Momentos-chave
- Conselho de segurança de Israel apela a israelitas que evitem eventos no estrangeiro e que não usem nada que os identifique como judeus
- Polícia de Amesterdão mantém detidos quatro suspeitos de participarem nos confrontos contra adeptos israelitas
- Dezenas de mortos e feridos em ataque israelita a Jabalia, no norte de Gaza
- Ataques aéreos israelitas danificam edifícios de universidades em Beirute
Histórico de atualizações
-
Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com o conflito no Médio Oriente ao longo do dia de ontem, domingo.
Amesterdão continua a registar desacatos após violência contra adeptos israelitas
Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!
-
Raimundo critica "hipocrisia" de Portugal no conflito israelo-palestiniano
“O Estado Português precisa de tomar um posicionamento pela paz, tem de deixar de ser hipócrita, cínico e conivente”, defende líder comunista, defendendo o reconhecimento da Palestina como Estado.
Raimundo critica “hipocrisia” de Portugal no conflito israelo-palestiniano
-
Conselho de segurança de Israel apela a israelitas que evitem eventos no estrangeiro e que não usem nada que os identifique como judeus
O conselho de segurança nacional de Israel emitiu um aviso aos israelitas para que evitem participar em eventos desportivos e culturais no estrangeiro, na próxima semana, especialmente no jogo contra França da Liga das Nações, na quinta-feira.
Em comunicado, o conselho de segurança também apela a que os cidadãos israelitas se mantenham longe de manifestações “de qualquer tipo” e que informem as forças de segurança locais “imediatamente” sobre eventuais episódios de violência ou ameaças. Segundo o comunicado, foram identificados planos para atacar cidadãos israelitas em cidades como Bruxelas (Bélgica), vários locais no Reino Unido, Amesterdão (Países Baixos) e Paris (França, por alturas do jogo de quinta-feira).
Outra sugestão é que tenham “um cuidado extra” para esconderem qualquer elemento que os identifique como israelitas ou judeus, “incluindo quando reservam táxis/carros através de aplicações”. O conselho de segurança sugere mesmo que peçam a ajuda de terceiros, como por exemplo na receção dos respetivos hotéis.
O alerta segue-se aos confrontos que se deram em Amesterdão entre adeptos do Ajax e do Maccabi Tel Aviv.
-
Polícia de Amesterdão mantém detidos quatro suspeitos de participarem nos confrontos contra adeptos israelitas
A polícia de Amesterdão fez este domingo um ponto de situação sobre os 62 detidos na sequência dos ataques contra adeptos israelitas do Maccabi Tel Aviv, na noite de quinta-feira, e indicou que apenas quatro se mantêm detidos. Nesses quatro estão incluídos dois menores e que serão presentes a um juiz esta semana, segundo o The Guardian. São suspeitos de terem participado em episódios de violência.
Dos 62 detidos, cerca de 40 são suspeitos de desordem pública, tendo sido multados e libertados. Dez são suspeitos de terem proferido insultos, de vandalismo e posse ilegal de material de pirotecnia. Também foram libertados.
Quatro foram multados por ofensas menores, incluindo insultos e resistência às autoridades ao não mostrarem os seus documentos de identificação, enquanto três são suspeitos de agressão.
-
Netanyahu reconhece autoria israelita do ataque através de 'pagers'
recordou também a sua responsabilidade na morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, numa declaração vista como uma crítica velada ao ministro da Defesa demitido, Yoav Gallant.
Netanyahu reconhece autoria israelita do ataque através de ‘pagers’
-
Polícia detém manifestantes pró-Palestina em Amesterdão
Os manifestantes, que se reuniram na Praça Dam, no centro da cidade, gritavam frases de ordem como “Palestina livre”, quando a polícia de choque interveio.
-
França com dispositivo de 4 mil polícias para jogo de alto risco com Israel
Jogo da seleção francesa contra a seleção de Israel, para a Liga das Nações, rodeado de fortes medidas de segurança devido a geopolítico “muito tenso”.
França com dispositivo de 4 mil polícias para jogo de alto risco com Israel
-
Dezenas de mortos e feridos em ataque israelita a Jabalia, no norte de Gaza
Dezenas de pessoas foram mortas e feridas num ataque israelita em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, na madrugada de domingo, reporta a agência Reuters citando médicos palestinianos,
A agência noticiosa oficial palestiniana WAFA e os meios de comunicação social do Hamas estimam em 32 o número de pessoas mortas. O Ministério da Saúde do território, que é controlado pelo Hamas, não confirmou de imediato o número de mortos.
-
Ataques aéreos israelitas danificam edifícios de universidades em Beirute
Ataques aéreos israelitas nos subúrbios do sul de Beirute causaram graves danos em alguns edifícios da Universidade Libanesa, segundo a imprensa estatal, citada pela Aljazeera.
Alguns edifícios das faculdades e laboratórios do campus Rafik Hariri, na zona de Hadath, sofreram danos consideráveis, informou a Agência Nacional de Notícias no sábado.
Bassam Badran, reitor da universidade, disse aos jornalistas que a instituição “continuará a resistir à maquinaria de guerra israelita”.
“Estes ataques não a impedirão de prosseguir a sua missão de educação e de serviço à comunidade”, acrescentou.
Badran disse que a universidade iniciou o ano académico há alguns dias, oferecendo ensino à distância em todas as suas filiais e institutos.
-
Bom dia e bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação entre a guerra entre Israel e o Hamas.
Para recuperar as notícias deste sábado confira o liveblog que agora arquivamos.
Qatar desiste de ser mediador nas negociações entre Israel e o Hamas