No ranking da FIFA divulgado nesta quinta-feira, o primeiro após o fim do Mundial 2014, a seleção portuguesa caiu do quarto para o 11.º  lugar na sequência da eliminação na fase de grupos. Esta é a primeira vez que a seleção nacional está fora do top 10 desde outubro de 2013, quando ocupava a 14º posição. Na nova classificação, a Alemanha assumiu a liderança após 20 anos,  seguida por Argentina e Holanda.  Países que foram eliminados do Mundial nos quartos de final evoluíram na classificação global, como é o caso da Colômbia e Bélgica, que ocupam o quarto e quinto lugar, respetivamente. Em movimento contrário, a Espanha, campeã mundial de 2010, caiu da primeira para a oitava posição enquanto o Brasil, anfitrião deste Mundial, caiu do terceiro para o sétimo lugar.

A principal causa da queda na classificação da equipa portuguesa foi a eliminação precoce na fase de grupos do Mundial, mas há outros aspetos que também são levados em consideração, como por exemplo, o peso da confederação da equipa adversária, a importância do torneio, a data do jogo foi realizado e o seu resultado.

Diante destas mudanças na classificação e entre tantas variáveis, saiba como a atuação no Mundial influenciou na posição no ranking da FIFA.

ranking_fifa_18_07_2

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR