Governo

Saúde

Inovação em Saúde: oito tendências e um caminho

Em Portugal já existem terapêuticas alvo de contratos baseados no valor. Mas a difícil e demorada contratação pública e a dependência do Ministério das Finanças têm limitado a autonomia para inovar.
Autarquias

Governo. Autarquias deviam arcar com mais despesa

"A despesa pública local representa 12,6% da despesa pública nacional. A média europeia é de 33,4%", referiu Carlos Miguel. Autarquias e Estado não devem ser separados, defende secretário de Estado.
Museus

O Palácio de Mafra vai engolir o Museu da Música? /premium

339
Estão pianos nos corredores há 25 anos. Os estudos continuam por fazer. Parte da equipa quer sair. Existem problemas na mudança? A ministra da Cultura responde numa palavra: "Não".
Ministério da Saúde

Temido quer resolver listas de espera em 2019

401
"É a nossa maior prioridade", afirmou Marta Temido. A ministra garante que com o esforço de todos os serviços e "foco no resultado" será possível resolver o problema até final de do ano.
Governo

Motoristas. Acordo "dignifica setor", diz ministro

"É um acordo que dignifica o trabalho e melhora as condições do setor", afirmou Pedro Nuno Santos. O ministro das Infraestruturas diz ainda que as Eleições Europeias seriam afetadas pela paralisação.
Segurança Social

Governo combate recebimentos indevidos 

O Governo quer agilizar a recuperação de pagamentos indevidos e reduzir o risco dos mesmos. A decisão surge depois de a Segurança Social ter pago milhões a beneficiários já falecidos.
Ferro Rodrigues

Ferro não intervém para já no caso Berardo

730
Ferro Rodrigues diz que só intervém na decisão de tirar comenda a Berardo se o presidente da comissão de inquérito à CGD se pronunciar antes. Condecorações de Berardo são discutidas esta sexta-feira.
Irão

Meninas a dançar enfurecem governo do Irão

114
Vários vídeos de alunos a dançar, no Irão, foram partilhados nas redes sociais. O ministro da Educação acha-os "indecentes". Não é a primeira vez que dançar publicamente gera polémica no país.
Macroeconomia

INE divulga evolução do PIB no primeiro trimestre

O INE vai divulgar os primeiros números sobre a evolução do PIB nos primeiros três meses deste ano, com os economistas a preverem uma aceleração de 0,5% em comparação com o último trimestre de 2018.
Ministério da Saúde

Tempos de espera. Ministério ataca problema

O organismo quer resolver as situações de pacientes que estão com um tempo de espera médio superior a um ano. As novas medidas adoptadas pelos hospitais incidem sobre sete especialidades.
Municípios

Municípios não querem setor da água privatizado 

A Associação Nacional de Municípios Portugueses considera que o setor da água não pode ser privatizado. O organismo considera ainda que a Águas de Portugal pratica preços demasiado elevados.
Saúde

Marta Temido. As 7 polémicas em 7 meses de Governo /premium

112
Marta Temido tomou posse como ministra da Saúde há exatamente sete meses, após a remodelação governamental em que saiu Adalberto Campos Fernandes. Em pouco tempo agitou o setor e colecionou polémicas.
Turismo

Turismo. Ana Mendes Godinho rejeita ideia de bolha

Ana Mendes Godinho destacou a importância do turismo, mas sublinhou que Portugal deve apostar mais na sustentabilidade ambiental e na valorização dos trabalhadores do setor.
Bombeiros

Comparticipações aos bombeiros alargadas

O MAI indica que para os bombeiros que integram o DECIR estão previstas compensações de 50 euros por dia e para os comandantes a compensação é de 65 euros diariamente.
Saúde

Marta Temido: "Irritada? Ouço a Internacional"

4.696
Independente, está "numa linha mais à esquerda" do governo — diz que não se ofende com o rótulo "esquerdista" e que o hino da CGTP a acalma, em entrevista ao JN. Mas na lei de bases, visa BE e PCP.
Emigração

Governo quer que emigrantes voltem a Portugal

864
"Estamos de braços abertos para aqueles que queiram regressar. E precisamos muito que regressem", afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em Newark.
Web Summit

Web Summit na FIL? Já se estudam alternativas

339
A autarquia de Medina estava disposta a pagar as obras de ampliação da FIL, mas com contrapartidas. Há impasse nas negociações e já se estudam novas alternativas à FIL na Foz do Trancão e Carnide.
CDS-PP

Cristas acusa: PS e Costa estão com medo

873
"O CDS está bem vivo, está forte e unido para o combate", avisou a líder do partido, pedindo ainda aos portugueses que digam "basta" a uma "governação falhada" nas eleições europeias.
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu. Portugal é 8.º na influência 

Os eurodeputados portugueses obtiveram uma média de participação nos votos nominais de 91,46%. Portugal tem 21 assentos na assembleia europeia, sendo o nono país mais numeroso no Parlamento Europeu.
Incêndios

Perigo de incêndios leva a proibição de queimadas

O risco de incêndio será elevado no fim-de-semana devido às temperaturas que podem chegar aos 30º. Sete distritos estarão sob aviso amarelo.
Governo

Governo cauteloso com acordo com camionistas 

José Vieira da Silva afirmou que o governo está habituado a só contar com uma solução dos problemas quando eles estão resolvidos.
Frente Comum

Ana Avoila diz que luta ainda não acabou 

458
Ana Avoila diz que a luta ainda não acabou e que o chumbo da recuperação total do tempo dos professores "não é o fim de coisíssima nenhuma". A manifestação da Frente Comum marcha rumo a São Bento.
Professores

Costa não se demite. Ganhou a "responsabilidade"

826
É o fim da crise política pré-anunciada. Depois de o Parlamento ter chumbado a proposta da reposição do tempo dos professores, Costa confirma que não se demite. E quem ganhou foi a "responsabilidade".
Eleições

Parlamento testa máquina de voto eletrónico

O distrito de Évora terá 50 urnas eletrónicas instaladas em 25 freguesias. As urnas garantem "o total bloqueio ao acesso exterior" pois operam offline. A grande vantagem é a mobilidade.
Bombeiros

Bombeiros vêem condições melhoradas mas protestam

O Governo decretou esta quinta-feira que bombeiros municipais passam a ter as mesmas categorias e remunerações que bombeiros sapadores. Mantêm o protesto pois protestam pretensões do Governo.
Rui Rio

Travão financeiro é "o penúltimo teatro" de Costa

638
"Pedir ao PS que vote a favor de uma cláusula que vise pôr um travão financeiro é a mesma coisa que pedir ao peru para votar a favor do Natal", disse. Sobre Costa, Rio falou em "golpe de teatro".
António Costa

Europeias. Costa quer decisões rápidas nos cargos

114
O primeiro-ministro disse que depois das eleições europeias, a Europa não pode "arrastar-se em longas decisões sobre o novo quadro institucional". Costa quer ver o Parlamento instalado já em junho.
Governo

Serviço de bombeiros e proteção civil modernizado 

343
O Governo sublinha que a medida vai permitir implementar um sistema de proteção civil mais eficaz. Foram ainda aprovadas as regras de atribuição e de cálculo das pensões de reforma dos bombeiros.
Greve

Governo quer acordo entre motoristas e patrões

A ministra da Presidência e Modernização Administrativa diz que "o Governo tem estado a acompanhar muito proximamente esse conflito" e que tem contactado regularmente com a ANTRAM e com o sindicato.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros tentam impugnar sindicância à Ordem

A Ordem vai apresentar uma ação de impugnação do ato que a sindicância ordenou e também vai recorrer da decisão do tribunal que rejeita o pedido cautelar interposto contra a ministra da Saúde.
Greve

Governo mantém "esforços" para evitar greve

O Ministério diz que o "Governo está em contacto" com os envolvidos na negociação, destacando que o executivo "continuará os esforços para que as partes se entendam e a greve seja desconvocada".
Governo

Duarte Cordeiro admite continuidade da geringonça

As divergências entre PS e os partidos BE e PCP não são motivo de preocupação para o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares que continua a ver nas esquerdas numa solução governativa conjunta.
Enfermeiros

Marta Temido suspende providência da OE

2.609
A resolução permite a continuação da sindicância e a suspensão da providência cautelar. Elementos da Ordem impediram esta quarta-feira os inspetores de continuarem a sindicância.
Estradas

Governo anuncia requalificação do IP3 

1.090
As obras visam um troço de 75 quilómetros e serão financiadas pelo Orçamento de Estado. Com as obras, o IP3, considerada a via mais perigosa de Portugal, poderá agora passar a autoestrada.
Professores

Professores. Não é justo pagar hoje nem no futuro

2.148
Disseram-nos que não se podia pagar aos professores porque não havia dinheiro. É verdade mas não é o mais importante. Este nunca foi um problema de dinheiro, foi sempre um problema de escolhas.
Ministério Administração Interna

IGAI só é reforçado com aprovação de lei 

Eduardo Cabrita valorizou o trabalho de Margarida Blasco, que abandona o cargo de inspetora-geral da Administração Interna ao fim de sete anos. O ministro não quis adiantar quem será o novo inspetor.
Ministério Administração Interna

MAI diz que plano para refugiados não teve custos 

O Tribunal de Contas refere erros financeiros no programa de quase 42 mil euros. Eduardo Cabrita assegura que Portugal não perdeu dinheiro e relembra que somos o "país modelo de refugiados".
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação terá "muitos milhares"

213
Ana Avoila considera a postura do Governo no caso "inqualificável". Os manifestantes deslocam-se rumo à residência do primeiro-ministro e exigem uma reunião para discutir os aumentos salariais.
Médicos

Ministra: reivindicações dos médicos são difíceis

Nova tabela salarial e redução de horas nos serviços de urgência "são aspetos reclamados pelos sindicatos, mas dos quais teremos muita dificuldade em nos aproximar", disse Marta Temido.
Professores

Professores. Catarina Martins critica direita  

Em entrevista nesta quarta-feira à Radio Renascença, Catarina Martins assegurou que o partido não vai mudar as suas votações sobre esta questão, mesmo com a ameaça de queda do governo.
Governo

Peculato. Ex-secretários de Estado sabem sentença

Acusados de peculato por uso em benefício próprio dos cartões de crédito atribuídos pelo governo para fins públicos, José Magalhães e Conde Rodrigues conhecem hoje decisão judicial.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "operação de chantagem"

177
Jerónimo de Sousa acusou o executivo de reclamar para si conquistas e progressos que o PS inicialmente rejeitou. O líder do PCP apontou ainda o dedo ao Governo por emprestar dinheiro ao Novo Banco.
Governo

Bruxelas confiante na economia portuguesa

Bruxelas prevê que o crescimento da economia portuguesa abrande em 2019 e 2020, estimando que avance 1,7% nesses anos, menos do que o previsto pelo Governo, cuja estimativa é de 1,9% em 2020.
Moçambique

Moçambique vai vacinar mais de 83 mil crianças

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, vai abranger 83.553 crianças e será feita em centros de saúde, escolas, mercados e igrejas.
Professores

"Com propostas da direita nem daqui a 50 anos"

375
O secretário-geral do PCP criticou as propostas de PSD e CDS por considerar que com a sua aprovação "nem daqui a 50 anos" o tempo de serviço dos professores seria devolvido na íntegra.
Combustível

Camionistas. Quem é o negociador do Governo? /premium

275
Guilherme Dray foi chefe de gabinete de Mário Lino e Sócrates — e foi investigado na Operação Marquês por ser intermediário entre Sócrates e Lula. É o homem do Governo na negociação com os camionistas
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
Professores

Costa aguarda votação e mantém ameaça 

834
Primeiro-ministro diz que "PSD e CDS têm dito tudo e o seu contrário" depois da ameaça de demissão por causa da reposição do tempo todo congelado aos professores. Costa poupa esquerda.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal aceita providência da Ordem

O Tribunal admite "liminarmente a providência cautelar requerida contra o Ministério da Saúde". Segundo o advogado da Ordem dos Enfermeiros, a sindicância de Marta Temido tem várias ilegalidades.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Governo

Para que servem políticos irresponsáveis? /premium

154
António Costa pode sonhar com a maioria absoluta no rescaldo da crise política que encenou mas falta-lhe um fator decisivo: um projeto reformista. A política é muito mais do que táticas e habilidades.
Ministro da Educação

Cabo Verde: Portugal faz acordo sobre bibliotecas

Tiago Brandão Rodrigues está na cidade da Praia para fazer avançar uma declaração de intenções entre os governos de Portugal e de Cabo Verde relativa à implementação da Rede de Bibliotecas Escolares.
Crise Política

A crise acabou. Cinco respostas sobre o que aí vem /premium

106
Uma crise que podia durar semanas e acabar em eleições antecipadas foi estancada pela oposição. Mas, até lá, ainda tem de enfrentar o sabor da derrota na AR. O que segue após o fim da crise.
PS

Costa para PSD e CDS: "Agora, votem contra"

1.482
Num discurso em que voltou a proteger a "geringonça" e onde ensaiou uma caça ao voto dos professores, António Costa respondeu aos recuos de PSD e de CDS. "Quem mentia não éramos nós", disse.
Crise Política

Como Rio disse a Costa que hoje perdeu amigo /premium

941
Rio, como tem sido habitual quando o atacam, reagiu com ferocidade. Lembrou Sócrates, Pedrógão e enalteceu a manha de Costa recuperando Seguro. Acabou a coexistência pacífica ao centro.
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
Bloco de Esquerda

Professores: BE desafia PS a manter acordo

216
Catarina Martins diz que ameaça de crise política surgiu porque "europeias estavam a correr mal" ao PS. E faz um apelo a Costa: "Mantenhamos o acordo, não temos de votar com a direita"
Professores

Afinal quem é que anda a “brincar com o fogo”? /premium

1.439
Costa acusou a oposição de “brincar com o fogo” no caso dos professores, eu vejo é pirómanos por todo o lado. Quanto mais não seja porque a política não se faz queimando pontes ou caminhando sem rumo
Governo

Catarina Martins: "Política não pode ser um jogo"

1.192
Líder do Bloco de Esquerda garante que as medidas previstas no diploma sobre os professores custam "zero euros no Orçamento do Estado 2019" e que por isso "não tem sentido" a reação do governo.
Governo

Costa quer ser Passos, Rio Costa. E Marcelo? /premium

248
Não acreditem em alguém que vos diga quem vai sair vencedor desta crise, ou que antecipe o seu impacto nas eleições legislativas, quando se realizarem, em julho ou em outubro.
Ministério Administração Interna

Inspetora-geral da MAI deixa cargo para a semana

Margarida Blasco abandonará o cargo que ocupa desde fevereiro de 2012 porque foi nomeada juíza conselheira do do Supremo Tribunal de Justiça
Governo

Rui Rio na foto com Mário Nogueira? Nem pensar! /premium

325
Quem vai ter mesmo de mudar de sentido de voto é PSD e CDS a menos que queiram ver transferidos votos massivamente da sua base social de apoio para a Aliança, Iniciativas Liberais e quejandos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)