Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • O acompanhamento do 13º dia de Paris 2024, que ficou marcado pela conquista da segunda medalha para Portugal, termina aqui. Obrigada pela sua preferência.

    Pode seguir o 14.º dia no novo liveblog que entretanto foi aberto.

    Pichardo com medalha de prata. Jéssica Inchude em oitavo lugar ganha diploma. Vanessa Marina eliminada no breaking. João Ribeiro e Messias Baptista com diploma na canoagem

    Boa noite!

  • Pedro Pichardo atrás do ouro, Vanessa Marina em estreia e canoagem: os portugueses em ação no 14.º dia dos Jogos

    O 14.º dia dos Jogos Olímpicos volta a trazer vários atletas portugueses em competição, com o óbvio destaque para Pedro Pablo Pichardo, que disputa a final do triplo salto a partir das 19h10.

    O dia começa cedo, com João Ribeiro e Messias Baptista a entrarem em ação na meia-final de K2 500m, na canoagem, a partir das 10h10. Às 15h, é tempo de Vanessa Marina se estrear naquela que também é a estreia do breaking enquanto modalidade olímpica.

    Por fim, ainda antes de Pedro Pablo Pichardo, Jéssica Inchude representa Portugal na final do lançamento do peso às 18h40.

    Do ponto de vista internacional, disputa-se a final masculina de escalada na vertente lead às 11h28 e as finais de C2 500, K2 500 e C1 1.000 na canoagem. Há final geral individual de ginástica rítmica às 13h10, a final do torneio de futebol masculino entre Espanha e França às 17h e a disputa pela medalha de bronze do futebol feminino entre Alemanha e Espanha às 14h.

    Por fim, no atletismo, há a final da estafeta masculina 4×100 (18h45), a final feminina dos 400 metros (19h), a final feminina dos 10.00 metros (19h55) e também a final masculina dos 400 barreiras (20h45).

  • Pedro Pichardo atrás do ouro, Vanessa Marina em estreia e canoagem: os portugueses em ação no 14.º dia dos Jogos

    Portugal vai atrás do ouro na final do triplo salto com Pedro Pichardo, Vanessa Marina estreia-se com o breaking e Messias Baptista e João Ribeiro podem chegar a uma final na canoagem.

    Pedro Pichardo atrás do ouro, Vanessa Marina em estreia e canoagem: os portugueses em ação no 14.º dia dos Jogos

  • França e Estados Unidos encontram-se na final do torneio de basquetebol masculino em Paris2024

    No final, ficaram os favoritos: França e Estados Unidos vão defrontar-se pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, enquanto a Alemanha e a Sérvia lutam pelo bronze.

    França venceu a Alemanha por 73-69 e os Estados Unidos bateram a Sérvia num jogo de loucos por 95-91.

    O jogo que determina o vencedor da medalha de bronze será sábado às 10h00. A final será no mesmo dia às 20h30.

  • Iúri Leitão "respira bicicleta e o ciclismo. Sempre foi uma vontade dele singrar no ciclismo"

    António Antunes, responsável pelo ciclismo de Santa Marta de Portuzelo, realçou, ainda, à Rádio Observador, que Iúri Leitão começou muito jovem, seis ou sete anos, e já na altura “sempre foi um miúdo que transpirava a bicicleta. Para ele a bicicleta era a paixão dele, desde início, e teve sempre muito focado. Ele respira a bicicleta e o ciclismo e sempre foi uma vontade dele singrar no ciclismo”.

    “Sempre teve isto como propósito, sempre foi muito focado em singrar no ciclismo”.

  • Sérgio Paulinho garante que sempre viu Iúri Leitão como candidato a medalha

    Sérgio Paulinho, que também tem uma medalha olímpica, diz que o ciclismo tem muito a ganhar com a medalha do Iúri, que sempre viu como candidato.

    “É o investimento que tem sido feito também pela Federação na parte da pista e teve resultado”, declarou à Rádio Observador.

    Realça a idade (jovem) de Iúri Leitão para admitir que tem possibilidades já nos próximos jogos.

  • As fotografias da prata portuguesa.

    GettyImages-2165911575

    GettyImages-2165911587

    GettyImages-2165911421

    GettyImages-2165362252

    GettyImages-2165361897

    GettyImages-2165910148

    GettyImages-2165355942

    GettyImages-2165906636

  • José Poeira acredita que haverá mais em outros jogos

    José Poeira, selecionador nacional que trabalha mais com a estrada, acredita que sendo Iúri Leitão novo possa noutros jogos “fazer ouro, com boas perspetivas. Não foi agora. Poderá ser na próxima”, declarou à Rádio Observador, realçando o trabalho que é feito. “No fundo é um trabalho de todos e estamos muito felizes”. “Em poucos anos passou-se da iniciação para as medalhas”.

    José Carlos Gomes, assessor da Federação de Ciclismo, realça o trabalho feito, lembrando o centro de alto rendimento de Anadia que é “onde se faz todo o desenvolvimento”.

  • António Antunes, em Santa Marta de Portuzelo, garante que contava com a medalha

    António Antunes, responsável pelo ciclismo de Santa Santa Marta de Portuzelo, visivelmente emocionado enquanto falava à Rádio Observador, falava em “orgulho”. Confessa que “contava” com a medalha, mas “só depois de a conquistar é que a gente acredita a 100%, mas todo o trajeto que ele tem feito eu acreditava sempre no pódio, uma das três, acreditava desde início”.

    “Acompanhei num treino com os miúdos”, confessou, dizendo ter visto no telemóvel. No dia em que começam as festas na freguesia.

