Histórico de atualizações
  • Bom dia, continuámos a seguir a guerra na Ucrânia neste outro artigo em direto.

    Rússia reivindica controlo de aldeia no Donbass

    Obrigada por estar connosco, até já!

  • Kiev sofre ataques de drones. Ouvem-se explosões na capital ucraniana

    A capital ucraniana está sob ataque. De acordo com a agência de notícias RBC News, foram ouvidas explosões em Kiev.

    A mesma agência de notícias cita uma mensagem da Administração Militar Regional de Kiev.

    “O movimento de drones inimigos foi detetado. As forças de defesa aéreas estão a operar na região”, lê-se na mensagem.

  • Foco é "fortalecer as posições" da Ucrânia, diz Zelensky

    O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicou na noite deste domingo que o “foco” da Ucrânia neste “início do outono” é “fortalecer as posição da Ucrânia e dos ucranianos o máximo possível”.

    O objetivo, referiu Volodymyr Zelensky no seu discurso diário, é proteger “o máximo possível” as cidades e aldeias “do terror russo”.

    “E, claro, providenciar mais capacidades aos nossos guerreiros nas linhas da frente. Na direção de Pokrovsk, Toretsk, Kurakhove e outras áreas com a maior concentração de forças russas”, afirmou Volodymyr Zelensky.

  • "A resposta deve ser forte." Chefe de gabinete de Zelensky apela NATO a "abater" drones

    O chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky, Andriy Yemak, escreveu hoje na sua conta pessoal do X (antigo Twitter) que a NATO “deve responder ao facto de drones russos Shahed operarem livremente o espaço aéreo dos países europeus”.

    “Eles precisam de ser abatidos”, instou o responsável.

    Andriy Yemak avisou que a “Rússia faz sempre isto”, ou seja, tenta provocar e perceber quais são “os pontos mais fracos”. “A resposta deve ser forte”, rematou.

  • Rússia ataca Dergachy e faz um morto e dez feridos

    Oleg Sinegubov, líder da Administração Regional de Kharkiv, informou que, na sequência de um ataque russo, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas.

    Na sua conta pessoal do Telegram, Oleg Sinegubov adiantou que a vítima mortal era uma mulher de 76 anos.

    O ataque russo atingiu, de acordo com Oleg Sinegubov, o “setor privado”.

  • Putin vai participar em exercício das forças armadas russas

    O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai participar, durante esta semana, num exercício militar das forças armadas russas, informa a agência de notícias TASS.

    Durante esta semana, Vladimir Putin também vai reunir-se com membros do Conselho de Segurança e do governo.

  • Presidente da Letónia denuncia queda de drone russo no país

    O Presidente da Letónia, Edgars Rinkēvičs, denunciou hoje que, no sábado, “caiu um drone militar russo” no leste do país.

    “Há uma investigação em curso”, sinalizou o Chefe de Estado, acrescentado que está “em contacto com os aliados”.

    “O número destes incidentes está a aumentar no flanco leste da NATO e devemos tratar disso coletivamente”, afirmou o Presidente letão.

  • Chanceler alemão pede mais esforços para paz com Rússia

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Olaf Scholz, pediu hoje mais esforços diplomáticos para alcançar a paz na Ucrânia “o mais rapidamente” possível, quando a guerra com a Rússia está no terceiro ano.

    “Penso que agora é altura de discutir como podemos sair desta situação de guerra e alcançar a paz mais rapidamente”, afirmou Scholz, numa entrevista à emissora pública ZDF, defendendo que a Rússia deveria participar na próxima cimeira de paz sobre o fim da guerra.

    Nas últimas semanas, as tropas russas, mais numerosas e mais bem equipadas, prosseguiram o seu avanço na frente oriental, apesar da ofensiva ucraniana na Rússia, na região de Kursk.

    As negociações entre as duas partes estão completamente bloqueadas desde a primavera de 2022, com Moscovo a continuar a exigir que a Ucrânia aceite a anexação de uma parte do seu território.

  • NATO condena violação do espaço aéreo da Roménia pela Rússia

    O subsecretário-geral da NATO, Mircea Geoana, condenou a violação por parte das forças russas do espaço aéreo da Roménia durante um ataque noturno contra a Ucrânia.

    “A NATO condena a violação noturna do espaço aéreo russo no espaço aéreo romeno. Embora não tenhamos informações que indiquem um ataque intencional da Rússia contra os Aliados, esses atos são irresponsáveis ​​e potencialmente perigosos”, escreveu numa publicação no X.

  • Ascende a 58 o número de mortes do ataque russo a Poltava

    O número de mortes provocado pelo ataque russo de terça-feira à cidade ucraniana de Poltava ascendeu a 58, na sequência da morte de três pessoas que tinham ficado feridas, afirmaram hoje as autoridades regionais.

    “Infelizmente, mais três pessoas feridas durante o ataque russo a Poltava, a 03 de setembro, morreram no hospital. O número de mortos é agora de 58”, referiu o governador da região de Poltava, Filip Pronin, numa mensagem na rede social Telegram.

    Na terça-feira, um ataque russo, com dois mísseis balísticos, destruiu parcialmente um centro de treino militar em Poltava, no leste da Ucrânia, e danificou um hospital próximo, provocando a morte de 58 pessoas (números oficiais até ao momento) e mais de 300 feridos.

    O ataque gerou uma condenação generalizada, especialmente por parte de Washington, que denunciou “um novo lembrete horrível da brutalidade de (Presidente russo, Vladimir) Putin”.

    A Rússia afirma que o ataque a Poltava, um dos mais mortíferos dos últimos meses, teve como alvo um “centro de treino” do exército ucraniano e que “destruiu” os seus “objetivos”.

    Nas últimas semanas a Rússia intensificou os ataques a cidades ucranianas, com recurso a mísseis e drones, visando a infraestrutura energética em todo o país e provocando muitas vítimas mortais nas zonas residenciais.

  • Bombardeamento russo mata três mulheres

    Três mulheres morreram na sequência de um ataque russo esta manhã na aldeia de Cherkaske, na região de Donetsk, avançou o governador local.

    Citado na Sky News, Vadym Filashkin informou que as forças russas atingiram a aldeia ucraniana matando três mulheres de 43, 45 e 53 anos, ferindo um homem e danificando pelo menos nove casas.

  • Membro da NATO diz que drone russo violou o seu espaço aéreo

    O Ministério da Defesa Nacional da Roménia informou, citado na Sky News, que um drone russo violou o espaço aéreo do seu país durante os ataques noturnos contra “alvos civis e infra-estruturas portuárias” do outro lado do rio Danúbio, na Ucrânia.

    Em resposta, a Roménia enviou jatos F-16 e os aliados da NATO foram informados, acrescentou.

    As autoridades de emergência romenas também emitiram alertas de texto para os residentes de duas regiões do leste.

  • Zelensky nomeia como conselheiro ministro que se demitiu na semana passada

    O antigo ministro da Produção de Armas ucraniano, Oleksandr Kamyshin, que se demitiu na semana passada, foi nomeado por Volodymyr Zelensky como conselheiro externo para questões estratégicas, segundo um decreto publicado na página da Presidência.

  • Ministro ucraniano apela a aliados para que levantem restrições à utilização de armas ocidentais conta a Rússia

    O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, apelou aos aliados para que levantem as restrições à utilização de armas ocidentais contra alvos militares dentro da Rússia.

    “Um país que se defende contra uma agressão, de acordo com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, não pode ser restringida na sua defesa”, escreveu numa publicação na rede social X.

    “O direito internacional permite que a Ucrânia ataque alvos militares legítimos no território da Rússia. Deixem a Ucrânia contra atacar para salvar vidas”, sublinhou.

  • Portugal insta UE a preparar a adesão da Ucrânia

    O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, voltou a defender a adesão da Ucrânia à União Europeia, afirmando que Portugal está ativamente empenhado no processo e que a UE se deve preparar para acolher o país invadido pela Rússia o mais rápido possível.

    Os comentários do ministro português à margem do Fórum Ambrosetti, uma conferência realizada junto do Lago Como, no norte de Itália, foram reproduzidos pela imprensa ucraniana, com a Ukrinform a avançar que Rangel afirmou que o processo de adesão da Ucrânia vai exigir uma reforma financeira e institucional, que deve ser tratada imediatamente.

  • Rússia reivindica tomada de cidade a 15 km de Pokrovsk

    O Ministério da Defesa russo avançou que as suas tropas tomaram o controlo da cidade de Novohrodivka, na região de Donetsk, citou a Sky News.

    Novohrodivka fica a cerca de 15 km Pokrovsk, cidade que Moscovo está a tentar conquistar.

    Ontem, o ministério avançou também que as forças russas ocuparam a aldeia de Kalynove, de 200 habitantes, no sudeste de Pokrovsk

  • Dois mortos e quatro feridos, incluindo crianças, em ataques russos noturnos

    Pelo menos duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas, incluindo duas crianças, em ataques noturnos levados a cabo pelas forças russas contra a Ucrânia.

    Segundo a Sky News, as forças ucranianas abateram 15 drones e um míssil, mas não foi suficiente para evitar os ataques na região de Sumy.

    Por parte da Rússia, está a acusar a Ucrânia de atacar civis, uma vez que três pessoas, incluindo também duas crianças, ficaram feridas na sequência de um ataque aéreo do país invadido.

    Vyacheslav Gladkov, o governador da região de Belgorod, disse que dois edifícios residenciais foram destruídos e mais de 15 edifícios no total foram danificados.

    Já o Ministério da Defesa russo avançou que, durante a noite, destruiu dois drones lançados pela Ucrânia sobre Belgorod.

  • Bom dia,

    Iniciamos aqui um novo dia de cobertura jornalística da guerra na Ucrânia. Pode ver o que se passou ontem neste artigo em direto.

    Zelensky encontra-se com Giorgia Meloni e Geert Wilders

1 de 1