437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Rússia-Ucrânia

Noticiário

17h. PR aceita convite de Zelensky para ir a Kiev

Convite que vai ser entregue por António Costa ao Presidente da República. Ainda neste jornal, há um novo líder da classificação geral da Volta a Itália, mas João Almeida mantém-se no pódio.
Noticiário

16h. Ucrânia. Condecorado elemento da embaixada

Andrei Putilovskiy ficou na embaixada durante a guerra e ajudou refugiados que quiseram vir para Portugal. Ainda neste jornal, a divergência de António Costa e Zelensky sobre a adesão da Ucrânia à UE.
Noticiário

15h. PM formaliza ajuda de 250 milhões à Ucrânia

Anuncio feito durante a visita de António Costa à Ucrânia, onde se encontrou com Zelensky. Ainda neste jornal, Portugal disponibiliza-se para patrocinar a reconstrução de escolas na Ucrânia.
Noticiário

5h. Marcelo termina visita oficial a Timor-Leste

O Presidente da República viajou até Timor-Leste especialmente para as cerimónias dos 20 anos da independência. Ainda, Ucrânia pede que Rússia seja responsabilizada financeiramente pelos crimes.
Noticiário

4h. Rússia diz ter controlo total de Azovstal

O Ministério da Defesa russo anunciou que o Exército “libertou na totalidade” o complexo. Ainda neste jornal, há cerca de 80 casos confirmados da chamada varíola dos macacos, detetados em 11 países.
Noticiário

2h. Estónia, Letónia e Lituânia com embargo russo

Rússia prepara-se para cortar o fornecimento de eletricidade aos três países Bálticos. E ainda, Ucrânia pede que Rússia seja responsabilizada financeiramente por crimes cometidos na guerra.
Noticiário

00h. Rússia corta energia a três países do Báltico

Antes, Moscovo já tinha anunciado o corte do fornecimento de energia à Finlândia, também a partir deste sábado. Ainda neste jornal, o Kremlin anuncia a rendição total na fábrica Azovstal.
Noticiário

22h. Rússia deve ser responsabilizada, diz Kiev

Presidente ucraniano pede a aliados que criem mecanismo para responsabilizar Moscovo e indemnizar vítimas de crimes de guerra. E ainda, Covid-19 contribuiu para a morte de quase 15 milhões de pessoas.
Noticiário

21h. Rússia anuncia controlo de Azovstal

Informação avançada pelas agências de notícias russas, mas que ainda não foi confirmada pela Ucrânia. Ainda neste jornal, continuam a aumentar todos os indicadores relativos à Covid-19
A Guerra Traduzida

"Desativei centenas de minas. Aprendi na internet"

Yevhen Shabunya aprendeu a desminar através da internet, saiu para o terreno e desativou centenas de engenhos explosivos deixados pelos russos. Ainda o cão heroi que resistiu na linha da frente.
A Guerra Traduzida

Rússia quer serviço militar sem limite de idade

O parlamento russo apresentou uma proposta para acabar com a idade limite para prestar serviço militar: "Precisamos de mais pessoas com experiência". Ainda os pagamentos à Rússia que podem duplicar.
A Guerra Traduzida

Foi lançada uma BD com Zelensky como herói

De comediante a herói, nos EUA foi lançada uma banda desenhada sobre Zelensky. Ainda o regresso dos selos sobre a guerra, que esgotaram na Ucrânia e o feriado nacional ucraniano, dia do bordado.
A Guerra Traduzida

Entrevista à mãe do 1º soldado julgado em Kiev

O jornal independente Meduza entrevistou a mãe do primeiro soldado russo a ser julgado em Kiev por crimes de guerra. Ainda uma nova organização juvenil para formar crianças na Rússia.
Gabinete de Guerra

Kharkiv faz-nos antever um cenário "mais otimista"

Ucrânia pode começar a recuperar território? O historiador e especialista em segurança internacional diz que "há sinais", mas surgem dúvidas sobre o treino acelerado com o novo equipamento Ocidental.
A Guerra Traduzida

“Fui enterrado vivo numa vala, mas consegui fugir"

Mykola Kulichenko, foi detido por russos e fuzilado em Chernihiv. Fingiu-se de morto e foi enterrado numa vala comum ao lado dos irmãos. Conseguiu escapar e caminhou mais de 40km até casa.
A Guerra Traduzida

Putin terá série “semelhante a House of Cards”

O produtor ucraniano Alexander Rodnyansky vai fazer uma série sobre Vladimir Putin. Vai basear-se na obra "All the Kremlin's Men" e vai ser semelhante a House of Cards. Ainda as rendições em Azovstal.
Gabinete de Guerra

Azov. "Do ponto de vista militar, é uma rendição"

O major-general Arnaut Moreira refere que ucranianos "depuseram armas para se entregar". Bruno Cardoso Reis fala sobre o destino destes soldados como "teste ao discurso russo sobre negociações de paz"
Noticiário

00h. Zelensky acusa Rússia de disfarçar derrotas

O presidente da Ucrânia acusa a Rússia de mascarar as derrotas nesta guerra com novos ataques. Neste jornal, ainda os abusos sexuais na Igreja em Portugal, que vão ser debatidos em Roma.
Noticiário

20h. Azovstal. Continuam a ser retirados soldados

Agência Reuters adianta que pelo menos sete autocarros saíram hoje do complexo metalúrgico transportando soldados. A coluna estava a ser escoltada por soldados russos.
A Guerra Traduzida

Rússia. O que acontece a quem é anti-guerra?

Na justiça russa avançam julgamentos a pessoas que se manifestaram publicamente contra a guerra, que penas podem enfrentar? Ainda a “rendição” em Azovstal e uma dúvida: Rússia pode ficar sem internet?
A Guerra Traduzida

Rússia. Estátuas de canhões para defender posições

Em Kherson os militares russos retiraram estátuas de canhões de um museu para as usarem junto a postos de controlo como "demonstração de força e armamento". Ainda as cerimónias fúnebres de Kravchuk.
Gabinete de Guerra

O que irá acontecer com o batalhão de Azovstal?

O coronel Carlos Mendes Dias destaca que "não se sabe qual será a moeda de troca" russa. O historiador Bruno Cardoso Reis admite que desenvolvimentos em Azovstal possam tornar-se propaganda para Putin
Noticiário

9h. Guerra na Ucrânia discutida em Bruxelas 

Os ministros da Defesa da União Europeia reúnem-se em Bruxelas esta terça-feira para discutirem a guerra na Ucrânia. Portugal vai estar representado por Helena Carreiras, ministra da Defesa,
Noticiário

00h. Mais de 260 soldados retirados de Azovstal

Governo ucraniano confirma a retirada de 53 soldados da fábrica de Azovstal para Donetsk e outros 211 para Olenivka, na Rússia. Em Portugal, Governo quer ter novo quadro legislativo sobre metadados.
Noticiário

19h. UE falha acordo para mais sanções à Rússia

Neste jornal, também o Presidente da Turquia a reiterar que não vai aceitar a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO. E a nova primeira-ministra de França, a segunda na história.
Guerra na Ucrânia

Azovstal. Rússia anuncia retirada de feridos

O Ministério da Defesa russo anunciou esta segunda-feira um acordo para retirar de Azovstal os soldados gravemente feridos e o pessoal médico da siderurgia. Na siderúrgica, encontram-se 1.000 pessoas.
A Guerra Traduzida

Vencedores da Eurovisão vão leiloar troféu

A Kalush Orchestra anuncia que vai leiloar o troféu da Eurovisão para angariar fundos para a Ucrânia. Ainda a venda de álcool flexibilizada em Kiev e a pobreza que ameaça 9 em cada 10 ucranianos. 
A Guerra Traduzida

Rússia nacionaliza ativos da Renault por 1 rublo

A Renault vendeu de filial russa e a participação maioritária que detinha no fabricante Avtovaz. A venda fez-se por 1 rublo e há opção de recompra durante 6 anos. Ainda a saida do McDonalds da Rússia.
Rádio Observador

Alargamento da NATO é solução? Ligue 910024185

Suécia e Finlândia preparam a adesão à NATO. A Rússia promete reagir e volta a ameaçar com armas nucleares. O que resulta do alargamento da NATO? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
A Guerra Traduzida

Ucraniano “traidor” detido em Kiev

Um homem foi detido em Kiev por colaborar com os russos. Divulgava posicionamento de milícias e snipers e atacou viaturas. Ainda a história de uma mãe e filha amputadas depois de bombardeamentos. 
A Guerra Traduzida

Rússia interrogou 4 mil ucranianos que se renderam

Desde o inicio da guerra a Rússia já interrogou mais de 4 mil soldados ucranianos que se renderam. Ainda a história de um soldado russo que esteve na guerra sem saber e que agora recusa voltar.
Noticiário

8h. Julgamento por crimes de guerra na Ucrânia 

Militar russo responde em tribunal por matar civil em Sumy. A reportagem do Observador revela que para circular em Odessa tem de se ter uma password.
Observador na Ucrânia

"Quem circula em Odessa tem de saber a password"

Qualquer carro em movimento "recebe ordem de paragem". Quem tenha indícios pró-Rússia é encaminhado para a esquadra. Odessa após recolher obrigatório pelo relato do enviado especial Pedro Jorge Castro
Noticiário

5h. Coreia da Norte. Seis vítimas mortais de febre

Mortes são anunciadas depois de ter sido admitido o primeiro caso oficial de covid-19, mas governo norte-coreano não liga estes casos à pandemia. E Zelensky acusa Rússia de esconder derrota na guerra.
Noticiário

4h. Chega quer atualização de 50€ para as pensões

Andsré Ventura sugere que pensões mais elevadas tenham aumento mais pequeno. E casal russo que recebeu refugiados em Setúbal garante que não enviou nenhuma informação para qualquer entidade russa.
Noticiário

3h. Setúbal. PJ vai para interrogar casal russo

Fonte do Expresso indica que casal pode ser considerado arguido depois de ser ouvido. E a Associação Amigos da Terceira Idade admite estar surpresa com a quarta dose da vacina contra a covid-19.
Noticiário

2h. Zelensky acusa Rússia de esconder derrota

Presidente ucraniano garante que recuo das forças russas é visível. E o antigo ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, defende que novo aumento dos casos de covid-19 não é sinal para alarme.
Noticiário

1h. Amigos da Terceira Idade surpresa com 4ª dose

Presidente da Associação, Rui Fontes, considera que os lares estão a lidar bem com a pandemia nesta altura. E Volodymyr Zelensky acusa a Rússia de esconder a derrota estratégica com bombardeamentos.
A Guerra Traduzida

Rússia espera novo recorde de colheitas

O Kremlin anunciou que espera um novo recorde de colheitas para 2022. Na imprensa internacional noticia-se o roubo de colheitas ucranianas. Ainda os militares em Azovstal que pedem ajuda a Elon Musk.
A Guerra Traduzida

Imprensa da Ucrânia avalia unhas de Putin

"Como são as unhas perfeitas do ditador". Na imprensa da Ucrânia surgem diferentes artigos a avaliar a manicure do presidente russo. Ainda os selos com o rosto de Zelensky que se vendem por 100 euros.
Noticiário

14h. PR soube da polémica de Setúbal nos jornais 

O Presidente da República afirmou que só soube da polémica do acolhimento de refugiados ucranianos por funcionários russos pró-Kremlin através da comunicação social.
Noticiário

12h. Caso Setúbal. PR diz que não foi informado

O Presidente da República garante que não recebeu dados das Secretas sobre o acolhimento de refugiados ucranianos por funcionários russos pró-Kremlin.
Noticiário

5h. Finlândia anuncia hoje posição sobre NATO

Maioria da população concorda com a integração do país na aliança transatlântica. E Volodymyr Zelensky defende que as tropas ucranianas estão a fazer tudo para libertar o país.
Noticiário

3h. Guerra. Morre o primeiro civil na Rússia

Ataque provocou também três feridos, mas ainda não foi reivindicado pelas tropas ucranianas. E o bastonário da Ordem dos Médicos elogia a decisão que tira o aborto da avaliação dos médicos.
Noticiário

1h. Zelensky confiante na vitória ucraniana

Presidente ucraniano já tinha sublinha que a libertação dos territórios é fundamental para a vitória da Urânia. E Luís Montenegro pede solução "à prova de bala" para a questão dos metadados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.