parlamentar?
Incêndios

Incêndios. Arderam 41.017 hectares este ano

Dados oficiais mostram que 50% da área ardida é de povoamentos florestais, 38% a mato e 11% a agricultura. Foram registadas 10.362 ocorrências, mais do que no ano passado.
Habitação e Urbanismo

Lei de Bases da Habitação entra em vigor

Apesar de a lei que determina que “o Estado é o garante do direito à habitação” entrar já em vigor, as medidas de impacto financeiro ainda aguardam pela aprovação do Orçamento do Estado de 2020.
Brasil

Ex-PGR brasileiro revela que planeou matar juiz

"Eu ia dar um tiro nele e depois ia me suicidar", disse Rodrigo Janot sobre o juiz do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Polícia Federal faz buscas à casa e ao escritório do, agora, advogado.
Mário Centeno

Défice? Pode ser menor que 0,2%, diz Centeno 

194
O ministro das Finanças refere que o défice de 2018 foi uma décima melhor do que projetado no Programa de Estabilidade. E que a descida do IRS se deverá fazer com mais escalões.
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Protestos

30 trabalhadores "invadem" Ministério da Saúde

Cerca de 30 trabalhadores invadiram a entrada do Ministério da Saúde num protesto sem aviso prévio, que pretende exigir respostas à ministra Marta Temido sobre questões laborais.
Economia

DGO divulga síntese de execução orçamental

Síntese surge depois de as administrações públicas terem registado um défice de 445 milhões de euros até julho. Valor representa melhoria de 2.239 milhões de euros face ao mesmo período de 2018.
Brasil

Brasil. Senado aprova novo procurador-geral

O Senado brasileiro, assim como a Comissão de Constituição e Justiça da câmara alta, aprovaram esta quarta-feira o nome de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República do país.
Brasil

Ex-diretor do INPE cita "danos irreversíveis"

O ex-diretor do INPE Ricardo Galvão, exonerado pelo Presidente do país em agosto, alertou no Senado para o aumento da desflorestação criminosa na Amazónia, apontando eventuais danos irreversíveis.
Brasil

Brasil. Congresso anula 18 vetos de Bolsonaro

O Congresso brasileiro anulou metade dos 36 vetos ditados pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, à nova Lei do Abuso de Autoridade, impondo uma derrota ao atual Governo.
Indonésia

Indonésia. Polícia dispara gás lacrimogéneo 

Mais de 300 pessoas foram hospitalizadas devido a ferimentos em protestos contra nova lei que reduz a ação da Comissão de Erradicação da Corrupção indonésia.
Tráfico Humano

Rede de tráfico de ovários e bebés desmantelada

As mulheres búlgaras, mas também georgianas e de etnia cigana, eram levadas para clínicas particulares em Tessalonica para fazer o parto ou remover os ovários, que depois eram vendidos.
Donald Trump

Trump pediu à Ucrânia para investigar Biden

122
Transcrição da chamada telefónica entre Donald Trump e Volodymr Zelensky mostra que o presidente dos EUA pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na ONU: "Não vamos repetir mesmos erros"

459
Marcelo apelou para o combate ao "isolacionismo" no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em que fez alusão clara às declarações de Donald Trump, focadas no "patriotismo".
Brasil

Oposição brasileira critica discurso de Bolsonaro

Membros da oposição política brasileira criticaram o discurso proferido pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, na Assembleia-Geral da ONU, classificando-o de "vergonha internacional".
Agricultura

Agricultura. Governo altera apoios à manutenção

O Governo procedeu ao ajustamento dos apoios à manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e sujeitas a condicionantes naturais significativas.
Saúde

SNS. Envelhecimento, absentismo e horas extra /premium

169
Uma população médica envelhecida, 13,1 milhões de horas extra, 3,9 milhões de dias de ausência no trabalho e 105 milhões de euros em tarefeiros. É o retrato da saúde em 2018 feito pelo Governo.
Impostos

Carga fiscal mantém-se como a mais alta de sempre

Carga fiscal de 2018 foi esta revista em baixa em cinco décimas, para 34,9% do PIB. Apesar da revisão em baixa, o valor estimado agora para 2018, continua a ser o mais elevado desde pelo menos 1995.
Saúde

Saúde. ERS registou 40 mil queixas sobre serviços

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Hospital CUF Descobertas e Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto foram os que registaram mais reclamações no 1º semestre.
Greve

Registos e notariado. Trabalhadores em nova greve

122
Os trabalhadores dos registos e notariado iniciam esta segunda-feira uma nova greve que, no caso de dois sindicatos, durará duas semanas, "contra o sistema remuneratório que o Governo pretende impor".
Ministério Administração Interna

Parecer da PGR não tem a ver com investigação

O Ministério da Administração Interna emitiu um comunicado em que esclareceu que "não há qualquer relação" entre o parecer da PGR sobre incompatibilidades e a investigação do Ministério Público.
PAN

Family Gate. PAN pede transparência nos contratos

O porta-voz do PAN, André Silva, diz que são precisos "mecanismos de maior transparência" para regular os contratos celebrados com familiares de políticos ou com empresas por eles participadas.
Bloco de Esquerda

Golas. BE quer saber se negócio foi "lesivo" 

208
Catarina Martins disse que continua a haver "problemas de clareza e transparência" na análise de incompatibilidades de titulares de cargos públicos e que falta saber se negócio das golas foi "lesivo".
Legislativas 2019

BE para Centeno: "Quem quer pontes, não as queima"

A coordenadora do BE respondeu às críticas do ministro Mário Centeno com o aviso de que "quem quer pontes, não as queima", salientando que o partido não está arrependido dos últimos quatro anos.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Governo

Familygate. Parecer da PGR é favorável ao governo

4990
O parecer do PGR sobre contratação pública com empresas de familiares é favorável ao governo, pois entende que não pode ser feita uma interpretação literal da lei. Tal como tinha defendido Costa.
António Costa

Costa propõe conselho com regiões autónomas

Costa comprometeu-se a criar um conselho de concertação com as autonomias e a ouvir os presidentes das regiões antes de elaborar o Orçamento de Estado, caso forme governo nas próximas eleições.
Ministério da Defesa

Cravinho. Temos 26 mil militares, precisamos de 30

322
Em entrevista à TSF, Gomes Cravinho lamenta os baixos salários nas Forças Armadas e a situação contratual dos militares. O ministro revela, ainda, que Portugal vai liderar uma missão militar na UE.
Angola

Angola paga subsídio de Natal em três prestações

213
O Ministério das Finanças de Angola revelou que vai pagar o subsídio de Natal em três prestações, com início em setembro e final em novembro e cita "limitação de recursos financeiros".
Brasil

Polícia faz buscas a líder de Bolsonaro no Senado

Investigação acontece acerca de irregularidades nas obras de travessia do rio São Francisco, no nordeste do país durante a administração da ex-presidente Dilma Rousseff, quando Bezerra foi ministro.
Governo

Costa, o "capitão feliz", pouco anima o comércio

202
Num almoço com o comércio e serviços, primeiro-ministro elogia três ministros, qual técnico de futebol. Mas ao auditório só promete que pode intervir nas rendas e que país está preparado para crise.
Governo

Governo apoia empresas com trabalhadores a prazo

517
Portaria dita que têm direito ao apoio as empresas que convertam contratos de trabalho a prazo em contratos permanentes após a entrada em vigor da medida. Apoio chama-se medida Converte+.
Brexit

Brexit sem acordo pode custar 0,4% do PIB

O economista-chefe do Santander antecipa um impacto de 0,4% no PIB português em 2020, em caso de saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo, tendo em conta o valor das exportações.
Agricultura

Seca. Levantadas restrições sobre terras em pousio

Agricultores podem agora usar parcelas de pousio declaradas no Pedido Único para fins de pastoreio, não sendo prejudicados nos pagamentos de práticas agrícolas benéficas para o clima e ambiente.
Empresas

ANEPE acusa governo de "perseguição absurda" 

A Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE) enviou uma carta ao primeiro-ministro, denunciando perdas "de mais de dois milhões de euros".
Governo

Governo quer mais deputados da emigração

197
José Luís Carneiro espera que o recenseamento automático para os emigrantes resulte num aumento de votação que permita equacionar, no futuro, o aumento do número de deputados das comunidades lusas.
Brasil

MP quer "foro especial" para Flávio Bolsonaro

Ministério Público do Rio de Janeiro defendeu a atribuição de "foro especial" ao senador Flávio Bolsonaro, filho do Presidente, Jair Bolsonaro, julgado por peculato e branqueamento de capitais.
Serviço Nacional de Saúde

Governo "empenhado" em resolver falta de remédios

578
A governante respondeu à denúncia de 70 associações de doentes, que enviaram uma carta ao Infarmed a alertar para a "realidade assustadora" de pessoas que não encontram medicamentos nas farmácias.
Economia

Capitalizar já levou 8 mil milhões às empresas

As linhas do Programa Capitalizar fizeram chegar às empresas oito mil milhões de euros de crédito. Financiamento vai ser um dos maiores desafios do tecido empresarial nos próximos anos.
Portagens

Plataforma pede fim das portagens na A23 e A25

Plataforma pela Reposição das Scut afirma que não abdica da sua luta, independentemente. "Nós somos por natureza muito pacientes, mas também somos, simultaneamente, muito persistentes", dizem.
Partidos e Movimentos

PCTP/MRPP critica PCP e BE por apoio ao PS

O PCTP/MRPP critica o PCP e o Bloco por terem apoiado o Governo de António Costa. Maria Cidália Guerreiro diz que país passou quatro anos a pagar dívida "impagável".
Política

O país onde a política morreu /premium

165
As más finanças, a estagnação económica e o envelhecimento demográfico tiraram oxigénio a tudo o que relacionávamos com direita e esquerda em Portugal. Há apenas governo e oposição.
Emprego

GNR. Governo promove 1.429 profissionais

145
O Ministério da Administração Interna autorizou promoções de 1.429 profissionais da GNR, 86 dos quais na categoria de oficiais, sendo 203 na categoria de sargentos e 1.140 na de guardas.
Exército

Costa diz que substituição da G3 era imperativa

PM destaca que a nova arma, em utilização a partir de 2020, é "mais capaz e mais adequada" e vem contribuir para a "modernização do Exército". Costa fala em "investimento significativo".
Espanha

Ciudadanos propõe pacto com PP e PSOE

Há 5 meses, o eleitorado de Sánchez gritava "com Rivera não!", mas a investidura pode mesmo passar pelo Ciudadanos. Rivera propõe abstenção com o PP e impõe 3 condições. PSOE diz que já são cumpridas.
Exército

Militares. Dívida na saúde ascende a 95 milhões

211
Dívida tem aumentado de forma crónica nos últimos anos. Tutelas das Finanças, Defesa e Instituto de Ação Social das Forças Armadas estão a trabalhar em conjunto para um pagamento a prestações.
Serviço Nacional de Saúde

Temido quer pacientes em casa no país inteiro

1388
Marta Temido quer alargar ao país inteiro a possibilidade de um paciente com doença aguda recupere em casa. Pede melhores compensações para os profissionais da saúde. E diz que SNS é "âncora" do país.
Maioria de Esquerda

O PS de Costa está a fazer retroceder a democracia

1906
Considerando o facto da eventu maioria de dois terços ser duma esquerda toda ela jacobina, daí só poderá sair uma revisão constitucional de orientação anti-liberal contrária à da actual Constituição
Mário Centeno

Centeno e as vantagens da maioria absoluta

644
O ministro das Finanças é o convidado do programa Bloco Central e à TSF falou de um PS com maioria absoluta, cenário que facilita embora não seja necessário para governar, diz.
Incêndios

Fogos. Situação de alerta sexta e sábado

Estado de alerta entra em vigor à meia noite desta quinta-feira e deve-se à previsão de altas temperaturas e ao significativo agravamento do risco de incêndio florestal.
Banco de Portugal

Ana Paula Serra substitui Elisa Ferreira no BdP

A administradora do Banco de Portugal Ana Paula Serra vai assumir o pelouro da supervisão prudencial até agora ocupado pela vice-governadora Elisa Ferreira, que foi nomeada comissária europeia.
ADSE

ADSE pode restringir cirurgias e análises

213
"Análise preliminar" sobre nova tabela do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE "pode exigir um relatório médico justificativo da necessidade clínica" sobre análises e restringir número de cirurgias.
Partidos e Movimentos

