A nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, intitulada “Tempestades”, com conceção musical de Pedro Carneiro, tem hoje estreia mundial pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões, em Lisboa. “Tempestades” estará em palco entre esta sexta-feira e 26 de outubro, com música de Joseph Haydn, figurinos de Mariana Sá Nogueira, desenho de luz de Nuno Meira e interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa.

De acordo com a CNB, para criar este espetáculo, o coreógrafo Rui Lopes Graça e o maestro Pedro Carneiro inspiraram-se no movimento alemão “Sturm und Drang” (“Tempestade e Ímpeto”), nascido nas décadas de sessenta e setenta do século XVIII. Esta corrente, que se estendeu a várias áreas artísticas, combateu a racionalidade do movimento intelectual do Iluminismo e as regras rígidas do classicismo francês, defendendo o oposto, as “explosões” de irracionalidade e as emoções “selvagens”.

Os dois criadores portugueses reúnem agora uma nova coreografia inspirada neste êxtase emocional e a música de Joseph Haydn, composta num estado de alma idêntico.

Pedro Carneiro, compositor e maestro, é diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa, e o coreógrafo Rui Lopes Graça, atualmente coordenador de projetos especiais da CNB, recebeu em 2012 o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor coreografia com “Perda Preciosa”, criada em parceria com André E. Teodósio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR