440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guerra na Ucrânia

Conferência de Imprensa

As 11 profissões que irão surgir até 2030

Pode descobrir, através do jornal ECO, as profissões que ainda não existem, mas que vão ter muita procura em 2030. De acordo com o Folha de S. Paulo, Lula abriu 21 pontos sobre Bolsonaro no 1.º turno.
Noticiário

6h. AR vota hoje Orçamento do Estado para este ano

Documento tem aprovação garantida na votação final graças à maioria absoluta do PS. Ainda, Zelensky aponta o dedo a países da União Europeia que bloqueiam novo pacote de sanções contra Rússia.
Noticiário

2h. Chega soma dissidentes e críticas internas

Fundadores do partido queixam-se de perseguição política, falta de democracia interna e até de represálias. E ainda, presidente ucraniano critica países da UE contra sexto pacote de sanções à Rússia.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: Mundo não trata Ucrânia "como merece"

Presidente ucraniano diz que o mundo não está a "fazer pressão para terminar com a guerra" e exemplifica com o número de semanas que a UE está a demorar a aprovar 6.º pacote de sanções contra Rússia.
Guerra na Ucrânia

Armas: Lavrov avisa Ocidente sobre ajuda à Ucrânia

O MNE russo considera que um encontro entre Putin e Zelensky não "faz sentido nenhum". Lavrov diz que é "preciso continuar a guerra" e deixa aviso ao Ocidente sobre envio de armas a Kiev.
Guerra na Ucrânia

Costa e Sánchez defendem interconexões energéticas

Primeiros-ministros de Portugal e Espanha estiveram reunidos para coordenar a posição dos dois países ibéricos na cimeira extraordinária da UE e as questões energéticas foram uma preocupação.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: CM de Lisboa valida honra de associação

A Câmara de Lisboa assegurou que a honorabilidade da Associação dos Ucranianos em Portugal foi validada junto da embaixada da Ucrânia e do Alto Comissariado para as Migrações.
Guerra na Ucrânia

Apoio telefónico a ucranianos feito em russo

No site do SOS Ucrânia está escrito que o apoio aos refugiados da guerra é feito em ucraniano. Quem telefona para 218 106 191 percebe que só estão disponíveis três línguas: português, inglês e russo.
Guerra na Ucrânia

Algumas vitórias, riscos elevados, paz incerta

Podemos estar a entrar numa fase mais perigosa da guerra, em que as partes, confrontadas com uma erosão crescente de tropas e material, desejosas de vitórias rápidas, podem escalar de forma perigosa.
Noticiário

00h. Zelensky aponta o dedo a países da UE

Volodymyr Zelensky não fala em nomes, mas questiona o porquê de Bruxelas continuar a dar poder aos Estados-membros que não castigam regime de Putin. Ainda no PSD, Montenegro acredita na "recuperação".
Guerra na Ucrânia

Kiev. Áudio expõe alegados crimes de soldado russo

Kiev partilhou o áudio de uma alegada conversa entre um soldado russo e a mulher no qual este admite que o exército de Moscovo usa granadas para "limpar" caves onde os civis ucranianos se refugiam.
Guerra na Ucrânia

Rússia envia carrinhas com propaganda até Mariupol

Por culpa do "vácuo informativo", a Rússia enviou três carrinhas com ecrãs para Mariupol que passam programas russos e propaganda. Veículos estão em zonas onde é dada ajuda humanitária aos residentes.
Guerra na Ucrânia

Moody's baixa estimativa de crescimento na Europa

A agência de rating Moody's revelou a baixa estimativa de crescimento da zona euro para 2,5% em 2022 e coloca a Europa como a região mais afetada pelo conflito na Ucrânia.
Itália

Itália revoga condecorações a responsáveis russos

A revogação da condecoração de Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Estrela de Itália e da condecoração de Comandante da Ordem da Estrela de Itália junta-se às apreensões de bens de oligarcas russos.
Guerra na Ucrânia

Putin acusa Ocidente de "roubo" de bens

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Ocidente de "roubo" de bens russos apreendidos o que considera uma "violação de regras e regulamentos" que não traz nada de bom.
Guerra na Ucrânia

Combate no leste do país com "intensidade máxima"

"Espera-nos uma etapa longa e extremamente difícil" no leste do país, disse a vice-ministra ucraniana da Defesa. Kiev assume que muitas infraestruturas militares foram destruídas.
Guerra na Ucrânia

Rússia diz que plano de paz italiano não é "sério"

O MNE de Itália propôs às Nações Unidas a constituição de um "grupo internacional de facilitação" para tentar chegar a um cessar-fogo na Ucrânia. O seu homólogo russo não confia neste plano de paz.
Guerra na Ucrânia

Ponte ferroviária para exportar cereais da Ucrânia

Transportadora ferroviária alemã está em vias de retirar da Ucrânia quantidades massivas de cereais, através da Polónia, em direção dos portos no Norte da Alemanha.
Guerra na Ucrânia

Putin: Ocidente falhará no isolamento da Rússia

Putin afirmou que tentativas do Ocidente de isolar a Rússia seão “impossíveis e irrealistas no mundo moderno” e que ”quem o tente fazer acabará por sair prejudicado”.
Guerra na Ucrânia

Ocidente deve assegurar que Putin "perde a guerra"

"Não pode ser oferecido nenhum acordo ou apaziguamento a Putin", afirmou Liz Truss, considerando que é preciso continuar a fornecer à Ucrânia as armas de que necessita para lutar com as forças russas.
Guerra na Ucrânia

Azovstal pode albergar ainda alguns soldados 

Líder da região separatista de Donetsk Pushilin considera que ucranianos que eventualmente decidiram permanecer foram esquecidos no interior do complexo fabril e não constituem uma ameaça.
Guerra na Ucrânia

OMS denuncia emergência sanitária 

A OMS exortou a Rússia a "cessar imediatamente" os ataques contra hospitais" e outras infraestruturas de saúde. Foram registados cerca de 256 ataques a estruturas sanitárias ucranianas.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko estaciona tropas perto da Ucrânia

Lukashenko criou um novo comando militar que irá estar junto à Ucrânia. "Temos de agir perante o facto de que o nível de ameaças militares à Bielorrússia irá aumentar no futuro", explicou.
Guerra na Ucrânia

Rússia despede 115 militares por recusarem lutar

A Rússia despediu 115 militares que recusaram lutar na Ucrânia. Num julgamento à porta fechada para evitar divulgar "segredos militares", tribunal rejeitou também a hipótese de apresentar recurso.
Guerra na Ucrânia

Banco Central da Rússia baixa taxa de juro

O Conselho de Administração do Banco Central da Rússia decidiu baixar a taxa de juro de 14 para 11% face à queda do rublo e à "desaceleração significativa da atual taxa de crescimento dos preços".
Gabinete de Guerra

"NATO pode fazer mais? Não. E se calhar não deve"

MNE ucraniano acusar a NATO de não fazer "praticamente nada". Severodonetsk é a nova Mariupol? Portugal e Espanha discutem apoio à Ucrânia e sanções à Rússia. Análise de Bruno Cardoso Reis 
Guerra na Ucrânia

PM finlandesa reúne-se com Zelensky em Kiev

Zelensky apelou à primeira-ministra da Finlândia para que a União Europeia emita um sexto pacote de sanções contra a Rússia e pediu apoio do país na adesão da Ucrânia ao bloco da UE.
A Guerra Traduzida

Cinema. Rússia quer criar os “Óscares da Eurásia”

O presidente da União dos Cinematógrafos da Rússia propõe a criação dos "Óscares da Eurásia" para combater a propagança de cultura norte-americana. Ainda os militares escondidos em Azovstal.
A Guerra Traduzida

