Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar as últimas notícias sobre o conflito israelo-palestiniano neste novo liveblog que agora abrimos.

    Israel diz que matou líder do Hezbollah

  • Comandante do Hezbollah morreu nos ataques em Beirute

    O comandante da unidade de mísseis no sul do Líbano do Hezbollah morreu nos ataques israelitas em Beirute, avançaram as forças de defesa de Israel.

    Num post no X, indicam que Muhammed Ali Ismail foi morto por jatos da força aérea.

    Além de Muhammed Ali Ismail, morreu o seu adjunto, Hossein Ahmed Ismail. “Vários terroristas foram eliminados com eles”, dizem as IDF, que alegam que Muhammed Ali Ismail foi responsável por “vários atos de terrorismo” em Israel.

  • Continuam as explosões em Beirute

    Continuam a ser registadas explosões em Beirute, na capital do Líbano. Israel garante que acontecem para destruir depósitos de armas do Hezbollah.

    Ao mesmo tempo, o grupo xiita está a responder e a lançar rockets a partir do Líbano para o norte de Israel. Segundo o Haaretz, dois foram intercetados e um terceiro caiu num terreno desocupado.

  • Hezbollah rejeita que tivesse armas armazenadas debaixo dos edifícios atingidos

    O Hezbollah divulgou um comunicado este sábado para contradizer Israel e garantir que não tem armas armazenadas em depósitos localizados no subsolo, debaixo dos edifícios que foram atingidos no ataque israelita em Beirute contra o quartel-general do grupo.

    A notícia é avançada pela Reuters.

  • Biden ordenou que forças norte-americanas no Médio Oriente sejam ajustadas "conforme necessário"

    O Presidente dos EUA, Joe Biden, instruiu a que as forças dos EUA no Médio Oriente fossem ajustadas “conforme necessário”, segundo a Casa Branca.

    Biden “ordenou ao Pentágono que avaliasse e ajustasse, conforme necessário, a postura das forças americanas na região para reforçar a dissuasão, assegurar a proteção das forças e apoiar todos os objetivos dos EUA”, indicou em comunicado.

  • Porta-voz das IDF insiste que ataques foram "precisos"

    Daniel Hagari, porta-voz das forças de defesa de Israel (IDF), disse numa declaração transmitida pela televisão israelita que as IDF ainda estão a olhar para os resultados do ataque em Beirute, não confirmando nem desmentido se o líder do Hezbollah escapou com vida.

    Mas insistiu que os ataques foram “muito precisos”. “Faremos uma atualização assim que soubermos. O nosso ataque foi muito preciso”, disse.

  • Blinken: objetivos de Israel no Líbano são "legítimos", mas pede que caminho escolhido seja a diplomacia

    O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, defendeu esta sexta-feira o caminho da diplomacia na resolução do conflito entre Israel e o Líbano, embora admita que os objetivos de Televive são “importantes e legítimos”.

    Esses objetivos passam por, diz, fazer regressar os seus civis em segurança e pôr fim aos receios de ataques do Hezbollah. Mas acrescentou: “A questão é, qual a melhor forma de o fazer? Qual a forma mais eficaz, sustentável de o fazer? Acreditamos, como muitos outros países que se juntaram a nós no apelo a um cessar-fogo de 21 dias, que a melhor forma de o fazer é através da diplomacia”.

  • Nova explosão ouvida em Beirute

    Uma nova explosão foi ouvida em Beirute, depois da meia-noite, hora local (mais duas horas do que em Lisboa), segundo a Reuters.

    O relato surge depois de o exército israelita ter anunciado que está a atacar armamento do Hezbollah nos subúrbios da cidade.

  • Seis mortos e 91 feridos no ataque de Israel em Beirute

    Subiu para seis o número de mortos no ataque de Israel contra o quartel-general do Hezbollah, segundo o ministério da Saúde do Líbano, citado pelo The Guardian. Há 91 feridos.

    O número pode continuar a subir nas próximas horas.

  • Liderança do Hezbollah ficou incontactável após ataques de Israel

    Depois dos ataques israelitas em Beirute, a liderança do Hezbollah ficou incontactável, indicou à Reuters uma fonte próxima do grupo.

    O Hezbollah ainda não se pronunciou oficialmente sobre o que aconteceu ao seu líder ao certo. Informalmente, fontes do grupo disseram à Sky News Arabia que Hassan Nasrallah está vivo e “num local seguro”. Já Israel diz que é “demasiado cedo” para confirmar se isso é verdade.

