Atualizações em direto
  • Zelensky condena ataque a hospital. Número de mortes sobe para oito

    O Presidente ucraniano já reagiu ao ataque russo ao hospital de Sumy e avançou que foram já confirmados oito mortos — mais um do que o balanço anterior. “Onze pessoas ficaram feridas e 113 doentes foram transferidos do hospital”, acrescentou Zelensky.

    “A operação de resgate está em curso e continuamos a lidar com as consequências e a salvar vidas. Estamos a fazer tudo para garantir ao nosso povo a ajuda de que precisa.”

  • EUA pedem à China que não “alimente máquina de guerra russa” na Ucrânia

    O secretário de Estado norte-americano voltou a acusar a China de apoiar a “máquina de guerra russa” na Ucrânia, numa altura em que as duas potências rivais tentam estabilizar uma relação tumultuosa.

    Em conferência de imprensa, à margem da Assembleia-Geral da ONU, Antony Blinken falava depois de um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, decorrido, na sexta-feira, na missão chinesa em Nova Iorque.

    O responsável norte-americano disse ter manifestado ao homólogo chinês a “profunda preocupação sobre o apoio da China à indústria de defesa russa, que está a alimentar a máquina de guerra russa e a perpetuar a guerra que a China afirma querer acabar”.

    “A relação entre eles [China e Rússia] é um assunto que lhes diz respeito, mas na medida em que essa relação envolve fornecer à Rússia o que ela precisa para prosseguir esta guerra, isso é um problema para nós”, salientou.

    O chefe da diplomacia norte-americana referiu que as empresas chinesas fornecem 70% das máquinas-ferramentas russas e 90% dos seus produtos eletrónicos.

    Já Wang Yi denunciou “a repressão” dos Estados Unidos contra o comércio, a tecnologia e a economia chinesas e pediu um “diálogo respeitoso” entre os dois países, “uma vez que os EUA afirmaram repetidamente que não têm intenção de entrar em confronto com a China”, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

    A reunião de sexta-feira aconteceu alguns dias depois de o Presidente norte-americano, Joe Biden, ter afirmado que a China estava a colocar a Ásia e os Estados Unidos “à prova” devido ao comportamento cada vez “mais agressivo”, nomeadamente no mar do Sul da China e em relação a Taiwan.

    Pequim considera a ilha como uma das suas províncias e denuncia o apoio de Washington a Taiwan, bem como a passagem de navios de guerra norte-americanos e, pela primeira vez esta semana, japoneses, pelo estreito de Taiwan.

  • Ataque russo provocou, pelo menos, sete mortos

    Um ataque das forças russas teve como alvo o hospital da região de Sumy e provocou, pelo menos, sete mortos. De acordo com o jornal The Guardian, há ainda a registar 12 feridos graves.

    Neste ataque foram usados drones. O ataque continuou mesmo quando as pessoas que estavam dentro do hospital estavam a fugir, avança o mesmo jornal.

  • Bom dia,

    Abrimos agora este novo liveblog para acompanhar as principais notícias sobre a guerra na Ucrânia. Pode recordar aqui o que aconteceu ontem.

    Ataques russos mataram oito pessoas na Ucrânia. Moscovo diz ter intercetado drones em Rostov e Belgorod. Zelensky reúne-se esta sexta-feira com Trump

1 de 1