Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar todas as informações sobre o funeral da Rainha Isabel II aqui.

    Rainha Isabel II já foi sepultada ao lado do marido no memorial da capela Jorge VI

  • Carlos III agradece o apoio recebido nos últimos dias

    Poucas horas antes do funeral da Rainha Isabel II, o novo Rei britânico publicou uma mensagem na qual agradece o apoio recebido de todos os lugares do mundo que o deixaram, tal como a Camila, “profundamente tocado”.

    “Enquanto nos preparamos para o último adeus, queria simplesmente aproveitar esta oportunidade para agradecer a todas as muitas pessoas que têm sido um conforto e apoio para mim e para toda a minha família neste momento de dor”, pode ler-se na mensagem publicada pelo Palácio de Buckingham.

  • Isabel II: Marcelo diz que História de Portugal e protocolos justificam três dias de luto

    Presidente da República chegou a Londres para participar no funeral da Rainha de Inglaterra. E ficou feliz com a reação de Carlos III à lembraça da aliança luso- britânica.

    Isabel II: Marcelo diz que História de Portugal e protocolos justificam três dias de luto

  • Jair Bolsonaro faz campanha na ida ao funeral de Isabel II e é criticado por Lula da Silva

    Presidente e candidato às eleições de outubro discursou perante cerca de 200 apoiantes junto à embaixada do Brasil em Londres. Lula da Silva criticou aproveitamento de viagem para fazer campanha.

    Jair Bolsonaro faz campanha na ida ao funeral de Isabel II e é criticado por Lula da Silva

  • Buckingham revela fotografia inédia de Isabel II na véspera do funeral da monarca

    O Palácio de Buckingham revelou hoje, a poucas horas do início das cerimónias fúnebres de Isabel II, um retrato inédito da monarca britânica.

    A fotografia foi capturada por Ranald Mackechnie no Castelo de Windsor em maio, antes das comemorações oficiais do Jubileu de Platina.

    Segundo o The Guardian, Isabel II, que aparece a sorrir na imagem, usava o seu colar de pérolas de três voltas, brincos de pérolas e os broches de diamante que recebeu de prenda do pai, George VI, quando completou 18 anos em 1944.

  • George e Charlotte vão estar presentes no funeral de Isabel II

    Os príncipes George e Charlotte vão marcar presença no funeral da bisavó, a rainha Isabel II, esta segunda-feira.

    Segundo o The Guardian, George e Charlotte vão caminhar ao lado dos pais, William e Kate, e à frente dos tios Harry e Meghan.

    Segundo e terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, os filhos dos príncipes de Gales também devem assistir à cerimónia final na capela de St. George.

    O filho mais novo de William e Kate, Louis, não deve estar presente em nenhuma das cerimónias.

  • Marcelo recorda Aliança luso-britânica na homenagem à Rainha

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou o que destacou na mensagem de condolências deixada, este domingo, em homenagem à Rainha Isabel II.

    Em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado português disse ter lembrado a “coragem, sentido de Estado, conhecimento das pessoas, sabedoria, experiência e estabilidade com que viveu alguns dos períodos mais difíceis da história do mundo”. “Recordei ainda as visitas de Estado da Rainha Isabel II em 1957 e 1985, que foram inesquecíveis”, acrescentou.

    Aos jornalistas, Marcelo revelou, ainda, ter recordado “a mais antiga Aliança que vai celebrar 650 anos” e que une Portugal e o Reino Unido. Uma lembrança que tocou o agora Rei Carlos III: “Tudo isto tive depois a oportunidade de transmitir a sua majestado, o Rei Carlos III”.

    Segundo o Presidente da República, a referência à Aliança encontrou da parte do Rei uma “reação muito expressivo”. “Veio à sua memória imediatamente [a Aliança e a celebração da assinatura da mesma]. Sendo cumprimentos que não eram formais foi muito significativo esse momento”, reforçou.

  • Carlos III recebe chefes de Estado e representantes diplomáticos

    À medida que se esgotam as horas para prestar homenagem à monarca em câmara ardente, vários chefes de Estado e representantes oficiais de diversos países começam a chegar à rececção organizada por Carlos III no Palácio de Buckingham.

    Entre os monarcas, Presidentes e diplomatas que já estão no Reino Unido, destacam-se o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, e representantes de vários países da Commonwealth, como o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também marcará presença na cerimónia.

  • Biden diz ter sido uma "honra" conhecer Isabel II - que lhe fazia lembrar a sua própria mãe

    O Presidente dos EUA, Joe Biden, confessou que a Rainha Isabel II lhe lembrava a sua própria mãe pela forma como se preocupava com os outros. “Aquele olhar que perguntava ‘está tudo bem?’ ou ‘há alguma coisa que possa fazer por si?’. Da mesma maneira que também dia ‘veja se sabe o que está a fazer’”, explicou o líder norte-americano.

    Em declarações após ter estado em Westminster, Biden voltou a dizer os “corações norte-americanos” estão com os britânicos, que considerou serem afortunados por terem partilhado a vida com a monarca durante 70 anos.

  • Olena Zelenska encontra-se com Kate Middleton

    A primeira-dama ucraniana e a princesa de Gales encontraram-se hoje, na véspera do funeral de Isabel II.

    Depois de se ter deslocado a Westminster para prestar homenagem à câmara ardente da Rainha, Olena Zelenska foi recebida por Kate Middleton para uma audiência no Palácio de Buckingham.

    Zelenska viajou para o Reino Unido, onde irá marcar presença no funeral em representação do marido. O Presidente ucraniano ficou no país devido à guerra.

  • A emoção de Olena Zelenska perante a urna de Isabel II

    A primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, representou o marido, Volodymyr Zelensky, na homenagem a Isabel II.

