Dark Mode 95,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Governo

Governo

CCDR. Eleição indireta prejudica regionalização

Bloco e PCP vão pedir a cessação da vigência do decreto do Governo que estabelece eleição indireta dos presidentes das CCDR, por considerarem que vai adiar, pôr em causa e prejudicar a regionalização.
Governo

AHRESP querem reabertura ou apoios económicos

AHRESP defende a reabertura dos bares e discotecas, ressalvando que, "caso não seja viável, o Governo deve acolher as propostas de apoio apresentadas evitando a destruição deste setor.
Arte

Apoio às Artes ainda não chegou a todos

A Plateia alertou que as verbas ainda não chegaram a todos os apoiados pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, após Graça Fonseca garantir que apoios seriam pagos até ao final da semana passada.
Política

Ensaio sobre a cegueira… ideológica

Os partidos à esquerda do PS transformaram-se em mais um grupo de lobbying, trocando silêncios por favores, ainda que com silêncios absolutamente ensurdecedores.
Pandemia

O “caso” Medina

Sendo um alto quadro do PS e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, as recentes críticas que Fernando Medina formulou à atuação do Ministério da Saúde merecem ser bem digeridas.
TAP

Jovem socialista procura companhia aérea /premium

PNS já avisou que vai usar uma empresa de recrutamento para seleccionar a melhor equipa de gestão possível. Faz tanto sentido como a minha filha contratar o Chef Kiko para preparar o chá das bonecas.
Coronavírus

Costa contra "critério único" do Reino Unido

140
Reino Unido excluiu Portugal da lista de países isentos de quarentena e o impacto no turismo avizinha-se expressivo. Ao lado de Sánchez, Costa exigiu que se sigam orientações da Comissão Europeia.
Conselho Europeu

Flamenco a dois. Costa e Sánchez desafiam o norte /premium

Norte da Europa contra sul. É uma tensão frequente quando em causa está a distribuição de fundos. Desta vez para recuperar a União Europeia. Do lado de cá a cedência tem um limite e está concertada.
Emissão Especial

"Que ninguém diga que não estamos a reportar"

340
Graça Freitas garante que os números divulgados pelo Governo são "fiáveis" e que "muitos países que não reportam com esta regularidade.” Ouça aqui a conferência sobre a situação atual da covid-19.
Governo

320 mil para arbitragem de conflitos de consumo

A verba é atribuída com base no novo modelo de financiamento, que inclui uma parte fixa, atribuída pelo Estado, e uma parte variável, atribuída pelas entidades reguladoras dos serviços essenciais.
PSD

PSD critica atraso nos pagamentos a bombeiros

O PSD questionou o Governo sobre o atraso nos pagamentos aos bombeiros do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), referentes a junho.
Bloco de Esquerda

BE lamenta que não se esteja a preparar OE

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) lamentou que o Governo "ainda não tenha começado a preparar o próximo Orçamento do Estado".
Rui Rio

Um inconcebível líder da oposição /premium

140
A instabilidade não é resposta certa para a crise. Mas o seguidismo do Governo muito menos será uma solução. Há um meio termo que passa por um escrutínio que Rui Rio sempre recusou.
Governo

Não há anjos em São Bento 

221
O PS é uma máquina voraz com uma insaciável vocação de poder. Não surpreende que seja o elevador social preferido de alguns que, em circunstâncias normais, nunca passariam do rés-do-chão.
TAP

Ninguém quer saber da TAP /premium

820
A nacionalização salvou o principal accionista privado da TAP e criou mais problemas à empresa e ao país. Mais uma vez nacionalizaram-se perdas e privatizaram-se ganhos. Ninguém no poder quer saber.
Ministério da Saúde

Ministério paga seguro a funcionários sem ADSE

1491
Como os contratos individuais de trabalho não têm acesso à ADSE, uma entidade do Ministério da Saúde está a pagar a estes funcionários um seguro de saúde privado. Ministério vai "avaliar" situação.
Pandemia

Os esquecidos

121
Ajudar as famílias é a primeira obrigação do Estado, uma obrigação absolutamente urgente e inadiável. É o seu dever moral e institucional primordial.
Liberdades

A ministra monitoriza e o Governo não governa  /premium

2061
O Governo quer monitorizar o discurso de ódio. Que a censura tem muitos nomes já se sabe. Mas este é também o folclore para que não se pergunte: como pode o Governo ter falhado tanto?
Associação Mutualista

Orçamento peca mais uma vez na economia social

Associação Portuguesa de Mutualidades expressou esta sexta-feira desagrado com o Orçamento Suplementar, por entender que o setor da economia social "fica relegado para um plano secundário".
TAP

A caixa negra de um epílogo anunciado

É fácil de perceber que a TAP tem inúmeros problemas que a tornam menos atractiva do ponto de vista económico, mas daí não decorre que só reste o Estado para a controlar.
TAP

Eu, fanático me confesso

1268
Sou fanático na convicção que impostos não devem ser desviados para que o Estado, ou um ministro em particular, possa brincar aos aviões com dinheiro dos contribuintes.
Liberdade de Expressão

O caminho para a Venezuela faz-se caminhando /premium

3454
O governo podia “monitorizar” a corrupção, a incompetência e, para não desprezar a filha do sr. Vieira da Silva, o nepotismo. Em vez disso, optou por fiscalizar o que os cidadãos escrevem no Facebook.
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
Turismo

Turismo. Governo aposta em projetos sinérgicos

A secretária de Estado de Turismo adiantou que a tutela está a trabalhar num pacote de novos apoios para o setor, no sentido de requalificar a oferta e estimular a procura.
Circo

Circos. AR recomenda medidas de sobrevivência

O Parlamento aprovou um projeto de resolução do PCP que recomenda ao Governo "medidas de apoio imediato" para garantir "a sobrevivência dos circos e dos artistas circenses".
PCP

Évora. PCP "teme o pior" no novo hospital

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, afirmou "temer o pior" em relação ao projeto do novo Hospital Central do Alentejo devido aos atrasos do Governo na adjudicação da obra.
PSD

PSD critica Governo por quebra no combate à vespa

PSD criticou a quebra nas ações do plano nacional de combate à vespa. Apenas foram feitas 617 das 1.057 largadas do parasitóide que destrói a vespa previstas para 2020, devido à pandemia, diz Governo.
Governo

Governo conclui processo de seleção de técnicos 

O Governo pretende criar uma reserva de recrutamento para a carreira geral de técnico superior na área jurídica, económico-financeira, de planeamento, controlo e avaliação e relações internacionais.
Política

A ilha dos enganos /premium

Os populistas, tradicionalmente os autores da ficção, tiveram apenas que berrar a realidade. Porque a realidade está entregue a ficcionistas.
Oficina da Liberdade

Politics without romance

312
O socialismo discrimina os seres humanos: uns, desprovidos de poder público, tolos incapazes de conduzirem as suas vidas sem o poder do Estado; outros, os «semi-deuses», pertencem às elites do poder.
Ordem dos Advogados

Advogados consideram ilegal portaria do Governo

374
A Ordem dos Advogados vai impugnar a portaria governamental que atualiza os honorários dos defensores em oito cêntimos, sem retroativos, decisão que considera "indigna".
Orçamento do Estado

Como Rio feriu a geringonça com um Bloco Central /premium

169
Presidente do PSD chamou a si as negociações mais importantes do orçamento suplementar, negociou diretamente com Costa e formou uma espécie de Bloco Central que feriu a geringonça. PCP já saltou fora.
Coronavírus

Empresários de diversão itinerante protestam 

Cerca de três dezenas de empresários de diversão itinerante exigem uma resposta do Governo para a retoma da atividade, relembrando que as regras sanitárias foram aprovadas em 16 de junho.
Serviço Nacional de Saúde

Não queremos gorjetas

593
Basta de gozar connosco, profissionais da saúde, e de fazer política demagógica e barata, literalmente barata, à nossa custa. Sei o que é governar sem dinheiro e sem poder pagar como seria justo.
TAP

CDS quer solução que evite nacionalizar TAP

Francisco Rodrigues dos Santos referia-se às notícias veiculadas esta quinta-feira sobre um alegado acordo entre o Governo e os acionistas privados da companhia aérea para evitar a nacionalização.
TAP

Acordo à vista na TAP. Estado reforça

327
Esta madrugada chegou-se a um acordo que pode evitar nacionalização da TAP. A Azul abdicou do direito de converter em capital social o empréstimo que fez. Neeleman sai, Estado reforça posição.
Coronavírus

Marta Temido: não há "descontrolo" em Lisboa

237
Chamou-lhe "um planalto persistente" que não se desfaz há dois meses. Em entrevista à RTP, a ministra falou do receio de um inverno com Covid-19 e gripe e assumiu falhas: "Não estávamos preparados".
Resposta Pronta

Bónus? "Proposta é ofensa, injustiça e afronta"

725
Bastonária alerta que proposta do PSD "exclui 80% dos profissionais de saúde". "Não tenho dúvidas que isto é combinado entre PS e PSD", diz. Ana Rita Cavaco critica "mentalidade partidária".
TAP

TAP. Vai ser até ao fim para evitar nacionalização /premium

Negociações terminaram, mas o Governo vai esperar até ao limite do Conselho de Ministros que David Neeleman e a Azul aceitem as condições. Mas nacionalização? Ninguém parece querer.
Governo

A nacionalização da TAP

431
Aí virão mais quarenta e tal gestores públicos e já com discurso preparado para justificar o desastre financeiro vindouro sob o olhar complacente e paternal do Governo.
Coronavírus

Ministério assume dificuldade a rastrear infetados /premium

802
"Há muitas alterações de residência, toda a atualização documental", lembra o ministério da Saúde. Amadora-Sintra perto de esgotar capacidade máxima. IPO com 21 doentes infetados.
Cultura

Cultura: Ação Cooperativista cria "paraministério"

Ação Cooperativista junta profissionais informais do setor da Cultura cria linha de apoio fictício, na tentativa de pressionar o Governo a dar resposta à situação "calamitosa" destes profissionais.
Governo

Governo monitoriza discurso de ódio na Internet

16659
O objetivo é perceber aspetos como a forma de propagação deste discurso nas plataformas "online", as mensagens que contém, identificar autores, monitorizar processos de queixas, entre outros aspetos.
Pesca

Defeso do polvo suspenso por causa do Covid-19

O Governo suspende este ano o habitual período de defeso da captura de polvo, em julho e agosto, e permite algumas armadilhas e o uso de piteira e covos durante o resto do ano.
Bloco de Esquerda

BE agenda debate sobre transporte públicos

O BE espera que o Governo apresente soluções sobre os transportes na Grande Lisboa em tempos de pandemia durante a interpelação ao executivo na Assembleia da República.
Governo

Viajantes dos PALOP e EUA têm de estar negativos

Serão consideradas "viagens essenciais" as de "nacionais de países terceiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, por razões de saúde ou humanitárias".
Segurança

2019 inverte tendência com subida da criminalidade

Criminalidade geral e violenta, notas falsas, grupos de extrema direita e fake news são alguns dos pontos referidos pelo Relatório Anual de Segurança Interna relativo ao ano passado.
TAP

Os fanáticos da TAP /premium

675
Será que nos podemos dar ao luxo de salvar ou mesmo de nacionalizar a TAP? Não estaremos a cair numa espécie de ‘fanatismo religioso’, para usar as palavras do ministro Pedro Nuno Santos?
Governo

A feira popular de Pedro Nuno Santos

339
O Ministro das Infraestruturas resolveu de uma assentada dois problemas: a propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e a construção sempre adiada da Feira Popular. E isso é extraordinário
Coronavírus

Marta Temido recusa "crítica fácil" e "má-língua"

581
Em cerimónia sobre o SNS, a ministra da Saúde disse que o foco é quebrar as cadeias de transmissão. Cá fora recusou comentar as críticas de Medina, que culpou as "más chefias" por aumento em Lisboa.
Governo

Cendrev "sem dinheiro" entra em suspensão laboral

Companhia culpa Governo pela falta de financiamento e solução que "nunca mais chega". "Os trabalhadores não são despedidos", mas "a única hipótese é entrarem em suspensão laboral".
Coronavírus

Volte face do PSD acaba com creches mais baratas /premium

O PSD tinha votado a favor de propostas para reduzir a mensalidade das famílias mais afetadas pela pandemia, mas à tarde mudou de opinião. Para quarta-feira ficam os sócios-gerentes e baixas a 100%.
Educação

Escolas. 125 milhões para novas contratações

O montante destina-se à contratação de professores, pessoal não docente e técnicos especializados, incluindo assistentes sociais, psicólogos e mediadores, para facilitar a recuperação dos alunos.
PSD

PSD recomenda realização de testes nos aeroportos

O PSD recomendou ao Governo que exija a apresentação nos aeroportos nacionais de certificados de teste negativo à Covid-19 feitos na origem dos passageiros ou à entrada nos aeroportos.
Coronavírus

Governo prolonga interdição de cruzeiros

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi novamente prolongada pelo Governo, até às 23h59 de 15 de julho.
Comentário

Qual o melhor futuro para a TAP?

O economista Abel Mateus afirma que será inevitável existirem despedimentos e cortes salariais na companhia aérea. "É preciso uma reestruturação profunda para a TAP sobreviver", admite.
Resposta Pronta

Idosas vítimas de violência vão ter residências 

793
O confinamento aumentou os casos de violência doméstica. As casas de abrigo estão prontas em 2022, tal como conta a secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania, Rosa Monteiro, ao Observador.
Governo

Um desejo chamado TAP

A racionalidade económica no emprego de dinheiros públicos tem de prevalecer a quaisquer desvarios de natureza política. Não estamos em condições de termos um novo Novo Banco com asas.
Governo

Uma odisseia de Covid

185
Não é estranho dizer-se que somos um exemplo de combate à Covid e termos quase meia Europa a reabrir as fronteiras, mas a fechar-nos as portas? Estarão com receio de quê? Que espalhemos boas práticas?
Agricultura

Apoios até 3 ME para agricultura biológica

133
Agricultores do continente com produções biológicas têm até 4 de setembro para se candidatarem a apoios, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
Governo

A narrativa voltou. E o caminho para a destruir 

448
Tudo o que acontecer daqui para a frente — da TAP ao Novo Banco, do aumento da dívida ao aumento do desemprego — será responsabilidade da pandemia. Num ápice, apagam-se os erros dos últimos 5 anos.
Turismo

O ópio da governação

383
Vivemos um aparente estado de apatia em que todos celebrámos um milagre português que nunca aconteceu e em que todos puderam ver que o rei vai nu.
Governo

Covid-19, resumo de um desastre voluntário /premium

1700
Pode-se acusar as “autoridades” de falta de competência, não de falta de coerência: desde o princípio que mantiveram um nível invejável de contradições, negações, recuos e genérica desorientação.
Governo

