1231,5kWh poupados 1231,5 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Beleza Apesar de Tudo, patente na Ala Siza até 19 de abril, é apresentada como a “primeira grande exposição a reunir a obra” dos reputados arquitetos, “mostrando material que evidencia a diversidade de escalas e programas em que têm trabalhado em Portugal e no estrangeiro”
i

▲Beleza Apesar de Tudo, patente na Ala Siza até 19 de abril, é apresentada como a “primeira grande exposição a reunir a obra” dos reputados arquitetos, “mostrando material que evidencia a diversidade de escalas e programas em que têm trabalhado em Portugal e no estrangeiro”

LUSA

▲Beleza Apesar de Tudo, patente na Ala Siza até 19 de abril, é apresentada como a “primeira grande exposição a reunir a obra” dos reputados arquitetos, “mostrando material que evidencia a diversidade de escalas e programas em que têm trabalhado em Portugal e no estrangeiro”

LUSA

"Como os escultores utilizam pedra, os arquitetos usam os problemas”: Aires Mateus, um percurso em Serralves

Arquitetura e outras artes cruzam-se na exposição “Beleza Apesar de Tudo”, sobre o percurso dos irmãos Manuel e Francisco Aires Mateus nos últimos 20 anos. A partir desta sexta-feira, em Serralves.

Primeiro, Manuel Aires Mateus leva-nos a passear pelo Jardim, composto por 72 maquetas de projetos de arquitetura que assinou com o irmão Francisco. Esses projetos, “representados à mesma escala, a escala do objeto”, são as flores. Apesar das diferenças – há uma casa, uma capela, uma biblioteca, uma mesquita, um hotel… –, pretende-se que dialoguem entre si. Os mais antigos têm duas décadas, mas mantêm a frescura. “São aqueles que continuam a interessar-nos”, afirma o arquiteto. Está explicado o critério de seleção dos trabalhos integrados nesse primeiro núcleo da exposição Beleza Apesar de Tudo, que abre ao público já nesta sexta-feira, 28 de novembro, no Museu de Serralves, no Porto.

Beleza Apesar de Tudo, patente na Ala Siza até 19 de abril, é apresentada como a “primeira grande exposição a reunir a obra” dos reputados arquitetos, “mostrando material que evidencia a diversidade de escalas e programas em que têm trabalhado em Portugal e no estrangeiro”. Foca-se no seu trajeto ao longo dos últimos 20 anos, sem pretender funcionar como retrospetiva. “É uma exposição de meio de carreira, portanto, o que nos interessa não é tanto um lado retrospetivo, mas mais de reflexão sobre o que vamos fazer no tempo que nos resta.” Palavras de Manuel, que em 1988 criou, com Francisco, o Atelier Aires Mateus. Hoje, o estúdio conta com mais de 50 profissionais e tem, no portfólio, projetos para habitação, equipamentos culturais e intervenções urbanas mundo fora.

Entre os projetos com o selo Aires Mateus estão as casas de Alenquer e Azeitão; o Centro de Investigação das Furnas, nos Açores; as casas na areia, na Comporta; a sede da EDP, em Lisboa; os Museus em Lausanne e Tours; ou a Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica. São reconhecíveis na exposição, que envolve um total de 91 peças, distribuídas por cinco núcleos: Jardim, Matéria, Tempo, Lugares e Geografias.

▲ “Apesar de a exposição ser um conjunto de peças, na verdade, ela é una, tem princípio, meio e fim”

LUSA

Na base de tudo esteve o desafio de expor arquitetura num museu de arte contemporânea. Daí que se procure transformar representações clássicas da arquitetura — plantas, cortes e maquetas — em elementos com alguma autonomia, explica Manuel Aires Mateus. “As representações são abstratas e com valor em si, mas todas traduzem uma real possibilidade de construção”, observa. Por um lado, exibe-se arquitetura através dos seus elementos tradicionais; por outro, atribui-se-lhes um valor autoral. “A arquitetura responde a qualquer condição, mas importante é o que consegue fazer a partir daí.”