  • Com prata de Iúri Leitão Portugal chega às 30 medalhas

    Em Paris já conquistou uma medalha de bronze e esta quinta-feira garantiu uma prata no ciclismo. Com isso chega às 30 medalhas nos Jogos Olímpicos.

    Com prata de Iúri Leitão Portugal chega às 30 medalhas

  • A grandeza de uma prata espelhada na atitude com que quis chegar ao ouro: o dia em que Iúri Leitão fez história por Portugal

    Foi sétimo no scratch, segundo no tempo e caiu na eliminação por pensar ter ouvido o sino. Na decisão, quando Benjamin Thomas caiu, não forçou por querer lutar de forma justa. Esta prata teve ouro.

    A grandeza de uma prata espelhada na atitude com que quis chegar ao ouro: o dia em que Iúri Leitão fez história por Portugal

  • Equipa de atletismo dos EUA confirma: Lyles correu com covid

    Após Noah Lyles conquistar a medalha de bronze nos 200m, a equipa de atletismo dos Estados Unidos confirmou à BBC que o atleta correu infetado com covid-19.

  • Sydney McLaughlin-Levrone sagra-se bicampeã olímpica dos 400m barreiras com novo recorde do mundo

    E há recorde do mundo nos 400 metros barreiras: Sydney McLaughlin-Levrone, dos Estados Unidos, vence com muita distância das adversárias e sagra-se bicampeã olímpica, já que tinha sido medalha de ouro em Tóquio.

    A também norte-americana Anna Cockrell surpreendeu e ficou com a prata, enquanto que a neerlandesa Femke Bol, considerada a grande ameaça ao domínio de Sydney McLaughlin-Levrone, teve de se contentar com o bronze.

  • "O Iúri esteve num dia fantástico", realça Gabriel Mendes, selecionador

    Gabriel Mendes, coordenador técnico nacional das seleções nacionais de ciclismo, fala à RTP “em qualquer coisa de fantástico”.

    “O trabalho que fizemos e conseguir prata é fantástico. O Iúri esteve num dia… fez um trabalho de excelência, competência, trabalho e esforço para nos mantermos e discutirmos até ao fim” a prova. É um evento de omnium “muito exigente, com quatro corridas com dinâmicas diferentes e é preciso estar muito bem na gestão de todos os fatores que podem levar a conseguir o sucesso”. “O Iúri conseguiu trabalhar a esse nível e com muito mérito conseguimos medalha”.

    Gabriel Mendes realça o projeto e a equipa de trabalho “focada e trabalhadores”. “Só com muito trabalho se consegue progredir e ganhar consistência”. “São 64 medalhas ganhas. O Iúri é campeão do mundo”.

    “Tratamos com respeitos todos os adversários. Estávamos conscientes que vínhamos para uma tarefa árdua”, realça, recordando as 3 horas de trabalho na pista. É uma prova “exigente” e “o Iúri esteve num dia fantástico. Toda a equipa está de parabéns”

  • Montenegro: "Que orgulho", diz, falando em "prova espetacular"

    Luís Montenegro já deu os parabéns a Iúri Leitão na rede x, falando em “prova espetacular”. “Que orgulho”, declara.

    Os parabéns a Iúri Leitão são estendidos ao ciclismo.

    Luís Montenegro vai ver ao vivo as provas de Fernando Pimenta e Pedro Pichardo.

  • E pelo Comité Olímpico de Portugal.

  • A prata de Iúri Leitão pela comissão organizadora.

  • FC Porto dá os parabéns a Iúri

    O Futebol Clube do Porto já deu os parabéns a Iúri Leitão na rede x.

  • "É uma terra especial", declarou Iúri Leitão, falando de Santa Marta de Portuzelo

    “É uma terra especial”, disse Iúri Leitão à RTP, falando de Santa Marta de Portuzelo que já deu outra atleta olímpica e também no ciclismo – Ana Barros em Atlanta em 1996.

  • "Ainda acreditei que o ouro era possível", diz Iúri Leitão

    Iúri Leitão nas primeiras palavras após a medalha de prata: “Uma tarde muito intensa. A preparação foi boa. Tive uma queda há três semanas”, mas “o dia foi correndo bem. Fiz uma corrida praticamente perfeita, usando as forças que conseguia jogar taticamente”.

    “Consegui no final entrar na luta pelo ouro, ainda acreditei que poderia ser possível”, tentou desferir “o último ataque, mas “o francês estava mais forte e é um justo vencedor”.

    Quanto à prova de eliminação “tem de rever o que aconteceu. Eu não ouvi a sineta, se foi tocada foi tarde”, declarou, assumindo que foi surpreendido. “Não há nada a fazer. Penso que o erro não foi meu, mas não vou teimar, tenho de rever. Não podia fazer nada depois. Bola para a frente e vamos para a última corrida”.

    Sobre as expectativas, diz que nunca escondeu. Não sabia, assume, como estava na realidade. “Sabia que tinha feito uma boa preparação. E tinha a certeza que a lista de partida era mais difícil, foi a prova com maior nível que tive na minha vida”, declarou à RTP. E assume que estava reticências sobre o que podia acontecer. “Pensei no top 8”, responde o medalha de prata.

    “Acabei por fazer uma jogada audaz e deu certo”.

    “Ainda estou a processar ter sido campeão no mundo no ano passado, tenho muita coisa para digerir, temos feito um trabalho muito sério e merecemos tudo isto que conseguimos conquistar”, realçou.

    Tinha na bancada a namorada. É a primeira vez que o vê numa prova internacional. E foi especial, disse o ciclista, agradecendo a todos. “Este resultado é especial”.

    Mas sábado há mais prova.

    GettyImages-2165361897

1 de 4