Mudanças na equipa de gestão do PDR

A gestão do PDR 2020 estava entregue a Gabriela Freitas, que contava com Manuela Azevedo e Silva e Hélder Bicho como adjuntos. Mudança causada pela necessidade de "imprimir uma nova dinâmica à gestão"
Governo

Governo estima finalizar PREVPAP em dois meses

Governo já tinha adiantado que "foi aprovada a resolução que determina a fixação de prazos para a conclusão dos procedimentos referentes ao PREVPAP", mas sem especificar quais seriam as datas.
Coronavírus

O PCP, a UEFA e as orelhas da ministra

177
Entre a final da Liga dos Campeões e o Avante há 12 dias de distância, mas se sobre o futebol a ministra diz que está tudo bem, sobre o evento comunista diz que é "precoce" falar nesta altura.
Novo Banco

Governo mandata nova auditoria ao Novo Banco

O Governo mandatou a consultora Deloitte para fazer uma nova auditoria ao Novo Banco, obrigatória após a injeção de capital feita em maio pelo Fundo de Resolução.
Escolas

Ministro rejeita atrasos no calendário letivo /premium

Criar condições de segurança para que o próximo ano letivo seja presencial é o plano A do ministro da Educação, mas admite ter outros. Visitou com Marcelo uma escola no Porto no último dia de aulas.
Violência

Governo aprova objetivos da política criminal 

Proposta "integra programas e planos de segurança e de policiamento específicos, destinados a proteger vítimas especialmente vulneráveis e a controlar as fontes de perigo".
António Costa

António Costa não está no governo, está no poder /premium

3504
Em Portugal, sob a cobertura do BCE, são os correligionários de Sócrates e as viúvas do Adeus Lenine quem mandam. Para isso, nem precisam de governar bem. Ou sequer de governar. Basta-lhes mandar
Resposta Pronta

Bairros. "100 euros valem muito com estas pessoas"

Coordenadora do programa diz que é preciso iniciativas que "contem com energia das pessoas": "Se lhes derem meios, vão duplicar verbas", garante Helena Roseta. Programa dispõe de 10 milhões de euros.
Coronavírus

15 respostas para quem vive na região de Lisboa /premium

111
Voltou tudo atrás ou nem tanto? O dever cívico de recolhimento decretado para 19 freguesias de Lisboa tem muitas exceções e é muito parecido com o que o país já viveu em maio. Veja o que muda.
Resposta Pronta

"Não temos receio de tomar medidas adicionais" 

334
O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares defende que a pandemia está controlada em Lisboa e Vale do Tejo, mas admite uma intervenção adicional caso as medidas anunciadas não travem a pandemia
Coronavírus

De multas a novas regras. O que muda a 1 de Julho

981
Ajuntamentos para no máximo 5 pessoas nas 19 freguesias em estado de calamidade, multas entre 100 e 5 mil euros e um país dividido em três velocidades de desconfinamento. Veja aqui tudo o que muda.
Banco de Portugal

Costa já indicou Centeno para governador

2010
Anúncio e contacto com os partidos está feito, por telefone, e Governo quer que Mário Centeno seja ouvido no Parlamento antes das férias parlamentares. BCE atrasa votação de novo regime de nomeações.
Coronavírus

Veja o documento com o que vai mudar

125
O país passa para o estado de alerta, o mais fraco, a área metropolitana de Lisboa para o estado de contingência, um intermédio, e 19 freguesias da capital mantêm-se em estado de calamidade.
Conflitos Laborais

Criada unidade para mediação das relações laborais

A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho tem uma nova unidade de apoio à conciliação e mediação das relações laborais, denominada divisão de Promoção do Diálogo Social.
PCP

PCP: "Estabilidade não é um valor em si mesmo"

O secretário-geral dos comunistas defende uma "estabilidade que responde aos problemas" e não uma "estabilidade apontando à resignação". "Isso não faremos", disse.
Governo

Lei para prospeção de lítio "brevemente" aprovada

O secretário de Estado da Energia salientou que o lançamento do concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio e minerais associados será efetuado "a seguir à publicação da lei".
Coronavírus

Dever cívico de recolhimento em 19 freguesias /premium

5137
Governo vai voltar a impor dever cívico de recolhimento nas 19 freguesias em estado de calamidade: sair só para trabalhar ou ir às compras. Multas para quem não cumprir novas regras dos ajuntamentos.
Governo

Monarquia no PS: D. Costa e Príncipes Herdeiros

2126
Urgem reformas em Portugal que nos elevem para o topo europeu em vez de nos levarem para o fundo do mundo. Tem de haver uma lei a sério, com efeitos imediatos contra o nepotismo.
Liga dos Campeões

O verdadeiro milagre português /premium

226
O que esta presente gente que nos pastoreia faz é tudo menos comunicar ao país, honestamente, a sua situação. Para ressoar na cabeça dos outros é preciso que algo ressoe na cabeça do próprio.
Coronavírus

O Governo, o Presidente e o “Tubarão”

101
Começa a ficar cada vez mais claro que o principal problema do Governo (e do Presidente) é o de não reconhecer a gravidade da situação. E não a reconhecer por sentir que não o pode fazer.
Governo

Esquerda duvida do "novo começo" pedido por Costa /premium

187
O desafio já foi lançado nas primeiras reuniões da esquerda com o novo ministro das Finanças, mas a negociação para o futuro será liderada por Costa. BE e PCP céticos: "Palavras leva-as o vento".
Coronavírus

Timor. Presidente quer reponder à crise com ânimo

Uma resposta, disse, que conta a partir desta quarta-feira com um governo completo, “de pessoas certas, escolhidas com sentido de patriotismo e de nacionalismo” para contribuir para o desenvolvimento.
Animais

Governo autoriza mais pesca de animais marinhos

Este método de pesca é uma atividade individual que não utiliza utensílios especialmente fabricados para esse fim, mas apenas as mãos ou os pés, alegadamente sem provocar ferimentos graves nas captura
Emissão Especial

Bloco pede "medidas concretas" e ação do Governo

154
O Bloco de Esquerda pede ação ao Governo em áreas que defende serem "essenciais" para o combate à pandemia. Moisés Ferreira reconhece que a subida de casos não se deve apenas ao aumento de testagem. 
Ano Letivo

Governo não tem nada preparado, acusam partidos /premium

Já há data para novo ano letivo, mas não há mais nada, avisam partidos que esta terça-feira vão debater o assunto. BE quer reduzir já número de alunos por turma, mas falta saber se o PS deixa.
Ministério das Finanças

Incumprimento fiscal das empresas de cerca de 7%

Taxa de incumprimento fiscal das empresas foi de cerca de 7% no primeiro mês, revelou o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais. "Apesar de tudo, é um número bastante baixo", disse.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR veta apoio a sócios-gerentes. Mas tem solução

1782
Lei sobre sócios-gerentes tinha sido aprovada pela oposição, sem voto do PS. É "socialmente relevante" mas viola lei-travão. Solução? Incluir no orçamento suplementar. Marcelo veta mas com truque.
Resposta Pronta

AHRESP: "Restrição de horários não resolve nada"

A secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, considera que as medidas de restrição não são a solução de combate ao foco de contágio, que resulta da "intransigência à abertura de bares e discotecas".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Parlamento pede esclarecimentos

Cipriano Cassamá pediu ao Governo esclarecimentos sobre a intervenção das forças de segurança e condenou os atos de agressão, coação e privação da liberdade de cidadãos guineenses.
Incêndios

Governo autoriza câmaras portáteis em drones

De acordo com o despacho publicado, o uso de 14 câmaras portáteis de videovigilância em drones para prevenir e detetar incêndios está autorizado até final de outubro.
Banco de Portugal

PCP "não acompanha" projeto para impor nojo no BdP

Em causa está a imposição de um período de nojo entre Governo e Banco de Portugal. PCP aponta como verdadeiro problema que este organismo seja "uma sucursal" do Banco Central Europeu.
Coronavírus

Portugal com menos testes desde o desconfinamento

4788
A queda do número de testes pode representar 24% em relação ao início da reabertura da economia. Não só estamos a fazer menos testes, como temos mais positivos por cada 100 testes realizados.
Coronavírus

Posso beber café com amigos? O que muda em Lisboa /premium

1381
Resolução define novas regras para a Grande Lisboa, que passa a fechar às 20h. Não cumprir é crime. Proibida venda de álcool em take away. Consumo de bebidas proibido na rua e em esplanadas à noite.
Coronavírus

Errar é humano, mas é bom não exagerar

160
As pessoas de bem, todos nós que temos sofrido com a pandemia que é grave, devem manifestar o seu repúdio para com a eventual realização de jogos com espetadores na fase final da Liga dos Campeões.
Coronavírus

Quando permitimos que nos tirassem a liberdade?

9959
As regras da DGS sobre a "pandemia" da Covid-19 não deveriam ser mais do que recomendações. Se as coisas fossem postas desta maneira, continuaríamos a ser livres.
Coronavírus

PSD recomenda soluções para lares ilegais

PSD sugere a criação de um período excecional para que proprietários possam legalizar estas infraestruturas, alertando para a situação particularmente vulnerável da população idosa durante a pandemia.
Governo

Governo quer afirmar cultura portuguesa na UE

139
 O Governo quer aproveitar o semestre em que assumirá a presidência da União Europeia em 2021 para afirmar a cultura portuguesa na Europa e no mundo.
Governo

Governo com 10 milhões para reforçar setor social

167
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou o lançamento de uma linha de financiamento, no valor de 10 milhões de euros, para a contratação de recursos humanos no setor social.
Coronavírus

Portugal com 2º pior rácio de novos casos  

15785
Número de casos de covid-19 registados na última semana colocam Portugal com o segundo pior rácio por 100 mil habitantes entre os 10 países europeus com mais contágios. Pior, só a Suécia.
António Costa

"É má-fé transformar agradecimento em insulto"

9349
António Costa considerou que "é preciso muito má-fé" para considerar que foi um insulto ter considerado que a vinda da fase final da Liga dos Campeões era um "prémio para os profissionais de saúde".
Governo

Maria Antonieta oferecia brioche /premium

219
Perante a miséria, a urgência de apoio alimentar que já toca nas classes médias, o desemprego galopante, a incapacidade de dominar a evolução da covid, os nossos governantes oferecem circo. Ou futebol
Liga dos Campeões

A república das bananas no seu pior /premium

834
Os nossos líderes políticos olham para os portugueses como uns fanáticos de futebol e, por isso, acreditam que o desporto rei lhes dá popularidade. São todos uns grandes populistas.
Banco de Portugal

Qual general? A “guerra” ficou sem marechal

277
Mário Centeno não era um mero militar, um qualquer operacional ou tampouco um simples general. Mário Centeno era o marechal dos governos costanianos.
Coronavírus

"Países com menos testes não se podem comparar"

398
Primeiro-ministro rejeitou retaliações contra países que querem vedar entrada de portugueses. E deixou recado: "países com um terço ou metade dos testes de Portugal" não se podem comparar connosco.
Coronavírus

PAN pede explicações urgentes ao Governo sobre Lar

Em causa estão as condições de funcionamento do Lar do Comércio, em Matosinhos, onde morreram 23 utentes por Covid-19. PAN quer saber que medidas estão previstas para assegurar o bom funcionamento.
Coronavírus

Ministra diz que prioridade do Governo é "emprego"

A ministra do Trabalho diz que a prioridade número um do Governo é "emprego, emprego, emprego", mas recusou comprometer-se com o fim à caducidade da contração coletiva e às 35 horas para todos.
Novo Banco

Nova auditoria ao Novo Banco já tem autorização

Depois da indicação do auditor por parte do Banco de Portugal, o ex-secretário de Estado das Finanças deixou assinado o despacho para mais uma auditoria especial ao Novo Banco.
Saúde

Governo quer recuperar 230 mil consultas adiadas

203
Governo quer recuperar todas as consultas adiadas devido à Covid-19 e aumentar camas nos cuidados intensivos. Até maio houve menos 16,8% de consultas e menos 28,8% de cirurgias do que em 2019.
Orçamento Retificativo

Como o Suplementar passou sem ninguém gostar dele /premium

Elefante na sala era Mário Centeno, o "desertor", mas também foi a TAP, o Novo Banco e os oito retificativos da direita. Costa e Leão apelaram à responsabilidade. Orçamento lá passou, sem chama
PCP

PCP apresenta primeiras 20 propostas de alteração

No minuto seguinte ao Orçamento Suplementar ter sido aprovado, o PCP apresentou 20 propostas de alteração. Não são linhas vermelhas, mas votação final vai depender do conteúdo global do documento.
Coronavírus

"Quanto maior for o número de visitantes melhor" /premium

20179
Quanto mais visitantes por causa da Champions melhor, mas há que respeitar regras. IPO de Lisboa é seguro, apesar de foco de infeção, diz DGS. Profissionais de lares têm "responsabilidade acrescida".
Parlamento

Orçamento aprovado na generalidade - como aconteceu

100
António Costa encerrou o debate do orçamento suplementar aprovado apenas com os votos favoráveis do PS. PSD, BE, PCP e Verdes abstiveram-se. CDS, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra.
Coronavírus

Sintra volta a ser o concelho com mais novos casos /premium

1099
Os números descem nos cinco concelhos problemáticos da região de Lisboa. Lagos e Alcobaça são os surtos já justificados. Barreiro e Moita vêem o número de novos casos crescer e ainda sem explicação.
Governo

Mário Centeno é a nova Whoopi Goldberg /premium

Também a estátua do Gil, a mascote da Expo 98, foi vandalizada. Mas o problema não eram os opressores homens brancos? Ou de agora em diante também vão tirar desforço das inofensivas criancinhas azuis?
Governo

PSP e GNR recebem retroativos

Os elementos da PSP e a GNR já devia ter recebido uma parte dos 25% correspondente a este ano em abril, mas devido à pandemia a primeira parte do pagamento dos retroativos ainda não tinha acontecido.
Defesa

Portugal "pensa" comprar mais dois helicópteros

115
O Governo está "a pensar exercer" esta opção de compra de mais dois helicópteros para integrar no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios.
Governo

Governo. País mais bem preparado para evitar fogos

Na apresentação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Eduardo Cabrita afirmou que há mais meios, mais profissionalizados e que os vários componentes do sistema estão mais bem ligados.
Governo

Há Costa e Costa

310
Os biliões que serão em breve despejados num país que por tradição gere danosamente os dinheiros públicos são mais um presente envenenado. Basta ver como já se fala em regionalização e em mais Estado.
Conversas de Fim de Tarde

Noiserv: "A cultura em Portugal é um problema"

Ainda a 'recuperar' de um "período menos criativo", Noiserv lançou o single "Por Arrasto". Para o músico "parar não é a melhor solução", mesmo que os apoios à cultura sejam "sempre baixos". 
Turismo

Mais uma hashtag do Governo, desta vez no turismo

328
Menos turistas pode nem ser assim tão mau. Redescobre-se o país. Costa experimentou e aconselha, tentando reanimar o turismo interno. Depois partiu para uma entrevista à CNN para vender... para fora.
Finanças

João Leão. Nervos e o mantra das contas certas /premium

Muitos nervos e um papelinho a servir de cábula. João Leão tomou posse como novo ministro das Finanças e voltou à ideia das "contas certas" para "repor rendimentos". E lançou Centeno para o BdP.
Governo

Marcelo dá posse à nova equipa das Finanças

Estas mudanças, que constituem a primeira remodelação do XXII Governo Constitucional, serão oficializadas esta segunda-feira numa "cerimónia restrita" no Palácio de Belém, em Lisboa.
Governo

O que sabe Centeno sobre Costa que não saibamos? /premium

278
É digno de registo que Centeno ponha em causa a autoridade de Costa de forma pública e notória e ainda seja premiado com o lugar de governador do Banco de Portugal. O que saberá o ex-ministro?
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. Governo intimidou deputados /premium

142
Marques Mendes diz que o Governo enviou um parecer para os deputados não poderem diminuir ou aumentar despesas ao orçamento suplementar. "É intimidação", acusa. Saída de Centeno é "irresponsável".
Ministro da Educação

O ministério do futuro /premium

A transição para uma escola digital não é, por inerência, sinónimo de uma escola mais acessível, mais aberta e mais democrática. Muito longe disso.
Governo

Sai Mário Centeno entra Leão e Costa e Silva /premium

João Leão é a melhor escolha para substituir Mário Centeno pois, responsável já por cinco orçamentos, dará continuidade à política orçamental. Mas não será Centeno, será Leão.
Coronavírus

Portugal terá cartões eletrónicos para viajantes /premium

226
A ferramenta vai permitir rastrear viajantes de todas as proveniências. Graça Freitas confirma "pequeno surto" em Espinho, enquanto 83% dos profissionais de saúde infetados já recuperam.
Governo

Nova equipa das Finanças com 2 peritos em TAP

153
António Mendonça Mendes fica nos impostos e sobe a adjunto. Dos três novos nomes, dois conhecem bem a TAP, João Nuno Santos e Miguel Cruz. Cláudia Joaquim foi secretaria de Estado de Vieira da Silva.
CP

Governo vai transferir 850 milhões para a CP

Contrato prevê 850 milhões de euros até 2029. Este ano está prevista uma compensação pelo transporte de passageiros de 88 milhões de euros, mas ainda não há luz verde do Tribunal de Contas.
Governo

Centeno e a fatia de Leão

512
Não creio que seja o melhor Ministro das Finanças de sempre, nem há números ou factos que o comprovem. E não acredito que tenha condições para exercer as funções de Governador do Banco de Portugal.
Mário Centeno

"Qualquer economista gostaria de ir para o BdP" /premium

Mário Centeno repetiu, numa entrevista à RTP, que sai no "fim de um ciclo" no Eurogrupo e piscou o olho ao cargo de governador do Banco de Portugal: "qualquer economista gostaria de ir".
Saúde

Demora burocrática faz IPO de Lisboa perder médico /premium

1456
Diretor de serviço do IPO de Lisboa bateu com a porta após 11 meses à espera de autorização para trabalhar depois dos 70 anos. Era considerado "imprescindível". Governo e IPO não explicam a demora.
Segurança Social

Uma Nova Geração de Políticas Sociais

117
Parece-me adequada a discussão do Rendimento Básico Incondicional como um instrumento potencialmente promotor da liberdade individual, da capacitação e autonomização dos indivíduos e da coesão social.
Governo

Elisa Ferreira: "Centeno foi muito competente"

129
A comissária europeia indicada por Portugal considerou que Mário Centeno foi um "ministro muito competente em momentos difíceis" e que "serviu bem a Europa enquanto presidente do Eurogrupo".
Conselho Económico E Social

Governo e parceiros sociais reúnem-se na 3.ª-feira

O Conselho Económico e Social convocou os parceiros sociais para uma reunião com o Governo na terça-feira, dia 16, para preparar o próximo Conselho Europeu.
Conselho de Ministros

Suplementar aprovado, mas ofuscado por Centeno

Primeiros diplomas do Plano de Estabilização aprovados, data de entrega dos Orçamentos antecipada para 10 de outubro."Novidades" do Conselho de Ministros que acabaram ofuscadas pela saída de Centeno.
Coronavírus

Shoppings a ajuntamentos: o que muda no dia 15 /premium

Em comunicado de Conselho de Ministros, o Governo dá conta dos próximos passos no processo de desconfinamento em curso. Ginásios podem mesmo abrir antes das 10h. Grandes novidades são em Lisboa.
Atualidade

Sai Centeno, entra Leão, Costa afirma continuidade

Primeiro-ministro agradece "dedicação" de Mário Centeno e garante "continuidade" com João Leão. A passagem de testemunho fez-se no final do Conselho de Ministros, com abraços prometidos para depois.
Banco de Portugal

Costa vai ouvir partidos sobre Governador este mês

276
Com o governador do Banco de Portugal a terminar o mandato a 7 de julho, o primeiro-ministro vai chamar os partidos no final de junho sobre o assunto. Mário Centeno é o sucessor provável.
Comentário

Clima entre Centeno e Governo "estava estragado"

Saída de Mário Centeno "não é inocente". Ouça aqui o comentário de José Manuel Fernandes, Publisher do Observador, à remodelação do Governo.
Finanças

Reações. Leão é "jogador de equipa", diz Medina

Uma das primeiras reações a João Leão veio de Santos Pereira, antigo ministro da Economia do Governo PSD-CDS, que o considera uma "excelente escolha". Medina diz que "nunca procura holofotes".
Coronavírus

Conselho de Reitores quer compensação do Governo

O CRUP sublinha a importância de garantir que o contrato do Governo assinado com o ensino superior vai ser cumprido e que as universidades serão compensadas pela perda de receitas durante a pandemia.
Governo

Centeno sai e entra João Leão para as Finanças

1855
Está feita a troca que era esperada, logo no dia em que está aprovado o Orçamento Suplementar. João Leão é o novo ministro das Finanças e entra dia 15. Mourinho Félix e Álvaro Novo também saem.
Noticiário

6h. Governo aprova hoje Orçamento Suplementar

Hoje é o último dia para alguns trabalhadores independentes pedirem o apoio extraordinário de maio. Guterres considera que o coronavírus pôs o mundo "de joelhos". Ainda os números nos EUA e Brasil.
Governo

Governo nega corte de verbas no ensino superior

O deputado do PSD Duarte Marques acusou esta segunda-feira o Governo de "cometer uma violação grave" do OE2020 por não estar a cumprir as transferências para as universidades e politécnicos.
Empréstimo

Governo admite perdão de empréstimos para rendas

A situação destas famílias deve ser acautelada, indica o Programa de Estabilização Económica e Social, apontando que "nestes casos o empréstimo possa ser convertido em subsídio não reembolsável".
Coronavírus

TAP. Governo aguarda resposta dos privados

Sem revelar valores, Pedro Nuno Santos, adiantou que o Estado está pronto para fazer uma intervenção na TAP "numa questão de dias" porque "é uma empresa estratégica para o desenvolvimento nacional".
Resposta Pronta

"É uma violação grave das regras democráticas"

Governo ainda não fez a transferência para aumento da dotação orçamental para o ensino superior. Ao Observador, deputado do PSD Duarte Marques fala num desrespeito pelas regras da assembleia.
Função Pública

Volta contratação de 1 funcionário por cada saída

Com o Programa de Estabilização Económica e Social, a contratação na Administração Pública passa a obedecer à regra "1 para 1", eliminando a lógica de uma entrada pela saída de dois funcionários.
Orçamento do Estado

PSD: universidades não receberam verbas

O partido defende que o Governo "está a cometer uma violação grave do Orçamento de Estado" e está "a usar como valor base um valor que não é o que foi aprovado".
Orçamento Retificativo

Como vai ser e quanto custará plano de emergência /premium

António Costa apresentou-o na semana passada, mas as contas do Programa de Estabilização da Economia só apareceram no fim de semana. O Observador olhou em detalhe para as principais áreas de ação.
Emissão Especial

Manif. Ministra pede valorização dos profissionais

"O direto à manifestação existe, mas cabe aos organizadores garantir cumprimento de regras de segurança", avisa ministra da Saúde. Ouça aqui na íntegra a conferência de imprensa da DGS. 
Coronavírus

Cinco mortes com Covid, o número menor desde março

177
Morreram cinco pessoas com Covid-19 nas 24h até à meia-noite deste domingo. Número de infetados aumentou 1%, com três em cada quatro novas confirmações na área de Lisboa e Vale do Tejo.
Coronavírus

38 milhões para trabalhadores informais

O Programa de Estabilização Económica e Financeira reserva 38 milhões de euros a trabalhadores sem proteção social, incluindo trabalhadores informais e independentes. Prevê-se o apoio de 438,81 euros.
Coronavírus

O Orçamento Suplementar em 10 pontos

A alteração ao Orçamento do Estado que fará frente à crise da Covid-19 será aprovada na terça-feira. O documento vai endereçar os problemas económicos e sociais que a Covid-19 trouxe à tona.
Governo

PIB cai 6,9% este ano e sobe 4,3% em 2021

172
O Governo prevê ainda uma taxa de desemprego de 9,6% e uma queda das exportações de 15,6% para este ano. Os dois indicadores deverão ter subidas significativas em 2021.
Política

Um país às avessas e na linha /premium

1301
Não, não é um vírus. É um processo de discriminação em curso. Não, não é anti-racismo. É manipulação. Não, não é austeridade. É pobreza selectiva. Não, não é uma bazuka. É o tacho do costume.
Economia

O sebastianismo económico

Portugal não precisa de um D. Sebastião político/económico, mas de instituições fortes e independentes, abertas aos contributos das várias áreas da sociedade, sem arbitrariedades político-partidárias.
A página está a demorar muito tempo.