A pretexto do nome, Beleza Apesar de Tudo, diz ainda Manuel Aires Mateus: “O que me interessa, na arquitetura, não é responder a condições a que ela tem de responder, quer práticas, quer do seu tempo; é o que consegue fazer com isso. Se estamos a construir um parque de estacionamento, o que me interessa é como transformo esse parque de estacionamento num espaço extraordinário, que, eventualmente, pode ter outras funções. Mas, mesmo quando é utilizado como parque de estacionamento, de alguma maneira, sou inspirado pela presença nele”.

“O trabalho da arquitetura é utilizar as necessidades como matéria. De uma forma simplista, diria que, como os escultores utilizam a pedra, os arquitetos utilizam os problemas”, continua o vencedor do Prémio Pessoa 2017. “As motivações são sempre necessárias, a arquitetura só trabalha a partir de condições práticas, mas o motor da arquitetura são os problemas.”

“Uma exposição muito arriscada e experimental”

“O interessante desta exposição é que ela estabelece uma relação entre arquitetura e arte”, defende, por seu lado, o curador, Nuno Crespo. “Fazer uma exposição de arquitetura num museu de arte obriga a um tipo de pensamento expositivo diferente do de uma exposição de arquitetura num museu de arquitetura.” O intuito é proporcionar ao visitante uma experiência estética e artística, seja qual for a sua motivação para rumar a Serralves.

“Percebemos que podíamos falar do espaço de outra maneira. Começámos a falar de tensões entre geometrias diferentes, tensões entre tempos diferentes, criação de espaços diferentes, e que a espacialidade tem um impacto na vida. Portanto, precisamos de manipular esse impacto."

Nuno Crespo fala também do “paradoxo que é mostrar arquitetura”: “Como se mostra uma casa sem trazer a casa? Independentemente de os projetos estarem ou não construídos, existirem ou não fora do museu, as exposições de arquitetura lidam com as maneiras de representar a realidade”. O curador sublinha que esta “não segue o modelo tradicional de ilustrar projetos de arquitetura que existem fora do museu”, antes põe a tónica na “representação de certas ideias e conceitos espaciais que têm caracterizado o trabalho destes arquitetos”.

O curador da exposição vê-a mais como “um lugar de experiências do que de divulgação”: o visitante sofre “um confronto com diferentes escalas e diferentes materialidades”, uma “alternância de estímulos”. Depara-se com desenhos enormes, com metros de altura, e logo a seguir com maquetas que podem medir cinco centímetros, ou pesar 500 quilos. “Apesar de serem arquitetos consagrados, esta é uma exposição muito arriscada e muito experimental, daí haver tantos materiais: madeira, betão, aço, materiais sintéticos…”, sustenta. Não é uma exposição de demonstração ou antológica, antes põe à vista “os ingredientes que usam para pensar os projetos”.

▲ “Quando chegámos à arquitetura, trabalhámos muito tempo ainda a aprender o ofício, e houve um momento fundamental: quando descobrimos a liberdade que a arquitetura pode ser”

LUSA

A propósito, no núcleo dedicado à “Matéria”, surgem quatro projetos construídos com materiais diferentes, representados por maquetas nesses mesmos materiais: madeira, tijolo, reboco branco e betão. Entre eles, conta-se uma casa “obsessivamente feita em tijolo”, em concreto, “400 mil tijolos, sem emendas”, situada na costa alentejana. Também se alude a outra habitação, no Barreiro, que nasce da recuperação de dois armazéns junto ao rio e tem um elemento que faz lembrar o casco de um barco ao contrário.

Noutra sala, fala-se de contextos, e apresenta-se quatro exemplos. Um deles diz respeito ao Centro Cultural de Sines, construído à volta da rua principal de acesso ao centro histórico, para que fosse “impossível evitá-lo”. Outro prende-se com a já referida Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica, projeto que resultou na criação de um edifício que liga e preserva outros, preexistentes naquele quarteirão.

Já o núcleo alusivo às Geografias apresenta cinco projetos de casas em processo de construção, cada uma num continente. Há a “casa particular gigantesca” em Deli, na Índia, “que um dia pode ser um equipamento para a cidade”; a casa de férias pensada para o clima do sul do México, sem paredes e com piscina ao centro, com uma abertura por cima, para deixar entrar a luz natural; ou a casa projetada para a Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que parte da maneira de construir tradicional e é revestida por pedra vulcânica. Os dois irmãos – com vários prémios no currículo e atividade expositiva regular – gostam de explorar aquilo que aprendem com outros lugares ou condições muito extremas.

Manuel e Francisco têm ateliês separados (apenas por 500 metros), o que em nada atrapalha o processo criativo. Com “uma visão tendencialmente coincidente” da arquitetura, continuam a fazer trabalhos e, acima de tudo, a ensinar juntos. “São coisas que nos permitem um tempo de discussão e de conversação”.

“Apesar de a exposição ser um conjunto de peças, na verdade, ela é una, tem princípio, meio e fim”, responde Nuno Crespo, quando instado a destacar um ou outro elemento. “É como uma casa. As casas têm de ser uma espécie de máquina, como diz [o arquiteto e pintor] Le Corbusier. Todos os elementos têm de estar em harmonia, porque é o todo que funciona. Nas exposições é a mesma coisa.”

Da bateria dos Radar Kadafi ao ensino numa faculdade suíça

O pai de Manuel e Francisco Aires Mateus era arquiteto, mas “a maior influência” para ambos terem enveredado por aquela área foi a mãe. “Era pintora e tinha uma teia de conexões que nos ajudou a ligar-nos à arquitetura”, partilha Manuel, lembrando que o irmão ainda fez várias outras coisas: “Foi baterista dos Radar Kadafi, desenhava, pintava bares para ganhar dinheiro para ir de férias…”.

“Quando chegámos à arquitetura, trabalhámos muito tempo ainda a aprender o ofício, e houve um momento fundamental: quando descobrimos a liberdade que a arquitetura pode ser”, recorda Manuel Aires Mateus. Aconteceu com o projeto de recuperação da Casa de Alenquer, em inícios de 2000: quando estava em fase de construção, “aquilo caiu tudo”, marcando uma viragem na sua maneira de encarar a arquitetura. “Percebemos que podíamos falar do espaço de outra maneira. Ali, começámos a falar de tensões entre geometrias diferentes, tensões entre tempos diferentes, criação de espaços diferentes, e que a espacialidade tem um impacto na vida. Portanto, precisamos de manipular esse impacto. Podemos criar sentimentos criar sentimentos ou sensações a partir das espacialidades. Essa ideia de que o espaço é ou sensações a partir das espacialidades. Essa ideia de que o espaço é um valor usável foi muito libertadora para nós.” Não duvida: “O espaço é uma matéria de expressão, como a escrita, a fotografia ou a pintura”.

▲ "A necessidade de nos explicarmos é um treino maravilhoso, porque é no trabalho sobre a explicação que fazemos evoluir uma ideia"

LUSA

Outra coisa que então ficou clara para a dupla: “A arquitetura constrói limites, porque o que é central é o vazio, mas os limites constroem-se de muitas maneiras. Constroem-se, muitas vezes, com muitas camadas diferentes. Constroem-se adicionando outros espaços de menor escala”.

Manuel e Francisco têm ateliês separados (apenas por 500 metros), o que em nada atrapalha o processo criativo. Com “uma visão tendencialmente coincidente” da arquitetura, continuam a fazer trabalhos e, acima de tudo, a ensinar juntos. “São coisas que nos permitem um tempo de discussão e de conversação”, revela o primeiro, acrescentando que dão aulas há 23 anos na mesma faculdade, em Mendrisio, na Suíça. “O ensino ajuda-nos a criar ou a discutir uma série de assuntos que nos interessam, depois, para os projetos.”

O contacto com os alunos contribui para manter uma certa frescura de pensamento. Além disso, “a necessidade de nos explicarmos é um treino maravilhoso, porque é no trabalho sobre a explicação que fazemos evoluir uma ideia”, sublinha Manuel, professor há praticamente quatro décadas. Para ele, ensinar “é fundamental”. E a vantagem de o fazer noutro país é que “o avião corta as amarras”, deixa-o 100% disponível para essa tarefa que tanto aprecia e lhe permite “descobrir coisas verdadeiramente surpreendentes”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.