Atualizações em direto
  • Ministro ucraniano apela a aliados para que levantem restrições à utilização de armas ocidentais conta a Rússia

    O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, apelou aos aliados para que levantem as restrições à utilização de armas ocidentais contra alvos militares dentro da Rússia.

    “Um país que se defende contra uma agressão, de acordo com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, não pode ser restringida na sua defesa”, escreveu numa publicação na rede social X.

    “O direito internacional permite que a Ucrânia ataque alvos militares legítimos no território da Rússia. Deixem a Ucrânia contra atacar para salvar vidas”, sublinhou.

  • Portugal insta UE a preparar a adesão da Ucrânia

    O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, voltou a defender a adesão da Ucrânia à União Europeia, afirmando que Portugal está ativamente empenhado no processo e que a UE se deve preparar para acolher o país invadido pela Rússia o mais rápido possível.

    Os comentários do ministro português à margem do Fórum Ambrosetti, uma conferência realizada junto do Lago Como, no norte de Itália, foram reproduzidos pela imprensa ucraniana, com a Ukrinform a avançar que Rangel afirmou que o processo de adesão da Ucrânia vai exigir uma reforma financeira e institucional, que deve ser tratada imediatamente.

  • Rússia reivindica tomada de cidade a 15 km de Pokrovsk

    O Ministério da Defesa russo avançou que as suas tropas tomaram o controlo da cidade de Novohrodivka, na região de Donetsk, citou a Sky News.

    Novohrodivka fica a cerca de 15 km Pokrovsk, cidade que Moscovo está a tentar conquistar.

    Ontem, o ministério avançou também que as forças russas ocuparam a aldeia de Kalynove, de 200 habitantes, no sudeste de Pokrovsk

  • Dois mortos e quatro feridos, incluindo crianças, em ataques russos noturnos

    Pelo menos duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas, incluindo duas crianças, em ataques noturnos levados a cabo pelas forças russas contra a Ucrânia.

    Segundo a Sky News, as forças ucranianas abateram 15 drones e um míssil, mas não foi suficiente para evitar os ataques na região de Sumy.

    Por parte da Rússia, está a acusar a Ucrânia de atacar civis, uma vez que três pessoas, incluindo também duas crianças, ficaram feridas na sequência de um ataque aéreo do país invadido.

    Vyacheslav Gladkov, o governador da região de Belgorod, disse que dois edifícios residenciais foram destruídos e mais de 15 edifícios no total foram danificados.

    Já o Ministério da Defesa russo avançou que, durante a noite, destruiu dois drones lançados pela Ucrânia sobre Belgorod.

  • Bom dia,

    Iniciamos aqui um novo dia de cobertura jornalística da guerra na Ucrânia. Pode ver o que se passou ontem neste artigo em direto.

    Destroços de drone russo caem junto do parlamento da Ucrânia após ataques noturnos

1 de 1