É uma boda polémica e com poucos membros da realeza na vez de convidados, escreve o espanhol El Mundo. O casamento do filho mais novo dos reis Carlos Gustavo e Sílvia da Suécia, Carl Philip, acontece este sábado. O dia 13 de junho é a derradeira despedida de Sofia Hellqvist, a noiva, de uma vida enquanto plebeia: agora com 30 anos, foi modelo e estrela de televisão, tendo participado num reality show nacional. Em jeito de antecipação, recordamos por pontos o que já se sabe do próximo casamento real a marcar a história do velho continente, inclusive os custos da cerimónia e as declarações polémicas em torno do acontecimento.

– A cerimónia vai custar 850 mil euros: o diretor financeiro da casa real sueca anunciou que o casamento do príncipe Carl Philip e de Sofia Hellqvist terá um custo de 650 mil euros, fora outros 200 mil só para gastos relacionados com a segurança. À semelhança do que aconteceu com as princesas Vitória e Madalena, é o rei Carlos Gustavo quem vai pagar as despesas do próprio bolso para evitar polémicas entre o povo sueco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contam-se 350 convidados e o casamento está marcado para as 16h30 do dia 13 de junho. Há, no entanto, pouca realeza entre as mais de três centenas de pessoas: são esperadas as rainhas da Bélgica, Noruega e Dinamarca, escreve o El Mundo. O mesmo jornal diz ainda que é muito provável que a família real espanhola não marque presença.

– Avicii vai ser o DJ de serviço: a banda sonora do casamento vai estar a mando de duas estrelas da música sueca, o DJ Avicii— amigo pessoal dos noivos, os quais conheceu no verão passado em Ibiza — e a banda Icona Pop.

– O casal sobe ao altar na capela do Palácio Real de Estocolmo, sendo que a cerimónia será oficializada pelo mesmo bispo-emérito que casou a princesa Madalena. Já marido e mulher, Carl Philip e Sofia farão um passeio de coche pelas principais ruas de Estocolmo. Uma salva de 21 tiros de canhão será dada em honra do enlace.

– O banquete vai ocupar também o Palácio Real de Estocolmo. O menu vai ser à base de frutos do mar e de carnes, e vai estar a cargo dos quatro chefs mais prestigiados da Suécia — quarteto sob a direção de Fredrik Eriksson, representante do seu país no conceituado concurso gastronómico Bocuse d’Or.

Sofia é o “único amor” do príncipe: O príncipe disse numa entrevista que não “tinha conhecido a magia do amor até encontrar Sofia”, uma declaração pouco simpática se se pensar na sua ex-namorada, Emma Pernald, com quem manteve uma relação de dez anos. Face a isso, Emma comentou numa entrevista: “É estranho ouvir isso. Eu senti amor nos 10 anos em que estivemos juntos.”

https://twitter.com/hellomagUS/status/606968874760859648

– Noutra vida, a noiva foi estrela do reality show Paradise Hotel, além de modelo em revistas masculinas — a aceitação do povo sueco não foi, à partida, das melhores, tal como conta a People Magazine. No entanto, o casal já negou os relatos que dão conta de que a família real desaprovou, em tempos, a união.

– O vestido permanece o grande mistério e desconhece-se a identidade do/a estilista, muito embora a imprensa sueca aponte na direção de Ida Sjostedt. Uma coisa é certa: o estilo de Sofia Hellqvist encontra muito da sua inspiração no de Kate Middleton, tal como ilustra a Hello Magazine.

https://twitter.com/hellomagUS/status/606471974311874561

– A 13 de junho, Sofia receberá os títulos de Sua Alteza Real Princesa e duquesa de Varmland.