Redes Sociais

Facebook

Facebook quer lançar criptomoeda já em 2020

Numa altura em que uma bitcoin vale cerca de 7200 euros, a BBC divulgou que o Facebook está a preparar a sua própria criptomoeda, a "Global Coin".
Facebook

Facebook "limpa" três mil milhões de contas falsas

166
Rede social responsabiliza "maus agentes" por criarem perfis falsos de forma automatizada, para, depois, distribuir conteúdos que violam os padrões que o Facebook quer mostrar estar a cumprir.
Facebook

WhatsApp vai mesmo ter anúncios

126
A aplicação de chat para telemóveis vai começar a ter anúncios já em 2020. Ao abrir a app as marcas vão poder pagar à empresa para que veja publicidade como uma story do Instagram.
Eleições Europeias

UE. 500 grupos de extrema-direita usam fake news

2.277
Organização de ativistas online Avaaz denuncia 500 grupos suspeitos a atuar no Facebook em vários países europeus. Páginas ligadas à extrema-direita tiveram pelo menos 500 milhões de visualizações.
Redes Sociais

Expostos dados de milhões de contas de Instagram

Informações privadas, como o email e o telefone, eram alguns dos dados guardados publicamente. Empresa de marketing em Mumbai geria o banco de dados e garante que informação era pública.
Redes Sociais

Mais privacidade e menos likes vão fazer-nos bem? /premium

103
O Facebook virou-se para a privacidade e o Instagram quer esconder os likes. Estas medidas querem restaurar a nossa confiança, mas irão melhorar a saúde mental de futuras gerações de utilizadores?
Redes Sociais

Fake News. Bruxelas elogia esforço de redes socias

A Comissão Europeia reconheceu o trabalho das redes sociais pela "transparência" e "integridade" que têm demonstrado em tempo de eleições. Facebook, Google e Twitter foram as plataformas elogiadas.
Irão

Meninas a dançar enfurecem governo do Irão

114
Vários vídeos de alunos a dançar, no Irão, foram partilhados nas redes sociais. O ministro da Educação acha-os "indecentes". Não é a primeira vez que dançar publicamente gera polémica no país.
Nova Zelândia

"Lives" do Facebook com novas regras após atentado

Quem não cumprir as regras do Facebook para fazer vídeos em direto - os "lives" - vai ser banido de poder utilizar a ferramenta. Medida surge depois do ataque terrorista na Nova Zelândia.
Tecnologia

Cibersegurança acompanha falha do WhatsApp

O Centro Nacional de Cibersegurança está a acompanhar falha de segurança no WhatsApp, não tendo conhecimento de qualquer impacto em Portugal, mas aconselha a fazer as "respetivas atualizações".
Redes Sociais

Empresa terá criado vírus para espiar no WhatsApp

249
Empresa israelita terá desenvolvido um vírus para o WhatsApp e Zuckerberg pediu aos utilizadores que atualizassem a app. Especialista alerta para probabilidade de outras app serem alvo destes ataques.
Facebook

Cofundador quer dividir Facebook em várias partes

Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook, escreveu um artigo de opinião no The New York Times a criticar o poder de Mark Zuckerberg e do monopólio da empresa que também tem o Instagram e WhatsApp.
Polícia Judiciária

Perfis falsos no Facebook atraíam vítimas 

313
O grupo criava perfis no Facebook e combinava encontros com as vítimas. Nos locais estabelecidos, agrediam violentamente os visados e roubavam-lhes o dinheiro com recurso a armas de fogo.
Facebook

Facebook baniu contas de líderes extremistas

743
Há figuras ligadas à defesa da supremacia negra, a "fake news", teorias da conspiração e sites de extrema-direita. "Parece que a liberdade de expressão é perigosa", respondeu um dos bloqueados.
Holocausto

E se já houvesse Instagram no tempo do Holocausto?

Uma pai e uma filha israelitas recriaram, através de "stories" do Instagram, a história verdadeira de uma adolescente que, tal como Anne Frank, também teve um diário nos tempos da repressão nazi.
Facebook

O que muda no Facebook, Messenger e Instagram 

Um Facebook focado na privacidade, um Messenger mais rápido com vídeos em grupo e app para computador e um Instagram que esconde gostos são algumas das novidades apresentadas por Zuckerberg.
Futebol

Sala. Fotos do corpo na net investigadas

As imagens do corpo do jogador foram publicadas no Twitter e apagadas pouco depois. Já foram detidas duas pessoas, na semana em que o pai do jogador morreu devido a um enfarte.
Mark Zuckerberg

Zuckerberg inventa "caixa de dormir"

Mark Zuckerberg mostra na sua página do Instagram a sua invenção mais recente a que ele chama de "caixa de dormir" e que construiu para ajudar a mulher.
Facebook

Facebook investigado por violação de privacidade

111
A rede social fundada por Mark Zuckerberg está sob investigação pela procuradoria-geral de Nova Iorque. Pode ser multada até cerca de 4,4 mil milhões de euros.
Facebook

Espanha. Facebook apaga grupos de extrema-direita

1.980
Facebook justifica a medida com base no comportamento das contas e não no conteúdo que partilham. Decisão surge depois de relatório de ONG que diz que estas contas partilhavam conteúdos falsos.
Redes Sociais

Facebook espera multa de 5 mil milhões dólares

A rede social Facebook espera uma multa milionária por parte da Comissão Federal do Comércio. Em causa estão questões de privacidade. Tecnológica pode pagar até 5 mil milhões de dólares.
Twitter

Ações do Twitter em alta apesar de Trump

As receitas do primeiro trimestre subiram 18%, para 787 milhões de dólares, superando as previsões de Wall Street de 776 milhões, ainda que Trump não poupe a plataforma às suas críticas.
Comissão Europeia

Fake News. FB bloqueou mais de 600 mil anúncios 

Para além do Facebook também a Google atuou contra mais de 10 mil anunciantes por deturpação da informação e o Twitter detetou 53 milhões de contas potencialmente falsas ou de 'spam'.
Nova Iorque

Nova Iorque. Artista pinta monstros no metro 

A dormir encostadas aos passageiros ou agarradas ao telemóvel, as figuras azuis que o artista Subway Doodle desenha têm muito em comum com os humanos. O projeto tem já milhares de seguidores.
Global Shapers

Porque é que somos uns idiotas online? /premium

391
Vivemos na era da popularidade. Quero lá saber se estou certo, desde que ponham like. Para o diabo com os factos, a realidade é o que eu quiser. Temos todos direito aos nossos factos. Menos os outros.
Sri Lanka

Sri Lanka bloqueou redes sociais. Porquê?

250
Papel do Facebook nos confrontos religiosos de 2018 levou o Governo do Sri Lanka a "congelar" as redes sociais. Para travar propagação de fakenews, mas também de mensagens de ódio religioso e racial.
Família Real Britânica

Meghan Markle "perseguida" nas redes sociais

Há quase um ano que a ex-atriz é alvo de páginas criadas no Instagram, Facebook, Twitter e 4Chan e 8Chan para a criticar. #duchessofdeception é só uma das tags sob a qual é atacada.
Facebook

Facebook copiou contactos de 1,5 milhões de emails

258
A rede social admitiu que importava "sem intenção" a lista de contactos de emails dos novos utilizadores quando configuravam a sua conta. Os dados estão a ser apagados e os utilizadores notificados.
Governo

Governo alerta para perigos das redes sociais 

368
"O combate à desinformação é um trabalho de todos", sublinha a secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Ana Paula Zacarias alerta para o perigo das redes sociais e frisa que é essencial regulá-las.
Facebook

20 milhões de euros na segurança de Zuckerberg

O presidente executivo e fundador do Facebook gastou cerca de 20 milhões de euros na sua segurança e da sua família. 2,3 milhões de euros foram utilizados para uso de um avião privado.
Tecnologia

Facebook, Instagram e WhatsApp já funcionam

992
As falhas começaram pouco depois das 11h30 deste domingo e foram sentidas em todo o mundo. Depois de mais de duas horas em baixo, as aplicações voltaram finalmente a funcionar.
Redes Sociais

