Atualizações em direto
  • Belgas voltam a ameaçar

    Edozie recebe na esquerda, ultrapassa João Mário e, praticamente sem ângulo, tentou o golo, mas Diogo Costa defendeu para canto.

  • Golo anulado ao Anderlecht

    Os belgas chegam ao golo aos 14 segundos, por Dolberg, mas o avançado dinamarquês está em fora de jogo, prontamente confirmado pelo VAR.

  • Começa o Anderlecht-FC Porto!

    Rola a bola em Bruxelas. O pontapé de saída pertenceu aos dragões, que atuam com o equipamento secundário, todo de laranja.

  • O árbitro da partida

    O dinamarquês Morten Krogh foi o árbitro nomeado pelo Comité de Arbitragem da UEFA para esta partida e será auxiliado pelos compatriotas Dennis Wollenberg Rasmussen e Steffen Bramsen, com Mikkel Redder a atual como quarto árbitro. O video-árbitro é o italiano Luca Pairetto, ao passo que o francês Jonas Hansen é o AVAR.

  • Depois de operação, Pinto da Costa agradece todo "o carinho". Ontem recebeu visita de Ramalho Eanes

    Aos 86 anos, o antigo líder dos Dragões foi operado ao fémur. A cirurgia teve lugar no passado sábado e esta quinta-feira, através das redes sociais, o portista agradeceu todo o apoio recebido.

    Depois de operação, Pinto da Costa agradece todo “o carinho”. Ontem recebeu visita de Ramalho Eanes

  • V. Guimarães empatou no Cazaquistão

    Na primeira partida do dia com representação portuguesa, o V. Guimarães fez uma longínqua viagem até ao Cazaquistão e empatou contra o Astana, com golos do ex-Benfica Kalaica (40’) e Chuchu Ramírez (89’). Esta foi a primeira partida que os vitorianos não venceram.

    Depois do FC Porto será a vez do Sp. Braga entrar em campo, na Liga Europa, a partir das 20 horas, em casa, frente ao Hoffenheim.

  • Dragões perderam sempre em casa do Anderlecht

    O histórico está longe de ser favorável ao conjunto português, já que os paars-wit venceram todos os jogos realizados em casa frente ao FC Porto (1-0 em 2000 e 1994, 4-0 em 1982 e 3-0 em 1978). De recordar que a equipa belga conquistou cinco troféus europeus nas décadas de 70 e 80: uma Taça UEFA, frente ao Benfica (1983), duas Supertaças Europeia (1976 e 1978) e duas Taças das Taças (1976 e 1978).

  • A prestação de portugueses e belgas na Liga Europa

    A meio da fase de Liga da Liga Europa, o FC Porto está no 22.º lugar, em zona de playoff, com quatro pontos. Os dragões começaram a campanha com uma derrota em casa do Bodo-Glimt (3-2), seguindo-se o empate na receção ao Man. United (3-3) e a vitória no Dragão frente ao Hoffenheim (2-0). Na última partida, os azuis em brancos perderam em Roma, frente à Lazio (2-1).

    O Anderlecht é uma das equipas que ainda não perdeu nesta Liga Europa, somando três vitórias e um empate ao cabo de quatro jornadas, resultados que colocam os belgas no quinto posto, em zona de apuramento direto para os oitavos de final. O Anderlecht superou Ferencváros (casa, 2-1), Real Sociedad (fora, 1-2) e Ludogorets (casa, 2-0), antes de empatar com o Rigas na última ronda (fora, 1-1).

  • A antevisão dos treinadores

    “Não estamos a olhar muito para a situação do FC Porto. Sabemos que é um grande equipa e, tal como no Anderlecht, se perdermos dois ou três jogos surge a pressão. Vamos tentar ser dominantes, jogamos em casa, numa competição onde estamos estado bastante bem, por isso o nosso objetivo é sermos dominantes, independentemente do adversário. O FC Porto é uma grande equipa, estamos ansiosos por fazer uma grande partida”, afirmou o técnico dos belgas, David Hubert.

    “Fazer história é um propósito pelo qual nos temos de guiar. O FC Porto já jogou aqui quatro vezes e nunca marcou golos. Queremos deixar uma marca positiva. Somos muito positivos no nosso trabalho. Há ciclos e tocou-nos a nós. São fases. Sou a cara e assumo a responsabilidade pelo momento desportivo do clube, mas durmo de forma tranquila porque faço o meu melhor. Tenho cinco meses como treinador principal, mas tenho uma vida ligada ao futebol. Este momento negativo não me espanta”, abordou Vítor Bruno na antevisão à partida.

  • Os convocados do FC Porto para esta partida

    Vítor Bruno chamou 26 jogadores para a viagem à Bélgica, deixando os lesionados Marko Grujic e Deniz Gül, bem como Wendell, por opção técnica, na cidade do Porto. No Anderlecht, o ex-Benfica Jan Vertonghen está lesionado e junta-se a Thorgan Hazard e Ludwig Augustinsson no lote de ausentes.

  • FC Porto procura interromper série negativa

    O FC Porto chega à Bélgica a atravessar uma maré negativa como não se via há mais de década e meia: três derrotas consecutivas — Lazio (2-1), Benfica (4-1) e Moreirense (2-1). A contestação já era evidente, mas voltou a subir de tom depois da eliminação da Taça de Portugal.

    Ainda no domingo, os adeptos concentraram-se junto ao Estádio do Dragão à espera da equipa e acabaram por ser abordados por André Villas-Boas e Jorge Costa. A dupla mantém a confiança em Vítor Bruno e está agora à espera de uma resposta aos desaires.

    Ida até aos adeptos junto à garagem, a conversa no Olival, Vítor Bruno seguro mas obrigado a dar uma resposta: o momento do FC Porto

  • Otávio entre as cinco novidades no onze

    Incontornavelmente, Otávio Ataíde é a grande novidade no onze do FC Porto, que tem cinco alterações em relação ao jogo com o Moreirense. O central não joga desde 15 de setembro e esteve inclusivamente vários jogos seguidos sem ser convocado.

    Para além de Otávio, Diogo Costa, Eustáquio, Galeno e Samu regressam ao onze portista.

  • O onze inicial do FC Porto

    Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, Francisco Moura; Stephen Eustáquio, Alan Varela; Pepê, Nico González, Wenderson Galeno; Samu Aghehowa

    Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Tiago Djaló, Fábio Vieira, Zaidu Sanusi, Vasco Sousa, Danny Namaso, André Franco, Fran Navarro, Martim Fernandes, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora e Zé Pedro

    Treinador: Vítor Bruno

  • O onze inicial do Anderlecht

    Onze do Anderlecht: Colin Coosemans; Thomas Foket, Jan-Carlo Simic, Zanka Jorgensen, Moussa N’Diaye; Mario Stroeeykens, Mats Rits, Leander Dendoncker; Samuel Edozie, Tristan Degreef e Kasper Dollberg

    Suplentes do Anderlecht: Mads Kikkenborg, Timon Vanhoutte; Francis Amuzu, Yari Verschaeren, Theo Leoni, Nilson Angulo, Luis Vázquez, Anders Dreyer, Nunzio Engwanda e Amando Lapage

    Treinador: David Hubert

  • Boa tarde! Abrimos mais um liveblog do Observador para acompanhar a partida da Liga Europa entre o Anderlecht e o FC Porto. Fique na nossa companhia!

1 de 1