Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a guerra na Ucrânia ao longo do dia de ontem, sábado.

    Ucrânia derruba 41 de 80 drones russos lançados na noite passada

    Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!

  • "Ucrânia será forçada a lutar contra a Coreia do Norte" a qualquer momento, alerta Zelensky

    “A Ucrânia será forçada a lutar contra a Coreia do Norte na Europa”, alertou Volodymyr Zelensky na sua comunicação habitual no seu canal de Telegram.

    A Rússia está cada vez mais unida à Coreia do Norte “e, a qualquer momento, os seus soldados podem aparecer no campo de batalha a lutar contra a Ucrânia”, continuou.

    No final da sua declaração, Zelensky aproveitou ainda para criticar a inação da ONU e dos países que têm vindo a apoiar Kiev: “A falta de decisões mais fortes dos parceiros que apoiam a Ucrânia apenas encoraja Putin a investir mais no terror”.

  • Zelensky assina projeto de lei para que estrangeiros sirvam nas Forças Armadas como oficiais

    O presidente da Ucrânia assinou na passada sexta-feira um projeto de lei que permite que estrangeiros e apátridas sirvam nas Forças Armadas do país assumindo o cargo de oficial, avança o jornal Ukrainska Pravda.

    De acordo com o site do Parlamento ucraniano, o projeto de lei foi “submetido com a assinatura do Presidente da Ucrânia” a 25 de outubro.

    Até então, os estrangeiros só podiam exercer cargos administrativos e/ou assumir funções de sargento.

  • Guterres contradiz política da ONU de apoiar trabalho do TPI, diz representante da Ucrânia nas Nações Unidas

    O Representante Permanente da Ucrânia na Organização das Nações Unidas, Serhii Kyslytsia, considera que o secretário-geral desta organização está a contradizer a política da ONU de apoiar o trabalho do Tribunal Penal Internacional (TPI).

    Em causa está o facto de António Guterres ter visitado a Rússia e ter-se reunido com Vladimir Putin.

    Na rede social X, o representante ucraniano na ONU salientou que, numa das diretrizes desta organização sobre reuniões se lê: “Se a pessoa ocupar uma posição de autoridade num Estado, deverão ser feitos todos os esforços para se encontrar e estabelecer contactos com pessoas que não sejam objeto de um mandado de detenção”.

  • Novo balanço: ataque no Dnipro fez cinco mortos e 21 feridos

    Um novo balanço do ataque no Dnipro aponta para cinco mortos e 21 feridos, incluindo uma criança.

    De acordo com as autoridades locais, citadas pelo Kyiv Independent, nas últimas horas foi encontrado o corpo de um homem, nos destroços, elevando para cinco o número de vítimas mortais.

    Entre os 21 feridos, sete estão hospitalizados e um rapaz de 17 anos está em situação grave.

    Já tinha sido noticiado que um polícia, a sua mulher e duas filhas ficaram presos sob os escombros do prédio onde viviam. A filha mais nova terá sido salva mas a mulher deste polícia, bem como a filha mais velha do casal, não resistiram.

  • Rússia. Imagens de satélite mostram expansão de laboratório de armas biológicas da era soviética

    Imagens de satélite, obtidas por duas empresas especializadas e noticiadas pelo The Washington Post, indicam que o Kremlin está a expandir e modernizar um laboratório do tempo da Guerra Fria.

    Rússia. Imagens de satélite mostram expansão de laboratório de armas biológicas da era soviética

  • Mais uma pessoa morreu no ataque russo em Dnipro. Há quatro vítimas, incluindo uma criança

    Mais uma pessoa morreu no ataque russo na cidade de Dnipro na noite de sexta-feira. Existem, segundo um novo balanço, quatro vítimas mortais, incluindo uma criança.

    De acordo com a Polícia Nacional, citada pelo Kyiv Independent, um polícia, a sua mulher e duas filhas ficaram presos sob os escombros do prédio onde viviam. A filha mais nova terá sido salva mas a mulher deste polícia, bem como a filha mais velha do casal, não resistiram.

    GettyImages-2180342082

    O ataque, que fez também 20 feridos, danificou 13 edifícios de apartamentos, duas casas e o hospital Mechnikov, que é um hospital muito usado para tratar soldados feridos na guerra com a Rússia.

    Dnipro, a quarta maior cidade da Ucrânia, tinha antes da guerra uma população de cerca de um milhão de pessoas. A cidade, que é um importante centro logístico e humanitário, fica a aproximadamente 395 quilómetros de Kiev.

    GettyImages-2180344771

  • Dnipro. Ataque russo com míssil mata três pessoas, incluindo uma criança

    Um ataque russo, usando mísseis, matou três pessoas, incluindo uma criança. Vários edifícios residenciais foram atingidos, bem como uma infraestrutura médica, indicou o governador regional Serhii Lysak.

    GettyImages-2180341733

    Citado pelo Kyiv Independent, o governador indicou que há 19 feridos, segundo o último balanço, o que inclui pelo menos mais duas crianças além daquela que não resistiu ao ataque.

    GettyImages-2180344533

  • Bom dia.

    Vamos concentrar neste artigo liveblog todas as últimas notícias relacionadas com a guerra na Ucrânia, ao longo deste sábado.

    Zelensky diz que novo documento para a Fórmula da Paz estará pronto em novembro

    Deixamos, aqui, a ligação para o liveblog de ontem, sexta-feira, que terminou com a informação de que Zelensky diz que novo documento para a Fórmula da Paz estará pronto em novembro

    Muito obrigado por nos acompanhar.

1 de 1