816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

ISABEL II (1926-2022)

Família Real Britânica

Rei homenageia a mãe um ano depois da sua morte

O Rei partilhou uma mensagem e foi com a rainha à igreja na Escócia. William e Kate estiveram no País de Gales. Harry visitou o túmulo da avó. As homenagens um ano depois da morte de Isabel II.
Família Real Britânica

Rentrée real: príncipes e reis viajam em setembro

O príncipe Harry vai entregar um prémio no Reino Unido na véspera do primeiro aniversário da morte da Rainha. William vai promover o seu prémio de sustentabilidade e os reis vão, finalmente, a França.
Emissão Especial

O momento da coroação de Rei Carlos III

Pedra do Destino na cadeira da coroação "chegou a ser roubada por nacionalistas escoceses". Postura firme de Carlos III no trono é algo simbólico. Todo o mundo é convidado a jurar lealdade ao Rei.
Emissão Especial

Como é que a monarquia britânica move tanta gente?

"Não é coincidência" o facto de os países mais ricos da Europa serem monarquias. Família real "tem história e tradição". Britânicos gostam de sentir que pertencem a uma "espécie de conto de fadas".
Noticiário

As notícias das 9h

70 anos depois, Londres volta a ser palco de coroação. Milhares de pessoas reunidas nas ruas, à espera da passagem do rei. Seis manifestantes detidos no centro da capital.
Noticiário

7h. PS insiste em "refrescamento" no Governo

Carlos César aponta a necessidade de o partido estar atento à atuação do Governo de maioria socialista para mudar e melhorar. E, Londres prepara-se para coroação do rei Carlos III.
A História do Dia

Poderá Carlos III mudar a monarquia britânica?

O novo rei de Inglaterra é coroado este sábado numa cerimónia de tradição milenar. Carlos ascende ao trono aos 74 anos. Uma conversa com Diana Rosa, enviada especial do Observador a Londres.
Família Real Britânica

Rainha. A palavra de 2022 para crianças britânicas

A editora da Universidade de Oxford perguntou às crianças britânicas qual a palavra de 2022 e quase metade respondeu "Rainha". Em segundo lugar ficou "feliz" e em terceiro "caos".
ISABEL II (1926-2022)

Ursos de homenagem à Rainha serão doados

Os ursos Paddington deixados nas residências reais em homenagem à Rainha serão doados a uma instituição infantil de forma "a trazer alegria às crianças vulneráveis", num tributo à falecida monarca.
ISABEL II (1926-2022)

Primeiras fotos dos Corgis após morte da Rainha

A Rainha sempre foi apaixonada por Corgis e teve dezenas de cães na sua vida. A duquesa de Iorque publicou as primeiras fotografias de dois dos cães reais, Sandy e Muick, após a morte da monaca.
Família Real Britânica

Carlos III. Coroação pode acontecer a 3 de junho

A aguardada data foi avançada em exclusivo pela Bloomberg. A confirmar-se, a cerimónia acontece 70 anos depois da de Isabel II, que foi corada a 2 de junho de 1953.
Família Real Britânica

Apresentadas moedas com o rosto de Carlos III

Foram apresentadas as primeiras moedas com o rosto do novo Rei. A efígie de Carlos III foi cunhada numa gama de edição especial comemorativa de Isabel II e na nova moeda de 50 pence.
Fact Check

Carro funerário de Isabel II apoiou Bolsonaro?

No Facebook partilha-se uma imagem com a matrícula do carro funerário que transportou o corpo de Isabel II. Lê-se "JB0022" e fala-se numa mensagem secreta de apoio a Bolsonaro. Imagem é manipulada.
ISABEL II (1926-2022)

Causa de morte de Isabel II foi "idade avançada"

A Rainha de Inglaterra morreu em Balmoral, na Escócia, a 8 de setembro. A imprensa britânica teve acesso à certidão de óbito, que revela que Isabel II morreu de "idade avançada".
Fact Check

Faqueiro que Isabel II deu ao Brasil desapareceu?

