Governo
Leiria

Parlamento aprova projetos de reflorestação

A petição "O Pinhal é Nosso" exige que "todo o valor obtido com a venda" da madeira ardida do Pinhal de Leira seja alocado para o apoio aos lesados e para a recuperação daquela mata.
António Costa

Costa: "país cresceu acima da média europeia"

Numa conferência em Estocolmo, António Costa, quer em cadeia, quer em comparação com períodos homólogos, o país cresceu acima da média europeia.
IRS

Governo quer criar dois novos escalões de IRS

Segundo o Jornal Económico, o Governo pretende aplicar um desdobramento aos atuais escalões 5 e 6 de forma a beneficiar a classe média — e pode fazê-lo já a partir de 2020.
Sondagens

Maioria acredita que Governo fica os quatro anos

Sondagem da Aximage fez 639 entrevistas e acredita que António Costa vai concluir a legislatura, mesmo com um Governo que consideram de estrutura "exagerada". Ainda assim, Costa é o melhor avaliado.
País

Governo recomenda evitar deslocações à Bolivia

O Governo português pediu à população que evite viajar para a Bolívia face ao período difícil e violento por que passa aquele país. Doze portugueses estão de visita ao país e já foram contactados.
Oceanos

"Linhas diretas" é exigência de Portugal

Portugal quer "linhas diretas" e maior partilha científica nos oceanos através de "um compromisso de partilha de dados". Foi o que disse em Paris o novo ministro do Mar.
Salário Mínimo Nacional

Governo aprova salário mínimo de 635 euros

O Conselho de Ministros aprovou o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de 1 janeiro de 2020. A medida poderá abranger 720 mil trabalhadores.
Debate Quinzenal

A prestação dos partidos para ler em minuto e meio

140
Nova legislatura, novos quinzenais. E agora com três partidos novos, a quem foi concedido um minuto e meio para intervir. Aqui mostramos-lhe os dez protagonistas analisados nesse período de tempo.
Orçamento do Estado

OE. Catarina Martins diz que "está tudo em aberto"

Catarina Martins diz que "está tudo em aberto" nas negociações com o Governo e que agora as conversas serão "setor a setor".
Assembleia Da República

Bebé sem rosto. Bastonário e ministra na AR

Comissão parlamentar de Saúde aprovou por unanimidade requerimento do PAN que pedia para ouvir a ministra da Saúde, o bastonário da Ordem dos Médicos e a presidente da Entidade Reguladora da Saúde.
Economia

Economistas antecipam expansão de 2% do PIB

"Atualmente, depois do crescimento de 2,1% no primeiro trimestre e de 1,9% no segundo trimestre, a meta de crescimento do Governo é perfeitamente exequível", afirmou um dos economistas.
Salário Mínimo Nacional

Governo apresenta 635 euros para salário mínimo 

608
O Governo já apresentou a proposta de aumento do salário mínimo em 2020 fixando-o em 635 euros. Executivo comprometido com uma "estratégia mais transversal de valorização dos salários e rendimentos".
Governo

"Políticas de rendimento" no próximo quinzenal

É a escolha de António Costa para o próximo debate quinzenal, uma das suas prioridades para a legislatura. Na mesa deve estar, entre outros assuntos, o salário mínimo.
Jerónimo De Sousa

PCP: "Não vamos para negociar" o OE2020

"O objetivo é fazer uma abordagem sobre a realidade nacional, os problemas que afetam a sociedade portuguesa", explicou o Jerónimo de Sousa.
PAN

PAN quer debater despenalização da eutanásia

O partido assinala que "o pedido de morte medicamente assistida apenas é admissível nos casos de doença ou lesão incurável, causadora de sofrimento físico ou psicológico intenso".
Orçamento do Estado

Partidos e Governo discutem investimento público

O investimento nas áreas da saúde e da educação e o combate às alterações climáticas são alguns dos temas que estarão em cima da mesa nas reuniões entre o Governo e os partidos à sua esquerda.
Ambiente

Governo e AICEP querem desenvolvimento de baterias

312
No programa Prós e Contras sobre o caso do lítio, João Galamba revelou que o Governo e a AICEP estão em "negociações com uma empresa para desenvolver uma tecnologia de baterias".
Educação

Ministro nega falta estrutural de funcionários

718
Tiago Brandão Rodrigues nega que a falta de funcionários não docentes nas escolas seja um problema estrutural e aponta as faltas temporárias por baixa de doença ou paternidade como o motivo.
Madeira

Madeira. Programa de Governo começa a ser debatido

O programa do XIII Governo Regional da Madeira, entregue pelo presidente do executivo madeirense e pelo líder do CDS/Madeira, começa a ser discutido esta segunda-feira e define sete prioridades.
Fenprof

Mais de 10 mil alunos sem todos os professores

Um mês e meio depois do início das aulas, há mais de 10 mil alunos sem todos os professores. O líder da Fenprof critica também que o Governo chame "malandros" aos funcionários públicos.
PS

Salários no pré-crise, mas sem "pés de barro"

O líder socialista reuniu-se com os militantes do partido em Lisboa para fixar prioridades para a legislatura. À cabeça, "política salarial". Costa chama à liça não só patrões mas também sindicatos.
Orçamento do Estado

OE2020. Costa recebe PAN, BE e PEV na terça-feira

O PAN será o primeiro partido a ir ao encontro do Governo, terça-feira, pelas 14h, seguindo-se as reuniões com "Os Verdes", pelas 16h, e com o BE, às 18h.
Ensino Superior

O programa do (novo) MCTES

Em relação aos problemas de emprego dos diplomados, não parece haver ideias seguras quanto a uma estratégia para atenuar a emigração e os seus efeitos sobre a qualificação dos portugueses residentes.
Saúde

Bebé sem rosto. PAN quer ouvir ministra da Saúde

116
O grupo parlamentar do PAN quer chamar Marta Temido para audição, na Assembleia da República, sobre o caso do bebé que nasceu com malformações graves.
Fernando Medina

Medina desmente vir a ocupar pasta das Finanças 

230
Fernando Medina desmente rumor avançado por Marques Mendes. Vê-se "como presidente da Câmara" e não como ministro das Finanças e considera a discussão "um pouco bizarra".
Administração Pública

Administração Pública reúne-se com sindicatos

A reunião tem como objetivo a apresentação da nova equipa ministerial, mas a estrutura sindical vai aproveitar para questionar Alexandra Leitão sobre OE2020, disse o dirigente da Fesap.
Maria Luís Albuquerque

A esquerda "nunca assume responsabilidade de nada"

597
Ex-ministra das Finanças critica a esquerda portuguesa, a "que conhece melhor" por não assumir responsabilidades da crise de 2011. Em apresentação de livro, Maria Luís Albuquerque evitou falar do PSD.
Web Summit

A arruada de Costa entre selfies e startups

O primeiro-ministro aproveitou a tarde desta quarta-feira para falar com empreendedores, tirar selfies e ouvir pitch de empresas como a Microsoft. Ainda teve tempo para ouvir dois investimentos.
Salário Mínimo Nacional

CIP pede ao Governo para ser "realista"

“Vamos ouvir o Governo sobre o que é que tem para dizer sobre esta meta que traçou com muita ambição e espero que coloque igual ambição no crescimento económico”, disse António Saraiva.
Salário Mínimo Nacional

Proposta de salário mínimo na próxima semana

O Governo "não adiantou nenhum valor" de atualização do salário mínimo nacional para 2020 na reunião da Concertação Social, revelou o presidente da CCP, que afirma que "foi uma reunião preliminar".
Salário Mínimo Nacional

Cinco perguntas e respostas sobre o salário mínimo

O aumento do salário mínimo para 2020 vai ser discutido na Concertação Social esta quarta-feira. A meta do executivo é de 750 euros em 2023. Conheça os números e propostas para perceber o tema.
Enfermeiros

Governo novo (?) ou remodelado, ministros velhos

Desejo que a Srª. Ministra da Saúde possa (re)entrar, agora, com o “pé direito” no seu Ministério, e que o período de campanha eleitoral e eleições lhe tenham dado um pouco de humildade.
Economia

Teodora Cardoso alerta para otimismo do Governo

240
A economista considerou que "o cenário macroeconómico encerra algum ou até muito otimismo", lembrando que várias das instituições fazem previsões apontam para uma desaceleração do crescimento.
PS

Costa apresenta programa do Governo aos militantes

António Costa fará a apresentação do programa do Governo na sexta-feira, em Lisboa, Mário Centeno na Moita e Augusto Santos Silva em Santo Tirso.
Salário Mínimo Nacional

Ministra acredita num acordo para o salário mínimo

Ana Mendes Godinho, a nova ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem como objetivo os 750 euros até 2023, numa discussão ano a ano sobre o salário mínimo.
Ministério Administração Interna

Onde está o "Federal Records Act" português?

Quais são os efeitos de não haver um regime rigoroso de segurança das comunicações dos responsáveis e eleitos políticos locais e nacionais nas suas comunicações electrónicas?
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
Governo

António Costa junta-se aos "Amigos da Coesão"

226
Estados-membros pertencentes a este grupo vão debater, no Castelo de Praga, o Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia para o período 2021-2027, insistindo na centralidade da política de coesão.
Extrema Esquerda

As tribos das esquerdas /premium

136
Os próximos anos serão também marcados pelos confrontos entre as várias tribos das esquerdas radicais, e entre estas e o governo socialista. Por mim, vou observar com atenção e divertimento.
Parlamento

6 pistas que o debate deixou para a legislatura

Estreias, regressos e habituées. Foram onze horas de debate, o primeiro da legislatura, que deixaram pistas para o que se segue. O Governo já está em funções. Resta saber que condições terá.
Governo

As promessas que Costa levou ao Parlamento

161
No primeiro dia do debate sobre o programa de Governo, António Costa foi o primeiro a falar e levou uma longa lista de promessas para os quatro anos. Veja o que prometeu o primeiro-ministro.
Metro do Porto

Costa promete barcos e comboios. Quando chegam?

1000
Primeiro-ministro diz que o Investimento nos transportes vai começar a ser visível nesta legislatura. Os concursos já foram lançados, mas algum material circulante pode só chegar com próximo Governo.
Braga

Trabalhadores do Hospital de Braga em protesto

Os assistentes operacionais do Hospital de Braga exigem ser incluídos no acordo que prevê as carreiras e que foi aplicado a todos os hospitais do SNS, para acabar com "desigualdades e discriminação".
Iraque

Iraquianos saem às ruas pelo sexto dia consecutivo

Os milhares de manifestantes que saíram pelo sexto dia consecutivo concentraram-se na praça central Tahrir e nos arredores. As forças de segurança usaram gás lacrimogéneo. 30 pessoas ficaram feridas.
Programa de Governo

Santos Silva: coligação negativa seria "traição" - como aconteceu

532
Santos Silva terminou a sua intervenção no debate do programa do Governo avisando o PCP e o Bloco de Esquerda que uma eventual coligação às forças da direita seria "traição ao eleitorado".
ADSE

ADSE. "Problemas por resolver porque Governo quer"

Ana Avoila sublinhou que o alerta do Tribunal de Contas “é preocupante”, mas "não é novo” para a Frente Comum, defendendo que a situação pode ser ultrapassada com outra política de gestão.
País

Centeno responde às acusações de Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa levantou dúvidas quanto à independência de António Mendonça Mendes, mas o Governo já respondeu que este opera "na direta dependência do ministro das Finanças".
Programa de Governo

Agricultura: o bode expiatório de António Costa

585
A Agricultura conseguiu aumentar as exportações ao dobro do ritmo do resto da economia e tirou jovens do desemprego em tempo de crise, mas foi totalmente desconsiderada pelos governos de António Costa
Guiné-Bissau

Aristides Gomes mantém-se como primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau diz que vai manter o cargo apesar de ter sido exonerado pelo Presidente do país. Aristides Gomes afirma que "só sai se for pela via da força".
Angola

MPLA quer Cabo Verde como “professor” de Angola

"Estamos a trabalhar nesse sentido, para que em 2020 ocorram as eleições autárquicas”, disse o líder parlamentar Américo Cuononoca. "Cabo Verde (...) pode ser o nosso professor", acrescentou.
Programa de Governo

IL desafia PSD e CDS a apresentarem moção

"A IL não pode colocar o programa a votação, mas PSD e CDS podem", afirmou o deputado João Cotrim Figueiredo, desafiando o PSD e o CDS a apresentarem uma moção de rejeição ao Governo.
Moçambique

Moçambique. Aprovado plano para época chuvosa

O plano no valor de cerca de 30 milhões de euros "identifica as zonas de risco, as principais ameaças e os possíveis impactos na época chuvosa e ciclónica 2019-2020", segundo o Conselho de Ministros.
Programa de Governo

José Cesário: programa subalterniza emigração

"No domínio das comunidades portuguesas no estrangeiro, há um conjunto de intenções e de omissões muito preocupantes", diz José Cesário, acrescentando que há uma "clara subalternização" nesta área.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo acusa PR de desordem

O Presidente da República da Guiné-Bissau foi acusado pelo governo de querer interromper eleições e responsabilizado "por todas as consequências que poderão resultar desestabilizar o país".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Sanções para quem perturbar eleições