Redes sociais causam solidão, diz estudo

531
Um estudo do ISPA revelou que, mesmo com uma boa rede familiar e social, as pessoas podem sentir-se sozinhas se usarem excessivamente as redes sociais.
Redes Sociais

"Hitler teria adorado viver com as redes sociais"

169
Bob Iger, presidente da Disney, criticou as redes sociais na internet como "a ferramenta de marketing mais poderosa com que um extremista algum dia poderia ter sonhado".
Facebook

Bisneto de Mussolini suspenso do Facebook

133
Caio Giulio Cesare Mussolini, bisneto do ditador fascista italiano, acusa o Facebook de apagar e suspender a sua conta na rede social "só por o seu apelido ser Mussolini".
Brasil

Bolsonaro é o político mais ativo no Facebook

O Presidente brasileiro é o líder político mais ativo no Facebook, com 145 milhões de interações, enquanto o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, é o mais popular.
Redes Sociais

A voz dos grunhos /premium

184
A generalização da grunhisse vai apenas legitimar mais grunhisse levando os incautos a perderem a cerimónia na hora de manifestarem opiniões que são em si mesmo a desumanização de outros seres humanos
Facebook

Fake News no Brasil. Estadão alia-se ao Facebook 

O conteúdo denunciado como suspeito no Facebook será analisado diariamente. O programa já atua em 46 países e permitiu verificar mais de 700 conteúdos só no Brasil.
Lifestyle

Ronaldo criticado por jogar à bola com o filho

9.192
O jogador partilhou um vídeo nas redes sociais onde surge a jogar à bola com o filho, Mateo, enquanto a filha, Eva, observa. Vários seguidores acusam CR7 de fazer distinções de género.
Redes Sociais

Reino Unido quer responsabilizar redes sociais 

103
O governo britânico está a preparar propostas para penalizar gestores de redes socais que não sejam capazes de proteger os seus utilizadores de conteúdo nocivo, incluindo incitação à violência.
Redes Sociais

De Cristas humorista a Catarina influencer /premium

O Twitter é onde os "opinion makers estão", o Instagram é onde "podemos ser nós próprios". Catarina é a mais influente, Cristas a mais esforçada. Mas todos vão a medo. Em 2019, já só Jerónimo resiste.
Facebook

Anúncios do Facebook distribuídos de forma racista

Um estudo feito pelas universidades de Northeastern, Southern California e pelo grupo ativista Upturn mostra como cada anúncio é atribuído a um público específico, deixando outros de fora.
Redes Sociais

Austrália. Prisão por não apagar vídeos violentos

Políticos respondem ao massacre de Christchurch impedindo vídeos com tortura, violação, rapto e homicídio online. Administradores de redes sociais que não os removam também podem ser presos 3 anos.
Facebook

Facebook. Expostos dados de 540 milhões contas

219
Foi descoberta uma base de dados desprotegida com comentários, reações e nomes de utilizadores do Facebook. Além disso, 22 mil passwords de contas de uma app terceira da rede social estavam visíveis.
Redes Sociais

A rede social da Google morreu oficialmente

Em 2015, Google chegou a obrigar ter conta no Google+ para usar o Gmail ou YouTube. Tudo para competir com o Facebook. Falhas de segurança depois, a rede social encerra oficialmente esta terça-feira.
Twitter

Neta de Mussolini critica pintura de Jim Carrey 

A neta do ditador italiano Mussolini, a eurodeputada Alessandra Mussolini, criticou no Twitter uma pintura do ator norte-americano Jim Carrey, inspirada na fotografia da execução do ditador.
Irão

Humorista português impedido de entrar no Irão

587
Comediante anunciou na rede social Instagram que viajou para o Irão mas foi impedido de permanecer naquele país e deportado por ser... humorista.
Redes Sociais

WhatsApp combate conteúdos falsos na Índia

Em parceria com empresas indianas, o WhatsApp criou uma linha telefónica para onde as pessoas podem enviar conteúdo duvidoso e receber uma resposta a indicar se essa informação é verdadeira ou falsa.
Facebook

