Atualizações em direto
  • Hezbollah diz ter disparado “mísseis teleguiados” contra tropas israelitas perto da fronteira

    O Hezbollah afirmou ter disparado “mísseis teleguiados” na noite desta terça-feira contra as forças israelitas quando estas tentavam retirar soldados feridos do sul do Líbano, reporta a France 24.

    Em comunicado, o movimento pró-iraniano afirmou ter ferido soldados israelitas num ataque com mísseis teleguiados na cidade fronteiriça de Markaba, antes de disparar um segundo míssil contra uma unidade de infantaria que veio retirar os feridos.

    O Hezbollah disse que, em seguida, atingiu com outro míssil teleguiado “uma terceira unidade de infantaria” que estava a “tentar recuperar os mortos e feridos”.

  • Joseph Borrell começa périplo pelo Médio Oriente para discutir cessar-fogo

    O chefe da diplomacia europeia, Joseph Borrell, começa hoje um périplo pelo Médio Oriente, com passagens pela Jordânia, Chipre e Líbano, para discutir novamente com parceiros da região possíveis vias para um cessar-fogo sustentável em Gaza e no território libanês.

    “Tendo como pano de fundo a situação catastrófica em Gaza e a escalada militar no Líbano, a viagem constituirá uma ocasião para continuar a debater com os parceiros da região uma possível via para um cessar-fogo sustentável em Gaza e no Líbano, bem como um processo a mais longo prazo com base na solução de dois Estados [Israel/Palestina]”, referiu uma nota de antecipação desta deslocação de Josep Borrell.

    A primeira paragem do périplo de Borrell é na Jordânia, onde terá reuniões com as principais autoridades do país, incluindo o Rei Abdullah II e o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros jordano, Ayman Safadi, mas também com dirigentes palestinianos.

    Já na sexta-feira, estará em Chipre, onde irá abordar a questão dos dois Estados. No domingo, último dia desta ronda, Borrell deslocar-se-á ao Líbano para ter várias reuniões bilaterais, nomeadamente com o primeiro-ministro interino, Najib Mikati, com o presidente do parlamento, Nabih Berri, com o comandante das Forças Armadas libanesas, Josef Aoun, e representantes das Nações Unidas no país.

    Borrell apresentou recentemente, mas sem recolher apoios, uma proposta que defendia a suspensão do diálogo político com Israel perante a situação no Médio Oriente, região onde o Estado judaico está em conflito aberto com o grupo islamita palestiniano Hamas e com o movimento xiita libanês Hezbollah.

  • Bom dia,

    Bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação sobre a guerra entre Israel e o Hamas.

    Para recuperar as notícias desta terça-feira, siga este link.

    Gaza. Em visita ao corredor de Netzarim, Netanyahu oferece recompensa de 5 milhões de dólares pelo regresso de cada refém

1 de 1