IVA. PNR cita "máquina trituradora" de impostos

558
O presidente do PNR propôs redução do IVA máximo e afirmou que coligações "estão fora de questão", comparando-se à Marine le Pen, em França, "[le Pen] de um lado e todo o sistema francês, do outro".
Nações Unidas

ONU. Portugal entre os 30 países mais sustentáveis

305
Um relatório feito por cientistas independentes para a ONU sobre desenvolvimento sustentável para 2019, apresentado em Nova Iorque, coloca Portugal em 26.º lugar de um total de 162 países avaliados.
Angola

Angola. Governo tem programa "sólido" para seca

O MPLA, partido no poder em Angola, garante ter um programa "bastante sólido" para acudir as populações afetadas pela seca no sul do país, rebatendo críticas recentes sobre alegada "insensibilidade".
Empresas

Pirotécnicos processam Governo por prejuízos

186
Associação Portuguesa dos Industriais de Pirotecnia e Explosivos vai processar Governo depois de estimar cerca de um milhão de euros de prejuízo devido à proibição de lançamento de fogo-de-artifício.
Obras Públicas

V.F. Xira: "Dois caminhos" para gestão de hospital

A ministra da Saúde disse que há "dois caminhos" para o Hospital de Vila Franca de Xira em 2021, que passam por uma nova parceria público-privada (PPP) ou pela reversão para a gestão pública.
Angola

Luanda. Ex-governador pede abertura de instrução

Advogado de defesa do antigo governador de Luanda, Higino Carneiro, requereu a abertura da instrução contraditória do processo em que o arguido é indiciado de suposta má gestão durante tempo de cargo.
Brasil

Brasil. Cortes na Defesa obrigam a mudar planos

O ministro da Defesa do Brasil disse, em Lisboa, que os cortes no orçamento do próximo ano implicam uma adequação do planeamento estratégico, incluindo as despesas das forças armadas.
PSD

Rio: com PS, conflito com professores é inevitável

O presidente do PSD diz que o PS "não faz rigorosamente mais nada e os professores não aceitam isso". Rio garante que, se vencer as eleições, vai sentar-se na mesa de negociações com os professores.
CP

Parlamento recomenda redução nas tarifas da CP

Assembleia da República recomenda uma “articulação tarifária e promoção da redução de preços” dos transportes nas ligações entre áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais limítrofes.
Macau

Macau. Líder eleito promete "responsabilidade"

Ho Iat Seng foi esta quarta-feira nomeado. Define como metas diversificar a economia, melhorar a qualidade de vida da população e integrar "ativamente" a construção da Área da Grande Baía.
Bloco de Esquerda

PCP? "Imprescindível a equilíbrio de forças"

“Nós temos gostado muito de trabalhar com o PCP", declarou Catarina Martins. A líder bloquista afirma que o seu partido valoriza a convergência com o PCP, mas também destaca alguns "desacordos".
Eleições Legislativas

Emigrantes. "Esmagadora maioria" vota por correio

Dos 1.466.750 eleitores registados, apenas 2.242 exerceram a opção pelo voto presencial nos consulados portugueses. Em França, há 400 mil eleitores inscritos e apenas 24 votam nos consulados.
Japão

Japão. PM faz nova remodelação governamental 

Esta é a sexta remodelação desde que Shinzo Abe tomou posse, em 2012. Abe vai integrar no seu gabinete 13 pessoas que nunca tinham ocupado qualquer pasta. Apenas dois ministros mantêm cargos.
Comissão Europeia

Portugal ganha por ter os Fundos Comunitários? /premium

203
António Costa acredita que Portugal ganha com Elisa Ferreira numa pasta de que o país é beneficiário. Mas a tese não é consensual. O Observador falou com quem conhece os processos por dentro.
Espanha

PSOE e Podemos sem acordo para novo Governo

Depois de uma reunião de quatro horas o PSOE e o Unidas Podemos não chegaram a um acordo sobre novo governo "à portuguesa". Eleições gerais a 10 de novembro cada vez mais próximas.
Brasil

Filho de Bolsonaro visita-o com pistola à cintura

3475
Deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, fez uma visita ao pai, internado após cirurgia bem sucedida, com uma pistola à cintura. E publicou a foto nas redes sociais.
Crime

Barcelos. Autarca preso quer presidir às reuniões

Presidente da Câmara de Barcelos quer presidir reuniões do executivo presencialmente ou via 'skype'. Costa Gomes continua a governar o município "a partir de casa", continuando com a "agenda cheia".
Deficiência

Leiria. Novo Juízo sem acesso para mobilidade

Ministério da Justiça disse que cidadãos com mobilidade condicionada podem aceder ao tribunal pela “cave/estacionamento do edifício”. Novo orçamento para avançar com o procedimento sai em setembro.
Comissão Europeia

Elisa Ferreira fica com pasta da coesão e reformas

400
Ursula von der Leyen atribuiu a Portugal a gestão dos fundos regionais (como queria o Governo) mas também do instrumento para a convergência e transição energética. Costa "satisfeito" com pelouro.
Angola

Angola. Presidente exonera secretária da Juventude

Fernando Francisco João foi nomeado para o cargo. A substituição acontece dias depois da realização de uma feira de emprego em que a presença massiva de jovens "surpreendeu" a organização.
País

150 médicos já foram para o interior, diz ministro

Os incentivos são necessários porque "às vezes é mais fácil atrair pessoas do estrangeiro para virem viver para Castelo Branco do que [pessoas] de Lisboa", segundo o ministro Adjunto e da Economia.
António Costa

Aeroporto do Montijo. "Não há plano B", diz Costa

"Novas hesitações seriam uma fortíssima ameaça à continuidade da atividade turística do país e ao crescimento deste setor, que é fundamental para gerar emprego", afirmou ainda o primeiro-ministro.
Saúde

Estado paga leite adaptado para crianças alérgicas

1301
Despacho diz que famílias podem obter comparticipação com receita de médico do SNS. Leite é depois adquirido em farmácias. Célia Costa, imunoalergologista, defende o alargamento da medida ao privado.
Censura

Beijo gay. Polémica continua no Rio de Janeiro

Imagem de "As Gémeas Marotas" utilizada em pedido é de exemplar não comercializado na feira, publicado em Portugal. Polémica começou com fotografia de beijo gay em banda desenhada.
China

China. Livro de ex-secretário de Estado censurado

A publicação do livro "O despertar da Eurásia" de Bruno Maçães foi adiada devido à "censura" do regime chinês. "Este tipo de livro sempre foi publicado sem qualquer problema na China", diz o autor.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

422
Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Elétricos

Associação Zero quer reforço de apoios a elétricos

A associação ambientalista Zero defende que o Governo deve reforçar as verbas do Fundo Ambiental alocadas a incentivos à compra de veículos elétricos por particulares e empresas.
Governo

António Costa quer rede 5G no interior do país

655
António Costa, garantiu que vai obrigar, no concurso para a rede 5G, a dar prioridade simultaneamente aos grandes centros urbanos mas também ao interior do país.
País

Estado de alerta prolongado até terça-feira

O Governo prolongou a declaração de situação de alerta, em vigor até ao final do dia de domingo, até às 23:59 de terça-feira, devido ao calor e ao risco de incêndios, segundo um comunicado.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Governo lança guia dos media

Entre as recomendações está a não utilização do termo "crime passional", afim de evitar a romantização, e a adição dos números de apoio nas notas de rodapé de qualquer notícia que seja deste tema.
Ensino básico

Geringonça deixa como legado nova forma de ensinar

250
Ministério da Educação decidiu abrir a possibilidade a todas as escolas que apresentarem projetos inovadores, já a partir de setembro, de poderem gerir os currículos numa percentagem superior a 25%.
Relações Internacionais

Trudeau condena detenções e China critica Canadá

Um ex-diplomata e um empresário, ambos canadianos, foram presos na China, numa aparente retaliação pela detenção no Canadá da diretora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.
Governo

Cuidador informal: regulamento dentro de 4 meses

218
Segundo o diploma publicado em Diário da República, a regulamentação do estatuto do cuidador informal deve ser feita no prazo máximo de 120 dias a contar desta sexta-feira.
Política

Ventura pode deixar Chega se não eleger deputados

"Se não conseguir eleger, reconsiderarei o meu lugar na direção do Chega", afirma, sublinhando é o presidente do partido que tem de assumir os resultados eleitorais.
IVA

Portugal perde 2 mil milhões em IVA não cobrado

Portugal reduziu, em 2017, a diferença entre as receitas de IVA esperadas e o montante cobrado, mas ainda registou um desvio de 10%, num total de quase dois mil milhões de euros não arrecadados.
Itália

Novo governo italiano toma posse

Governo é composto de 10 ministros do partido Movimento 5 Estrelas, 9 do Partido Democrático, um do partido de esquerda Livres e Iguais e um ministro independente.
Governo

Governo não teme "rupturas de abastecimento"

À porta de nova greve dos motoristas, o ministro do Trabalho diz-se "estupefacto" com críticas do sindicato ao serviços mínimos. Vai reformar-se da política e não concorda com Costa num ponto.
Legislativas 2019

"Não me passou pela cabeça" atingir Sócrates

438
Líder do PS mantém tabu da fasquia eleitoral, mas garante que não tentou criticar maioria de Sócrates. Diz que Centeno já lhe disse que quer continuar e mantém porta aberta a acordos com Rio.
Hospitais

Hospitais: 3 meses para plano de humanização 

686
Entre as medidas do plano constam a criação de estruturas orgânicas próprias e autónomas destinadas ao projeto de humanização dos cuidados de saúde. "Saibamos todos inconformarmo-nos", apelou Temido.
Governo

"Coração à esquerda". Costa acalma empresários

174
É difícil aumentar mais salário mínimo, não quer nacionalizar Galp nem EDP, mas não é pela baixa do IRC ou recusa que Centeno limite a estratégia económica do Governo. Costa falou aos empresários.
Hospitais

Secretária de Estado: quedas são algo "mau"

"Para mim sete mil quedas, oito mil quedas é mau, qualquer caso de incidente adverso é mau", disse Raquel Duarte. A secretária de Estado afirma que esta é uma preocupação que existe há muito.
Governo

Revisão do plano contra desertificação "cumprida"

O Tribunal de Contas recomendou esta quarta-feira que o Governo reveja o Programa Nacional de Combate à Desertificação. "Eu direi que essa recomendação está cumprida", anunciou Matos Fernandes.
Política

E é isto /premium

Nenhuma democracia resiste a funcionar só pela metade. Mas cerzir o profundíssimo rasgão no tecido político e partidário da outra metade irá demorar anos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo português solidário com vítimas do Dorian

Augusto Santos Silvas "lamenta profundamente o rasto de destruição" provocado pelo Dorian. Santos Silva diz ainda que está a acompanhar com “especial atenção” a comunidade portuguesa.
País

Militares. Marcelo quer concretização de medidas

470
Marcelo pede ao próximo Governo que concretize medidas na saúde, infraestruturas e recrutamento militar e pede ao parlamento para não adiar mais a aprovação do estatuto do antigo combatente.
Espanha

Pedro Sánchez insiste em solução "à portuguesa" 

A coligação com a extrema-esquerda é vista como a última a oportunidade para desbloquear o atual impasse na formação de um governo e evitar novas eleições legislativas gerais em Espanha.
José Sócrates

António Costa, o da memória má /premium

1536
A questão não é os portugueses terem má memória da maioria absoluta do PS, antes é os portugueses não se lembrarem bem do que aconteceu nesse tempo. Se se lembrassem, não votariam nos mesmos marotos.
CDS-PP

Cristas responde: CDS é dos que "menos gasta"

140
A presidente do CDS-PP respondeu ao alerta do Presidente da República sobre os gastos nas campanhas eleitorais, afirmando que é, "há muitos anos", dos partidos que "menos gasta".
Catarina Martins

Catarina Martins e a social-democracia do Bloco

172
A líder do BE esteve "Sob Escuta" no Observador. Falou dos riscos de uma maioria do PS, do "programa essencialmente social-democrata" do Bloco e afirmou: nacionalizar a banca "não é bicho papão".
Sustentabilidade

Publicada lei que proíbe sacos e louça de plástico

1429
O objetivo é que em 2020 passe a ser proibido disponibilizar os sacos de plástico transparentes comuns nas secções de fruta e legumes, bem como as cuvetes descartáveis.
Saúde

Dívidas constrangem Instituto Português do Sangue

3974
As dívidas das entidades públicas ao Instituto Português do Sangue, que ascendem às dezenas de milhões de euros, levaram a constrangimentos na instituição, como compra de material para dádivas.
Macau

Mais de um milhão de pessoas nos hotéis de Macau

Os hotéis e as pensões de Macau registaram 1.252.000 de hóspedes em julho, um aumento de 3,5% face a igual período do ano passado, enquanto exportações sobem 13,6% e importações caem 3,2%.
Timor-Leste

Timor. Presidente recorda luta pela independência

O Presidente da República timorense recordou principais momentos da luta pela independência de Timor-Leste, afirmando que continua a ser necessário um esforço conjunto para consolidar o Estado.
Partidos e Movimentos

PS escolhe Madeira para "rentrée"

A iniciativa do PS, marcada para sábado, decorrerá junto ao forte, e contará com animação musical e como “ponto alto” intervenções, com os olhos postos nas eleições regionais daquele arquipélago.
Cidadania

Sintra terá plano contra criminalidade

A Câmara Municipal de Sintra e o Governo apresentam um plano de intervenção local para prevenir a delinquência juvenil, reduzir a criminalidade e promover a cidadania e igualdade de género.
Timor-Leste

Timor. Liberdade "foi feita de tenacidade e luta"

O presidente da Assembleia da República disse que liberdade de Timor-Leste foi conquistada "num caminho de pedras" graças à coragem, tenacidade e luta de todos os timorenses, com apoio de Portugal.
Pedro Santana Lopes

Santana: leilão "quase pornográfico" nos impostos

159
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, critica o leilão “quase pornográfico” de propostas de descida de impostos. O Aliança defende como prioridade uma baixa de impostos.
Educação

Ministro da Educação disponível para continuar

474
Tiago Brandão Rodrigues admite continuar no Governo se o PS ganhar as eleições. No SummerCEmp, pediu "cuidado" com o discurso sobre "os malandros do ensino profissional".
Assunção Cristas

Cristas. Da redução de impostos à recusa do Basta

Para a líder do CDS, baixar os impostos é "prioridade número um". Em entrevista ao Observador, assume que o partido passou mal a mensagem nas últimas eleições e afastou uma coligação com o Basta.
Timor-Leste

Timor. Portugal continua a apoiar desenvolvimento

O presidente da Assembleia da República disse em Díli que Portugal vai continuar a apoiar o desenvolvimento de Timor-Leste, especialmente nos setores da educação e formação.
Coreia do Sul

Ex-presidente sul-coreana sob novo julgamento

O Supremo Tribunal da Coreia do Sul ordenou que a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye seja novamente julgada, após ter sido condenada por corrupção num caso que levou à sua destituição em 2017.
Rentrée

BE quer rentrée focada em projetos e não partidos

A rentrée política do BE vai focar-se no projeto que o partido tem para o país, "mais do que debater as relações entre partidos", disse Marisa Matias sobre o Fórum Socialismo.
Brasil

BE quer que Governo acuse Bolsonaro sobre Amazónia

603
Para Catarina Martins, Portugal deve apoiar as sanções diplomáticas e económicas que forem necessárias para travar "o negócio que vive da destruição do pulmão do mundo".
França

Governo francês quer ter menos 25% de deputados

Os projetos de lei querem reduzir 25% do deputados e que 20% sejam eleitos por um sistema proporcional e não maioritário. Projetos ainda vão ser apreciados pelos deputados na Assembleia Nacional.
Rui Rio

Rio admite coligação à direita, liderada pelo PSD

132
O presidente do PSD admite a possibilidade depois das eleições mas deixa a garantia que "à direita nunca haverá uma geringonça". Sobre alternativas ao PM não tem dúvidas: "A única alternativa sou eu".
Barragens

Abate de sobreiros criticado pela Quercus

Construção das barragens do Alto Tâmega é de "imprescindível utilidade pública", viabilizando o abate de 1.145 sobreiros nas áreas que serão inundadas, medida criticada pela Quercus.
A página está a demorar muito tempo.