818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rússia-Ucrânia

A Guerra Traduzida

Baleias ucranianas viajam de Kharkiv para Valência

Ataques russos a Kharkiv obrigam Plombir e Miranda a procurar uma nova casa. Moscovo atinge a Ucrânia com um novo tipo de bomba. E o contra-ataque de Kiev a fábricas de drones e refinarias russas.
A Guerra Traduzida

Universidade abre curso de "guerra de informação"

Jornais independentes revelam um novo tipo de formação em Moscovo: "Guerra híbrida". Quanto custa a limusine oferecida por Putin a Kim? E Zelensky acusado de usurpar poder na Ucrânia.
A Guerra Traduzida

Putin em Hanói. Tentativa de atentado na Crimeia

A radiografia aos animais de estimação de Putin: cães, leopardos e... uma rena. Sanções europeias vão atingir o gás de forma "poderosa". E professores perseguidos em Karhkiv por ensinarem ucraniano.
A Guerra Traduzida

Nikki Haley vai acabar com a guerra na Ucrânia?

Astrólogo ucraniano vê o futuro nas estrelas, guerra acaba em meses e tem mão norte-americana. E a Casa Branca quer congelar encomendas de sistemas Patriot e enviar todos para a Ucrânia.
A Guerra Traduzida

Ucrânia detém informador russo em chat de namoro

Espião seduzia ucranianas para obter informações relevantes sobre o posicionamento dos militares na região de Kharkiv. Pode enfrentar oito anos de prisão.
A Guerra Traduzida

Putin oferece carro, punhal e serviço de chá a Kim

É a segunda viatura que Putin oferece ao líder norte-coreano em quatro meses. Antes foi uma limousine. Kim Jong-un retribuiu com obras de arte. Os dois países assinaram acordo de defesa militar.
A Guerra Traduzida

Rússia e Coreia do Norte criam economia autónoma

No dia em que visita a Coreia do Norte, Putin diz que os dois países vão combater as sanções do Ocidente e criar um mercado financeiro alternativo e independente.
A Guerra Traduzida

Ucrânia na NATO? "Para isso deve vencer a guerra"

EUA deixam, para já, a porta da aliança fechada à Ucrânia. John Kirby lembra que, mesmo vencendo a guerra, Ucrânia ainda tem uma longa fronteira com a Rússia e um problema de corrupção para combater.
Noticiário

2h.Ucrânia. NATO acusa China de alimentar conflito

Declarações de Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, na Casa Branca. Ainda neste jornal, Vladimiri Putin iniciar uma visita de dois dias à Coreia do Norte, esta terça-feira.
A Guerra Traduzida

Alemanha quer cortar subsídios a ucranianos

Refugiados na Alemanha recebem 563 euros por mês, o que levanta questões: "É mais lucrativo receber assistência e ganhar dinheiro em empregos paralelos do que ter emprego permanente e pagar impostos".
A Guerra Traduzida

Ucrânia rejeita proposta de paz? A próxima é pior

A ameaça do Kremlin surge numa altura em que a Rússia acredita que vai continuar a ganhar terreno e posição de superioridade nas negociações. Na próxima proposta apresentada, condições vão apertar.
Gabinete de Guerra

"Sem cedências não há caminho para a paz"

José Filipe Pinto defende que a Cimeira para a Paz foi uma tentativa de Zelensky para captar o apoio de um maior número de países. O politólogo diz que a situação em Israel é "muito confusa".
Noticiário

4h. Cimeira para a Paz aprova declaração

O documento foi assinado por 86 dos 101 países e organizações representados. Ainda neste jornal, no Euro 2024, a Inglaterra venceu a Sérvia, por 1-0.
Noticiário

15h. Zelensky aponta a nova cimeira

Volodymyr Zelensky afirma que há vários países interessados em reunir-se para deliberar medidas para a paz. Ainda neste jornal, Polónia e Países Baixos empatados no jogo do Euro 2024.
Noticiário

