454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Governo

Ministério da Saúde

Para quem é, bacalhau à Brás basta

Não é novidade que o fundamental é salvar o SNS que, na sua ignorância, uns pândegos haviam criado para salvar pessoas. Estar doente é promover a instabilidade política e viver roça a traição à pátria
Política

Portugal precisa de samurais

Portugal não precisa destas lideranças, Portugal precisa de samurais, políticos que saibam estar ao serviço e que liderem pelo exemplo e sempre com a verdade. Portugal precisa e os portugueses merecem
Governo

Casos como o de Setúbal "exigem" avaliação

Ana Mendes Godinho defende também que a sociedade deve ter "capacidade de ser vigilante para identificar potenciais casos" como o de Jéssica.
Vichyssoise

"Não podemos entreter problemas. É preciso agir"

Em entrevista, Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, diz que é urgente encontrar respostas para os problemas na Saúde e que não é tempo de mais "planos", "comissões" e "burocracia".
Fora do Baralho

E os ovos cozidos, Graça Freitas?

A receita à Brás da DGS para o verão e Marcelo, o ajudante de cozinha. Ucrânia já é candidata à UE: Costa ficou no apeadeiro. E ainda o caso da criança que morreu em Setúbal: "Cobertura monstruosa".
Joe Berardo

Milhões de visitas marcam 15 anos do Museu Berardo

Após mais de 10 milhões de visitantes e 123 exposições realizadas, o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, celebra no sábado 15 anos de existência. Vai ser inaugurada a exposição "Dos Pés à Cabeça".
E o vencedor é...

Marcelo continua a má anedota de Graça Freitas

O PR estragou os planos a quem queria muito adoecer e comer bacalhau à Brás em agosto. E a miséria moral de um caso que levou à morte de mais uma criança. Até quando nos vamos agarrar às desculpas?
A História do Dia

Quem é Marta Temido, a ministra que Costa segura?

Ganhou protagonismo no combate à pandemia mas foi alvo de todas as críticas nas últimas semanas por causa das carências no Serviço Nacional de Saúde. Quem é a ministra da saúde e qual o seu futuro?
Médicos

Valor para horas extraordinárias "não é a questão"

O presidente da Federação Nacional dos Médicos considera que a medida anunciada pela ministra Marta Temido é "superficial" e "não é adequada" para dar uma resposta aos atuais problemas.
Fiscalidade

Governo alarga diferimento de obrigações fiscais

Medida integra o decreto-lei que estabelece medidas de apoio às famílias, trabalhadores independentes e empresas, no âmbito do conflito armado na Ucrânia.
Governo

António Costa tem razão: o problema é o cepticismo

Não percebe o poder socialista quem julgar que é feito de crença no socialismo. António Costa viveu até hoje do cepticismo dos portugueses.
Inflação

Inflação. Governo tem resposta "robusta"

Ministra da Presidência relembrou que em março passado o Governo anunciou um conjunto de medidas que visam "uma resposta à atual conjuntura", avaliado em 1,3 mil milhões de euros.
Setúbal

Governo chocado com morte de criança em Setúbal

A ministra da Presidência recusou comentar o caso concreto da morte da menina de três anos, em Setúbal, mas garantiu que as medidas para proteção de crianças são uma das preocupações do governo.
Governo

Temido. Entre "resiliência" e "ambição desmedida"

Na pandemia "ganhou lutas" no Conselho de Ministros. É atacada por ser "muito ambiciosa" e elogiada por ser "rija". Retrato da ministra debaixo de fogo (que ouvia o hino da Intersindical para acalmar)
União Europeia

Costa avisa UE que é preciso "aumentar a perna"

A atual estrutura da UE não é compatível coma a adesão de países como a Ucrânia e a Moldávia. Costa já o tinha dito e repetiu-o em Bruxelas, alertando com a "desilusão" dos balcãs ocidentais.
Semáforo Político

Caso Setúbal: "Somos todos responsáveis!"

Manuel Coutinho, coordenador do SOS Criança e Secretário-Geral da IAC, apela à denúncia, aponta o dedo à sociedade e não deixa o Governo de parte: "Há falhas no sistema, faltam técnicos". 
Marcelo Rebelo de Sousa

"Cada qual fará o esforço para não estar doente"

Assim como os pais recordam "evidências", os políticos também o podem fazer, diz Marcelo ao comentar declarações de Graça Freitas. PR acredita que "cada qual fará o esforço para não estar doente".
O sofá do parlamento

PCP. "Agora identificamos o velho PS"

O deputado do PCP, João Dias, diz que o "velho PS" está de regresso e que as opções notam-se na área da saúde, onde diz que o Governo está a "preparar um regresso às PPP".
Noticiário

16h. Apoio alimentar será pago em dois momentos

Em julho vai ser pago aos beneficiários da tarifa social e da eletricidade. Em agosto, a quem recebe prestações sociais mínimas. O apoio é de 60 euros.
Guerra na Ucrânia

Governo acusa Rússia de usar a fome como arma

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação diz que as ações da Rússia em utilizar a fome como arma são "inaceitáveis, desumanas, típicas da idade medieval".
Noticiário

15h. Governo. Caso de criança morta "choca todos"

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, diz que é preciso identificar as falhas no sistema. Ainda neste jornal, a EDP vai investir cerca de 1.500 milhões de euros em energia eólica no mar.
Bombeiros

Bombeiros acusam Governo de falta de investimento

A Liga dos Bombeiros Portugueses afirma que "um bombeiro recebe nove vezes menos que um militar da UEPS da GNR" reiterando o pouco investimento para os equipamentos de proteção individuais florestais.
Contra-Corrente

Assim Costa não chega ao fim da legislatura

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais e mostrou-nos um primeiro-ministro cansado, repetitivo, como que enfadado, sem paciência, quase com vontade de sair daqui – de fugir daqui
Serviço Nacional de Saúde

SNS. SIM desvaloriza medida de fixação de médicos 

Sindicato Independente dos Médicos diz que a fixação dos médicos no SNS não vai funcionar. Roque da Cunha diz que medida do Governo "é meramente especifica e pontual".
E o vencedor é...

Graça Freitas deixou a boca fugir para a verdade?

A Diretora-Geral da Saúde mostrou que nem ela própria confia no SNS. Costa foi mesmo historiador: refugiou-se no passado e contou-nos uma bela história. Carris Metropolitana, o espelho das prioridades
António Costa

António Costa chega ao fim da legislatura? 

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais. O primeiro-ministro está cansado, sem paciência e quase com vontade de fugir daqui? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
Noticiário

5h. Saúde. Sindicatos rejeitam proposta do Governo

Executivo propôs pagamento de 50€ para horas suplementares, além das 150 horas que constituem limite legal em serviço de urgência externa. Ainda, nunca houve tantos cidadãos estrangeiros em Portugal.
Noticiário

1h. Morte de criança. Ama, marido e filha detidos

Três detidos são suspeitos de rapto, sequestro e homicídio. Morte da criança pode estar relacionada com dívida de 400 euros. E ainda, reunião entre ministra da Saúde e sindicatos terminou sem acordo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Costa diz, Marcelo repete

Continua a admirar-me que o Presidente da República tenha escolhido para si este papel: o de ser cúmplice institucional de um primeiro-ministro que, após anos de imobilismo, arrasta o país com ele.
Noticiário

00h. Ucrânia insiste na necessidade de armamento

Presidente ucraniano defende que é preciso "paridade" no campo de batalha. Em Portugal, terminou sem acordo novo encontro entre a ministra da Saúde e os Sindicatos que representam os médicos.
Ministério da Saúde

Acordo entre Governo e médicos volta a falhar

Após mais uma reunião entre o ministério da Saúde e as estruturas representativas dos trabalhadores médicos, Marta Temido anunciou, esta quarta-feira à noite, que as negociações voltaram a falhar.
Parlamento

O regresso tenso de Costa ao Parlamento

São três meses de Governo - que na verdade são quase sete anos - e as polémicas mais que muitas. Costa voltou a um debate parlamentar sobre política geral e disparou para evitar ser atingido.
Noticiário

21h. Ucrânia na UE? Costa apoia adesão, com avisos

Primeiro-ministro recusa ceticismos e aponta a mudança na organização da UE, caso Ucrânia se junte aos 27. E ainda, economista Susana Peralta não tem dúvidas: manter Marta Temido no Governo é um erro.
DGS

Graça Freitas: agosto não "é bom mês para adoecer"

Graça Freitas diz que "pior coisa" que pode acontecer é "adoecer em férias", porque pessoas estão "perdidas noutro território". Avisa ainda que bacalhau à Brás leva muita gente às urgências no verão.
Reportagem Observador

Costa defende-se na saúde e segura Temido

8 meses depois do último debate de política geral, António Costa defendeu com "unhas e dentes" a estratégia do Governo e segurou Marta Temido, criticando ainda o BE pelas opções tomadas. 
Noticiário

19h. Médicos. FNAM não afasta greve

À Rádio Observador, Noel Carrilho, presidente da Federação Nacional dos Médicos diz que neste momento ainda não há previsão para um protesto, mas garante que é uma possibilidade em cima da mesa.
Semáforo Político

"Segurar a ministra da Saúde é um erro"

"SNS precisa de uma nova responsabilidade política". O rescaldo ao debate na AR com António Costa e os problemas na saúde. A economista Susana Peralta aponta à "falta de gestão e visão" do Governo.
Emissão Especial

Livre. Subida nas estatísticas da UE "será ilusão"

Rui Tavares prevê que Portugal se aproxime das médias sobre o PIB per capita depois da entrada de novos países na UE. Mas fala em "ilusão estatística" e lembra "realidade nos países mais avançados".
Emissão Especial

IL. "Governo sem energia, está à espera do quê?"

João Cotrim Figueiredo critica falta de "energia reformista" da maioria absoluta socialista. Presidente da Iniciativa Liberal acusa Costa de não aplicar as reformas "que preocupam os portugueses".
Governo

Portalegre. Obras de centro da GNR vão avançar 

O ministro da Administração Interna garantiu que as obras do novo centro de formação da GNR em Portalegre vão avançar, num investimento de 25 milhões de euros previsto "há mais de 20 anos".
Agricultura

Agricultores da Guarda pedem ajuda ao Governo

Agricultores dizem que a situação de seca é "bastante preocupante, quer na área agrícola propriamente dita, quer na área pecuária, porque está a comprometer a alimentação de inverno".
Governo

Santos Silva defende "código eleitoral"

Presidente da Assembleia da República defende reformas necessárias ao sistema eleitoral para que não existam dúvidas nos procedimentos das várias eleições.
Governo

Comissão quer combater a delinquência e violência 

O Governo apresentou no início do mês a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta. Têm agora um ano para apresentar as medidas de combate à realidade atual.
Governo

financiamento político. Frente Cívica pede debate

Antes de aprovar alterações à lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais, a Frente Cívica quer audições públicas, peritos e organizações promovidas pela AR.
E o vencedor é...

Manuel Pinho e um capítulo dos Escritos de Braga

Manuel Pinho diz que foi sondado por Sócrates para ser governador do BdP. Há que dar pontos pela riqueza narrativa. Portugal, o país dos comissários. E que tal outra comissão para a descentralização? 
Noticiário

8h. Afeganistão. Sismo sentido em raio de 500km

Número de vítimas do sismo no Afeganistão continua a subir: 280 mortes, 600 feridos. Em direto, a análise de um sismólogo. Governo cria comissão para analisar aumento de crimes juvenis.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.