Mais de 33 mil pessoas são esperadas no Boom Festival, que começa na quinta-feira, em Idanha-a-Nova, onde este ano a organização e a autarquia local levaram a cabo uma campanha de recrutamento de trabalhadores da região.

“Produzido localmente, o Boom Festival é um evento mundial, de grande projeção internacional. De dois em dois anos, traz milhares de pessoas ao município [Idanha-a-Nova], a maioria estrangeiros, o que acreditamos ser dos melhores cartões-de-visita na promoção, quer do país, quer do concelho”, explica o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

Este ano a organização do festival, que decorre até ao dia 18 de agosto, quis ir ainda mais longe e levou a cabo, numa ação desenvolvida com a Câmara de Idanha-a-Nova e as juntas de freguesia do concelho, uma campanha de recrutamento de trabalhadores locais, que reflete também a consciência social do evento.

Armindo Jacinto realça a relação da autarquia com a organização do Boom Festival, caracterizando-a como sendo uma cooperação ativa.

“Faz, para nós [autarquia], todo o sentido colaborar com uma organização que é constantemente distinguida como modelo de excelência, apontada como a mais sustentável do mundo”.

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O presidente da Câmara adianta ainda que “é com enorme orgulho” que a autarquia se associa “ao evento, em articulação com os organizadores e outros organismos públicos, desde entidades de saúde a forças de segurança e proteção civil”.

Além de apoiar logisticamente a organização do Boom Festival, o autarca realça ainda o impacto que este tem na economia local, com repercussões nos setores da hotelaria, restauração, comércio e serviços, não só no concelho de Idanha-a-Nova, como nos concelhos vizinhos.

Este é um evento que envolve toda a população local: “Seja através dos organismos públicos ou do comércio, a população do concelho [Idanha-a-Nova] está, de alguma forma, envolvida no evento. Sente-o como seu. E o carinho é retribuído pela organização”, disse.

Este responsável recorda ainda que, desde 2014, o Boom Festival doa parte das suas receitas para apoiar projetos sociais da região.

“Um outro bom exemplo é a prioridade que a organização dá à utilização de produtos orgânicos da região, em particular de Idanha-a-Nova, nas suas cantinas. Uma oportunidade de negócio que, entre outras, tem sido aproveitada por alguns produtores locais”, sustenta.

O autarca sublinha ainda que a convivência entre os ‘boomers’ e a população local é, regra geral, harmoniosa e caracteriza-se pelo respeito mútuo.

“A maioria da população tem orgulho no Boom Festival e no que a sua realização significa, não só na projeção do município de Idanha-a-Nova, como para o país. Estamos a postos para mais uma edição”, conclui Armindo Jacinto.

A 11.ª edição do Boom Festival conta com a presença de pessoas de 162 países, sendo 90 por cento do público estrangeiro e, deste, o francês é o que tem maior expressão.

Este ano, o país convidado é o Japão, de onde vêm cerca de 500 pessoas.

O evento está esgotado desde dezembro e os 33.333 bilhetes disponíveis foram vendidos em apenas 34 dias.

A agência Lusa contactou a organização do Boom Festival, mas esta mostrou-se indisponível para prestar informações, em tempo útil.