Publicação sugere que faqueiro oferecido em 1968 por Isabel II a Costa e Silva, antigo Presidente do Brasil, desapareceu do espólio oficial quando Lula saiu da presidência. As alegações são falsas.
ISABEL II (1926-2022)

Revelada fotografia da sepultura de Isabel II

Restos mortais de Isabel II foram depositados na capela mandada construir pela própria em memória do pai, o Rei Jorge VI. Ambos estão ali enterrados, bem como a Rainha-Mãe e o príncipe Filipe.
ISABEL II (1926-2022)

Trânsito fez PR coreano falhar homenagem à Rainha

Apesar de estar em Londres, o Presidente da Coreia do Sul não prestou homenagem à Rainha em Westminster devido ao "trânsito intenso". Oposição diz que ausência "diminuiu o prestígio nacional".
ISABEL II (1926-2022)

Uma constante: Isabel, a Grande

Num período em que a agenda ecológica parece dominar cada vez mais a discussão pública, Carlos III ascende ao trono como um dos mais antigos ecologistas da sua geração.
ISABEL II (1926-2022)

Carlos III regressa a Balmoral para fazer o luto

O Rei Carlos III e a Rainha Consorte vão regressar a Balmoral, na Escócia, onde irão passar alguns dias. O monarca quer fazer o luto de forma privada.
ISABEL II (1926-2022)

O Século XX foi sepultado em Windsor

Por incrível que pareça este sistema que à primeira vista é imutável e conservador, é o essencial para fazer do mundo britânico um exemplo de adaptação, não abrindo mão da sua relevância internacional
ISABEL II (1926-2022)

250 mil pessoas estiveram no velório de Isabel II

Ministra da Cultura indica que as visitas à câmara ardente de Isabel II podem ter chegado a um quarto de milhão. Donelan não detalha o custo do Funeral de Estado mas afirma "que foi bem gasto".
ISABEL II (1926-2022)

«We all came as one!»: Reflexão sobre uma Coroa

Carlos III, apesar de enfrentar um desafio tão extraordinário quanto extraordinária foi a Rainha sua mãe, está preparado, há muito que dá mostras de adaptado às causas da nossa época, e surpreenderá.
ISABEL II (1926-2022)

Trudeau criticado por cantar "Bohemian Rhapsody"

O vídeo que mostra o primeiro-ministro canadiano sentado num piano de um hotel em Londres a cantar a famosa canção dos Queen foi gravado apenas alguns dias antes do funeral de Isabel II.
ISABEL II (1926-2022)

Quando o mundo parou para se despedir de Isabel II

Um funeral de Estado, um serviço religioso intimista e uma cerimónia fora do alcance das câmaras. Três cortejos, convidados de todo o mundo e a despedida dos Corgis e da égua da Rainha.
ISABEL II (1926-2022)

Isabel II é a 11.ª monarca sepultada em Windsor

A construção da capela foi concluída no século XV, mas foi só em 1820 que se tornou o local preferencial de sepultura dos reis britânicos. Isabel II será sepultado junto dos pais e do marido.
Noticiário

17h. Isabel II. Terminam cerimónias públicas

Vamos em direto neste jornal até um dos jardins, em Windsor, onde milhares de pessoas quiseram prestar uma última homenagem à monarca. E ouvimos críticas da IL ao Governo e ao PSD, sobre as pensões.
ISABEL II (1926-2022)

De Biden a Juan Carlos: quem esteve no funeral?

A Abadia de Westminster recebeu na manhã desta segunda-feira dois mil ilustres convidados. À família de Isabel II em peso juntaram-se membros de outras famílias reais e políticos de todo o mundo.
ISABEL II (1926-2022)

Porque é que o príncipe Harry não fez continência?

Membros da Família Real fizeram continência em frente ao cenotáfio, monumento de homenagem aos mortos da I Guerra em Londres, mas príncipe Harry não se moveu. Resposta está na farda militar.
ISABEL II (1926-2022)

A simbólica presença de George e Charlotte 

A confirmação chegou apenas domingo à noite: os filhos do agora herdeiro ao trono, segundo e terceiro na linha de sucessão, juntar-se-iam ao funeral em Westminster, num sinal de "continuidade".
Resposta Pronta

"Em Londres, há a consciência de fecho de ciclo"

Muita emoção durante o cortejo fúnebre de Isabel II. A jornalista Francisca Ferreira Marques relata como foi a passagem do caixão nas ruas de Londres, no último adeus à monarca. 
Atualidade

O momento em que o Reino Unido parou por Isabel II

No funeral da Rainha Isabel II observaram-se dois minutos de silêncio em memória da monarca. O momento foi acompanhado pelas multidões concentradas no exterior, que entoaram o hino nacional no final.
ISABEL II (1926-2022)

Os detalhes do funeral de Estado de Isabel II

O funeral de Estado inclui uma série de tradições, como o transporte da carreta por militares em vez de cavalos, por causa de um incidente de 1901. Esta e outras curiosidades marcam a cerimónia.
ISABEL II (1926-2022)

Podemos fazer luto por pessoas que não conhecemos?