A decisão de aplicar sanções a quem perturbar o processo para as eleições presidenciais de 24 de novembro foi tomada pela CEDEAO na sequência do decreto presidencial que destituiu o governo.
Programa de Governo

Programa de Governo. Centeno fora de debate 

O debate do programa do XXII Governo Constitucional será aberto na quarta-feira pelo primeiro-ministro e encerrado na quinta-feira pela intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Decisão de PR considerada ilegal

A CEDEAO expressou "grande preocupação pela evolução recente da situação política na Guiné-Bissau" e reiterou "todo o seu apoio ao primeiro-ministro Aristides Gomes e ao seu governo".
Orçamento do Estado

Marcelo: OE2020 apresentado até 15 de dezembro

O Governo de António Costa deverá apresentar a proposta de Orçamento do Estado para 2020 até 15 de dezembro, garantiu esta terça-feira Marcelo Rebelo de Sousa.
Novo Governo

Programa de Governo: Gato Gordo não Voa

O programa do Governo foi desenhado a régua e esquadro para agradar aos partidos com os quais António Costa espera contar para a aprovação do programa e, pelo menos, dos dois orçamentos iniciais.
Programa de Governo

Programa do Governo: contra factos há argumentos

Contra todos os factos, do fraco crescimento à continuada permanência de Portugal na cauda da Europa, o Estado e a Administração Pública são, para este governo, o motor do desenvolvimento nacional.
Programa de Governo

Governo: novos partidos com direito a 10 minutos

Chega, Iniciativa Liberal e Livre vão ter 10 minutos para intervir ao longo dos dois dias (quinta e sexta-feira) do debate parlamentar sobre o programa de Governo.
Ministério da Defesa

Governo salienta papel da Defesa na economia

O setor da indústria de Defesa "já representa uma grande fatia, uma fatia muito significativa da nossa exportação”, afirmou o ministro da Defesa Nacional.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Demitido governo de Aristides Gomes

O governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, foi esta segunda-feira demitido na reunião do Conselho de Estado, que disse a José Mário Vaz que as eleições não podem ser adiadas.
Angola

PR angolano exonera ministro da Comunicação

“Deixei de estar ministro. Vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor", escreveu João Melo, exonerado pelo Presidente da República esta segunda-feira, na sua conta do Twitter.
Chile

Presidente do Chile substitui 8 dos 24 ministros

"O país mudou e o Governo também precisa de mudar para enfrentar estes novos desafios e tempos", disse o Presidente do Chile, que anunciou a substituição de oito dos 24 ministros do seu Governo.
Política

António Costa "está com medo", diz Marques Mendes

274
“Cada eleição vale por si e nenhuma se substitui às demais ou altera o mandato da Assembleia da República ora eleita". Esta frase mostrou um Costa "à defesa", diz Marques Mendes.
Programa de Governo

Estudantes de Medicina contra proposta do Governo

1983
Governo defende "pactos de permanência" no Serviço Nacional de Saúde para os profissionais que acabem a sua formação especializada. Estudantes de Medicina estão contra
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

111
As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Governo

FNE avisa Governo para procurar "convergências"

Federação Nacional de Educação alerta o Governo que só terá as associações de defesa da educação como parceiras se tiver "disponibilidade de amplitude e vontade de procurar convergências".
PSD

Pinto Luz diz que tomou posse um "elefante pesado"

120
O candidato à liderança do PSD utilizou a sua página de Facebook para exprimir o desagrado perante o maior executivo português "desde 1976". Teme falta de agilidade e sobreposição de pelouros.
Luís Montenegro

Montenegro diz que o novo Governo "é um susto"

639
O candidato à presidência do PSD Luís Montenegro criticou o novo Governo que tomou posse, considerando que "é um susto". Discurso de Costa é "a fantasia socialista em todo o seu esplendor".
Governo

Costa já está a negociar subida de salários

222
Mesmo antes de ter tomado posse a equipa de António Costa já negociava o aumento de salários com patrões e sindicatos. Empresários querem menos carga fiscal, UGT "aceita o desafio" e CGTP está cética.
Tomada de Posse

Programa de Governo já está entregue e publicado - como aconteceu

531
XXII Governo tomou posse. A cerimónia decorreu no Palácio da Ajuda, e Marcelo Rebelo de Sousa já deixou um aviso a António Costa. Primeiro-ministro quer salário mínimo nos 750 euros.
Maioria de Esquerda

A nossa política não cumpre a Constituição

101
Tem de se cumprir o princípio Constitucional da subsidiariedade, pelo qual a função da política e do Estado é "favorecer o desenvolvimento da sociedade, não organizar e comandar o processo social".
NATO

Acordo sobre dívida dos militares será assinado

O ministro da Defesa assegurou que “não há nenhum problema” e explicou que apenas estão a ser acertados “aspetos de redação do texto”, que será assinado e divulgado esta sexta-feira.
Programa de Governo

PS tenta agradar à esquerda no Programa do Governo

655
Documento que será aprovado no sábado vai conter ideias que tentam ir ao encontro de algumas das propostas que PCP, BE, Livre e PAN colocaram em cima da mesa negocial. Círculos de um só deputado caem.
País

Executivo reúne sábado em Conselho de Ministros

O segundo executivo liderado por António Costa reúne no sábado após a cerimónia de tomada de posse. Na agenda está a apresentação do plano de governo e a lei orgânica do novo governo.
Deputados

Que poder têm deputados únicos? Pouco, mas algum

No parlamento saído das eleições de 6 de outubro, há três deputados únicos na Assembleia da República — André Ventura, João Cotrim Figueiredo e Joacine Katar Moreira. Mas que poder vão eles ter?
Timor-Leste

Timor. PM admite eleições antecipadas

Primeiro-ministro de Timor falou com o Presidente da República sobre a recusa em dar posse ao membros pendentes. "Se isso não acontecer, então parece que teremos eleições antecipadas de novo”, afirma.
PSD

Entre a habilidade de Costa e a esperteza de Rio /premium

333
Ainda pedem tempo para Rio: o homem ainda chega lá, é dar-lhe tempo! Talvez chegue, da mesma maneira como Raul Brandão dizia que na tropa quem vivesse até aos cem anos chegava pelo menos a capitão.
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

731
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Governo novo é velho"

O comentador diz que Mário Centeno foi "desconsiderado" por António Costa no novo Executivo - que encara como sendo de transição. E que Siza Vieira "não é político, é um amigo do primeiro-ministro".
Cultura

Costa desafia autarcas a apostarem em arte

O primeiro-ministro desafiou os autarcas a criarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses, como a Casa Museu João Vieira, que inaugurou em Vidago.
Novo Governo

O óbito da geringonça e como Costa testa os seus /premium

135
Este é o maior governo da nossa democracia. É também, porventura, o que tem mais juristas como ministros. Nenhuma destas características é muito recomendável. Mas esperemos que tenha visão e ambição!
Governo

Patrícia Gaspar vai fazer parte do próximo Governo

4707
A antiga porta-voz da Proteção Civil, e Comandante Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, vai assumir funções políticas como secretária de Estado. A notícia é avançada pelo JN.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa quer casas mais baratas para professores

167
Câmara de Lisboa aprovou moção que pede ao Governo que disponibilize casas mais baratas aos professores que são colocados na capital. Moção foi aprovada por unanimidade.
Governo

Parlamento só reúne depois de recurso do PSD

Posição surge na sequência do recurso interposto na quinta-feira pelo PSD junto do Tribunal Constitucional, pedindo a revisão da contagem dos votos nos dois círculos da emigração.
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Escolas

Escolas fecham na Póvoa de Santa Iria e em Lisboa

1634
Todos os dias uma escola fecha. É esta a decisão das Escolas de Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira. Nas Escolas Vergílio Ferreira, funcionários estão também em protesto por falta de pessoal.
Maioria de Esquerda

Geringonça - a valsa do adeus /premium

149
Se a direita quiser encurralar o PS, este desloca-se para a esquerda. Se a esquerda quiser encurralar o PS, este desloca-se para o centro. Depois da geringonça, chegou a legislatura da valsa.
Governo

Costa à vista! /premium

260
Basta olhar a imprensa internacional para perceber que o mundo vê aquilo que os portugueses não vêem e que não é universal a eficácia ilusionista com que Costa logra esconder a poeira debaixo do tapete
Tomada de Posse

Novo Governo deverá tomar posse na quarta-feira

Tomada de posse do novo Governo está marcada para quarta-feira ao fim do dia. O anúncio foi feito pelo Presidente da República esta quinta-feira.
PCP

Pode "não haver secretário-geral" no PCP

O líder parlamentar do PCP garantiu esta quinta-feira que “não há tabu nenhum” em relação à liderança do partido e que há “até a possibilidade de não haver secretário-geral”.
Ministério do Mar

Cabrita partilha crítica ao afastamento da mulher

679
Ministro Eduardo Cabrita partilhou na quarta-feira, no Facebook, uma crítica ao afastamento da mulher, Ana Paula Vitorino, do Governo, escrita por uma admiradora.
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
IPO

Novo edifício do IPO deve ser realidade em 2023

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram o desejo de que o novo edifício do instituto seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
Conselho de Ministros

LBP aprova continuidade de Eduardo Cabrita no MAI

Presidente da LBP considerou que se trata de “uma boa decisão”, sustentando que Eduardo Cabrita tem “o perfil adequado para encontrar conjuntamente soluções” com a Liga.
Governo

PSD diz que não há novo Governo

"Não é um novo Governo, é uma remodelação, com um Governo aumentado, mais ministros, mais máquina partidária, designadamente do secretariado do PS”, criticou o vice-presidente do PSD.
Orçamento do Estado

OE 2020. Santos Silva fala em "prudência e rigor"

Augusto Santos Silva afirma que Governo foi prudente e rigoroso nas contas apresentadas a Bruxelas e destaca satisfação com os desenvolvimentos de última hora nas negociações para o Brexit.
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
Governo

Alexandra Leitão e Serrão Santos no novo governo

146
Tiago Brandão Rodrigues permanece na Educação, mas Alexandra Leitão sobe a ministra numa nova pasta. Serrão Santos deverá ser o novo ministro do Mar.
Enfermeiros

Enfermeiros obrigados a devolver aumentos

3717
200 enfermeiros já terão sido chamados a devolver os aumentos resultantes do descongelamento de carreiras iniciado em 2018. 20 mil profissionais podem ser afetados. Total a devolver é de 1.950 euros.
Política

2019 não é necessariamente 2009 /premium

183
Quem quiser mudar a situação e reformar o regime não pode esperar por que aconteça isto ou aquilo. Terá de encontrar maneira de mobilizar força dentro do país. É muito difícil? Não há outro caminho.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Leitura

Plano Nacional vai estudar hábitos de leitura

Plano Nacional de Leitura vai retomar os estudos sobre os hábitos de leitura dos alunos. Dados deverão ser conhecidos dentro de dois anos.
Governo

Furacão Leslie. Apoios do Governo estão por pagar

378
Os prejuízos provocados na região Centro em outubro de 2018 continuam sem apoio governamental, com exceção dos agricultores do Baixo Mondego, assumem autarcas e um responsável do setor agrícola.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

472
O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Governo

Costa reúne-se com parceiros sociais

O secretário-geral do PS reúne-se com os parceiros sociais na sede do partido, em Lisboa, após a ronda que fez com as forças parlamentares de esquerda (BE, PCP, PEV e Livre) e com o PAN.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Pesca

Pesca da sardinha proibida a partir de sábado

Despacho do secretário de Estado das Pescas publicado esta quarta-feira em Diário da República proíbe a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha a partir das 12h00 de sábado.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Clima

Associação Zero quer encerrar centrais a carvão

182
A Associação Zero quer que as alterações climáticas sejam uma das preocupações centrais do governo e dos restantes partidos no parlamento. Medidas incluem encerrar centrais a carvão.
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Legislativas 2019

Governar pelo retrovisor /premium

215
Todas as medidas do BE remetem para o passado: ‘reposição’, ‘nacionalização’, ‘eliminação’. Mas a que ilustra melhor a incapacidade de preparar o futuro é a da eliminação do factor de sustentabilidade
Legislativas 2019

Manual de instruções para entender o que aí vem /premium

117
Um PS reforçado, uma "geringonça" a perder peças, novos partidos e peças sobressalentes. As eleições trouxeram novidades ao Parlamento e ainda não é claro se Costa governa sozinho ou acompanhado.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
CRESAP

Como ocupar um cargo e só depois ganhar o concurso /premium

872
Há dirigentes a exercer durante meses ou anos sem concurso. Outros vencem o concurso, mas depois de já estarem no cargo. Como o regime de substituição beneficia os candidatos escolhidos pelo Governo.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Governo

Graça Fonseca vendeu ações em empresas de família

A ministra da Cultura vendeu ao pai as ações que tinha nas duas empresas de família, a quais celebraram cinco contratos por ajuste direto com o Estado desde que Graça Fonseca está no Governo.
Legislativas 2019

Sondagem. PS longe da maioria, PSD e PAN a crescer

235
Socialistas continuam longe da maioria, de acordo com sondagem da Intercampus. Ainda assim, Costa conseguiria mais 18 deputados, face a 2015. Só PSD e PAN crescem e André Silva já ultrapassa CDS.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Partido Da Terra

MPT: aeroporto do Montijo é ecologicamente errado

153
Para o Partido da Terra, o Governo está refém da ANA. Desta forma, o presidente do partido sugere como alternativas ao Montijo as bases de Beja e a base aérea de Monte Real, em Leiria.
Maioria de Esquerda

O que fez a geringonça foi o pânico /premium

395
Se foi o pânico com o sucesso do governo de Passos Coelho que motivou a aliança social-comunista, o que é que vai estar por trás do próximo arranjo parlamentar?
Incêndios

Incêndios. Arderam 41.017 hectares este ano

Dados oficiais mostram que 50% da área ardida é de povoamentos florestais, 38% a mato e 11% a agricultura. Foram registadas 10.362 ocorrências, mais do que no ano passado.
Habitação e Urbanismo

Lei de Bases da Habitação entra em vigor

Apesar de a lei que determina que “o Estado é o garante do direito à habitação” entrar já em vigor, as medidas de impacto financeiro ainda aguardam pela aprovação do Orçamento do Estado de 2020.
Brasil

Ex-PGR brasileiro revela que planeou matar juiz

"Eu ia dar um tiro nele e depois ia me suicidar", disse Rodrigo Janot sobre o juiz do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Polícia Federal faz buscas à casa e ao escritório do, agora, advogado.
Mário Centeno

Défice? Pode ser menor que 0,2%, diz Centeno 

194
O ministro das Finanças refere que o défice de 2018 foi uma décima melhor do que projetado no Programa de Estabilidade. E que a descida do IRS se deverá fazer com mais escalões.
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Protestos

30 trabalhadores "invadem" Ministério da Saúde

Cerca de 30 trabalhadores invadiram a entrada do Ministério da Saúde num protesto sem aviso prévio, que pretende exigir respostas à ministra Marta Temido sobre questões laborais.
Economia

DGO divulga síntese de execução orçamental

Síntese surge depois de as administrações públicas terem registado um défice de 445 milhões de euros até julho. Valor representa melhoria de 2.239 milhões de euros face ao mesmo período de 2018.
Brasil

Brasil. Senado aprova novo procurador-geral

O Senado brasileiro, assim como a Comissão de Constituição e Justiça da câmara alta, aprovaram esta quarta-feira o nome de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República do país.
Brasil

Ex-diretor do INPE cita "danos irreversíveis"

O ex-diretor do INPE Ricardo Galvão, exonerado pelo Presidente do país em agosto, alertou no Senado para o aumento da desflorestação criminosa na Amazónia, apontando eventuais danos irreversíveis.
Brasil

Brasil. Congresso anula 18 vetos de Bolsonaro

O Congresso brasileiro anulou metade dos 36 vetos ditados pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, à nova Lei do Abuso de Autoridade, impondo uma derrota ao atual Governo.
Indonésia

Indonésia. Polícia dispara gás lacrimogéneo 

Mais de 300 pessoas foram hospitalizadas devido a ferimentos em protestos contra nova lei que reduz a ação da Comissão de Erradicação da Corrupção indonésia.
Tráfico Humano

Rede de tráfico de ovários e bebés desmantelada

As mulheres búlgaras, mas também georgianas e de etnia cigana, eram levadas para clínicas particulares em Tessalonica para fazer o parto ou remover os ovários, que depois eram vendidos.
Donald Trump

Trump pediu à Ucrânia para investigar Biden

122
Transcrição da chamada telefónica entre Donald Trump e Volodymr Zelensky mostra que o presidente dos EUA pediu para que Joe Biden e o filho fossem investigados.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na ONU: "Não vamos repetir mesmos erros"

459
Marcelo apelou para o combate ao "isolacionismo" no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em que fez alusão clara às declarações de Donald Trump, focadas no "patriotismo".
Brasil

Oposição brasileira critica discurso de Bolsonaro

Membros da oposição política brasileira criticaram o discurso proferido pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, na Assembleia-Geral da ONU, classificando-o de "vergonha internacional".
Agricultura

Agricultura. Governo altera apoios à manutenção

O Governo procedeu ao ajustamento dos apoios à manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e sujeitas a condicionantes naturais significativas.
Saúde

SNS. Envelhecimento, absentismo e horas extra /premium

169
Uma população médica envelhecida, 13,1 milhões de horas extra, 3,9 milhões de dias de ausência no trabalho e 105 milhões de euros em tarefeiros. É o retrato da saúde em 2018 feito pelo Governo.
Impostos

Carga fiscal mantém-se como a mais alta de sempre

Carga fiscal de 2018 foi esta revista em baixa em cinco décimas, para 34,9% do PIB. Apesar da revisão em baixa, o valor estimado agora para 2018, continua a ser o mais elevado desde pelo menos 1995.
Saúde

Saúde. ERS registou 40 mil queixas sobre serviços

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Hospital CUF Descobertas e Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto foram os que registaram mais reclamações no 1º semestre.
Greve

Registos e notariado. Trabalhadores em nova greve

122
Os trabalhadores dos registos e notariado iniciam esta segunda-feira uma nova greve que, no caso de dois sindicatos, durará duas semanas, "contra o sistema remuneratório que o Governo pretende impor".
Ministério Administração Interna

Parecer da PGR não tem a ver com investigação

O Ministério da Administração Interna emitiu um comunicado em que esclareceu que "não há qualquer relação" entre o parecer da PGR sobre incompatibilidades e a investigação do Ministério Público.
PAN

Family Gate. PAN pede transparência nos contratos

O porta-voz do PAN, André Silva, diz que são precisos "mecanismos de maior transparência" para regular os contratos celebrados com familiares de políticos ou com empresas por eles participadas.
Bloco de Esquerda

Golas. BE quer saber se negócio foi "lesivo" 

208
Catarina Martins disse que continua a haver "problemas de clareza e transparência" na análise de incompatibilidades de titulares de cargos públicos e que falta saber se negócio das golas foi "lesivo".
Legislativas 2019

BE para Centeno: "Quem quer pontes, não as queima"

A coordenadora do BE respondeu às críticas do ministro Mário Centeno com o aviso de que "quem quer pontes, não as queima", salientando que o partido não está arrependido dos últimos quatro anos.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Governo

Familygate. Parecer da PGR é favorável ao governo

4990
O parecer do PGR sobre contratação pública com empresas de familiares é favorável ao governo, pois entende que não pode ser feita uma interpretação literal da lei. Tal como tinha defendido Costa.
António Costa

Costa propõe conselho com regiões autónomas

Costa comprometeu-se a criar um conselho de concertação com as autonomias e a ouvir os presidentes das regiões antes de elaborar o Orçamento de Estado, caso forme governo nas próximas eleições.
Ministério da Defesa

Cravinho. Temos 26 mil militares, precisamos de 30

322
Em entrevista à TSF, Gomes Cravinho lamenta os baixos salários nas Forças Armadas e a situação contratual dos militares. O ministro revela, ainda, que Portugal vai liderar uma missão militar na UE.
Angola

Angola paga subsídio de Natal em três prestações

213
O Ministério das Finanças de Angola revelou que vai pagar o subsídio de Natal em três prestações, com início em setembro e final em novembro e cita "limitação de recursos financeiros".
Brasil

Polícia faz buscas a líder de Bolsonaro no Senado

Investigação acontece acerca de irregularidades nas obras de travessia do rio São Francisco, no nordeste do país durante a administração da ex-presidente Dilma Rousseff, quando Bezerra foi ministro.
Governo

Costa, o "capitão feliz", pouco anima o comércio

202
Num almoço com o comércio e serviços, primeiro-ministro elogia três ministros, qual técnico de futebol. Mas ao auditório só promete que pode intervir nas rendas e que país está preparado para crise.
Governo

Governo apoia empresas com trabalhadores a prazo

517
Portaria dita que têm direito ao apoio as empresas que convertam contratos de trabalho a prazo em contratos permanentes após a entrada em vigor da medida. Apoio chama-se medida Converte+.
Brexit

Brexit sem acordo pode custar 0,4% do PIB

O economista-chefe do Santander antecipa um impacto de 0,4% no PIB português em 2020, em caso de saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo, tendo em conta o valor das exportações.
Agricultura

Seca. Levantadas restrições sobre terras em pousio

Agricultores podem agora usar parcelas de pousio declaradas no Pedido Único para fins de pastoreio, não sendo prejudicados nos pagamentos de práticas agrícolas benéficas para o clima e ambiente.
Empresas

ANEPE acusa governo de "perseguição absurda" 

A Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE) enviou uma carta ao primeiro-ministro, denunciando perdas "de mais de dois milhões de euros".
Governo

Governo quer mais deputados da emigração

197
José Luís Carneiro espera que o recenseamento automático para os emigrantes resulte num aumento de votação que permita equacionar, no futuro, o aumento do número de deputados das comunidades lusas.
A página está a demorar muito tempo.