    Zelenska, que não escondeu a emoção do momento, marcou presença em Westminster juntamente com o embaixador ucrâniano em Londres, Vadym Prystaiko.

  • Presidente dos EUA também já passou por Westminster

    O Presidente dos EUA, Joe Biden, já se deslocou a Westminster para homenagear a monarca britânica. O líder norte-americano fez-se acompanhar da mulher, Jill Biden.

    O presidente norte-americano foi muito aplaudido pelos presentes, segundo a BBC, tendo retribuído com acenos às saudações.

  • Príncipe herdeiro saudita deve faltar ao funeral de Isabel II

    Afinal, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, não deve comparecer as cerimónias fúnebres de Isabel II. A informação foi avançada por uma fonte da diplomacia britânica à Reuters, garantido que a mudança partiu do lado saudita.

    Em vez de MBS, a Arábia Saudita deve ser representada pelo príncipe Turki al-Faisal, ministro do desporto saudita.

    A participação de MBS nas cerimónias de Londres foi muito contestada por várias organizações de direitos humanos, por considerarem que a mesma representava o branqueamento de problemas de violação dos direitos humanos por parte do regime saudita e do próprio príncipe herdeiro. Apesar deste ter negado qualquer envolvimento, MBS é apontado como o mandante do assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul.

  • Reis de Espanha prestam homenagem a Isabel II

    Já chegaram a Westminster Hall os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, que fizeram uma vénia na direção da urna de Isabel II. O casal real também vai participar na receção oferecida pelo Rei Carlos III.

    Reis de Espanha estiveram em Westminster Hall pelas 16h15

  • Marcelo assinou livro de condolências em Lancaster House

    Marcelo Rebelo de Sousa já assinou o Livro de Condolências oficial em Lancaster House e depois fez uma declaração gravada, junto a um retrato da Rainha, como têm feito outros chefes de Estado e de governo, avança a RTP3. Essa declaração foi gravada apenas pela BBC, que ainda não disponibilizou as imagens.

    Ainda esta tarde, o Presidente da República vai participar numa receção no Palácio de Buckingham oferecida pelo Rei Carlos III aos líderes internacionais.

    © Foreign, Commonwealth & Development Office

  • A corrida contra o relógio dos “editores da morte” para mudar a página da Rainha na Wikipédia

    Enquanto jornais e televisões anunciavam a morte de Isabel II, havia uma corrida em curso: a edição da página de Wikipédia da Rainha. Afinal, como é que os editores conseguiram mudar tudo tão rápido?

    A corrida contra o relógio dos “editores da morte” para mudar a página da Rainha na Wikipédia

  • Von der Leyen faz vénia perante urna de Isabel II

    Continuam a chegar representantes políticos a Westminster Hall para prestar uma homenagem à Rainha Isabel II. Desta vez foi a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que permaneceu alguns segundos virada para a urna, no corredor destinado a representantes políticos. Antes de sair, Von der Leyen fez uma ligeira vénia na direção do caixão.

    Ursula Von der Leyen fez uma vénia perante a urna de Isabel II

  • Bolsonaro também já esteve em Westminster Hall

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e a mulher, Michelle, também já prestaram homenagem à Rainha Isabel II, em Westminster Hall.

    Lying-In-State Of Her Majesty Queen Elizabeth II At Westminster Hall

    Jair e Michelle Bolsonaro em Westminster Hall

    Bolsonaro foi notícia nos últimos dias porque o protocolo apenas permitia levar um “plus-one” para alguns dos eventos oficiais, pelo que o Presidente brasileiro não poderia fazer-se acompanhar pelo seu tradutor — Bolsonaro não é fluente em inglês. Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil conseguiu negociar com a organização, tendo ficado decidido que Bolsonaro poderá ser acompanhado por um intérprete nos eventos em que há previsão de interação com anfitriões e outros convidados.

  • Marcelo já chegou a Londres e homenageou Rainha em Westminster Hall

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já chegou a Londres para o funeral da Rainha Isabel II. O chefe de Estado esteve no interior de Westminster Hall, para prestar uma homenagem à monarca. Não teve de esperar na fila de quilómetros uma vez que os chefes de Estado têm uma fila própria.

    Mais à tarde, Marcelo Rebelo de Sousa vai participar numa receção oferecida pelo Rei Carlos III a centenas de chefes de Estado.

    A passagem de Marcelo Rebelo de Sousa por Westminster Hall

    O Presidente benzeu-se ao passar junto da urna de Isabel II, perto do restante público.

    Segundo a Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhado pelo embaixador de Portugal em Londres, Nuno Brito, e pela chefe do Protocolo de Estado, embaixadora Clara Nunes dos Santos.

  • Primeiro-ministro da Austrália reitera que este não é o momento para falar num referendo à república

    O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, voltou a dizer que este não é o momento para discutir a eventual realização de um referendo sobre uma transição para a república, por respeito à Rainha Isabel II.

    Em Londres para o funeral da Rainha, Anthony Albanese foi entrevistado na BBC Radio 4 e adiantou que a família real não ignora que a questão se está a colocar. Mas reitera que este é “um momento em que devemos reconhecer a vida de serviço de Sua Majestade”.

    A Austrália é um dos países que pertence à Commonwealth e têm o Rei de Inglaterra como chefe de Estado. Albanese acredita que, apesar da morte de Isabel II, a Commonwealth vai continuar a ser “muito importante” uma vez que o que liga as nações que a constituem é a “História comum”.

    O debate sobre a transição para a república já vai mais avançado noutros países. Em Antígua e Barbuda, o primeiro-ministro já disse que quer realizar um referendo à monarquia até 2025.

1 de 7