Milhares de milhões de pessoas em todo o mundo acompanharam o funeral de Isabel II. A dor e o luto são reais, mesmo para quem não a conhecia, mas há outros motivos que levam as pessoas às homenagens.
ISABEL II (1926-2022)

Isabel II. 96 badaladas e lotação esgotada

As cerimónias fúnebres da rainha Isabel II já arrancaram com as 96 badaladas a partir do sino da Abadia de Westminster. Ruas de Londres encontram-se com lotação esgotada.
Noticiário

10h. Taxação de lucros. Portugal ao lado da UE

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, avança que Portugal vai estar ao lado da Comissão Europeia na proposta dos lucros excessivos. Ainda neste jornal, falta uma hora para o funeral de Isabel II.
ISABEL II (1926-2022)

Princesa Kate homenageia a rainha com pérolas

As pérolas são a "joalharia de luto" da família real desde a Rainha Victoria. A princesa de Gales tem cumprido a tradição e usou várias destas joias da monarca ao longo dos últimos dias.
ISABEL II (1926-2022)

Como vai ser o funeral de Isabel II hora a hora?

A Rainha de Inglaterra será enterrada esta segunda-feira na Capela de São Jorge, em Windsor, depois de um dia que seguirá uma série de protocolos preparados há várias décadas.
Noticiário

9h. Estoril Praia condena insultos a adeptos

Um pai e uma filha tiveram de abandonar a bancada no jogo do último sábado devido a insultos. Estoril Praia condena. Ainda neste jornal, o funeral da Rainha Isabel II.
Noticiário

8h. Já terminou velório da Rainha Isabel II

A Rádio Observador em direto a partir de Londres, com o final do velório e os preparativos do funeral da monarca. Ainda as contas da Segurança Social, por causa da possibilidade de aumento de pensões.
ISABEL II (1926-2022)

Isabel II sepultada em jazigo da família Windsor

O funeral de Estado de Isabel II será "a maior operação de segurança de sempre em Londres". A monarca será sepultada no jazigo de Windsor junto dos restos mortais do pai Jorge VI e da irmã Margarida.
A História do Dia

Quem são os “editores da morte” da Wikipédia?

A página relativa à Rainha Isabel II bateu recordes de acessos no dia da morte da monarca. A informação foi alterada rapidamente. Quem são e como funcionam estes novos enciclopedistas? 
Noticiário

6h. Portugal vence Finalíssima de futsal

Seleção nacional de futsal derrotou a Espanha, já nas grandes penalidades. Ainda neste jornal, realiza-se esta segunda-feira o funeral da Rainha Isabel II, com direito a honras de Estado.
Noticiário

5h. Carlos III agradece "apoio" do Reino Unido

Numa carta divulgada pelo Palácio de Buckingham, novo rei escreve que está profundamente emocionado com as mensagens de condolências. E ainda, Portugal vence Finalíssima de futsal.
Noticiário

3h. Kiev afasta "pausa" após contraofensiva

Presidente ucraniano adianta que está a preparar os próximos passos. Ainda neste jornal, Rei Carlos III agradece ao Reino Unido por mensagens de apoio, após a morte da mãe, a Rainha Isabel II.
Noticiário

2h. Benfica e Sporting de Braga reforçam liderança

As duas equipas venceram em casa, reforçando o primeiro e segundo lugar do campeonato. E, Marcelo Rebelo de Sousa justifica 3 dias de luto nacional com papel de Isabel II na "história de Portugal".
ISABEL II (1926-2022)

Rainha Isabel II: Liberdade como Tradição

Subjacente às impressionantes manifestações de homenagem a Isabel II está um entendimento da liberdade como tradição — que é incompreensível para os dogmatismos autoritários, de esquerda ou de direita

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos