O português Max Oliveira realiza um sonho, afirmando que trabalhou a "vida toda para isto". Integra a comissão olímpica de breaking e garante que a modalidade está a viver "um momento único".
A Comissão Organizadora dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, propôs a introdução do breakdance como modalidade olímpica. O estilo de dança fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.
O bailarino Martinho Santos, de 12 anos, venceu na categoria de solos do segundo escalão do festival, que decorreu em Berlim. O Tanzolymp é uma competição internacional e divide-se em seis categorias.
A Companhia de Bailado Contemporâneo regressa, depois de ter estado fechada, em espetáculo que homenageia a poesia e Sophia de Mello Breyner Andresen, a propósito do centenário do seu nascimento.
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o diploma que estabelece o regime do profissional de bailado clássico ou contemporâneo, aprovado em dezembro pelo parlamento.
De um total de 74 candidatos de todo o mundo, o júri escolheu António Ferreira e Alexandre Joaquim para o grupo que chega à final de um dos principais galardões internacionais do mundo da dança.
A competição teve início a 3 de fevereiro e esta sexta-feira começam as provas de seleção para as finais, durante todo o dia. Joana Senra e António Ferreira estão entre um total de 80 bailarinos.
Joana Senra e António Ferreira competem a partir deste domingo. A competição internacional de bailado vai reunir na Suíça 75 candidatos de todo o mundo.
Jahmaul Allen usou as luzes de orientação para uma coreografia improvisada no aeroporto de Toronto Pearson, Canadá. O sinaleiro de aviões queria entreter os passageiros. E entreteve também a internet.
Está fechada e apresentada a programação até julho do Teatro Municipal do Porto. Mostramos-lhe cinco destaques, mas é uma seleção com truque: cada proposta é feita de várias outras. Ora espreite.
O coreógrafo e bailarino Juan Esnaola vai estar em palco com a orquestra Geneva Camerata para interpretar "La Danse du Soleil", a 22 e 23 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
"Mnémosyne", uma exposição fotográfica e um espetáculo do coreógrafo e artista plástico Josef Nadj, vai estar patente de 5 a 25 de janeiro no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.
A coreógrafa franco-austríaca – e artista de mais vinte ofícios – regressa a Portugal para apresentar "Crowd", uma rave num descampado onde o tempo é diferente.
Nome histórico da dança, estreia esta quinta-feira “Parece Que o Mundo”, no Teatro São Luiz, um espetáculo sobre a nossa relação com o outro. Quem é Clara Andermatt e como vê a dança contemporânea?
Serão 45 as entidades apoiadas pela DGArtes, que aprovou os seus projetos de Criação, Programação e Desenvolvimento de Públicos. O apoio total do Estado será de 1,39 milhões de euros.
As coreografias "La Valse", de Paulo Ribeiro, e "A Sagração da Primavera", segundo Vaslav Nijinski, vão ser apresentadas pela Companhia Nacional de Bailado no Teatro Camões, em Lisboa.
A segunda edição do Loop - Festival de Danças Urbanas leva, a 09 e 10 de novembro, a Santa Maria da Feira, quatro 'workshops' e quatro espetáculos sobre essa vertente da dança contemporânea.
O espetáculo é uma nova coreografia do criador israelita Ohad Naharin para a Batsheva Dance Company e vai ser apresentada a 31 de outubro e 1 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A coreografia "iTMOi - In The Mind of Igor", de Akram Khan, com referências ao compositor Igor Stravinsky, abre quinta-feira às 21:00, a temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB).
A nova coreografia de Olga Roriz, "A meio da noite", que revisita o universo do realizador Ingmar Bergman vai ser apresentada a 19, 20 e 27 de outubro, no Teatro Camões, em Lisboa.
Salvador Sobral, Rodrigo Leão e Rui Horta são alguns dos nomes que vão estar presentes na 16.ª edição da "Cultura Portugal", apresentada esta quarta-feira na Embaixada de Portugal em Madrid.
Os Momentum Crew venceram o Mundial Warsaw Challenge, na Polónia, uma competição de breakdance que reúne vários grupos de todo o mundo. Em 2016 ganharam o Campeonato Mundial de Bboying Crew vs Crew.
Dois dias depois de ter sido criticada por dançar como um robô numa escola secundária na África do Sul, Theresa May voltou a dançar no Quénia. Os movimentos foram comparados aos do Príncipe Charles.
O influente bailarino e coreógrafo britânico Lindsay Kemp, conhecido por ensinar cantores como David Bowie e Kate Bush ao longo da sua carreira, morreu aos 80 anos.
Os campeões europeus de futebol de sub-19 foram recebidos no Palácio de Belém em grande festa. Marcelo abriu a pista de dança para os jogadores que mostraram ter jeito para dançar.
Além dos sub-19 campeões europeus, um português também conquistou a vitória este domingo um dos mais prestigiados concursos de ballet do mundo. Veja a atuação de António Casalinho no vídeo.
Aos 14 anos, António Casalinho conquistou a medalha de ouro na Bulgária, num dos mais prestigiados concursos de dança do mundo. Foi nomeado "o bailarino mais promissor" da competição.
A 10.ª edição do Festival Ao Largo, que acontece no largo fronteiro ao Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, encerra este sábado com espetáculos pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).
O sindicato vai solicitar reunião urgente ao secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, à comissão parlamentar de Cultura e ao conselho de administração do OPART sobre este assunto.
A futura diretora artística da Companha Nacional Bailado disse à Lusa que aceitou "o desafio" da tutela com "grande sentido de missão pública", e pretende colocá-la "no lugar que lhe é merecido".
Paulo Ribeiro foi nomeado diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado em novembro de 2016, e, segundo um comunicado da tutela da Cultura, "cessa funções por decisão pessoal".
O novo espetáculo de Marco da Silva Ferreira junta adolescentes surdos e ouvintes na dança e derruba barreiras no acesso à cultura. Estreia-se nesta sexta-feira, no Teatro Campo Alegre, no Porto.
Portugal teve uma participação histórica na Dance World Cup, em Barcelona. As alunas de uma escola de Leiria, com idades entre 11 e 14 anos, conseguiram mais de 30 medalhas. Veja as imagens.
A britânica Gillian Lynne, que coreografou "O Fantasma da Ópera" e "Cats", morreu no domingo aos 92 anos. O marido, Peter Lang, escreveu no Twitter: "O meu coração está partido".
Quase 30 anos depois da estreia, Francisco Camacho volta a apresentar em Lisboa “O Rei no Exílio”. Uma obra sobre solidão, poder e masculinidade, com sessão única nesta sexta-feira à noite.
A coreógrafa cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas recebe esta quinta-feira o Leão de Prata em reconhecimento pela sua carreira A na Bienal de Dança de Veneza.
A exposição "Picasso e a Dança", que propõe descobrir cerca de 130 obras, documentos, fotografias, figurinos e elementos do pintor espanhol, fica aberta ao público até 16 de setembro.
A Bienal de Dança de Veneza abre esta sexta-feira e Meg Stuart é quem vai receber o Leão de Ouro devido à abordagem "incisiva e contundente" das suas obras, procurando sempre explorar novos contextos.
O líder do PSD não resistiu a entrar numa coreografia tradicional guineense. Veja as imagens e avalie se este talento de Rui RIo é comparável ao de Marcelo, Costa e Jerónimo.
A peça foi criada a convite da Companhia Nacional de Bailado por Tiago Rodrigues, em torno da memória do corpo da antiga primeira bailarina Barbora Hruskova.
Oito produções de teatro e uma de dança preenchem a 64.ª edição do Festival Internacional Clássico de Mérida, que decorre de 29 de junho a 26 de agosto.