O bebé de 3 meses que resistiu 65 dias em Azovstal

Anna escondeu-se num bunker em Azovstal com um bebé de 3 meses. Resisitiram 65 dias no complexo industrial. Ainda o fim das viagens gratuitas para refugiados e o a destruição de livros em Mariupol.
Guerra na Ucrânia

O país que disparou mais mísseis desde II Guerra

A Rússia foi o país que disparou mais mísseis desde a 2ª Guerra Mundial, mas a "campanha de bombardeamentos" na Ucrânia conseguiu na prática "poucos" resultados, dizem especualistas.
Guerra na Ucrânia

Moscovo inclui "currículo russo" em Mariupol

A Rússia estendeu o ano letivo em Mariupol, que está sob o seu domínio militar, para introduzir o "currículo russo". Conselheiro de autarca ucraniano diz que querem "desucranizar" as crianças do país.
Guerra na Ucrânia

Scholz: "Não podemos permitir que Putin vença"

"Uma grande potência nuclear está a comportar-se como se tivesse o direito de redefinir fronteiras. Não podemos permitir que Putin vença", disse o chanceler alemão em Davos.
Guerra na Ucrânia

António Costa e Pedro Sánchez reúnem-se em Madrid

O primeiro-ministro espanhol irá receber António Costa às 19h30. No encontro a guerra na Ucrânia vai ser um tema em destaque, bem como a defesa europeia e as questões energéticas.
Guerra na Ucrânia

Kiev: emitir passaportes russos é "ilegal"

Putin assinou um decreto que facilita a obtenção da cidadania russa para os ucranianos a viver em território controlado pelas tropas russas. A situação viola as leis internacionais, alerta Kiev.
Fact Check

Batalhão Azov atacou caravana humanitária?

Vários utilizadores afirmam que Azov atacou caravana humanitária da Rússia. Mas veículos visíveis nas imagens estão identificados com símbolos do exército de Moscovo.
Contra-Corrente

Não é possível alcançar a paz sem derrotar Putin

Há quem busque uma paz sem vencidos nem vencedores e quem queira oferecer uma escapatória a Putin. São ilusões perigosas: sem derrotar claramente a Rússia de Putin nunca haverá paz estável e duradoura
Guerra na Ucrânia

Pelo menos quatro civis mortos em Donetsk

Ataques russos provocaram a morte de quatro civis em Donetsk, elevando o número de vítimas na região para 431 mortos e 1.168 feridos e apesar dos bombardeamentos a cidade continua acessível.
Gabinete de Guerra

Avanços russos podem gerar escalada de objetivos?

"Últimos avanços russos podem gerar novos objetivos". Análise de Bruno Cardoso Reis, coordenador do doutoramento em História e Defesa do ISCTE/Academia Militar, e do major-general Arnaut Moreira.
Guerra na Ucrânia

Mapa. O que sabe sobre o 92.º dia de guerra

Depois de esta quarta-feira ter atacado 41 povoações no Donbass, Rússia continua ofensiva rumo a Severodonetsk. Mar de Azov está "perdido para sempre para a Ucrânia", dizem separatistas de Zaporíjia.
Guerra na Ucrânia

Portugal autoriza venda do Chelsea por Abramovich

Por ter passaporte português, Abramovich precisava de autorização das autoridades portuguesas para vender o Chelsea. Foi concedida. Receitas da venda serão canalizadas para fins humanitários.
Fact Check

EUA: Falta de leite em pó por apoio à Ucrânia?

Mensagem nas redes sociais sugere que apoio humanitário provoca crise no abastecimento de leite em pó para crianças nos EUA. O alimento está em falta desde julho de 2021.
Rádio Observador

Como alcançar a paz na Ucrânia? Ligue 910024185

Esta semana passam 3 meses de guerra na Ucrânia e já se desenham cenários para o futuro do conflito. Qual a solução para a paz? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Noticiário

8h. Portugal autoriza venda do Chelsea FC

Portugal deu esta quinta-feira autorização à venda do Chelsea FC. É o último passo para que o clube inglês deixe de estar nas mãos de Roman Abramovich.
Conferência de Imprensa

Tiroteio nos EUA e o mundo pergunta: Outra vez?

O The Washington Post procurou explicar de que forma outros países responderam a episódios semelhantes como o do Texas. Num outro artigo, mostrou a onda de críticas que se gerou contra os republicanos
Noticiário

7h. Crimes praticados em grupo aumentam

Os crimes praticados em grupo e a criminalidade juvenil voltaram a aumentar no ano passado. São dados revelados no Relatório Anual de Segurança Interna.
Noticiário

6h. Volodymyr Zelensky aponta o dedo ao Ocidente

Presidente ucraniano acusa líderes políticos e económicos de manterem um discurso que privilegia o lado russo em vez do ucraniano. Ainda neste jornal, Joe Biden vai visitar o Texas nos próximos dias.
Noticiário

4h. Tiroteio. Atirador anunciou plano no Facebook

Nas mensagens, o jovem revelava a intenção de disparar sobre a avó e que estava a preparar-se para atacar uma escola. Ainda, Putin visitou pela primeira vez os soldados russo feridos nesta guerra.
Noticiário

3h. CE propõe medidas para evitar fuga a sanções

Bruxelas quer alargar apreensão de bens a mais casos do que os previstos. E, guerra na Ucrânia vai empurrar mais 4 milhões de africanos para pobreza extrema, diz Banco Africano de Desenvolvimento.
Noticiário

1h. Covid-19. Portugal com mais de 29 mil casos

É um aumento da média diária de infeções, é o que indica o relatório semanal do Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Ainda, Zelensky acusa Ocidente de parcialidade na tomada de posições na guerra.
Guerra na Ucrânia

UE, EUA e Reino Unido investigam crimes de guerra

Procuradores com experiência no estudo de crimes de guerra, investigadores, analistas militares e especialistas forenses vão fornecer apoio à procuradoria ucraniana.
Guerra na Ucrânia

Bruxelas propõe mais sanções para oligarcas

Comissão Europeia quer avançar com alargamento do número de bens que podem ser confiscados a oligarca russos e a criminalização das tentativas de evasão às medidas.
Guerra na Ucrânia

"Parece estar em 1938": Zelensky critica Kissinger

Zelensky deixa duras críticas a Kissinger, antigo secretário de Estado dos EUA: "Não importa o que o Estado russo faça, há sempre alguém que diz — vamos levar em consideração os interesses russos".
Guerra na Ucrânia

Guerra arrasta 4 milhões de africanos para pobreza

Banco Africano de Desenvolvimento prevê que conflito na Ucrânia empurre quatro milhões de africanos para a pobreza extrema. Mulheres e jovens devem ser os mais afetados.
Guerra na Ucrânia

O equívoco e o inequívoco

Os agressores tornam-se vítimas, obrigadas a agir, e as vítimas agressores, disfarçando a sua maléfica causalidade sob as vestes hipócritas. Foi assim no 11 de Setembro. Voltou a sê-lo agora.
Guerra na Ucrânia

Putin aumenta salários mas culpa inflação

Chefe de Estado russo diz que ano está a ser difícil, mas que isso não significa "de forma alguma" que essas dificuldades estejam relacionadas com "operação militar especial" na Ucrânia.
Noticiário

00h. CE propõe medidas para sancionar oligarcas

Bruxelas quer que a apreensão de bens possa ser alargada a mais casos do que os previstos atualmente. Propõe também criminalizar as tentativas de evasão às sanções.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Portugal pondera enviar mais material

Entre as 160 toneladas de equipamentos em preparação ou em trânsito para a Ucrânia, cedido por Portugal, inclui-se material militar letal, não letal e outro, como de apoio médico. Mas poderá ir mais.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.