Facebook considera pagar a jornais por notícias

Mark Zuckberg, numa conversa com o líder da maior empresa de jornais da Europa, disse que o Facebook está a pensar pagar por notícias e trabalhar numa secção própria para a rede social.
Facebook

Facebook. Zuckerberg pede novas leis para Internet

O Facebook vai tornar mais transparente o algoritmo de recomendações do feed. O presidente da empresa, Mark Zuckerberg, pede leis para uma Internet mais segura e privada.
Israel

Jornal israelita acusa Likud de manipulação

Segundo o jornal, foi criada uma rede de contas no Twitter para "promover os temas defendidos por Netanyahu e do partido Likud" e difundir "propaganda", "mentiras" e "calúnias" contra a imprensa.
Facebook

Facebook apagou "por erro" posts de Zuckerberg

O post de Zuckeberg sobre a compra do Instagram pelo Facebook e outras partilhas do fundador da rede social foram apagados "por acidente" e não vão voltar a ser repostos, diz empresa.
Facebook

Propaganda política no Facebook? Peça autorização

114
A partir desta sexta, o Facebook vai abrir o processo de autorização para quem quer pagar para fazer campanha política na rede e no Instagram. Iniciativa visa ajudar a proteger as eleições europeias.
Redes Sociais

Instagram. Bolos, viagens e bola no top nacional

Um estudo feito pela Primetag às contas de Instagram dos portugueses mais influentes mostra que futebol, viagens e a gastronomia estão entre os assuntos com mais destaque.
Empreendedorismo

Histórias de quem abandonou projetos milionários 

Falta de sorte, falta de visão ou falta de talento. Do Facebook à Apple, conheça as piores decisões já tomadas por quem fundou projetos milionários, mas preferiu abandoná-los prematuramente.
Facebook

Facebook apaga 2.600 páginas de informações falsas

A rede social apagou 1.907 páginas, grupos e contas do Facebook e do Instagram alegadamente ligadas à Rússia, 513 ligadas ao Irão e 212 ligadas à Macedónia e ao Kosovo.
Facebook

Facebook já desconfiava da Cambridge Analytica

Segundo o procurador-geral de Washington D.C., uma troca de emails revela que já existiam preocupações com a Cambridge Analytica ainda antes da data em que o Facebook diz ter sabido do escândalo.
Facebook

Escolher a quem responder? No Messenger já pode

A aplicação do Messenger já permite que se responda diretamente a mensagens específicas, mesmo que esteja numa conversa de grupo, à semelhança do que já acontece no WhatsApp.
Facebook

Nova Zelândia. Vídeo do Facebook visto 4 mil vezes

O Facebook admite que o sistema de inteligência artificial que devia remover os vídeos com violência explícita não é perfeito e diz que o vídeo do ataque na Nova Zelândia foi visto 4 mil vezes.
Facebook

Milhões de passwords do Facebook foram expostas

708
O Facebook assumiu que guardava milhões de passwords num documento de texto que podia ser acedido por vários funcionários da empresa. Rede social afirma que não tem informação de abuso da informação.
Compras

Gostou da camisola? Vai poder comprar no Instagram

Viu uma carteira da Dior ou da H&M num post do Instagram e ficou com vontade de a comprar? Rede social está a testar nos EUA o "Checkout" para ser tudo mais rápido.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. ERC pede fim de partilha de imagens

182
Entidade Reguladora da Comunicação Social emitiu um parecer em que apela ao órgãos de comunicação que adotem medidas para "impedir o acesso generalizado às imagens do massacre na Nova Zelândia".
Redes Sociais

Fake news. Redes sociais lançam ferramentas novas

O plano prevê um instrumento de autorregulação para combater a desinformação online: um código de conduta subscrito por grandes plataformas digitais, como Google, Facebook e Twitter.
Terrorismo

Nova Zelândia. YouTube e Facebook removeram vídeos

O Facebook diz que retirou 1,5 milhões vídeos do ataque a Christchurch, que foi transmitido em direto na rede social. Já o YouTube, para conter os uploads em massa, ativou filtros automáticos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)