A pintura "Jardim das Delícias", de Hieronymus Bosch, vai ser dançada no CCB, pela coreógrafa Marie Chouinard. Na coreografia, a representação do corpo humano vai ganhando múltiplas dimensões.
São japoneses, querem ser bailarinos e preferiram estudar dança a 11 mil quilómetros de casa. Muitos gostavam de ficar em Portugal, e outros veem Lisboa como uma ponte para o futuro noutro país.
"Cumplicidades" e "Tristão e Isolda" vão ser apresentadas pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora num espetáculo no Cineteatro Avenida, em Castelo Branco, às 21h30 de 12 de maio.
Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia recebem o Festival Dias Da Dança a partir desta quinta-feira. Ao todo há 35 espetáculos para ver. Nesta que é a 3.ª edição, já foram vendidos mais de 400 passes.
A reflexão sobre a complexidade do ser humano está no centro da nova coreografia de Olga Roriz, que homenageia o cineasta Ingmar Bergman, em cuja obra a criadora portuguesa encontrou paralelismos.
Nasceu o primeiro conservatório de música e dança do Porto. O “Pallco” quer gerar novos talentos e agarrar bons profissionais. A escola é inaugurada na quinta-feira, as aulas começam em setembro.
"Impromptus" é a peça de Sasha Waltz, que explora questões existenciais do corpo humano, incorporando a sua vulnerabilidade e também a sua beleza. Pode ser vista no Teatro Camões a partir de dia 25.
A Associação Portuguesa de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) lançou, na segunda-feira, uma petição pública em defesa da descida do IVA sobre os espetáculos ao vivo, de 13% para 6%.
O ministro da Cultura vai ser ouvido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República sobre os apoios atribuídos pela Direção-Geral das Artes.
Silvana Bessone irá assumir a direção do Museu dos Coches e José Carlos Alvarez a do Museu do Teatro e Dança. Ambos assumem as funções em regime de substituição até à designação de novo titular.
A REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea considera "gravíssimo e inaceitável" que esta área e a do circo tenham sido excluídas dos reforços de verbas anunciados esta semana.
Foi votada esta quarta-feira a extinção dos cursos de dança e ergonomia, ambos únicos no país. O parecer do Conselho de Escola é o de que a dança continua na FMH, mas o curso de ergonomia não.
Dança e ergonomia. São dois cursos únicos no país e a sua extinção está a ser ponderada pela Faculdade de Motricidade Humana. O diretor acusa professores de instigarem alunos e desvaloriza polémica.
Em muitas doenças associadas ao foro psicológico a dança é usada como uma terapia. É uma outra via usada por terapeutas em todo o mundo para chegar aos pacientes.
A Companhia Nacional de Bailado estreia esta quinta-feira a nova coreografia de Tânia Carvalho. "S", a nova peça, faz parte de um ciclo sobre os vinte anos de carreira da coreógrafa.
Nasceu em Trinidad e Tobago, mas embarcou para o Reino Unido no final dos anos 40. Das Caraíbas para as festas de Natal da empresa, a brincar a brincar, o limbo chegou à Europa há 70 anos.
Marlene Monteiro Freitas contou que usa a transgressão para criar metamorfoses e dá uma atenção particular à emoção. A coreógrafa venceu o Leão de Prata de carreira pela Bienal de Veneza de Dança.
O espólio do poeta e colecionador Alberto de Lacerda sobre Nureyev vai estar em exposição na Biblioteca Nacional. "Nureyev no espólio de Alberto de Lacerda" é inaugurada na quinta-feira.
Em Londres há sete anos, Marcelino Sambé é um dos 30 jovens mais brilhantes da Europa, segundo a Forbes. Falámos com o bailarino português e recordamos o seu percurso.
O Tomás dedica-se à quinta da família e reinventou a arte de fazer vinho. Tornou o simples pisar de uva em dança. Além do trabalho é DJ. Ele e um amigo formaram a dupla Fat & Slim.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.