  • IDF apela à evacuação do subúrbio sul de Beirute, onde tem lançado ataques

    O porta-voz das Forças de Defesa de Israel em árabe emitiu um comunicado, apelando à evacuação do bairro de Dahiyeh, um subúrbio sul de Beirute, que é um reduto do Hezbollah. Este bairro foi o alvo do ataque que as IDF lançaram hoje, com Hassan Nasrallah como alvo, e de vários dos ataques dos últimos dias, adianta o Haaretz.

  • Netanyahu não viu nem solicitou encontro com Guterres durante ida à ONU

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, nem solicitou um encontro com ele durante a sua visita a Nova Iorque, que começou na quinta-feira.

    O porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, confirmou na sua conferência de imprensa diária que nem Netanyahu nem o seu gabinete solicitaram esta reunião, como fizeram todas as outras delegações dos diferentes países, porque este tipo de reunião deve basear-se num pedido de cada membro.

    Além disso, explicou que Netanyahu e Guterres não se falam há quase um ano, uma vez que nas horas que se seguiram aos ataques terroristas do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, o secretário-geral da ONU fez uma chamada ao primeiro-ministro que “nunca foi devolvida”.

    No seu discurso de hoje na Assembleia Geral, Netanyahu chamou à ONU “a casa das trevas”, acusando-a de praticar hipocrisia, dois pesos e duas medidas, antissemitismo e hostilidade contra Israel.

  • Irão convoca reunião de emergência do conselho de segurança

    O líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, convocou uma reunião de emergência do conselho de segurança nacional do país, noticia o The New York Times.

    A reunião foi convocada na sequência do ataque israelita em Beirute, que teve como alvo o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

  • Biden diz que EUA não tiveram conhecimento nem participaram no ataque de Israel

    O Presidente dos EUA, Joe Biden, garante que os EUA “não tiveram conhecimento nem participaram” no ataque de Israel contra o quartel-general do Hezbollah em Beirute.

    “Terei mais a dizer quando tivermos mais informação”, disse, aos jornalistas. Questionado sobre se apoia as ações de Israel no Líbano, respondeu: “Temos de ter mais detalhes. Não sei o suficiente para responder à questão”.

  • Israel atingiu outros alvos do Hezbollah no Líbano

    Jatos israelitas atacaram vários alvos do Hezbollah nas últimas horas no sul do Líbano e no interior do país, segundo as forças de defesa de Israel citadas pelo The Times of Israel.

    Os alvos incluíram lançadores de rockets direcionados a Israel e edifícios que armazenavam armamento. As IDF divulgaram imagens dos ataques.

  • Dois ataques intercetados no norte de Israel

    As sirenes foram ativadas em Safed, no norte de Israel, e nos arredores, segundo as forças israelitas. Nos últimos minutos, foram intercetados dois ataques, avança a Sky News.

  • Hezbollah diz que "não há verdade em nenhuma afirmação" feita sobre o ataque de Israel

    O gabinete de imprensa do Hezbollah disse, esta sexta-feira, que “não há verdade em nenhuma afirmação” sobre o ataque israelita em Beirute, sem especificar a que afirmações se refere, segundo a Sky News.

  • Embaixada do Irão em Beirute diz que ataque de Israel "muda as regras do jogo"

    A embaixada iraniana em Beirute defendeu no X que o ataque de Israel contra o quartel-general do Hezbollah, no Líbano, “representa uma séria escalada que muda as regras do jogo” e garante que o autor (Israel) “será punido de forma adequada e disciplinada”.

    “Mais uma vez, o regime israelita está a cometer um massacre sangrento, visando bairros residenciais densamente povoados, emitindo falsas justificações numa tentativa de cobrir o seu crime brutal”, defende no tweet.

  • Dois mortos e 76 feridos no ataque de Israel em Beirute

    O Ministério da Saúde do Líbano indicou que os ataques contra o quartel-general do Hezbollah em Beirute provocaram dois mortos e 76 feridos, segundo o The Guardian.

    O número de mortos poderá ainda subir numa altura em que os serviços de emergência ainda procuram sobreviventes nos escombros.

    Os ataques destruíram seis edifícios em Beirute, segundo meios de comunicação libaneses citados pela CNN Internacional.

  • Netanyahu aprovou ataque contra quartel-general do Hezbollah a partir do quarto de hotel em Nova Iorque

    O gabinete do primeiro-ministro israelita divulgou aos órgãos de comunicação social do país uma fotografia que diz mostrar Benjamin Netanyahu a aprovar o ataque contra o quartel-general do Hezbollah, em Beirute.

    Segundo o The Times of Israel, a fotografia terá sido tirada antes de Netanyahu sair do hotel, em Nova Iorque, para discursar na ONU.

1 de 3