“Portugal – Um Dia de Cada Vez”
João Canijo e Anabela Moreira co-assinam este documentário rodado numa série de aldeias e lugarejos de Trás-os-Montes e Alto Douro, registando o quotidiano das pessoas que ainda lá vivem, em geral poucas e idosas, visitando as casas onde vivem, os cafés que frequentam, as ruas que percorrem. São pessoas resignadas à sua condição de habitantes de um Portugal interior e esquecido por quem manda. Esta versão, antestreada no DocLisboa, é uma montagem para cinema da série de televisão com o mesmo título, composta por 12 episódios de cerca de uma hora cada.
“Knock Knock – Tentações Perigosas”
Eli Roth é um nome que associamos de imediato a um tipo de cinema de terror muito gráfico e extremo (” A Cabana do Medo”, “Hostel”) mas o realizador muda de registo neste filme onde um pai de família (Keanu Reeves) que ficou sozinho em casa durante o fim-de-semana oferece ajuda a duas raparigas que lhe batem à porta, sem imaginar que se vai arrepender seriamente do seu gesto de generosidade. Roth faz aqui o remake de uma série B de 1977 intitulada “Death Game”, que também já teve uma versão espanhola em 1980.
https://www.youtube.com/watch?v=hmju_yzomG8
“Spectre”
No 24º filme da série James Bond, e quarto interpretado por Daniel Craig, o mais famoso agente secreto de Sua Majestade resolve os seus fantasmas de família ao mesmo tempo que defronta a sinistra multinacional do crime SPECTRE, liderada pelo seu velho e grande inimigo Stavro Blofeld, e tenta evitar que o governo britãnico acabe com o programa dos agentes “00”. Sam Mendes volta a ser o realizador deste novo 007, que foi escolhido pelo Observador como a estreia da semana. Pode ler a crítica aqui.