6h. Suíça recebe segundo dia da Cimeira para a Paz

Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar hoje. Ainda neste jornal, pelo menos nove pessoas foram baleadas, incluindo duas crianças, num parque recreativo nos Estados Unidos.
Noticiário

5h.Brasil. Mulheres saem à rua por causa do aborto

Em causa um projeto de lei que pretende criminalizar a IVG a partir das 22 semanas. Ainda neste jornal, Suíça recebe o segundo dia da Cimeira para a Paz na Ucrânia.
Noticiário

2h. Sporting sagra-se tetracampeão de futsal

Os leões venceram o SC Braga por 6-3, no Pavilhão João Rocha. Ainda neste jornal, os vários líderes europeus reforçaram o apoio à Ucrânia na Cimeira da Paz.
Noticiário

21h. Pedro Sánchez reforça apoio à Ucrânia 

Pedro Sánchez aponta Ucrânia como vítima de um agressor chamado Vladimir Putin. Ainda, continuam as manifestações contra a extrema-direita em França.
Noticiário

20h. PR. Opiniões convergentes a favor da Ucrânia

Marcelo Rebelo de Sousa defende que este encontro pode abrir caminho para a paz em território ucraniano. Ainda neste jornal, PJ aprende 800 quilos de cocaína no Porto de Setúbal.
Noticiário

19h. EUA anunciam nova ajuda à Ucrânia

Os EUA vão fornecer mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia a responder a necessidades humanitárias e reforçar a segurança. Ainda, Presidente da Colômbia cancela participação na Cimeira para a Paz.
Noticiário

18h. Zelensky acusa Rússia de crimes de guerra

Zelensky acusa Vladimir Putin de raptar crianças e de impedir o acesso a alimentos a energia aos ucranianos. Ainda neste jornal, em França já começaram as manifestações contra a extrema-direita.
Noticiário

15h. Constrangimentos nas urgências vão continuar

Ana Paula Martins diz que constrangimentos vão continuar, mas assegura que os mapas das urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão ser atualizados uma vez por dia. Ainda, Zelensky já está na Suíça.
Noticiário

14h. Paz na Ucrânia. Zelensky já está na Suíça

Zelensky falou antes do início da conferência, em Lucerna e agradeceu aos países que se juntaram à Cimeira. Ainda neste jornal, François Hollande vai ser candidato às eleições legislativas de França.
Noticiário

6h. Suíça acolhe Conferência para a Paz

Portugal vai estar representado pelo Presidente da República e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Ainda neste jornal, Neemias Queta estrea-se nas finais da NBA em derrota dos Boston Celtics.
Noticiário

4h. Ucrânia. EUA condenam exigências de Putin

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca diz que a proposta do Kremlin vai contra "o direito internacional e a Carta das Nações Unidas". Ainda, ONU alerta para a fome em Gaza.
Noticiário

2h. Ucrânia. Entrada na UE discutida a 25 de junho

O anúncio foi feito pela presidência belga do Conselho Europeu. Ainda neste jornal, a reportagem da Rádio Observador sobre os 25 veteranos de guerra ucranianos que chegaram hoje a Portugal.
Gabinete de Guerra

"Este discurso de Putin é mais uma falácia"

José Filipe Pinto defende que plano de paz proposto por Putin é uma tentativa de reclamar o impossível. O politólogo diz que comunidade internacional tem pouca capacidade para atuar no Médio Oriente.
A Guerra Traduzida

Metsola: "Não há atalhos" para a adesão à NATO

Presidente do Parlamento Europeu baixa expectativas: "Cada país tem a própria trajetória de negociações onde os direitos e obrigações que constituem o corpo da legislação da UE devem ser adotados".
A Guerra Traduzida

Putin promete: "Podemos avançar com cessar-fogo"

Mas deixa condições. Ucrânia tem de desistir da NATO e dos territórios já ocupados pela Rússia. Putin acrescenta que o mundo está a assistir ao "colapso" do sistema de segurança europeu.
Gabinete de Guerra

"Israel e Hamas têm interesse que guerra continue"

Luís Tomé afirma que Israel e o Hamas não estão dispostos a fazer cedências para cessar-fogo. O professor catedrático diz que a Ucrânia está em sérias dificuldades para suster ofensiva de verão russa.
A Guerra Traduzida

Rússia:"Vamos transformar o Ocidente num pesadelo"

Dmitry Medvedev, ex-presidente, diz que a Rússia deve tentar "todos os dias" causar o máximo de danos possível aos países que impuseram as restrições a Moscovo e atingir o ocidente "onde dói".
A Guerra Traduzida

Rússia usou "fome para matar" civis em Mariupol

Rússia aplicou estratégia de quatro fases: ataques a infra-estruturas civis, cortes de electricidade, aquecimento e abastecimento de água, e ataques a corredores humanitários e comboios.
A Guerra Traduzida

Coreia do Norte e Rússia: "Somos invencíveis"

Na antevisão da visita de Putin à Coreia do Norte, Kim Jong Un diz que os países são grandes aliados de guerra. Estadia do presidente russo está a ser preparada com "grande estrutura" em Pyongyang.
A Guerra Traduzida

Rússia põe crianças ucranianas raptadas em adoção

Investigação com recurso a ferramentas de reconhecimento facial identificou quatro crianças ucranianas com idades entre os oito e os 15 anos num site de adopção ligado ao governo russo.
A Guerra Traduzida

Informadora russa é apanhada e presa na Dinamarca

Cidadã russa recebe dinheiro há vários anos de um fundo estatal que, supostamente, serve para contratar informadores em localizações-chave. Embaixada da Rússia em Copenhaga exige a libertação.
A Guerra Traduzida

Mega pacote de ajuda da UE segue para a Ucrânia

São 3,4 mil milhões de euros em ativos russos congelados. Dinheiro vai ser dividido em duas tranches. Uma já este mês, outra em julho. Von der Leyen reitera que a Rússia "deve pagar pelos prejuízos".
Noticiário

15h. Volodymyr Zelensky está em Berlim

O presidente da ucrânia está na conferência dedicada à reconstrução do país. Ainda neste jornal, Emmanuel Macron não se demite, independentemente do resultado das próximas eleições francesas.
A Guerra Traduzida

Ucrânia ataca o primeiro alvo militar na Rússia

Autoridades ucranianas dizem que a avaliação de danos ainda está a ser feita, mas confirmam que se tratou de um "golpe direto". Resta saber se ataque teve recurso a armas ocidentais.
A Guerra Traduzida

Putin põe Coreia do Norte na agenda

Presidente russo viaja este mês a convite de Kim Jong-un. Putin vai ainda ao Vietnam. Líderes vão falar sobre o setor da energia, cooperação militar, economia e assinam um acordo na área da educação.
Gabinete de Guerra

"Israel violou o Direito Internacional em Rafah"

Francisco Pereira Coutinho explica que o TIJ ordenou a Israel que parasse os ataques em Rafah. O especialista em Direito Internacional diz ser preciso apurar se a Ucrânia atacou com armas ocidentais.
A Guerra Traduzida

Putin quer 100 mil robôs na Rússia. Para quê?

Objetivo: competir com o mundo da robótica. Entre anúncios económicos, alertas russos de ataque a Lugansk, a história de um homem que recebeu toneladas de cobertores, com destino à linha da frente.
A Guerra Traduzida

Bruxa ucraniana prevê um ataque da Bielorrússia

Maria Tykha alerta para a infiltração de um grupo de sabotagem no norte da Ucrânia. O pacote de ajuda dos EUA vai servir para atacar alvos russos. E javalis e veados em Khakhova, daqui a cinco anos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos